equalizar baixo de pop\rock na mix

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/11


    awe blz?
    tou trabalhando numa mix é uma musica que tem des de partes muito leves até partes extremamente pesadas .
    gravei um track de baixo (tocado com os dedos ,oque rende muitas diferenças de ataque) ,gostaria de saber como equalizar ,de forma que o baixo não nao suma ,mas tambem não cubra tudo .

    que instrumento usar como referencia no volume?
    como equalizar?
    quando usar compressão?
    como usar compressão?

    ah , o baixo é um prescision bass squier classic vibe 50,se isso ajudar em algo.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    a moderação: postei nesse forum ,porque tem mais a duvida tem mais a ver com mixagem doque com contrabaixo,pois se trata do contrabaixo na visão de produtor e não de baixista.

    makumbator
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    rhoadsvsvai

    Não tem fórmula pronta, e nem é algo que se possa resumir facilmente em texto. Além disso, há muitas variáveis: estilo de mixagem, som do instrumento em particular, som dos demais instrumentos da mix, intenção sonora, etc...

    Mas aqui algumas dicas:

    Observe se o baixo está embolando com o bumbo. É importante que se ouça ambos. Caso seja preciso, utilize um compressor em sidechain entre o bumbo e o baixo. Nesse tipo de compressão, um sinal(no caso o bumbo) é usado para comprimir outro sinal(no caso o baixo). Assim, quando o bumbo toca, o baixo recebe mais compressão, equilibrando o som de ambos.

    Procure no google e aqui no FCC sobre compressor sidechain(observe que nem todo compressor consegue atuar dessa maneira)

    Mesmo que não use sidechain, pode-se comprimir o baixo usando um compressor comum. Entretanto, não exagere na taxa de compressão, para ele não soar artificial e excessivamente pulsante(a não ser que essa seja a intenção da mix).

    Para usar um compressor, vc precisa estudar e entender o que CADA comando dele faz(ratio, attack, release, Threshold, look-ahead, soft knee, hard knee,etc...). Use a busca e o google para entender, e veja o manual do plugin que usará para esse fim.

    Para ter como referência para equilizar, vc pode usar além dos ouvidos, um analisador de espectro(todo programa de gravação multipista tem isso). Com essa ferramenta vc observa qual a região da mix geral(e do baixo em separado) está muito pronunciada ou em falta.

    Aqui uma fonte valiosa de informação:

    http://audiolist.org/

    http://audiolist.org/forum/index.php

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    makumbator
    vlws cara ,no caso de compressor estou usando só o compressor que vem no reaper , tem algum compressor que voce recomende em especial?

    e como fica a questão da equalização?

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    rhoadsvsvai - o compressor do Reaper é muito bom, mas também muito seco. Outro kit que uso muito é o T-Racks - destaque para o Classic Eq e Classic Comp.

    Geralmente faço a mix toda com as ferramentas do Reaper e então começo a testar cada trilha de audio com as ferramentas do T-Racks.

    Já vi vários comentários sobre o kit Waves, mas não conheço. O MaurícioBahia me comentou noutro tópico (acho que naquele do Tributo Beatles) sobre um kit da Abbey Road... também não testei, mas ruim não deve ser, né?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Marcus Cerutti

    opa vlws o interesse em ajudar , vou dar uma olhada nesse t racks que eu ja ouvi muito bem sobre ele.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ah , falando em compressores , alguem pode explicar bem resumidinho e facil pra burros como eu oque cada controle faz (eu acabei de procurar naquele livro " a arte da mixagem" mas não entendi bulhufas)

    zélo cardoso
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    rhoadsvsvai
    Tem esse tópico do Jabijirous que explica legal sobre compressor e limiter!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/139612/

    Também tenho uma grande dificuldade de usar essa ferramenta, mas fazendo testes, buscando informação e praticando muito a gente chega lá!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a equalizar baixo de pop\rock na mix