Sonar 4 options, midi devices input vazio?

    Autor Mensagem
    ffjjfeitosa
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: ffjjfeitosa


    Olá, pessoal: Quero compor e gravar uma trilha midi no sonar 4. Mas quando entro em 'options', 'midi devices', 'input', a janela está vazia. Como resolver isso?. Uso o XP. A minha placa de som é 'on-board', o computador e 'positivo'. Por favor , me dêem uma 'dica'! Obrigado.

    kyo_ryo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    ffjjfeitosa
    No input devem aparecer os controladores midi conectados ao pc. Qual o seu controlador?

    ffjjfeitosa
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: ffjjfeitosa
    · votar


    Caro Kyo_ryo. Esse é um assunto meio difícil para eu entender. Eu sei que entrando no painel de controle, em 'sons, fala e dispositivos de áudio', 'sons, e dispositivos de áudio', 'propriedades de sons e dispositivos de áudio', 'áudio', em 'reprodução de som', o dispositivo padrão é 'Realtek HD Àudio output'. Em gravação de som o dispositivo padrão é 'Realtek HD Àudio input'. Em reprodução de musica MIDI o dispositivo padrão é 'Sint. softw. tab. sons wave MS G'. Mas, onde está o controlador de gravação MIDI? Onde ele é habilitado? Ou eu estou equivocado? Desculpe-me a insistência. Obrigado por qualquer ajuda.

    kyo_ryo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    ffjjfeitosa
    Você está se confundindo com input e output midi.

    O controlador que falei é um hardware. Ex.:
    http://www.m-audio.com/images/global/product_pics/big/Axiom_49_v2008.j pg

    Você deve estar querendo reproduzir MID's no Sonar mas ele diz que não existe Output MIDI. É isso? Acontece que placas onboard não serão capazes de reproduzir midi por hardware (algo que o sonar exige). Portanto a maneira mais fácil de você ouvir as mids é a seguinte:

    1) No arquivo com as trilhas que você quer reproduzir insira uma trilha de ÁUDIO;
    2) Clique com o botão direito no quadro "FX" (na trilha nova que você inseriu);
    3) Adicione o Cakewalk TTS-1 (virtual instrument).

    ffjjfeitosa
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Oi, Kyo_ryo. Eu fazia assim, antes, (meu SO era o Windows Starter, que veio no computador): Em um MIDI track, clico em 'Wiew', 'Staff', aí eu componho alguma melodia com mouse inserindo nota a nota. Agora que eu comprei um teclado, mas ainda não usei. Não é um controlador. É um teclado comum. Aí eu clicava em 'Play', ouvia, colocava outras vozes (baixo, solo, dobra, etc.). Só que agora quero fazer o que eu fazia, pois depois que coloquei o XP no computador, quando entro em 'options', 'midi devices', no lado esquerdo da janela, em 'midi input', não aparece mais nada, antes aparecia pelo menos o MPU-401, que já resolvia. Esse é o problema: Como fazer para, naquela janela de midi input, aparecer qualquer coisa? Pois se não habilitar algo na janela 'input' não consigo gravar a trilha que eu compus. Desculpe se eu não estiver sendo claro, pode questionar à vontade. Grato.

    kyo_ryo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    ffjjfeitosa
    Em "Audio Options", "Drivers", selecione MME-32 no lugar de WDM.

    ffjjfeitosa
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Kyo_ryo: Veja se fiz certo: Entrei em 'options', 'audio'. Em 'drivers' não deu acesso a 'playback and mode', e 'driver mode'. Acessei através da aba 'Advanced', e no dropdown mudei de WDM/KS para MME(32-bit). Restartei o programa, mas em MIDI devices, 'Inputs' continua não aparecendo nada. Já à direita, em 'Outputs', tenho as opções: 'Mapeador de MIDI da Microsoft' e 'Sint.softw.tab. sons wave MS G'. Obrigado de novo.

    kyo_ryo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    ffjjfeitosa
    Retorne para WDM/KS (ou ASIO se estiver disponível).

    Muito estranho esse problema. Mas eu ainda não entendi no que vai ajudar habilitar o MPU-401 para a reprodução. O input serve para capturar as notas tocadas por um controlador ou outro programa/hardware que envie protocolos MIDI.

    Pelo que eu entendi quando você reproduzia uma midi no Sonar ele utilizava aquele som básico do Windows. Certo?

    Vá em Options>Midi Devices e no Output selecione o "Sint.softw.tab..etc". Se não funcionar tente a outra opção disponível no output.

    De qualquer forma, mesmo se funcionar tente aquele modo que eu indiquei no meu segundo post, o som certamente ficará melhor...

    ffjjfeitosa
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Amigo Kyo_Ryo: Aproveitei as dicas que voce me deu, do instrumento virtual (Cakewalk TTS-1), habilitei o ASIO 4 All, também mexi em alguns lugares que não me recordo bem. Antes, quando abria 'options', 'instruments', no lado esquerdo da janela também não aparecia nada, agora aparecem vários 'sint. soft. tab. sons wave MSG/1', .../2, etc. e eu posso enfim habilitar um instrumento à direita. Conclusão: eu estava enganado quanto à necessidade de constar qualquer coisa na janela Midi Input ('options', 'midi devices') para conseguir gravar midi via software. Através desse nosso diálogo entendi uma porção de coisas e estou relatando aqui, pois pode ser útil para outras pessoas que tenham a mesma dúvida. Kyo_Ryo: muito obrigado mesmo. Suas dicas foram determinantes na solução de minhas dúvidas. Já consigo compor com meu mouse (por enquanto) novamente. Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sonar 4 options, midi devices input vazio?