Programa para playback ao vivo (mac)

    Autor Mensagem
    TerraNevadda
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: TerraNevadda


    Oi, estou querendo usar playback ao vivo com a minha banda (sou tecladista).

    Tenho uma M-Audio Mobile Pre, e queria saber se vocês recomendam/conhecem algum programa bom pra usar ao vivo.

    O fato é, eu não tenho dinheiro pra comprar nenhum Pro Tools ou Live no momento, uso o PT da XVX pra mixagens, mas ele não tem estabilidade alguma pra ser usado ao vivo. O Live, mesmo crackeado, teria? Tem algum outro programa que seria interessante dar uma olhada?

    O "set up" que eu faria com a placa, para eu e o batera ouvirmos o click seria:

    Eu com o fone plugado na monitoração, ouvindo tanto o click quanto o playback (em volumes diferentes - o programa teria que poder fazer isso, mudar o volume das mandadas, não quero o playback alto no ouvido, só o click, mas o playback tem que estar em um volume considerável no PA, sem precisar socar ganho na mesa ou amp).
    E nas duas saídas traseiras (mono), uma estaria saindo o click só, e na outra o playback pra mesa/amp/etc.

    Valeu :D

    Edição: Uso um MacBook Pro

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    O melhor programa para vc fazer isso com Mac é o MainStage.
    Segunda opção Ableton Live.

    Veja video e estude sobre os dois.

    Abraço.

    TerraNevadda
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    O MainStage vem com o Logic, né?

    Sendo crackeado ele é estável? Seguro de usar no palco?

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    TerraNevadda
    Vem.
    Aqui no forum é proibido falar de pirataria.

    Abraço.

    TerraNevadda
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    gwallner
    Entendi, me desculpe. x)

    De qualquer maneira, obrigado, vou continuar à procura, vou atrás do Live e do MainStage.

    Se o GarageBand tivesse opção de selecionar saídas específicas para as tracks seria perfeito.

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    pra fazer esses sends, creio que você vai precisar de uma interface com mais saídas. Salvo engano, a mobile pre só tem 2 canais de saída, e, para correta configuração do que você quer, vai precisar de sends diferentes, configurando o click em um send, o click e som em outro send e só o som em outro sand, ou seja, vai precisar de uma interface com 6 canais.

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: carlcarl
    · votar


    1-grave o teu playback
    2-grave o click em outra pista
    3-grave o playback em um lado e o click no outro lado de uma track stereo.
    4-copie em mp3 em um drive mp3 ligue na mesa e pelos auxiliares ou outros meios envie o playback e o click onde voce quizer,pro PA para os fones etc...
    eu trabalho ha varios anos assim(em 1993 eu usava um drive de minidisc)
    muito mais seguro e discreto do que ter um computador pra cuidar no palco.
    deixe o computador para gerar timbres dos teclados entre outros.
    bom som
    tenho um macbook e logic 9

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    carlcarl
    mais simples e eficaz do que usar a interface, realmente.

    Lembrando que DAW ao vivo utilizado de modo errado = Black Eyed Peas @ Superbowl.

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    T-Rodman
    é que agora é moda colocar um ou mais computadores no palco,eu tambem ja tentei mas parei na primeira tentativa com o macbook(voltei a trabalhar com um ipod).foi horrivel!!!
    so funcionou legal com computador quando eu usava um "atari".os playbacks em midifiles eram copiados em disquettes porque o atari não tinha hd e a memoria ram era de 1 mo(sim não estou delirando "1 mo e não travava nunca,pra gerar os sons eu tinha um expander roland u220 e o programa para programar as midifiles era a primeira versão do cubase que cabia em uma disquette ).trabalhei com ele durante uns 3 anos antes de comprar o drive de minidisc.

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Então. Isso que eu fico pensando.
    Como eu toco 99% em casa, eu uso mac e pc e pronto. Não tenho nenhum problema, para o que eu faço.

    Sei que tem gente como o John, do Pato Fu, que usa exatamente tracks MIDI com marcação para o baterista, e aproveita a mesma track para mudar os efeitos da guitarra durante a música, evitando o sapateado nas pedaleiras. De acordo com a última reportagem que postaram por aqui, ele já faz isso há 15 anos.

    Mas, depois dessa gafe do Black Eyed Peas, com o delay nos envelopes de volume e no disparo dos efeitos nas vozes, é de se pensar novamente, se isso vale à pena.

    Bom, são opções, eu as considero, mas também, as idéias do iPod, do MD, etc - são igualmente considerados.

    amplexos

    T.

    TerraNevadda
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    T-Rodman
    Não precisa de 6 canais não.
    A Mobile pre tem 2 saídas, mas tem a linha de monitoração.
    Em um canal da saída iria o playback, o outro o click do batera, e eu ouviria os dois na monitoração.

    O que eu preciso é de uma DAW estável pra rodar isso.

    Pensei em fazer essa de mandar cada coisa pra um lado, mas pra ficar com isso no ouvido seria um c*, com o click de um lado e o playback do outro.

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    sem querer convencer ninguem mas sim com o objetivo de trocar informações digo que o que chamamos de click não é o famoso "tic-tac",eu coloco um loop de percussão que mixo com o resto do playback.
    na verdade não são os programas que são instaveis e sim os computadores que estão sujeitos a instabilidades em maior quantidade que um simples drive de audio.
    faça experiencias e conta pra gente o resultado.

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    carlcarl
    1-grave o teu playback
    2-grave o click em outra pista
    3-grave o playback em um lado e o click no outro lado de uma track stereo.
    4-copie em mp3 em um drive mp3 ligue na mesa e pelos auxiliares ou outros meios envie o playback e o click onde voce quizer,pro PA para os fones etc...
    eu trabalho ha varios anos assim(em 1993 eu usava um drive de minidisc)
    muito mais seguro e discreto do que ter um computador pra cuidar no palco.
    deixe o computador para gerar timbres dos teclados entre outros.
    bom som
    tenho um macbook e logic 9


    Tu tem um Macbook e fala que esse sistema seu é mais seguro?...rsrs.
    Já tentou usar o MainStage ao vivo? A hora que vc usar, vai esquecer esse método.

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    gwallner
    para ler os meus playbacks eu prefiro o meu método.
    um i-pod e nada mais.
    caso vc trabalhe com o mainstage,por favor faça um guia de como usa-lo com segurança para ler os playbacks e gerar os timbres de guitarra,teclados e voz.
    gratissimo.

    gwallner
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: gwallner
    · votar


    carlcarl

    Não tem muito segredo, o Mainstage tem templates prontas. Tem uma de 8 canais pra vc usar ao vivo com playback, efeitos de guitas, baixo, batera e teclados com AU e VSTi adaptado. Pode-se incluir mais canais. Cada canal é controlado de forma independente. É só plugar os instrumentos na placa e MIDI e mandar bala.

    carlcarl
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    gwallner
    quais são os instrumentos que voce usa no mainstage?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Programa para playback ao vivo (mac)