gravação com chiados no violão, o que fazer?

    Autor Mensagem
    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10


    Galera, estou com problemas para gravar o meu violão TAGIMA DALLAS....eu uso uma placa de som externa M-audio fast track e o software guitar rig pra modelar os efeitos..

    QUando eu uso a guitarra ou o baixo, eu consigo gravar sem interferências e chiados....porém com o violão fica mto ruim com mtos chiados, horroroso mesmo...

    será que isso é problema da captação do violão?

    Se puderem me ajudar.....eu agradeço!!!

    fulanno
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pé de chinelo
    compre um chinelo


    brink

    vc liga direto na placa, mesa,ou microfona direto no mic?

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ahahhaha blz fulanno vo comprar um!! e obrigado por responder....

    eu já microfonei o violão, usando um mic condensador q eu tenho....fica bom, mas o problema é que onde eu moro não tem isolamento acústico e qlq barulhinho vai sair na gravação, como já saiu em outras gravações q eu fiz como latidos de cachorros, passarinhos, carros etc.

    Por isso que eu estou querendo gravar em linha, para evitar outros barulhos, tendo em vista que estou fazendo uma pré produção das músicas da minha banda, depois iremos gravar mais profissionalmente em estúdio.....

    o meu esquema de gravação em casa é assim:

    Violão conectado com cabo P10 na placa de som, e a placa conectada na porta USB do notebook......e a saída do áudio na placa de som tb, usando monitores ou fones de ouvido!

    com a guitarra e o baixo eu consigo uma qualidade boa, sem qlq tipo de chiado!! mas com o violão......

    valeu!

    Stalingrado
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pé de chinelo
    Cara, tem um preset num EQ de 10 bandas (Q10 é o nome) da Waves que retira praticamente todos os ruídos. O nome é Noise Filter.

    Seria interessante você testar, caso tenha.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Stalingrado

    eu vi o plug-in no site, mas parece q tem q pagar né.....vc tem o link pra baixar free?

    e onde q vc usa esse plug in? da pra usar no fruity loops?

    valeu

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # 21/jun/23 09:07
    · votar


    Bom dia, pessoal.

    Desculpa desenterrar um tópico da década passada, mas gostaria de tirar uma dúvida bem específica que não encontrei por aí...

    Eu gravo violão com um microfone bosta (imitação da SM58) e acabo gravando um chiado que não consigo evitar de fazer: minha respiração.

    Tem algum plugin que retirar esse tipo de chiado de uma gravação de violão? Tentei um Debreathe, mas ele não resolveu meu problema.
    Tentei até gravar usando máscara, mas minha respiração é muito alta...

    makumbator
    Moderador
    # 21/jun/23 09:26
    · votar


    Beto Guitar Player

    Até têm opções que podem retirar um pouco do ruído de respiração sem afetar muito o restante do sinal (a parte musical). Tipo p izotope RX, o Waves clarity, entre outros.

    Mas como vc está gravando? Qual o posicionamento do mic em relação ao violão e sua boca? E imagino que o problema fique evidente apenas em gravações destinadas a ser violão solo ou com poucos instrumentos a mais, pois em uma mix mais carregada aposto que sua respiração sumiria.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # 21/jun/23 16:46 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    makumbator


    Bom, basicamente eu toco sentado com o microfone a uns 20 cm da casa 12 do violão. Na real, na mix o ruído desaparece um pouco, mas isso me irrita na hora que estou editando o violão. Acho que tenho um pouco de toc, kkkk

    Cmolena
    Membro Novato
    # 25/jun/23 12:56
    · votar


    Mano, se você respira alto demais...primeiro, as vezes é um charme da sua gravação (kkkkkkkkkkk). Mas se incomodar, soca esse microfone bem perto do violão que a tendência é que diminua muito. Você vai ter que tomar um certo cuidado pra não bater com o violão no microfone e cagar a gravação...mas é assim a vida no audio.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # 26/jun/23 08:47
    · votar


    Cmolena
    Mano, se você respira alto demais...primeiro, as vezes é um charme da sua gravação


    Antes fosse, kkkkkk. O meu problema é que eu tinha um desvio de septo e fiz uma cirurgia, mas acho que não ficou muito bom o resultado, daí eu tenho a tendência de respirar pela boca. Na hora que estou tocando eu nem percebo, mas quando vou editar o áudio eu ouço.

    soca esse microfone bem perto do violão

    Isso distorce muito o som e gera muita harmônica estridente. Meu violão não é lá grandes coisas e o encordoamento também é meio bosta.
    Mas vou focar na mixagem, como o Makumba falou, se eu não perceber com outros instrumentos tocando junto, vou deixar assim mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a gravação com chiados no violão, o que fazer?