Notebook para diferentes usos.

Autor Mensagem
k.bergesch
Veterano
# fev/11


Opa! Tudo certo, pessoal?

Estou procurando um notebook que seja mais 'multi-uso', quero dizer:
seja tanto ótimo para aguentar gravações (possuo uma Fast Track Ultra), uso de VSTi's e uso ao vivo
quanto prático e manuseável para uso pessoal, como internet, estudo, ler pdfs...

Andei pensando bastante no Macbook. Parece ser o único que me prometeria estabilidade suficiente para usar ao vivo e praticidade (tela 13'') ao mesmo tempo.

[Fora do assunto do tópico, estou querendo comprar um microfone condensador e um monitor, mas nada muito profissional - os mais comuns e básicos mesmo. Sugestões?]

Dicas para qual notebook escolher, opiniões sobre o Macbook... agradeço!

abraços

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar


macbook, macbook pro 13 ou um note de boa procedência com Core i5 ou i7 são boas pedidas.
De fábrica seria legal vir com 4GB de memória. Depois, seria legal trocar já de cara o HD interno para um com 7200RPM hídrido como o Seagate Momentus XT ou um SSD - para melhorar a velocidade do HD, e consequentemente evitar lags na gravação, além do aumento da performance em geral do note.
A ressalva do macbook mais simples, é a falta de uma porta firewire. Se você realmente não for utilizar, o macbook white vai servir. Caso contrário, é isso que eles não tem hoje em dia, só.


Tem um kitzinho legal na GC que pode te interessar em relação a mics e monitores:
http://www.guitarcenter.com/Musician-s-Gear-RP5-992-993-Studio-Package -600658-i1388171.gc

sobrevivente
Veterano
# fev/11
· votar


Rapaz, eu peguei um Itautec N8645, com indicação.
Eles trabalham com esquema de indicações, ou seja, se um funcionário te indicar, o preço do note cai de R$2399,00 para R$1799,00.

gwallner
Veterano
# fev/11 · Editado por: gwallner
· votar


sobrevivente
Itau Tec? Ah pára, isso não serve para trabalhar com áudio.
Sorry, mas estamos falando de notes que podem trabalhar bem com audio também.

k.bergesch
Vai fundo de Macbook, pois mac é mac.
Quanto a trocr o HD, se puder troque por um de 7200rpm, mas se não, tudo bem, com um de 5400 ainda dá pra fazer muita coisa e com 2GB também. Portanto um Macbook White do jeito que vem de fábrica é uma ótima máquina.
Eu tenho um Mac Mini core 2 duo 2.26 Ghz 2GB DDR3 1066 HD 500Gb 7.200rpm , o HD foi única coisa que troquei, mas antes, com o HD original de 5.400rpm, eu já havía feito gravações com mais de 40 pistas no Logic e rodou numa boa.

sobrevivente
Veterano
# fev/11 · Editado por: sobrevivente
· votar


gwallner
Rapaz, você chegou a testar esse N8645? Faço de tudo aqui no meu note. Trabalho com uma penca de VST's e mixagens aqui no meu N8645 sem crise nenhuma. Mas enfim, se essa é a sua opinião, paciência.

k.bergesch
Veterano
# fev/11
· votar


T-Rodman
gwallner
estou pendendo para o mac mesmo. talvez eu pegue um pro, com 4gb ddr3 e 1tera usado, para não pesar tanto no bolso..

sobrevivente
nuunca ouvi falar de Itautec, sobrevivente. há quanto tempo tu tem esse note?

matheusandradesantos
Veterano
# fev/11
· votar


comparar itautec com MAC é foda!

ja falaram a verdade, MAC é MAC pode ir sem medo!

janick
Veterano
# fev/11
· votar


gwallner
Só uma dúvida:
Pq um notebook:
*Com uma placa de vídeo com 4x menos memória
*Com um processador pior
*Com um HD inferior
*Com menos memória ram

seria melhor do que outro com specs praticamente dobrados?

É sério, não é sarcasmo nem nada, pq essa dúvida me corrói para saber se pego um mac básico desses ou um PC "parrudo" assim :P

matheusandradesantos
Veterano
# fev/11
· votar


janick

há cara! é bem diferente no MAC se pode usar o MAC OS muito melhor que ruindows sem falar que mesmo tendo menos memória ram, de armazenamento e etc... a qualidade das peças é melhor, sem falar que se um dia ele quiser passar pra frente ele consegue um bom preço diferente dos PCs

gwallner
Veterano
# fev/11
· votar


sobrevivente
Rapaz, você chegou a testar esse N8645? Faço de tudo aqui no meu note. Trabalho com uma penca de VST's e mixagens aqui no meu N8645 sem crise nenhuma. Mas enfim, se essa é a sua opinião, paciência.
Não é opinião, é fato que esses laptops Itautec, Lenovo, Acer, CCE, não são as melhores escolhas para quem quer trabalhar com áudio.
A questão é que quando alguém pergunta sobre qual computador pegar e coloca Mac como opção, não tem dicussão, é fatro que Mac é melhor. Se a pessoa pode pagar, então que compre um Mac.
Quem não tem Mac, não tem idéia da máquina que é.


Abraço.

gwallner
Veterano
# fev/11
· votar


k.bergesch
estou pendendo para o mac mesmo. talvez eu pegue um pro, com 4gb ddr3 e 1tera usado, para não pesar tanto no bolso..
Vai de Mac se vc pode comprar um. Esquece o resto.

gwallner
Veterano
# fev/11 · Editado por: gwallner
· votar


janick
Só uma dúvida:
Pq um notebook:
*Com uma placa de vídeo com 4x menos memória
*Com um processador pior
*Com um HD inferior
*Com menos memória ram

seria melhor do que outro com specs praticamente dobrados?

É sério, não é sarcasmo nem nada, pq essa dúvida me corrói para saber se pego um mac básico desses ou um PC "parrudo" assim :P


Vc quis dizer um Mac com configuração de hardware abaixo que um Pc? É isso?
Leia esse tópico aonde dei meus pitacos e vc vai descobrir a diferença entre Mac e PC com Windows: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/214030/


Mesmo um Mac core 2 duo muitas vezes pode ser melhor do que um PC com Windows e mais memória e processador mais rápido.
A estrutura lógica do Mac (sistema operacional) foi feita para se trabalhar com arte (gráficos, videos e áudio). Ao mesmo tempo que vc tem esquemas diferentes de instalação de programas aonde não se criam vários registros como no PC, a maioria dos programas tem somente um arquivo .app aonde está toda sua estrutura, sem aquele monte de .dll que se instalam no Windows e vc nem sabe aonde estão e que vira e mexe dão pau. Mac não tem vírus. Vc não precisa desfragmentar o HD de um Mac, pois sua estrutura não grava registros da forma que um Windows faz. Para instalar e desisntalar um programa leva segundos, principalmente desinstalar, não passa de 2 segundos. Quando vc compra um Mac novo, pode copiar exatamente o que está no velho pelo aplicativo de migração, ele xeroca o Mac antigo. O Mac não fica lerdo com o passar do tempo, já o Windows, todos sabem que fica terrivelmente lerdo depois de uns meses com tanats atualizações e babozeiras que instalamos e aí temos que formatar a máquina e resinstalar tudo. Nunca formatei meu Mac pra nada e nem irei precisar. Posso ficar anos e anos sem fazer isso ou até nunca fazer. Enfim, Mac é Mac.
O meu Mac Mini Core 2 Duo, 2Gb DDR3 1066 e 500Gb de HD, gravou 4 músicas com mais de 40 pistas numa boa. Quando eu conseguiría fazer isso em um PC com Windows e a mesma configuração? Alguém consegue aí?
No final das contas um Mac é logicamente bem mais rápido e dinâmico do que um PC com Windows, fora a qualidade superior, por isso custam mais caro.

Abraço.

Abraço.

janick
Veterano
# fev/11
· votar


gwallner
Hm entendi. Você me convenceu, eu quero um MAC!
hahahaha com 2500 eu consigo parcelar um Mac legal?

Abçs!

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar


janick
Nesse valor, parcelando, só os macmini:
http://store.apple.com/br/browse/home/shop_mac/family/mac_mini?mco=OTY 2ODEwMw

- que não deixam de fazer nada que um macbook ou imac não façam.

DJD
Veterano
# fev/11
· votar


k.bergesch
Cara deixa eu te da uma dica, nao sei se isso é para os macs tambem, mas pelo menos em notebooks de windows, as placas da M audio fast track não conseguem enviar phantow power se estiverem ligadas em notebook, so em desktop... Pra usar phantom power com a placa no notebook precisa ligar ela na tomada =P

Valeu cara, espero que tenha ajudado

raf.pp
Veterano
# fev/11
· votar


T-Rodman

Um MAC Mini de 2k da pau então nos notes de 2,5K?? Sério??

Só a duvida que tenho cagaço de comprar isso e me ferra...

makumbator
Moderador
# fev/11
· votar


DJD

Aqui eu uso Fast Track Pro com phantom power sem usar fonte. Direto da usb. Inclusive já gravei usando o phantom nas duas entradas(2 mics condensadores), e funcionou sem problemas.

DJD
Veterano
# fev/11
· votar


makumbator
Ue, que estranho, no meu notebook nao funciona e eu fui no forum da m audio e varias pessoas falaram a mesma coisa que eu, ai eles falaram pra usar a fonte o.o

gwallner
Veterano
# mar/11 · Editado por: gwallner
· votar


janick
Hm entendi. Você me convenceu, eu quero um MAC!
hahahaha com 2500 eu consigo parcelar um Mac legal?


Eu diria uns 2.800 em um Macbook branco na Fast Shop por exemplo.
Eles vão te dar o preço de 3.000, mas a Fast sempre aceita um choro.

gwallner
Veterano
# mar/11 · Editado por: gwallner
· votar


T-Rodman
Sem dizer que o Mac Mini tem as especificações mais fortes do que as do Macbook white.
Mas dá pra comprar um white por R$2.800 na Fast Shop.

T-Rodman
Veterano
# mar/11
· votar


raf.pp
leia os posts anteriores. O gwallner é quem menciona isso.
Eu tenho notes parrudos em casa, mas minha preferência para home studio é o Mac + Logic. E para isso, eu tenho um macbook pro 13" - muito mais pelo Logic, do que pelo OS ou estabilidade, coisa que eu encontro tambem nas plataformas PC em casa.

DJD
não muito tecnicamente falando isso tem uma certa explicação: a amperagem da porta USB.
Tem notes que tem porta USB com amperagem suficiente para aguentar um dispositivo que requer maior quantidade de energia. Tem note que não tem. É a mesma coisa nos PCs. Geralmente, as portas com boa amperagem nos PCs são as traseiras, enquanto as frontais não oferecem tais condições.

gwallner
Veterano
# mar/11
· votar


DJD
Cara deixa eu te da uma dica, nao sei se isso é para os macs tambem, mas pelo menos em notebooks de windows, as placas da M audio fast track não conseguem enviar phantow power se estiverem ligadas em notebook, so em desktop... Pra usar phantom power com a placa no notebook precisa ligar ela na tomada =P

Isso não é por causa do computador ser Windows ou Mac, essa é uma característica dsa própria placa. A única que conheço, mais simples, que tem phantom Power e não precisa de fonte é a Edirol UA-4FX que eu tinha.

gwallner
Veterano
# mar/11
· votar


raf.pp
Um MAC Mini de 2k da pau então nos notes de 2,5K?? Sério??
Só a duvida que tenho cagaço de comprar isso e me ferra...



rsrsrsrs..... cara, tu num tem noção ainda do que é um Mac.

gwallner
Veterano
# mar/11
· votar


T-Rodman
Geralmente, as portas com boa amperagem nos PCs são as traseiras, enquanto as frontais não oferecem tais condições.


Bem que eu desconfiei....rsrs.
As saídas USBs do teclado do Mac parecem ser mais fracas. Tenho uma gaveta de HD de 2,5" que utiliza a energia USB, quando a plugo na USB do teclado Mac, a gaveta não é energizada o suficiente para que o HD funcione, somente quando plugo direto no MacMini. Tu confirmou o que eu imagináva. Valeu!

makumbator
Moderador
# mar/11
· votar


gwallner
Isso não é por causa do computador ser Windows ou Mac, essa é uma característica dsa própria placa. A única que conheço, mais simples, que tem phantom Power e não precisa de fonte é a Edirol UA-4FX que eu tinha.

Não é mesmo! A minha Fast Track Pro faz isso sem problemas...nem tenho fonte dela(pois é opcional). Como citei antes, já liguei nos dois inputs mic condensador puxando phantom power, e rolou tranquilo.

O manual dela também não fala nada disso. Segundo ele, a fonte é para quando se quer usar a interface fora do computador, como uma DI box e ou conversor analógico digital.

T-Rodman
Veterano
# mar/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


gwallner
No momento que uma USB é replicada com hub-USB passivo, sem reforço nos +5v, nada que necessita de corrente maior do que 1A vai funcionar corretamente.
No seu caso, o hub USB do teclado funciona dessa forma. Só vai servir para ligar dispositivos que consomem muito pouco, como teclados, controladores MIDI, pendrive e mouse - nunca espete drive externo, HD externo, interface em HUB passivo, porque eles nunca vão funcionar corretamente.
A minha sorte é que para se virar com as 2 portas USB do meu macbook, eu tenho um hub ativo no monitor. Mesmo em se tratando de hub ativo, com alimentação +5v externo, não são todos os que já testei que funcionam corretamente. Eu tenho 2 hubs desses, que não prestam para fornecer corrente para dispositivos que requerem 1A.

Já dispositivos que requerem os 1A de uma porta USB, só vão funcionar em portas que fornecem 1A.
Aquelas entradas USB frontais, fornecem 0,5A - e por isso não são recomendadas. Já as portas traseiras de um PC, fornecem, e por isso, não necessitam muitas vezes de reforço na corrente.
Por via das dúvidas, certos dispositivos externos são fornecidos com aquele cabo de 2 USBs, justamente para somar as correntes das portas.

Agora tem outro detalhe: tem note que fornece a corrente de 1A para as portas USB dele. Tem note que não oferece. Tem note que oferece no conjunto da direita, e fornece metade no conjunto da esquerda. E, infelizmente, esse tipo de informação, muita gente só vai achar, se ler as letras miúdas dos manuais completos dos fabricantes. Como os notes baratos são OEM, nunca vão ter essas informações, a não ser que vocês achem o modelo da Compal, da Quanta, da FIC - da fabricante original OEM do notebook.

amplexos

T.

makumbator
Moderador
# mar/11
· votar


T-Rodman

Exatamente. Não é problema da placa, e sim da USB do computador(principalmente devio ao compartilhamento de hubs internos).

O meu fornece a energia suficiente em todas as 4 portas USB(mesmo havendo um hub interno em 3 delas).

Vc citou o Macbook, e inclusive já tive problema com ele nessa questão de USB, usando PODs da Line 6(não funcionava em nenhuma das portas). Vi em diversos fóruns que a USB de alguns modelos da Apple são problemáticas com certos equipamentos USB.

T-Rodman
Veterano
# mar/11
· votar


makumbator

Quer ver problema?
- tente usar alguns USB de chipset AMD, que esses sim, costumavam a dar muito problema - principalmente na época dos primeiros Phenom. Tive na época uma Asus A8R32Dlx, ou seja, a placa 'top' da época, e dispositivos de audio e vídeo sempre apresentavam erros.
Em Firewire, todo mundo busca por chipsets da Texas Instruments, pela compatibilidade.
Em geral, o melhor USB é dos Intel.

O macbook que eu uso é o Pro 13". As experiências que eu tive foram com 2 modelos desse note.

Eu tenho uma interface da Line 6. Eu achei ela um tanto complicada de usar frente às outras, porque tem de fazer roteamento das portas por software. Em notebooks - um Dell Vostro 3500 e em um Alienware 11x a interface funcionou certo depois que descobri que tinha de fazer essas configurações, mas salvo engano em um dos notes, deu problema sim, em uma das portas. Já em desktops, realmente, nem havia percebido problemas do gênero.

makumbator
Moderador
# mar/11
· votar


T-Rodman

Pois é, o problema é que o fabricante do produto culpa a Apple, e a Apple culpa o fabricante do hardware.

O Mac que eu tive problema há algum tempo(com pocket POD e POD X3 live) é o macbook normal(sem ser o pró).

A line 6 dizia que a culpa era do hardware da Apple, que não fornecia a energia necessária e nem o acesso mais "profundo" que o hardware necessitava. A Apple replicava que o problema era ou do software da Line 6, ou do hardware propriamente dito.

gwallner
Veterano
# mar/11
· votar


makumbator
T-Rodman

Valeu por aclararem minhas dúvidas sobre USB.
Por outro lado eu espetei minha Fast Track Ultra, que acabei de comporar faz 1 mês, no Mac Mini e só funciona com fonte.
Já a minha Edirol que vendi, se alimentáva numa boa da USB para utilização de Phantom.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Notebook para diferentes usos.