Homestudio em construção - Minhas Idéias + Fotos

    Autor Mensagem
    Monsfogueri
    Veterano
    # out/10


    Daew galera, bão?

    Eu to construindo o Estudio de ensaio em casa, e eu queria algumas idéias de gente mais experiente nesse campo.

    Vou falar pra vcs o q eu pensei, pra vcs opinarem tb:


    A minha casa tah toda em reforma, eu e minha família até mudamos, pra facilitar, pq tamo construindo um sobradinho (um andar em cima da casa que já tinha), e acabou que sobrou um espaço em cima da garagem, que eu falei pro meu pai fazer um cômodo lá pra eu ensaiar com bandas.


    O cômodo é ao lado do quarto do meu pai e da minha mãe, só q é separado da casa, pois a entrada dele é por fora, ou seja, passa somente pela garagem pra entrar nele e não tem conexão com o lado de dentro da casa.


    O cômodo tem as medidas de 5,14 de comprimento por 2,06 de largura, e tb tem um mezanino q tem as medias de 1,46 de comprimento por 2,06 de largura.


    Eu andei conversando com uns caras que entendem disso mais q eu, e eles deram a idéia de eu colocar a batera em cima do mezanino, e isolar somente ela, e microfonar, pro resto da banda ensaiar com fones no andar debaixo, sem a preocupação de precisar isolar o ambiente.


    Eu particularmente gostei dessa idéia, pq um problema q eu vejo em estúdios aki da minha cidade, é eles serem muito abafados e claustrofóbicos, e sujos de poeira tb, visto q eu tenho uma grave alergia a essa poeira q fica parada, isso me traz alguns desconfortos. Ou seja, desse jeito eu ficaria mais tranquilo num ambiente sem tá isolado e abafado...


    Agr seguem as fotos do cômodo:

    Cômodo foto 1

    Cômodo foto 2

    Fotos do mezanino:

    Mezanino foto 1

    Mezanino foto 2

    No caso se u fosse colocar a batera aí mesmo, eu colocaria uma fiada de bloco de concreto com areia dentro, faria uma coluna de concreto de cada lado e um viga em cima, e dp colocaria vidro temperado e um porta ao lado (no mezanino mesmo).



    Esse é um espaço que acabou sobrando entre o espaço do telhado e o chão. Dá pra guardar coisas nele. A medida dele é mais ou menos meio metro de altura por uns 1,5 de comprimento.

    Espaço



    Então galera, vcs axam q tá certo isso q eu to imaginando? Eu tenho q pensar nisso agr, pq tah qse indo pro acabamento desse cômodo, e dp pra quebrar ou mexer dinovo vai ser mto osso.

    Monsfogueri
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Up!


    Caramba, tão com preguiça de ler o tópico? iuaheiauheiuahe

    makumbator
    Moderador
    # out/10
    · votar


    Monsfogueri

    Mas precisa isolar a área dos outros instrumentos também, pois dependendo do volume dos amps, pode incomodar sua família ou vizinhos. Ou então vcs vão ter que tocar em um volume muito reduzido nessa área.

    A questão de poeira em estúdios é meramente falta de limpeza. A galera de estúdio de maneira geral não se importa muito com isso, o que acaba criando ambientes sujos.

    Há a questão de comunicação e interação com o baterista(inclusive visual), que será bastante prejudicada. Há músicos que vão estranhar. Mas tudo isso também é subjetivo.

    ogner
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Monsfogueri

    A area é muito loucona velho, um retangulo bem estreito né!!!

    É bem experimental colocar a batera no mesanino, nem imagino como vai ficar o som e a ienteração entre os musicos como disse o makumbator...Mas chutando bem forte mesmo, vendo a area disponível, um retangulo estreito com pé direito alto, chutaria que o som vai ficar uma bomba ae dentro, acho que vc vai ter que secar bastante...Mas vai com tudo só de ter um espaço ja ta valendo!!!
    E vc vai ter que isolar mesmo, se nao vai incomodar muita gente inclusive seus pais, hehehe!! com isso vai perder ium pouco mais de espaço interno...O ideal era ja ter construido as paredes com blocos de concreto ou paredes duplas espaçadas de tijolos comuns.....

    Vendo novamente a foto tive a ideia loucona de colocar a batera exatamente na parede contraria ao mesanino, e no mesanino colocar todos os amps, hehehe, meio inclinados pra baixo!!

    Monsfogueri
    Veterano
    # out/10
    · votar


    makumbator
    mas então, o resto dos instrumentos vão ser ligados numa mesa, e dela vai sair os fones, então não teria necessidade de isolar, e eu poderia por um mic pro batera lá em cima, ligado na mesa, pra ele conversa com o resto da galera...

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Vocês vão trancar o batera sozinho num cúbiculo e tocar no andar debaixo com fones . . .

    Esquece essa idéia, tá louco hehe, vocês são uma banda, ou seja o principal é a comunicação do grupo, olho no olho, só de perceber a cara do colega músico já dá para entender o que vem pela frente

    Ensaiar desta maneira pouco me agradaria

    Isola a sala de 5 por 2 inteira, como ela é bem estreita, não dá para fazer as paredes duplas, mas ve se dá para aumentar o reboco melhor, arranca todas as janelas e coloca uma porta legal

    Manda a bateria para o fundo, amplis nas laterais, dá para ficar todos lá dentro bem legal, e o mezanino, deixa para o que voce mesmo já falou, porta treco, o que a gente mais tem é treco, muitos cases, cabos, estantes, suportes, enfia toda esta tralha lá em cima, ou para matar mesmo, monta um aquario lá em cima, aí sim vira um home studio para o seu futuro upgrade gravações

    aproveita que o seu pai já liberou o Studio e faz direito
    Lembre-se de deixar varias tomadas disponiveis, e se puder coloque tambem pelo chão para poder passar os fios de uma medusa por exemplo, tem que desenhar direitinho o posicionamento

    Monsfogueri
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ogner
    então, mas o q eu iria isolar seria só a batera mesmo, então naõ iria estourar tah ligado, e se desse pra por a batera do lado oposto ao mezanino ficaria loco, só q o problema é q tem uma viga de concreto de meio metro de altura q tah segurando toda a frente da casa,e passa de um ladoa outro no terreno... iAUEHIAHE

    Monsfogueri
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Edson Caetano
    então vc axa q ficaria ruim por o batera lá em cima?

    janelas nem tem no comodo, então com isso não tem problema, eu axei q seria uma boa por o batera lá em cima, então to vendo q nem rola...

    E colocar tomadas no chão, como assim? Acho q aí nem rola, o chão é de concerto puro, vai ser osso, as vezes da pra passar a makita e cortar, mas como são esses fios de medusa?

    makumbator
    Moderador
    # out/10
    · votar


    Monsfogueri

    Mesmo com mics para conversa entre as partes a interação não será a mesma. EU não gostaria de ser nem esse baterista isolado e nem mesmo estar no andar debaixo sem poder interagir com o baterista.

    E não é só isso, a análise sonora do som e coesão da banda vai ser prejudicada, pois vai depender muito da microfonação e mixagem dos canais da bateria. Lembre-se que vc terá que gastar em um kit de microfonação para a bateria + os suportes de mics + cabos para levar isso para o andar debaixo.

    Vale o mesmo para o baterista, ele terá sua impressão sonora do resto da banda prejudicada, pois estará dependendo da qualidade da mesa e da mixagem feita do instrumental do andar de baixo.

    Um detalhe, vc já tem banda? Caso tenha, o que seu baterista diz disso?

    Outro ponto, vcs não vão usar amplificadores nos outros instrumentos? Então todo o som do andar de baixo vai ser com headphone?

    EU não faria isso no seu lugar, mas é só uma opinião, vc é que deve pesar os prós e contras(inclusive de gastos) e decidir.

    Monsfogueri
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Monsfogueri
    · votar


    makumbator
    Entendi cara, então, eu falei com o batera da minha banda, mas ele nem viu o jeito q o comodo é, então nem deu pra ele falar, mas c vcs já tão falando isso... então o certo mesmo seria somente isolar o comodo do jeito q está...


    Vc conhece materiais bons para isolamento? Um cara da loja de música disse q tem uma espuma q eu coloco e posso pintar da cor q eu kiser dp, seria fmz pintar de uma cor bem clara, então, ou tem espumas de cores diferentes? Até hj só vi cinza..


    E o negócio dos gastos cara, eu prefiro gastar um pouco mais e ir fazendo aos poucos, do q fazer td de uma vez e ficar uma bosta...



    EDIT: já q o espaço do como é um pouco pequeno, convenharia eu pensar numa bateria eletronica, q ocupa menos espaço?

    makumbator
    Moderador
    # out/10
    · votar


    Monsfogueri

    Tem espuma até cor de rosa! Heheh!

    Aqui alguma informação:

    http://www.sonex.com.br/

    já q o espaço do como é um pouco pequeno, convenharia eu pensar numa bateria eletronica, q ocupa menos espaço?



    Isso vai depender do seu baterista(imagino que vc esteja falando daquelas baterias eletrônicas que se toca como um modelo acústico, com baquetas e tudo mais). Muitos odiariam usar uma dessas, outros já seriam receptivos. Ou vc está falando dessas baterias eletrônicas pequenas, programáveis com botões?

    Monsfogueri
    Veterano
    # out/10
    · votar


    makumbator

    Então, parece q o batera da minha banda não tem nd contra essas baterias, mas outros colegas não gostam nenhum pouco.. Ah, a bateria q eu to falando é dakelas q se parecem como uma acustica, como essa

    vc tem idéia de qto eu gastaria com ela? pois ela precisa de amp proprios não precisa?






    Então a galera axa q o certo é isolar o comodo todo, e por a batera junto da banda neh...

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Espuma isolante hehe, manda o cara da loja de música ir estudar hehe

    o que isola é material de alta densidade, simples assim, para você pelo fato de ter pouco espaço a desperdiçar, o melhor seria forrar todas as paredes com placas de lã de rocha da maior densidade encontrada

    O chão é de concreto, então tem algo embaixo desta sala, vai trepidar tudo, talvez tenha que colocar uma base de borracha antes

    Os conduites internos na alvenaria, seria para deixar tudo bonitinho, escondido, porque [e muito feio ver aqueles studios todos descabelados, eu sempre tento pentear tudo, esconder o que der, e como ainda dá tempo de quebrar pensaria bem nisso

    Um exemplo pratico disso é a pedaleira do guitarrista, sempre com aquela estensaozinha, um monte de fio solto, e se tivesse uma tomada no chão na posição em que o músico vai ficar, detalhes simples, mas que são bem legais

    Outra coisa importante e deixar varios pontos de luz no teto, vai que no futuro voce quer fazer um esquema de iluminação legal, de dicroicas direcionadas para cada um, e não tem mais jeito... é tudo idéia para te deixar louco ai hehe

    E ensaiar com fone é chato pra caramba, eu fugiria desta ideia mesmo

    Monsfogueri
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Monsfogueri
    · votar


    Edson Caetano

    Entendi o q vc disse.

    E ond eu encontro essa placa de lã de rocha? Ela isola bem?


    O chão é de concreto, mas debaixo desse comodo é a garagem e é aberto, então axo q nem precisa ter preocupação se via trepidar embaixo. Mas no caso eu teria q de alguma forma isolar o chão tb? Pro som não vazar pra baixo?

    E os conduites internos na alvenaria eu já vou colocar, mas vc tem ideá de qtos seria com em cada parede? Para depois não faltar e ter q ficar puxando extensões e benjamins... hehe



    EDIT: e boa idéia essa das luzes dicróicas cara...

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Eu colocaria dois na parede do fundo, um em cada ponta e 3 em cada parede lateral, nunca se sabe aonde vai querer que esteja um ampli, ou que esteja algum equipamento, isso reduz extensoes

    Minha banda é de 6 caras, então optimizaei tudo aqui para 6 pessoas tocando força total, contando inclusive com os equipamentos que eu nem tenho ainda

    Hoje a noite vou tirar umas fotos do meu estudio para te dar uma noção do que estou falando

    As placas de la de rocha em lojas de arquitetura e materiais para construção tem, voces estão mais perto de encontra-las do que eu aqui em Santos hehe

    Vazar para baixo tambem é um problema, se imagine dentro de um alto falante, vaza som para todas as direções, o som é 3D hehe, mas somente mesmo depois de tudo pronto é que se vai ter a real noção do problema, se vai precisar isolar o chão ou mesmo o teto, vai depender do qualo forte sua banda toca, a minha é de sair surdo hehe, então o ideal é sempre pensar na pior situação possível para depois ficar tranquilo

    makumbator
    Moderador
    # out/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Monsfogueri

    vc tem idéia de qto eu gastaria com ela? pois ela precisa de amp proprios não precisa?


    Foi dessas mesmo que falei. Saiba que elas podem sair mais caras que uma boa batera normal, dependendo do sistema de som que vc usar para ela, além da possibilidade de se usar um módulo externo para gerar os sons da bateria, ou mesmo um computador rodando um VSTi de bateria, ligado em midi na batera eletrônica.



    E ond eu encontro essa placa de lã de rocha? Ela isola bem?

    Aqui na minha região se encontra em algumas lojas de material de construção.

    A espuma, como o
    Edson Caetano citou, é para tratar acústica sonora do espaço interno, e não isolar(tanto o som de fora para dentro quando o de dentro para fora). A capacidade de isolamento delas é praticamente nulo, e devem ser usadas é para ajustar o som da sala.

    Monsfogueri
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Edson Caetano

    Entendi, as fotos seriam uma boa pra eu analisar melhor..

    E no caso da lã de rocha, eu colocaria somente ela na parede? Ela somente isola? Não daria mta reverberção dp?

    makumbator
    Moderador
    # out/10
    · votar


    Monsfogueri

    A reverberação e ondas estacionárias no espaço interno vc controla com as espumas, bass traps e afins...

    Monsfogueri
    Veterano
    # out/10
    · votar


    makumbator

    Só para tratar? Então eu teria q colocar o q à mais para realmente isolar? Chapas de madeira, de aço?

    makumbator
    Moderador
    # out/10
    · votar


    Monsfogueri

    O problema é a sua área interna, pois o isolamento bem feito "come" muito espaço, pois é algo que demanda diferentes camadas. Mas tudo depende da análise do som que quer fazer, a sala propriamente dita, o material que já existe na construção, a separação entre esses ambientes e o restante da casa, etc...

    ogner
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Monsfogueri

    CHapas de aço seria uma Boa, hehehe!!!! oq pode fazer é um sanduiche de:
    Capas de compensado>lã de vidro> Chapas de compensado

    Um compensado de 15mm, lã de vidro e compensado novamente....e na parte do compensado que ficar exposto no estudio encarpetar pra ajudar na acustica se for, e vai ser, necessario....é uma saida meio gambiarra se vc nao quiser mexer na extrutura/paredes....

    Monsfogueri
    Veterano
    # out/10
    · votar


    makumbator

    A sala é feita com tijolo de 8 furos, normais, o comodo é colado no quarto do meu pai e da minha mãe, só isso, e a entrada dele é por fora da casa, e eu keria isolar de modo q a banda possa tocar com amps ligados, sem incomodar vizinhos e afins...
    E levando em conta o tamanho do comodo..


    ...O q vc faria se fosse vc?

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Colado com o quarto dos seus pais não é um problema tão sério, a não ser que eles queiram dormir, porque normalmente não se fica diretão dentro de um quarto, acaba incomodando menos

    Uma sala como a sua não vai ficar barato fazer tudo isso hehe

    Mas pelas dimensões que voce tem, eu mandaria os pedreiros fazer um reboco bem denso, aplicaria por volta de todas as paredes as placas de lã de rocha, ou vidro e por cima das placas para função de acabamento, colocar as placas de compensado

    Pelo espaço reduzido não vejo outra solução

    Aí em um segundo momento entraria com o tratamento acustico, como o colega já mencionou, inserir alguns bass traps, difusores, espumas, tudo neste momento já dentro da realidade da sua banda, com tudo montado

    O ar condicionado tem que ser necessariamente Split, veja o projeto para receber um aparelho deste, os convencionais deixam passar muito som

    ogner
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Edson Caetano
    Monsfogueri

    O calor ae dentro dependendo da sua cidade, pode ser infernal, um ar é necessidade básica!!! hehehe

    Lembro a uns varios anos atras quando tive minha primeira vontade de montar um home estudio, eu e amigos iamos em todos os ferros velhos desmontar geladeiras pra retirar a lã de vidro das portas.....ahuehuhauhe!!! eita coceira da porr@!!!! Acabou dando certo, montamos uma porta de estudio com lã de vidro dentro....Mas a porta pesava bem uns 40 kg, e tinha quase uns 30cm de espessura!! ahuehuha!!! mas nao vazava som não....E pra abrir precisava de uns 2 pra puxa-la!!ahuheuha!!

    Monsfogueri
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Edson Caetano

    A parede já ta rebocada cara, massa forte, se eu bem me lembro é 6 por 1 com um produto impermeabilizante. Então eu vou ter q fazer isso mesmo q vc falou..


    ogner
    Cara, eu moro em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, minha cidade é tão quente que é qse uma Franquia do Inferno.. iuaheiuehieh







    Então pelo que eu entendi, eu tenho q colocar por cima da parede placas de lã de rocha e por cima destas, colcoar placas de compensado. E por cima do compensado, colocar as espumas Sonex, pra dar o tratamento acústico.



    No teto eu teria q colocar as mesmas coiss da parede tb?

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Sim no teto tambem

    O que vai mudar é o tratamento acustico, não precisa forrar tudo com espuma sonex, aí sim que precisa ser feito um trabalho mais minucioso, ver o que precisa ser tratado

    trashit hc
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Monsfogueri

    bateria eletrônica que eu acho bacana é essa

    agora prepare o bolso. hehe

    Monsfogueri
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Edson Caetano
    E como eu sei o q precisa ser tratado e não precisa?

    janick
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Na boa cara, uma ideia que eu sou afinzão de fazer e tu poderia fazer aí:

    Zoom R16 para Vozes/Guitarra/Baixo/Cia com output geral ligados nos monitores.
    Roland V-Drums para Bateria.
    Pedaleiras ou controlador midi (No caso de VST's) para os músicos.
    Microfones.
    Guitarras e Baixo.
    Caixas Ativas.
    Isolamento.
    Um Note ótimo rodando num bom Daw.

    Tu tem um estúdio MUITO versátil, possibilitando ensaios com qualidade em diversos volumes, e até gravação simples de demos. Interessante, não?

    Um dia eu ainda vou fazer isso!

    Monsfogueri
    Veterano
    # out/10
    · votar


    janick
    É interessante cara, e essa bateria eletronica eu ligaria nas caixas de retorno?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Homestudio em construção - Minhas Idéias + Fotos