Volume médio nas faixas de um CD

    Autor Mensagem
    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/10


    Amigos do FCC, estou em fase de finalização do meu CD, todo produzido no meu modesto home, e gostaria de saber a opinião de quem tem mais experiencia nesta área, de quanto deve ser o volume médio das faixas deste CD que tem no repertório MPB Rural.
    Já ouvi falar em torno de -12, -14 e -16 Dbs, qual seria o mais indicado?
    Obrigado, Zélo Cardoso

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Alguém dê opinião por favor amigos do FCC!!!

    amostech
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Cara, nao existe uma formula magica...
    Tantos db vai soar bem... sempre tome cuidado com clipagem...

    Eu faria o seguinte... deixaria o som sem clipar durante os takes... e depois começaria comprimindo baixo e bumbo... para ver se conseguia algum ganho de volume!

    Desculpe se nao entendi muito bem sua pergunta, mas acredito que seja isso...


    Grande abraço, qualquer duvida estamos ai!

    macaco veio
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    tambem nao entendi bem. Posso imaginar que o valor medio seria algo no meio entre o valor maximo (0 db) e o valor mais baixo em determinadas passagens da musica. Assim supondo se o medio for - 12db o minimo seria -24 e o maximo 0. Se for isso que entendi, acho muito baixo. deveria comprimir todo o sinal um pouco mais para o nivel mais baixo das passagens aumentar um pouco mais.

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: zélo cardoso
    · votar


    amostech
    macaco veio
    Realmente acho que não fui claro na minha duvida!
    Eu sei que o valor maximo é estabelecido pelo Limiter, e no Sound Forge existe uma ferramenta, se não me engano Statistic, que dá esse valor médio, pois existem variações durante a musica (se não seria um bloco sonoro, sem dinamica alguma), é esse o valor que quero saber qual seria o mais indicado para estiloo qual me referi!
    Pois já encontrei na Net valores medios para pop rock, dentre outros estilos, mas queria saber para esse especificadamente!
    Obrigado!
    Zélo Cardoso

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ninguém pode me ajudar???!!!

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Não sei se entendi o que você quis dizer.
    No caso, o volume médio seria, quanto mais abaixo dos 0db (volume máximo). mais nuances de dinâmica as músicas teriam ??

    Se é isso, acho que depende mais da qualidade dos músicos, o "felling" que cada um tem na execução da música do que do estilo tocado, por exemplo, um baterista sem "felling" vai "martelar" a bateria do início ao fim da música, o guitarista sem sentimento iria fazer power chords pesados do início ao fim da música, aí esta música iria ficar chata de se ouvir e seria um bloco sem dinâmica (volume médio bem próximo ao volume máximo).

    Assim acho que isso independe do estilo musical, depende da qualidade dos músicos, e da vontade de querer fazer uma obra instigante e cheia de nuances, ao invés de um bloco contínuo e chato.

    Obs.: Se alguém vier aqui dizendo que pra Rock se usa um volume médio próximo ao volume máximo, na verdade este alguém não está escutando Rock de qualidade.

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: zélo cardoso
    · votar


    El_Cabong
    Obrigado meu brother, mas é que em alguns Foruns e Sites, li de que existe como se fosse uma "tabela" com esses indices médios, mas não achei para esse estilo!
    Concordo plenamente que qualquer estilo tem que ter essas nuances e variações de dinâmica, mas queria saber se existe um padrão de volume médio para estilo em questão MPB Rural!
    Grande abraço,e obrigado!
    Zélo Cardoso

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    zélo cardoso
    Eu acho que o melhor seria você pegar algum CD de um artista de MPB Rural e analisar o espectro, analisar auditivamente também, e procurar fazer algo parecido.

    * Uma curiosidade !!
    MPB Rural seria aquelas músicas do tipo Oswaldo Montenegro, Almir Sater ?
    O estilo destes dois eu acho muito legal !!! Já o resto dos chamados sertanejos eu não gosto nenhum pouco !! He He!!
    Abçs.

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: zélo cardoso
    · votar


    El_Cabong
    É meio na linha do Almir Sater, só que eu até já fiz um tópico aqui, sobre um disco do Almir Sater que os volumes médios de masterização eram -3,5 ou -5,0 (muito baixo),porém ficou muito bom e no CD dele eram instrumentos mais acusticos, no meu tem Baixo, bateria, Strings, Sanfona, Flauta, Violões, etc e não sei se daria para comparar por essa questão, mas vou fazer o que me sugeriu!!!
    Obrigado, mais uma vez!
    Um abraço, Zélo Cardoso

    zélo cardoso
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: zélo cardoso
    · votar


    Galera do FCC, como meu CD está quase pronto, estou ressussitando este tópico para saber se alguém poderia me dar essa informação, pois já pré-masterizei em -12dB, -13, e -14 (de média),e gostaria de saber se alguém sabe qual seria o mais indicado!
    Encontrei isso no Audiolist:

    "Dicas de nível RMS:
    - 15dB: média ideal para música pop, MPB, etc..
    - 12dB: bem alta, usada para rock pesado.
    - 10dB ou menos: muito alta e com som muito achatado.
    Sólon do Valle.
    "

    Obrigado, Zélo Cardoso

    zélo cardoso
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Up!

    zélo cardoso
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Acho que ninguém pode me ajudar nessa dúvida! Mas se alguém souber me repondam essa outra:
    O volume médio, de por exemplo -15,00 dBs quer dizer que se pegarmos uma música produzida em um grande estudio, por engenheiros profissionais no assunto, e essa música tiver o mesmo valor médio de -15,00 dBs, o volume será o mesmo, ou não?
    Obrigado!
    Zélo Cardoso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Volume médio nas faixas de um CD