Migrando pra Mac

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# jul/09


Então galera, eu uso pc há muitos anos pra tudo, inclusive pra gravar, mas sempre tive contato com o mac aqui em casa e sempre achei infinitamente melhor.
Agora eu tou querendo migrar pra o mac de uma vez por todas e usar ele pra tudo, inclusive gravação.
O problema é que como eu não sou milionário, não tenho dinheiro pra comprar todos os softwares originais, como acredito que seja o caso de todos aqui. Só que é mais difícil achar a versão "alternativa" das coisas pra macintosh, e pesquisando justamente isso eu descobri que não tem versão wallet-friendly do M-Powered.
Eu tava preparado pra comprar uma Fast Track Ultra e usar essa versão do Pro Tools, que já estou acostumado.

A pergunta é: será que vale mais a pena comprar uma MBox 2/2 que é mais ou menos o mesmo preço e usar com o PT 8 LE?

Além disso, queria trocar uma idéia com aqueles que usam Mac, se sentem falta de algum plugin que não encontraram a versão crackeada, etc.

Obs: antes que alguém tente me convencer que vale mais a pena usar PC, eu não aguento mais o Windows e pretendo usar o Mac pra uso diário também, não só pra gravação.

Agradeço qualquer tipo de comentário ou experiência sobre o assunto, valeu.

Taga
Veterano
# jul/09
· votar


Cara , sou novo e manjo pouco, mas eu to nesse dilema, Meus amigos só usam Mac e sei q trocam plug-ins entre si. No meu caso só preciso pegar um Mac mesmo pq tá tudo na mão. isso significa q vc deve achar tb. Abç !

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


Minow

Apesar de não ser usuário de Mac, sempre ouço falar na superioridade do sistema em relação ao Windows!
Acho que não existe plugin insubstituível, então se por acaso tiver um plugin difícil de encontrar pra mac, certamente vc pode obter um resultado semelhante com outro(s) plugins!!

Semana passada eu conheci o UBUNTU na casa de um amigo meu e fiquei até com nojo do windows!! Me deu uma vontade enorme de migrar tb!!

Abraços!

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


Taga
Pode crer, vou roubar os plugins do estúdio da faculdade. (:

BaNdAiD
Mac é estúpidamente melhor, eu uso desde 94 e a superioridade é clara.
Vou fazer isso então.

O foda vai ser largar minha tela de 19" pela de 15" do note. =(

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


Minow

O foda vai ser largar minha tela de 19" pela de 15" do note. =(

Vão-se os anéis...

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


BaNdAiD
Cuma?

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


Minow

Não é bom de ditados populares??

"Vão-se os anéis, ficam os dedos"

Abraços!

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


BaNdAiD
Ah sim! Não tinha pensado nisso. Hehehe
É, bom, pelo menos vai ser um grande update.

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


Minow

É, bom, pelo menos vai ser um grande update.

Com certeza!! Um dia eu pego um G4 (ou sei lá qual vai ser no futuro!! heuehuehuehe)

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


BaNdAiD
Tá no G5, é o Mac Pro.

Tem dois Xeon (8 núcleos!), até 32gb de ram e 4T de espaço em disco. É um absurdo.

Symptom
Veterano
# jul/09
· votar


Na verdade o G5 já se aposentou há tempos. Faz um tempão que não existem mais esses processadores G e viraram todos Intel. Muita gente confunde achando que o modelo do mac é g alguma coisa, quando na verdade é só o processador.

Quanto aos softwares e plugins, sempre achei tudo MUITO fácil. Qualquer googleada aí e você acha. Só coloca o nome do programa e "mac" depois.

E como você vai comprar novo, verifique se o programa que tá pegando é versão pra mac intel (vai funcionar sempre melhor). Se não tiver escrito nada, vai tranquilo.

Taga
Veterano
# jul/09
· votar


Fala galera. Então quer dizer q MAC AINDA é mais estável do q o PC.? Postei um tópico "parecido " q pergunta, sobre meu caso, LAP + FAST TRACK PRO + AXION 49..... e to usando o LIVE Ableton 8 com VSTs ( tudo crack) to com um Pc dual core 2 de RAN com XP. Penso em comprar o Mac, mas o lance é: .... oq vcs preferiam? um SONY VAIO 4GB RAN ou um MAC BOOk 2 GB? se puderem opinar no outro tenho mais umas perguntinhas a fazer....rs...
E o processador "quad-core"... é exagero pra usar apenas o live 8?. gravar em casa uma eventual guitar, bass e voz e ao vivo usar só os VSTS AUDIO/MIDI (sem gravações ao vivo) "música eletrônica"....VALEUS GALERA ! abços ! ! ! !

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


Symptom
É verdade, não existe mais o powerpc, mas continuam chamando as máquinas novas de G5, mesmo sendo Intel.

Taga
Cara, Mac vai ser sempre melhor que PC.
Mac é feito pra funcionar, PC é feito pra vender, a diferença ta aí.

Sobre o que você perguntou, tudo depende bastante. Um Quad não necessariamente é melhor, tem que ver. Geralmente ele é melhor pra jogos, muitas vezes o Core 2 Duo se sai melhor.

Pra você fazer live eu confiaria mais no Mac, sem sombra de dúvidas. O Vaio é um ótimo note, mas tem o problema do Windows.

lula_molusco
Veterano
# jul/09
· votar


Minow
Eu só usaria Pro Tools se precisasse gravar coisas em casa e depois levar para um estúdio para gravar outras faixas, justamente por que a maioria dos estúdios usa Pro Tools.
No Mac, para a produção inteira, eu iria de Logic sem pestanejar.

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


lula_molusco
Sem dúvida eu vou botar o Logic e o Digital Performer.
Mas a idéia é fazer umas coisas fora da produção de música, mexer com timecode... e o Pro Tools é bem padrão pra isso.
De qualquer jeito eu tou achando que vou pegar essa MBox, e ela vem com o Pro Tools LE.

Taga
Veterano
# ago/09
· votar


Putz galera , valeus mesmo...eu "temia ouvir isso"......rss . Mas é fato, o PC é " pras massas"....é feito pra vender. Eles sempre tinham prazo pra apresentar a "nova versão do Windows" depois saiam corrigindo as " m..." q eles faziam. Bem, gastei uma grana agora, vou esperar um tempo com PC e só no fim do ano pegar um Mac. Daí já cato um com 4GB de RAM.
Valeus galera!

Carax
Veterano
# ago/09 · Editado por: Carax
· votar


olha... nao uso mac pra gravar mas cogito usar...acho complicado a falta d plugins...MUITOS plugins FREE sao vst...e pode parecer besta...mas muitos desses sao extremamente superiores aos pagos... eu sentiria falta... MAAAS tem um adaptador d VST para AU ...se nao me engano da Fxpansion, mas dizem q come mta CPU....

sinceramente MAC hje eh um pc comum...a partir dos intel vc roda win no mac e mac no win...(hackintosh)

as vezes o hackintosh sai mlhor que o mac (mas nao creio q montaria um...mas esse nao eh o assunto ne!?)

c vc nao ker perder o monitor, compra um mac mini, pra coisas simples e ate nao mto (c2d, 4gb d ram eh geralmente suficiente)

se nao...compra um macbook e usa a saida d video e pluga no monitor, vai sair ganhando com 2 telas ;)

ah, skece o PT a nao ser q seja PRO e PRECISE do soft pra trabalhar, o logic 9 ta animal infinitamente mlhor q o PT...e tem mtos plugins crackeados pra mac hje em dia

migraria sem peso na consciencia.... ;)

edit: ah, c eh p pegar mbox pega uma interface da M Audio q eh mais jogo... mais barato e funfa d boas o M Powered, c nao for usar nada q ele nao tenha e mais negocio (ja q ta preocupado com plugins cracked, o soft tb nao devia ser a preocupacao ;) )

abraco

Minow
Veterano
# ago/09
· votar


Carax
Ué, mas Mac roda VST numa boa. Na verdade depende do DAW. Pro Tools por exemplo não, mas a maioria dos plugins tem em RTAS também.

Hackintosh não rola, eu quero o computador pra trabalhar mesmo, preciso dele totalmente funcional, não quero gambiarra.

Sobre o PT e a M-Audio, eu não achei versão "alternativa" do M-Powered pra mac. Você saberia me dizer aonde tem?
A M-Box 2 tá quase o mesmo preço de uma Fast Track Ultra.
O lance do PT LE original é legal (versão 8), ainda vem com uma penca de plugins Bomb Factory.

Carax
Veterano
# ago/09 · Editado por: Carax
· votar


Minow
VST no mac?! ta brincando ne?! serio...nunca vi nao...vou dar uma olhada, que eu saiba so AU msmo, vst eh so win...vou pesquisar...
mas os free que digo nao tem RTAS nao, so vst msmo....
agora waves, toontrack, ozone piriri parara realmente tem em todos formatos.

Hackintosh eh algo q tambem nao sou mto a favor nao(a apple tb hehe), mas vc vai usar pra trabalhar com audio no dia a dia? ou pra trabalhar com ele e TAMBEM gravar? acho que se é pra ter mac...bem, compre um mac! =P

pra minha surpresa nao achei tambem M-powered pra mac... nao sabia dessa

olha, se vc tem a grana do mac e da mbox, e se so as entradas da mbox vao te satisfazer...nem precisa pensar

vai ter um hardware mto bom, e um software tambem mto bom e legal , ta um otimo negocio pelos 1300, principalmente pelos plugins. Se for trabalhar com audio as vezes é necessario o PT msmo...mas esse ultimo logic achei mais interessante...

e se vc nao for trabalhar TRABALHAR gravando mesmo, uma mbox mini talvez te satisfaca por um pouco menos tambem.

edit: so mais uma coisa...realmente nao achei nada sobre vst no mac a nao ser pelo VST-AU Adapter, dizem que fica cpu hungry... pelo menos funciona...

Minow
Veterano
# ago/09
· votar


Carax
Tem sim, geralmente vem RTAS/VST/AU.
O problema não é achar plugins pra mac, porque esse tipo de coisa é feita pensando primeiro no Mac, já que 100% da indústria profissional usa mac. O problema é achar coisa pirata.

vc vai usar pra trabalhar com audio no dia a dia? ou pra trabalhar com ele e TAMBEM gravar?

Eu vou usar ele como computador pessoal, e também usar pra mexer com áudio.
Não quero gambiarra, nada substitui um macbook pro. Tem a melhor imagem, é lindo, estável, tem o hardware de melhor qualidade e uma bateria que dura 8 horas. Já decidi.

Sobre a MBox, não vou pagar 1300 Reais, vou comprar lá fora, tá uns 300 e poucos Dólares.
Eu vou usar o Pro Tools pra fazer umas coisas com timecode, e vou botar o Logic 9 (pirata mesmo) pra mexer com música.

O problema do MBox mini é que não tem entrada midi e eu uso, então teria que ser o MBox 2.

.realmente nao achei nada sobre vst no mac

Dá uma pesquisada no Google que você vai achar vários.
Eu não me preocupo com isso, plugin pra mac é fácil de achar, inclusive free. Já procurei e encontrei todos os que eu uso. A maioria já é híbrida e tem versão RTAS, alguns tem até DX.
Eu já uso o Vst-RTAS pra o Pro Tools pra alguns plugins que não tem RTAS.
É tranquilo. A única coisa que me preocupava era o M-Powered que eu não achei.
O resto eu já pesquisei e é tranquilo.

john_joao
Veterano
# ago/09
· votar


Minow
É verdade, não existe mais o powerpc, mas continuam chamando as máquinas novas de G5, mesmo sendo Intel.

Hum? Ouço todo mundo falar Mac sobre esses Macs novos como Macs Intel

G5 é um processador não uma geração de Máquinas tanto que os Macs com processadores G5 viveram com alguns G4. Eu sei que você já disse em cima.

Agora hoje em dia o grande trunfo da plataforma Apple está no software (aliás, sempre esteve), pois os processadores da Motorolla sempre deram um Pau nos Intel/AMD, se tu pegar os quadros comprativos da própria Apple até pouco tempo (mesmo depois de 3 ou 4 anos tendo rompido com a motorolla) eles os utilizavam como referência.

Para tu ter um idéia, num estúdio onde fiz uma gravação a pouco tempo atrás, eles utilizavam um G4 450 Mhz, um dinossauro de quase dez anos, que incrivelmente dava um couro no Pentium 4 1,6 do sogrão que tem um estúdio em casa.

john_joao
Veterano
# ago/09
· votar


Minow
Quanto a disponibilidade de Software, não se engane, no meu finado iMac era tudo pirata! Acho que tudo consegue descobrir onde o ouro está.


abraço!

Minow
Veterano
# ago/09
· votar


john_joao
Hum? Ouço todo mundo falar Mac sobre esses Macs novos como Macs Intel

Sim, são Mac Intel porque não são mais PowerPc, mas continuam chamando as máquinas novas como se fosse uma continuação dessa plataforma, sei lá porque.
Digita Mac G5 no Google que você vai ver.

Pô, G4 é ótimo! Minha mãe tem um Powerbook G3 que nunca foi formatado. Tem 128 de ram e o negócio funciona perfeitamente ainda.

kiwicivi
Veterano
# ago/09
· votar


Minow M-powered vc nunca vai achar por um simples motivo no mac eh impossivel crackear as dongle key

ou seja todo o tipo de aplicativo ou plugin que usem essas chaves usb vc nao encontrará...vide plugins waves...mcdsp...cubase...pro tools e por ai vai

mesmo assim vc consegue coisa de qualidade psp audioware...izotope e etc....

enfim eu to no mac tb
a decisao é tua mais hj cedo vi o logic nove e fiquei surpreso parece bom

mais sempre usei a 1814 com o m-powered que eu tenho
ja to habituado a isso

vamo ve se eu mudo de ideia

abs

john_joao
Veterano
# ago/09
· votar


Ah esqueci de dizer, acho besteira pegar um mac que não sejam os modelos Pro, pois tu só vai ter um computador bonitinho com configuração de PC comum, e é claro pagando o preço da Maça!

boa sorte na escolha

abraço.

Minow
Veterano
# ago/09 · Editado por: Minow
· votar


kiwicivi
Hmmm. Entendi.
Você saberia me dizer como funciona o iLok exatamente? Eu precisaria comprar a chavinha pra usar o LE?

O Logic 9 eu já vi versão "alternativa", vai ser a primeira coisa que eu vou pegar! Coisa linda de deus.

acho besteira pegar um mac que não sejam os modelos Pro, pois tu só vai ter um computador bonitinho com configuração de PC comum, e é claro pagando o preço da Maça!

Ah, discordo... eu acho o Leopard um ótimo SO pra usar no dia a dia, além do que a qualidade da Apple dispensa comentários. Um Macbook pode não ser ótimo pra trabalhar com coisa pesada, mas é um ótimo notezinho pra usar no dia a dia, a bateria dura bastante tempo, a tela tem uma qualidade absurda e é um pc que vai durar a vida toda.
Enfim, eu aprendi isso ao longo do meu tempo convivendo paralelamente com macs e pcs.
Até o Mac Performa (de 94 ou 95) que tem aqui em casa funciona até hoje. Agora, pergunta quantas vezes eu já troquei de pc... quantas vezes já queimou placa de video, já perdi HD...
You get what you pay for.

Hansen
Veterano
# ago/09 · Editado por: Hansen
· votar


john_joao

Ah esqueci de dizer, acho besteira pegar um mac que não sejam os modelos Pro, pois tu só vai ter um computador bonitinho com configuração de PC comum, e é claro pagando o preço da Maça!

Eu já acho diferente...

um mac pode durar 5 anos ou mais, desde que bem abastecido de memória.

fora que vc fica livre de vírus e softwares invasivos, já que não existe vírus eficiente pra mac e hackers não conseguem invadir um mac.

Você pode fazer uma partição e instalar nela o windows...

Um windows depois de uns meses começa a travar, dar pau, fechar arquivos... um mac ate tem dessas, mas é bem mais raro e o ctrl+alt+del dele (maçã+comand+esc) realmente funciona pra finalizar arquivos.

Um windows depois de um tempo é inevitável formatá-lo. Daí reconfigura tuuuudo de novo... Um mac raramente isso acontece e se der a louca de formatar, qdo vc ligar tudo estará do jeito que vc deixou.

um intel core 2 duo num mac com OSX rende muito mais do que qualquer windows com processadores mais fortes, pq o código do sistema da apple é muito mais limpo e com menos remendos que o windows.

fora q é lindo.

Minow
Veterano
# ago/09
· votar


Hansen
Finalmente alguém me entende.

john_joao
Veterano
# ago/09
· votar


um intel core 2 duo num mac com OSX rende muito mais do que qualquer windows com processadores mais fortes, pq o código do sistema da apple é muito mais limpo e com menos remendos que o windows.

cara isso é uma opinião não um fato. não estou falando que PC é melhor, de jeito nenhum! Já tive Performa 630, Performa 5500 e Imac G3, e conheço a qualidade da Apple desde dos tempos de guri!

e sempre vi de perto os processadores Motorolla comendos os AMD/INTEL, agora não vejo diferença de performance SIGNIFICATIVA do Dell CORE 2 DUO 2ghz da minha namorada, para o de um Macbook do mesmo clock, até porque se você procurar ele utlizam o mesmo basicamente o mesmo Hdware.

que o sistema é mais, limpo isso é fato. Mas isso por si só não garante performance, todo dia eu lido com o diabo do Linux (o Mac OS X, foi feito em cima do UNIX), que dizem ser mais enxuto, mas que não rende gaho significativo de velocidade.

john_joao
Veterano
# ago/09
· votar


Hansen
Um windows depois de um tempo é inevitável formatá-lo. Daí reconfigura tuuuudo de novo... Um mac raramente isso acontece e se der a louca de formatar, qdo vc ligar tudo estará do jeito que vc deixou.

vixi, se eu te contasse quanta vezes tive que dar um ZAP na PRAM neles.

ou quantas vezes me apareceu a carinha do System com uma interrogação dentro na hora do Startup!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original