HomeStudio do Seco

    Autor Mensagem
    secobass
    Veterano
    # mar/11


    Ae pessoal!
    Sempre gostei de música, ja toquei guitarra, baixo e bateria; mas gosto mesmo de contra-baixo.
    Em casa estou montando um pequeno home studio, pequeno não em tamanho mas sim em custo($) mas tentando sempre a melhor qualidade possível.
    Com este post predendo listar o que tenho e conseguir informações para melhorar o studio e as gravações!
    vamos lá:

    COMPUTADOR: Tenho um pc dual core com 2gb de memória, HD 350 e placa de vídeo, bem tradicional.
    PLACA DE SOM: comprei no ML uma UCA 202 da behringer, já instalei e esta funcionando
    MESA DE SOM: WATTSON MSX12 de 12 canais, já tinha ela em casa, portanto vou usar ela para não investir em outra.
    MICROFONE: Também tinha um casa, é um LESON meia boca(futuramente tenho q agilizar outro)
    BAIXO: tenho um aria pro II 4 cordas, que eu gosto bastante, mais alguns pedais: EQ, BDI21, fuzz(lata de sardinha) e o hellbabe
    VIOLÃO: um gianinni bem ruim. hehe
    SOFTWARE: por enquanto tenho instalado o soundforge pro 10 sem nenhum plug in ou nada do tipo e também já baxei o EZDRUMMER para criar as linhas de bateria. pois bateria não vou conseguir gravar em casa.
    SOM: Não sei ao certo que som gravar, mas acredito que vai ficar perto de trash metal, hardcore. Bastante barulhento, mas gosto de qualidade.

    vamos as perguntas:

    1- sobre o sound forge, qual são os plug ins interessantes? onde baixa los?
    2- estou baixando o cubase 5.1 pelo que vi na internet é bastante completo, confere? funciona bem com o EZDRUMMER? outra sujestão?

    acho que é isso, com o tempo vou botando mais perguntas, comentando as respostas e se alguem tiver alguma duvida vou ajudando tb.

    grato

    Minow
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Legal, falou bastante coisa menos a coisa mais importante: o que você quer fazer no home-studio?

    Obs: não responda "gravar". Seja bem específico. :)

    secobass
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    hehe
    primeiramente compor, gravar diversos trechos, então não preciso de qualidade nenhuma, e depois com as músicas prontas gravar da melhor forma possivel guitarras, baixo, vozes e utilizando softwares bateria.

    Kallau
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Kallau
    · votar


    Olá secobass.

    Não tenho muita experiência, mas vou te passar o que sei...

    Se você for gravar os amps de guitarra e baixo microfonado-os, para um bom resultado, você terá que ter uma sala tratada. Caso for usar plugins como Guitar Rig e Amplitube, acústica não importa.

    Vozes, se for gravar com um mic dinâmico, OK (seu caso). Sugiro dar uma tratada na sala da forma brasileira :D
    Coloque um colchão por perto, estenda cobertas densas como se fosse num varal, mas deixe uma parede 'viva', ou seja, sem nada na frente. Nos mics dinâmicos a acústica não interefere tanto, mas quanto menor a sala, mais 'ecos' seu mic irá captar.
    Mas futuramente, se for usar um mic condensador, a sala tem que estar bem tratada para se tirar um proveito quase que de 100% do mic. Pode-se dar aquela gambiarra como nos mics dinâmicos, mas a sensibilidade deles é muito maior, então será uma gambiarra mesmo.

    O programa (mais chamado de DAW) que recomendo para você gravar e mixar é o Cubase (qualquer versão desde que não seja muito antiga).

    Plugins que mais utilizo são Compressores, EQs, Reverbs. Baixe o pacote da Izotope, que contém esses e mais alguns básicos, além de já conter presets que você pode tomar como base e modificar.

    Bateria eu sempre usei o Reason Drum Kits 2.0 no Reason 4. Da um pouco mais de trabalho criar, exportar e etc., mas estou acostumado com ele e já tenho uma boa experiência.
    O Ezdrummer nunca usei, porém já ouvi falar MIUTO bem dele, assim como do BFD 1 e o 2. Baxei o 2 (20GB) a pouco tempo, mas não tive tempo de testar ainda.

    Espero ter ajudado.
    :D

    secobass
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Muito obrigado Kallau.

    guitarras o baixo vou usar o guitarrig mesmo, consegui o 4, mas ainda não instalei.
    o cubase 5,1 tb ta chegando hoje a noite
    e já achei uns plugins, baxei varios para testar e brincar, depois avaliu e fico com apenas o que gostar.
    aqui no forum tem algum tutorial do cubase 5,1 e do ezdrummer?

    valeu

    secobass
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ontem instalei o guitar rig 4, bastante facil de instalar e rodar, sai tocando de primeira. Gostei da qualidade tocando, usando ele para gravação ainda não sei como fica.
    vi na internet o amplitube 3, é melhor, pior, mesma coisa? vi que tem o amplitube3, o jimihendrix, metal,etc, já vem tudo junto ou precisa pegando todas expanções?

    Kallau
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Esses softwares de simulaçao de amps e efeitos são todos 'iguais'. O que vai mudar, é timbres e algumas poucas funções, mas nada que qualifique um melhor que o outro.
    Tudo dependerá da aplicação do software e do gosto de quem vai usar.

    Eu uso o Guitar Rig 4 e o Amplitube 3, tanto pra guitarras quanto para baixo. Eles me atendem em todas minhas ideias, diferenciando estilos, pegadas, efeitos e tudo mais.

    O segredo do bom músico (que toca), é a iniciativa de procurar melhorar seus timbres, sua percepção músical, seus equipamentos e sua técnica e teoria.
    Isso pode-se aplicar ao produtor, né? Baixe centenas de plugins, teste todos e veja qual você goste mais e mais se adapta.

    Nunca siga um caminho traçado, pois ele conduz somente até onde outros já foram.

    Originalidade é o tchan do negócio.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a HomeStudio do Seco