Conexão MIDI para teclado estaria com os dias contados?

    Autor Mensagem
    Raul Vinícius
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Raul Vinícius


    Oi pessoal, meu nome é Raul e nesses dias estava pensando: assim como ocorreu com conexões como a Paralela(impressora, scanner...) e a Serial (mouse) e como já está ocorrendo com a PS2 (mouse/teclado) que foram/estão naturalmente sendo substituídas pela USB. Alguém tem visto nas lojas, ultimamente, uma impressora paralela, por exemplo? Acho que não. Todas impressoras são USB agora. Os teclados tendem a vir APENAS com o USB em vez de ter duas (USB/MIDI)? USB está presente em 100% das placas-mãe para PC enquanto a MIDI não, e se o assunto é notebook, piorou! Não tem MIDI mesmo!!! Mas todos tem USB. Além do mais é mais barato obter um produto com USB, como os teclados iniciantes Casio CTK-710 e Fenix FK-320b, novos, acha-se por menos de R$ 450, e servem como controladores num estúdio caseiro e podem ser usados com a tecnologia VST. Tenho pensado em adquirir um desses teclados que tem USB pois não tenho MIDI aqui em casa e usar o "piano roll" para compor já está ficando cansativo... bom, assim como um dispositivo USB é mais barato e mais fácil de plugar/usar do que um dispositivo Paralelo, fez a entrada paralela perder terreno e sumir, o mesmo poderia acontecer com os teclados? A conexão MIDI está para perder seu lugar para a USB nos arranjadores, controladores, workstations e etc? Por favor comentem. Um abraço.

    www.palcomp3.com.br/raulmendes.

    Lori_Dw
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Raul Vinícius

    Bom, que tudo muda, nao temos dúvidas!!
    Mas a questão, é a seguinte: a saída MIDI e a USB servem para mesma finalidade?
    No meu ver(não entendo muito sobre) a saida MIDI leva informações midi ao computador, nao sei se midi pode ser transferido via USB. Penso eu que uma informação que sai do controlador, para o computador, se vc quer passar a informação formado MIDI, creio que tenha que ser via cabo/saida MIDI....não sei se USB transmite a informação midi.

    Isso deve ser respondido por alguém que conheça tecnicamente o assunto!! Mas no meu ver são duas saídas distintas, para objetivos diferentes!!

    macaco veio
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    eu acho os plugs de midi um saco de mexer, um saco pra soldar o cabo se tiver que montar um, nao pode ser muito comprido que da problema e outros inconvenientes, destesto usar midi, espero que desaparecam mas acho que vai demorar, os fabricantes de teclado principalmente sao acomodados, veja o exemplo da Roland, ninguem mais usava disquete e ela insistiu nos teclados com disquete por muito tempo, demorou para aderir ao USB.
    Reparem outra coisa, geralmente instalam a saida USB nos aparelhos apenas para a coneccao com o computador, quando o aparelho tem gravar dados nunca usao a USB para permitir a gravacao direta no Pen drive comum, sempre instalam um outro aparato qualquer de cartao de chip pra essa funcao. E' assim com cameras, gravadores digitais, teclados etc. Sao uns filho da P.

    Raul Vinícius
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Raul Vinícius
    · votar


    Oi Lori_Dw

    USB e MIDI são conexões que possuem funções bem parecidas na nessa área, home sudio, a função de controlar, manusear e mexer em parâmetros dentro do programa(DAW) que você usa... o esquema básico seria. Controlador(hardware) plugado numa conexão(interface USB ou MIDI) para controlar um programa(DAW). Mesmo se for uma conexão USB, você pode usar esse teclado como controlador. Exemplo o controlador Behringer UMX 61 tem MIDI e USB e você usa um ou outro. Se eu tivesse um, eu usaria USB pois não tenho MIDI aqui.

    ROTTA
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Conexão MIDI para teclado estaria com os dias contados?

    Eu acho que é tendência manter apenas a conexão USB, não apenas nos teclados. MIDI é uma tecnologia anterior à USB, mas que ainda tem amplo uso.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conexão MIDI para teclado estaria com os dias contados?