Autor |
Mensagem |
zélo cardoso Veterano |
# jul/10
Amigos do FCC, estou em fase de finalização do meu CD, todo produzido no meu modesto home, e gostaria de saber a opinião de quem tem mais experiencia nesta área, de quanto deve ser o volume médio das faixas deste CD que tem no repertório MPB Rural. Já ouvi falar em torno de -12, -14 e -16 Dbs, qual seria o mais indicado? Obrigado, Zélo Cardoso
|
zélo cardoso Veterano |
# jul/10
· votar
Alguém dê opinião por favor amigos do FCC!!!
|
amostech Veterano |
# jul/10
· votar
Cara, nao existe uma formula magica... Tantos db vai soar bem... sempre tome cuidado com clipagem...
Eu faria o seguinte... deixaria o som sem clipar durante os takes... e depois começaria comprimindo baixo e bumbo... para ver se conseguia algum ganho de volume!
Desculpe se nao entendi muito bem sua pergunta, mas acredito que seja isso...
Grande abraço, qualquer duvida estamos ai!
|
macaco veio Veterano |
# jul/10
· votar
tambem nao entendi bem. Posso imaginar que o valor medio seria algo no meio entre o valor maximo (0 db) e o valor mais baixo em determinadas passagens da musica. Assim supondo se o medio for - 12db o minimo seria -24 e o maximo 0. Se for isso que entendi, acho muito baixo. deveria comprimir todo o sinal um pouco mais para o nivel mais baixo das passagens aumentar um pouco mais.
|
zélo cardoso Veterano |
# jul/10 · Editado por: zélo cardoso
· votar
amostech macaco veio Realmente acho que não fui claro na minha duvida! Eu sei que o valor maximo é estabelecido pelo Limiter, e no Sound Forge existe uma ferramenta, se não me engano Statistic, que dá esse valor médio, pois existem variações durante a musica (se não seria um bloco sonoro, sem dinamica alguma), é esse o valor que quero saber qual seria o mais indicado para estiloo qual me referi! Pois já encontrei na Net valores medios para pop rock, dentre outros estilos, mas queria saber para esse especificadamente! Obrigado! Zélo Cardoso
|
zélo cardoso Veterano |
# jul/10
· votar
Ninguém pode me ajudar???!!!
|
El_Cabong Veterano |
# jul/10 · Editado por: El_Cabong
· votar
Não sei se entendi o que você quis dizer. No caso, o volume médio seria, quanto mais abaixo dos 0db (volume máximo). mais nuances de dinâmica as músicas teriam ??
Se é isso, acho que depende mais da qualidade dos músicos, o "felling" que cada um tem na execução da música do que do estilo tocado, por exemplo, um baterista sem "felling" vai "martelar" a bateria do início ao fim da música, o guitarista sem sentimento iria fazer power chords pesados do início ao fim da música, aí esta música iria ficar chata de se ouvir e seria um bloco sem dinâmica (volume médio bem próximo ao volume máximo).
Assim acho que isso independe do estilo musical, depende da qualidade dos músicos, e da vontade de querer fazer uma obra instigante e cheia de nuances, ao invés de um bloco contínuo e chato.
Obs.: Se alguém vier aqui dizendo que pra Rock se usa um volume médio próximo ao volume máximo, na verdade este alguém não está escutando Rock de qualidade.
|
zélo cardoso Veterano |
· votar
El_Cabong Obrigado meu brother, mas é que em alguns Foruns e Sites, li de que existe como se fosse uma "tabela" com esses indices médios, mas não achei para esse estilo! Concordo plenamente que qualquer estilo tem que ter essas nuances e variações de dinâmica, mas queria saber se existe um padrão de volume médio para estilo em questão MPB Rural! Grande abraço,e obrigado! Zélo Cardoso
|
El_Cabong Veterano |
# jul/10 · Editado por: El_Cabong
· votar
zélo cardoso Eu acho que o melhor seria você pegar algum CD de um artista de MPB Rural e analisar o espectro, analisar auditivamente também, e procurar fazer algo parecido.
* Uma curiosidade !! MPB Rural seria aquelas músicas do tipo Oswaldo Montenegro, Almir Sater ? O estilo destes dois eu acho muito legal !!! Já o resto dos chamados sertanejos eu não gosto nenhum pouco !! He He!! Abçs.
|
zélo cardoso Veterano |
· votar
El_Cabong É meio na linha do Almir Sater, só que eu até já fiz um tópico aqui, sobre um disco do Almir Sater que os volumes médios de masterização eram -3,5 ou -5,0 (muito baixo),porém ficou muito bom e no CD dele eram instrumentos mais acusticos, no meu tem Baixo, bateria, Strings, Sanfona, Flauta, Violões, etc e não sei se daria para comparar por essa questão, mas vou fazer o que me sugeriu!!! Obrigado, mais uma vez! Um abraço, Zélo Cardoso
|
zélo cardoso Veterano |
# ago/10 · Editado por: zélo cardoso
· votar
Galera do FCC, como meu CD está quase pronto, estou ressussitando este tópico para saber se alguém poderia me dar essa informação, pois já pré-masterizei em -12dB, -13, e -14 (de média),e gostaria de saber se alguém sabe qual seria o mais indicado! Encontrei isso no Audiolist:
"Dicas de nível RMS: - 15dB: média ideal para música pop, MPB, etc.. - 12dB: bem alta, usada para rock pesado. - 10dB ou menos: muito alta e com som muito achatado. Sólon do Valle. "
Obrigado, Zélo Cardoso
|
zélo cardoso Veterano |
# ago/10
· votar
Up!
|
zélo cardoso Veterano |
# ago/10
· votar
Acho que ninguém pode me ajudar nessa dúvida! Mas se alguém souber me repondam essa outra: O volume médio, de por exemplo -15,00 dBs quer dizer que se pegarmos uma música produzida em um grande estudio, por engenheiros profissionais no assunto, e essa música tiver o mesmo valor médio de -15,00 dBs, o volume será o mesmo, ou não? Obrigado! Zélo Cardoso
|