Violão MIDI para arranjo

    Autor Mensagem
    luizcadu
    Veterano
    # mar/11


    Olá pessoal!

    Sou violonista e arranjador. Gostaria de começar a utilizar um violão MIDI com intuito específico de agilizar a escrita de arranjos em sequenciador (estou utilizando o Nuendo 4).
    Considerando que não pretendo utilizá-lo, a princípio, para apresentações ao vivo, e que preciso de um set up que propicie baixa latência, qual equipamento (violão MIDI, interface), marca e modelo seria mais recomendável para eu comprar?
    p.s.: sou novato no ramo de sequenciadores, portanto agradeço se puder detalhar a resposta.

    Abraços!

    ghb
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    luizcadu

    Cara, a Interface Roland GI-20 é para isso. Quanto ao violão, um Godin seria uma boa não?! Um cara daqui do FCC que conhece bem o mundo MIDI Guitar é o Curly, quem sabe daqui a pouco ele aparece, ou manda uma MP pr'ele!
    Considerando que não pretendo utilizá-lo, a princípio, para apresentações ao vivo
    Se é a princípio, agora em março chega ao Brasil a GR- 55.

    luizcadu
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ghb

    Valeu pela resposta!

    Pelo que já pesquisei, essa interface Roland só funciona se o instrumento tiver uma captação da Roland, não é? Um Godin funcionaria nele?

    Outra coisa, o Godin é um violão caro. Se o Violão não for top, mas propiciar o que eu quero (escrever no sequenciador com baixa latência) acho melhor.

    Vou mandar mensagem pro Curly.

    abrs!

    ghb
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    luizcadu

    Pelo que já pesquisei, essa interface Roland só funciona se o instrumento tiver uma captação da Roland, não é? Um Godin funcionaria nele?

    Ao que me parece, é necessário apenas ter o sistema de 13 pinos, coisa que os Godin tem, bem como guitarras tipo as Brian Moore (novamente, o caso do Curly hehe). Ou seja, não é necessário nem o GK.

    Outra coisa, o Godin é um violão caro. Se o Violão não for top, mas propiciar o que eu quero (escrever no sequenciador com baixa latência) acho melhor

    Tem os Caimbé. Seria interessante procurar alguns reviews sobre eles.

    É isso, e boa sorte!!!

    luizcadu
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Dei uma olhada nos violões caimbé, acho que estão mais na faixa de preço que eu estava pensando :)

    Outra coisa, a tal interface serve só para reduzir a latência, ou para viabilizar a comunicação entre o computador e o violão? O computador não reconhece o violão MIDI sem a interface? Desculpe a ignorância da pergunta, sou totalmente noob no assunto.

    ghb
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: ghb
    · votar


    Outra coisa, a tal interface serve só para reduzir a latência, ou para viabilizar a comunicação entre o computador e o violão? O computador não reconhece o violão MIDI sem a interface?

    A interface que viabiliza a comunicação entre o PC e o violão. Ela é quem transforma o sinal analogico das cordas em sinal digital/MIDI. Apenas com o violão e um cabo MIDI, nada feito hehe. Sobre a latência, há quem diga que não é muito perceptível (pra mim, é mais a "estranheza" de tocar o violão e ouvir o som de um piano kkk), mas se você vai usar só pra escrever...

    Desculpe a ignorância da pergunta, sou totalmente noob no assunto.
    Nem! Eu ia comprar a GR-33 (depois de muito perguntar e ler sobre os synths, nesse co o Curly foi sempre muito solicito haha!) até lançarem a GR-55 esse ano!!! Agora, essa é a minha meta de consumo (faz tempo que tô "ensaiando" para ter um synth guitar!).

    luizcadu
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ghb

    Nas minhas pesquisas encontrei um tal G2M da Sonnus, que, ao que parece, converte o sinal de qualquer violão para MIDI, sem precisar de uma captação especial. é bem barato, vc conhece? Promove baixa latência?

    A desvantagem é que ele é mono, não á para montar acordes.

    luizcadu
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    E valeu, mais uma vez!

    ghb
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Nas minhas pesquisas encontrei um tal G2M da Sonnus,
    Esse nem conheço

    A desvantagem é que ele é mono, não dá para montar acordes.
    Nesse caso seria mais conveniente usar o Guitar Pro, ou qualquer programa de notação musical, não? Além de quando você for usar ao vivo - se for a futura pretenção - ele perde a funcionalidade.

    Você tendo um violão MIDI (Godin, Caimbé...), você não precisa do captador GK, apenas da interface e, é claro, do cabo 13 pinos.

    luizcadu
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Vc tem razão, pensei melhor e esse dispositivo mono seria uma trave...

    Vou continuar procurando violões e interfaces. Vlw!

    pamplonajr
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Fiz alguns testes com este violão, inclusive usando a GR-55. Acesse meu blog para ver os testes:
    Caimbé e GR-55

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão MIDI para arranjo