Autor |
Mensagem |
luizcadu Veterano |
# mar/11
Olá pessoal!
Sou violonista e arranjador. Gostaria de começar a utilizar um violão MIDI com intuito específico de agilizar a escrita de arranjos em sequenciador (estou utilizando o Nuendo 4). Considerando que não pretendo utilizá-lo, a princípio, para apresentações ao vivo, e que preciso de um set up que propicie baixa latência, qual equipamento (violão MIDI, interface), marca e modelo seria mais recomendável para eu comprar? p.s.: sou novato no ramo de sequenciadores, portanto agradeço se puder detalhar a resposta.
Abraços!
|
ghb Veterano |
# mar/11
· votar
luizcadu
Cara, a Interface Roland GI-20 é para isso. Quanto ao violão, um Godin seria uma boa não?! Um cara daqui do FCC que conhece bem o mundo MIDI Guitar é o Curly, quem sabe daqui a pouco ele aparece, ou manda uma MP pr'ele! Considerando que não pretendo utilizá-lo, a princípio, para apresentações ao vivo Se é a princípio, agora em março chega ao Brasil a GR- 55.
|
luizcadu Veterano |
# mar/11
· votar
ghb
Valeu pela resposta!
Pelo que já pesquisei, essa interface Roland só funciona se o instrumento tiver uma captação da Roland, não é? Um Godin funcionaria nele?
Outra coisa, o Godin é um violão caro. Se o Violão não for top, mas propiciar o que eu quero (escrever no sequenciador com baixa latência) acho melhor.
Vou mandar mensagem pro Curly.
abrs!
|
ghb Veterano |
# mar/11
· votar
luizcadu
Pelo que já pesquisei, essa interface Roland só funciona se o instrumento tiver uma captação da Roland, não é? Um Godin funcionaria nele?
Ao que me parece, é necessário apenas ter o sistema de 13 pinos, coisa que os Godin tem, bem como guitarras tipo as Brian Moore (novamente, o caso do Curly hehe). Ou seja, não é necessário nem o GK.
Outra coisa, o Godin é um violão caro. Se o Violão não for top, mas propiciar o que eu quero (escrever no sequenciador com baixa latência) acho melhor
Tem os Caimbé. Seria interessante procurar alguns reviews sobre eles. É isso, e boa sorte!!!
|
luizcadu Veterano |
# mar/11
· votar
Dei uma olhada nos violões caimbé, acho que estão mais na faixa de preço que eu estava pensando :)
Outra coisa, a tal interface serve só para reduzir a latência, ou para viabilizar a comunicação entre o computador e o violão? O computador não reconhece o violão MIDI sem a interface? Desculpe a ignorância da pergunta, sou totalmente noob no assunto.
|
ghb Veterano |
# mar/11 · Editado por: ghb
· votar
Outra coisa, a tal interface serve só para reduzir a latência, ou para viabilizar a comunicação entre o computador e o violão? O computador não reconhece o violão MIDI sem a interface?
A interface que viabiliza a comunicação entre o PC e o violão. Ela é quem transforma o sinal analogico das cordas em sinal digital/MIDI. Apenas com o violão e um cabo MIDI, nada feito hehe. Sobre a latência, há quem diga que não é muito perceptível (pra mim, é mais a "estranheza" de tocar o violão e ouvir o som de um piano kkk), mas se você vai usar só pra escrever...
Desculpe a ignorância da pergunta, sou totalmente noob no assunto. Nem! Eu ia comprar a GR-33 (depois de muito perguntar e ler sobre os synths, nesse co o Curly foi sempre muito solicito haha!) até lançarem a GR-55 esse ano!!! Agora, essa é a minha meta de consumo (faz tempo que tô "ensaiando" para ter um synth guitar!).
|
luizcadu Veterano |
# mar/11
· votar
ghb
Nas minhas pesquisas encontrei um tal G2M da Sonnus, que, ao que parece, converte o sinal de qualquer violão para MIDI, sem precisar de uma captação especial. é bem barato, vc conhece? Promove baixa latência?
A desvantagem é que ele é mono, não á para montar acordes.
|
luizcadu Veterano |
# mar/11
· votar
E valeu, mais uma vez!
|
ghb Veterano |
# mar/11
· votar
Nas minhas pesquisas encontrei um tal G2M da Sonnus, Esse nem conheço
A desvantagem é que ele é mono, não dá para montar acordes. Nesse caso seria mais conveniente usar o Guitar Pro, ou qualquer programa de notação musical, não? Além de quando você for usar ao vivo - se for a futura pretenção - ele perde a funcionalidade.
Você tendo um violão MIDI (Godin, Caimbé...), você não precisa do captador GK, apenas da interface e, é claro, do cabo 13 pinos.
|
luizcadu Veterano |
# mar/11
· votar
Vc tem razão, pensei melhor e esse dispositivo mono seria uma trave...
Vou continuar procurando violões e interfaces. Vlw!
|
pamplonajr Veterano |
# dez/12
· votar
Fiz alguns testes com este violão, inclusive usando a GR-55. Acesse meu blog para ver os testes: Caimbé e GR-55
|