Ajuda com novo home studio

    Autor Mensagem
    gbmeioponto
    Veterano
    # mar/11


    Falae galera, meu primeiro tópico.
    Já usei muito a busca, pesqueisei demais sobre o assunto, mas resolvi postar aqui pra sanar definitivamente todas as dúvidas, se possível. É o seguinte:

    Estou montando um home stúdio agora, já que tenho um amibente (12m²) disponível. A finalidade é para gravações e ensaios.

    Sobre o ambiente:
    Ouvi dizer que parede viva melhora na acústica (pedras, etc...). Queria saber se paredes com massa rústica servem para o mesmo fim.
    Comprei também um carpete para cobrir o chão, eu sei que ajuda em alguma coisa, mas até hj não sei para que.
    É importante fazer isolamento acústico? Moro em uma casa e o som não atrapalha ninguém, o máximo que pode ocorrer é o meu cachorro latir e o som entrar, fora isso, não há com o que se preocupar.
    O que efetivamente eu posso fazer/comprar/adquirir para melhorar o ambiente?

    Sobre os equipamentos:
    Eu tenho atualmente:
    1 Amplificador Viper Staner;
    1 Microfone (nem sei a marca, mas é muito ruinzinho);
    1 PC (não é lá mt ruim, e pretendo fazer um upgrade nele);
    1 Teclado Yamaha PSR-170 (que acho que da pra fazer de controlador. É emprestado, e futuramente vou comprar outro);

    Pretendo comprar:
    1 Placa de Áudio (penso agora em comprar a Fast Track Pro);
    1 Microfone Shure SM57 ou SM58 (qual é melhor para microfonar o amplificador?);

    Agora, o que falta comprar ou melhorar no meu home stúdio? É mais importante comprar outro amplificador antes de comprar o microfone? Mesas e pré-amps são indispensáveis? O microfone Shure SM57 ou SM58 serve pra gravar voz tb, ou preciso de um condenser?

    Observações: Pretendo gravar voz também. Posso gravar uma pista por vez, não precisa ser várias de uma só vez.

    Muito obrigado a todos que puderem ajudar.

    kiki
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    gbmeioponto
    Comprei também um carpete para cobrir o chão, eu sei que ajuda em alguma coisa, mas até hj não sei para que.
    É importante fazer isolamento acústico?

    Já usei muito a busca, pesqueisei demais sobre o assunto,
    pelo visto nao pesquisou o suficiente
    o mínimo que voce deveria saber é diferenciar isolamento acustico de tratamento acustico.

    carpete serve pra tratamento do ambiente. ele absorve o som.

    se é só pra ensaio, pode isolar menos. se o cachorro latir, nao vai estragar o ensaio.
    mas precisa isolar sim, ou voce nao tem vizinhos?
    se fosse pra gravação teria que isolar bem mais.

    Mesas e pré-amps são indispensáveis?
    se voce pretende ligar os microfones, é bom ter um PA (mesa + potencia + caixas).

    pesquise mais, não tenha preguiça. tem muita coisa explicada pelo fórum e em outros sites.

    gbmeioponto
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    "o mínimo que voce deveria saber é diferenciar isolamento acustico de tratamento acustico."

    foram perguntas diferentes, eu sei que carpete não isola o som... só queria saber oq ele fazia exatamente, agora eu sei.

    eu já pesquisei, e encontrei coisas tipo oq vc disse: "se voce pretende ligar os microfones, é bom ter um PA (mesa + potencia + caixas).", "se fosse pra gravação teria que isolar bem mais.". Até ai tudo bem, mas PORQUE eu preciso dessas coisas? esse tipo de resposta que eu queria, entende?

    muito obrigado.

    kiki
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    gbmeioponto
    bom, voce pode ligar o microfone em outro tipo de amplificador, tipo uma caixa multiuso, mas nao fica bom.
    se for só pra voce ensaiar, beleza.

    ou voce pode montar um mini PA, com mesa amplificada e caixas passivas, ou mesa passiva e caixas amplificadas.

    alias, nao ficou claro: o que voce vai fazer nesse estudio?

    ensaio?
    voce tem banda?
    vai ter bateria?

    pra que o pc?
    o pc e a fastrack serviriam pra gravar, mas aí é outra praia.
    aí sim seria bom isolar.

    Minow
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    A finalidade é para gravações e ensaios.

    Que tipo de gravações?

    Qual o nível de qualidade que você pretende chegar, numa escala de 1 a 10, sendo 1 uma banda gravada com um mic de pc numa placa onboard e 10 um estúdio com equipamentos top de linha.

    Ensaio sinceramente é o de menos, já que basta uma sala mortinha.
    Mas se você faz perguntas como . Até ai tudo bem, mas PORQUE eu preciso dessas coisas? eu acho que você deveria focar mais nos ensaios, se fosse pra gravar, algo muito, mas *muito* básico, como um gravadorzinho de ambiente só pra referência.

    Osvaldojr
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    a fast track blza, o mic sm57 pra microfonar o amp e um condenser pra voz...

    gbmeioponto
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    A finalidade é ensaiar e gravar.

    Eu quero o máximo de qualidade possível para um home stúdio, é claro que não com equipamentos top de linha, pq eu n tenho como comprar. Equipamentos do nivel desses que eu citei, fast track pro, shure sm57 etc... são acessiveis.

    E a pergunta que eu fiz, foi realmente porque eu quero saber o porque, não tava contestando.

    Vai ter bateria, mas provavelmente vai ser o unico instrumento q eu n vo gravar no home studio, porque provavelmente vai ficar ruim, por eu nao ter vários mics. Aí seria escrita ou iria pra um estúdio gravar SÓ a bateria.

    obrigado a todos (:

    kiki
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    gbmeioponto
    Eu quero o máximo de qualidade possível para um home stúdio
    entao tem que isolar o cachorro.

    se voce quer gravar ensaio, tudo de uma vez, entao precisa de MUITO mais equip

    se voce vai gravar por partes, aí é por aí mesmo. mas é completamente diferente.

    eu acho que voce ta mais perdido do que cego em tiroteio.

    gbmeioponto
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cara, vo tentar explicar o máximo aqui.
    Eu não to tão perdido, só to com algumas dúvidas.

    Eu quero gravar em canais, não precisa ser tudo junto nem no ensaio.

    Eu pretendo comprar uma placa de som, inicialmente Fast Track Pro, e um mic pra microfonar o amp e gravar as guitarras, baixos e teclados.
    Aí surgem as dúvidas:

    1- Eu posso usar o shure SM57 pra gravar voz, ou comparado a um condenser perde mto em qualidade?

    2- Quanto a isolamento acústico, desprezando os vizinhos (o som não incomodará ninguém), levando somente em conta os ruídos que possivelmente possam entrar, é imprescindivel? E tratamento acústico?

    3- Quanto aos equipamentos, falta algo? posso melhorar algo?

    -->
    Sim, vou ensaiar no estúdio,
    Sim, vou gravar no estúdio,
    Não, não preciso gravar tudo junto, pode ser em canais,
    Sim, vou gravar voz,

    acho que é só isso, muito obrigado

    kiki
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    gbmeioponto
    Eu quero gravar em canais, não precisa ser tudo junto nem no ensaio.
    Eu pretendo comprar uma placa de som, inicialmente Fast Track Pro
    entao acho que ta bom

    1- Eu posso usar o shure SM57 pra gravar voz, ou comparado a um condenser perde mto em qualidade?
    ta bom.
    usar condensador sem isolamento é arriscado.
    vai gravar o cachorro, o vento la fora, tudo.

    2- Quanto a isolamento acústico, desprezando os vizinhos (o som não incomodará ninguém), levando somente em conta os ruídos que possivelmente possam entrar, é imprescindivel?

    se seu cachorro nao for barulhento, nao tiver uma rua de grande movimento por perto, nem passar aviao em cima da sua casa, acho que nao.

    isolar é um treco trabalhoso, e geralmente gasta bastante.
    pra esquemas simples, dá pra se virar sem por um tempo.

    o ruido gravado acumula em cada faixa, mas ate pegar o esquema, voce vai ter mais problemas com ruidos do proprio sistema (microfonação, chiados, cabos, etc) do que ruidos externos.

    mas lembre-se: pra usar condensador começa a ficar mais importante.

    E tratamento acústico?
    pra gravar em canais separados precisa menos.
    pra ensaio sim.

    influencia um pouco na hora de microfonar um ampli, gravar voz. o mais facil de fazer pra evitar problemas é tentar "secar" o som, tirar reverberação.
    nem que seja botar tapete, cobrir paredes com panos, coisas simples assim.

    3- Quanto aos equipamentos, falta algo? posso melhorar algo?
    dá pra melhorar infinitamente

    se for usar guitarra e baixo, precisa de amplis bons pra eles.

    outra opção é usar em linha e com simuladores de ampli VSTi

    acho que é só isso
    espero que esteja ajudando

    Minow
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Minow
    · votar


    Vou dizer o que eu acho:

    Não compre microfones condensadores por enquanto. Condensadores muito baratos são horríveis. A não ser que pretenda gravar violão.
    Grave baixo e teclados em linha.
    Grave guitarra alternando entre linha e microfonando com um sm57.
    Pode gravar a voz com o 57 mesmo, não é ideal, mas funciona.
    Não compre microfones genéricos.
    Aprenda a mexer com VSTis de bateria pra programar a bateria já que você não vai gravar bateria. Isso vai ser bem útil pra fazer teclados também, principalmente se o teclado não for bom.

    E principalmente, prepare sua sala. Deixe-a "morta", ponha carpete e forre as paredes.

    gbmeioponto
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    aah, valeu galera. muito obrigado mesmo, to mais confiante no que fazer. obrigado denovo ai, abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com novo home studio