Tamanho dos arquivos(faixas) do sonar

Autor Mensagem
Lori_Dw
Veterano
# mai/10


Galera, seguinte...estou começando com home estudio, ja gravei algumas coisa, tipo guias com violão e voz...mas percebo que os arquivos de audio que são gerados dessas gravações são muito grandes...tipo: uma musica com voz, violão e bateria ficou com 95mb. Não sei o que está errado, se é configuração...alguém poderia me ajudar??
Abraço

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


Lori_Dw

É isso mesmo... o arquivo de trabalho do DAW, se voce gravar bateria com uns 7 mics, voz, backvocal, guitarras, baixo, fica com mais de 1 giga facil facil.

Provavelmente esse seu arquivo exportado ficou com 95mb porque voce deve ter extraído no formato WAV, que é o padrão pra mexer com esse tipo de coisa. Se voce nao tiver a opção de já exportar em MP3, pegue algum conversorzinho gratuito de WAV pra MP3 pela internet aí que ja resolve seu problema, aí cai pro normal que voce ta acostumado de 5mb mais ou menos. Abs!

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


Humm...mas então é normal o tamanho ser assim elevado??
Se eu converter pra mp3 então vai cair o tamanho, é isso??

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


Iversonfr

Sabe qual é a minha dúvida?
Nos CD´s que compramos, as musicas vem com tamanho de 3, 4 ou 5 mb, dependendo da duração!!
Não sei se tem algo haver, mas no caso; como vou produzir um CD completo e gravá-lo na mídia, se uma musica com violão e voz e batera chegou quase a 100mb....se eu for gravar todas as musicas, com todas as faixas de instrumentos, vai chegar bem enorme....e como vou colocar 10 musicas num CD??

horacio.jo
Veterano
# mai/10
· votar


Lori_Dw
Nossa cara, mas você tá bem perdidaço mesmo nessa história de arquivos.
Vou tentar te explicar:
o teu programa de gravação faz tudo em wav, uma música de 4 minutos mais ou menos dá uns 30mb cada trilha, entende, voz, violão, etc...
Quando você fizer a mixagem, ou seja unir todos os instrumentos em um arquivos só, dará os mesmos 30 ou 40 mb esse arquivo, ou seja a música pronta.
Você faz a master pra gravar no cd e caberá as 16, 17 músicas que cabem em um cd.
por isso pra trabalhar com áudio necessitamos de bastante espaço, temos que ter hds grandes. um projeto de 10 músicas chega fácil a 12 ou 15 gigas de arquivos.
espero que eu tenha conseguido tirar tua dúvida.
abs!

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


horacio.jo

Seguinte cara...eu to meio perdidasso mesmo!! rsrsrs

Porque tipo, achei mto grande os arquivos...um amigo meu gravou, eficou parecendo mais "normal"...talvez porque ele converteu pra mp3...mas sei lá!!

...outra coisa; se eu tenho uma faixa de violão, e outra de vocal, com 30mb cada, quando eu junto as duas, no sonar, tanto pelo "export" quanto pelo "bounce"...o arquivo fica com 60mb, a junção das duas faixas, e não apenas com 30mb.

Será que se eu levar as faixas e masterizar em um outro programa, seria melhor??

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


Já me falaram em gravar em 16 ou 24 bits. Falaram que 16 a qualidade é menor, e o arquivo deve diminuir tbm!! Mas eu não sei como verifico isso...eu nunca mexi nessas configurações...como eu abro o programa sonar desde o inicio, eu gravo, e boa...nao saco mto de configurações.

Se alguem puder me ajudar a respeito disso, de uma configuração que fique boa!!

Agradeço a atenção de todos.

trashit hc
Veterano
# mai/10
· votar


Lori_Dw

Humm...mas então é normal o tamanho ser assim elevado??
Se eu converter pra mp3 então vai cair o tamanho, é isso??

vai cair o tamanho, e a qualidade!

Já me falaram em gravar em 16 ou 24 bits. Falaram que 16 a qualidade é menor,
mais vc só vai poder usar 24 bits se sua placa de som suportar.
se for onboard, acho dificil.
me corrijam seu eu estiver errado!


Será que se eu levar as faixas e masterizar em um outro programa, seria melhor??
com certeza!! use o sound forge pra mixar, e o ozone 4 no próprio sound forge pra masterizar as tracks.

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


eu uso uma delta 1010...axo que suporta 24bits né??
e meu pc nao é tao ruim, axo que posso forçar um pouco nos programas que uso.

trashit hc
Veterano
# mai/10
· votar


Lori_Dw

eu uso uma delta 1010...axo que suporta 24bits né??

sim!!
mais parece que vc vai precisar de um pré amp, porque a delta 1010 não tem pré amp.
me corrijam seu eu estiver errado!


e meu pc nao é tao ruim, axo que posso forçar um pouco nos programas que uso.

qual é a configuração do seu pc?

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


Core 2 Duo
2Gb Ram
320Gb HD
Placa de video de 256mb
delta 1010
A placa mãe não me recordo

trashit hc
Veterano
# mai/10
· votar


Lori_Dw

Core 2 Duo
2Gb Ram
320Gb HD
Placa de video de 256mb
delta 1010
A placa mãe não me recordo

então tu tá bem na fita!!! hehehe
eu também uso o sonar, e minha configuração não chega nem perto da sua!! e ainda consigo gravar uns sonzinhos.


meu PC

celeron
512 MB ram
HD 80
placa de video nem tenho
placa de som onboard
tô lascado!!! hehehe

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


Lori_Dw
trashit hc

Mas ta estranho isso, pq eu usei o Sonar um tempinho e ele dava o bounce normal, não ficava nada absurdo assim não. Diga-se de passagem ele criava arquivos mais compactos que o Protools. Esse negocio de dar bouce em duas tracks de 30 mega e o arquivo de saída ficar com 60 é muito estranho...

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


trashit hc

Então cara, pra vc ver...eu to começando a me interessar muito por produção e gravação de audio agora...e gravei algumas coisas já...e me surpreendi com a qualidade em relação ao custo/beneficio que os meus equipamentos me proporcionaram.

Tipo: eu coloco violão em linha numa mesa Beringher(sem preamp) e jogo na placa/PC....e me surpreendi com a qualidade do audio...tudo isso seco, sem efeito ou equalização/masterização nenhuma, só a equalização da mesa!!

Ja me falaram que eu vou sentir mais falta de um preamp pra gravar voz...já que eu não tenho ainda um mic bom!! Mas por enquanto vou levando assim...nao da pra comprar tudo de uma vez só né!!

O que eu mais me assustei, é com o tamanho dos arquivos mesmo, ja teve gente que disse pra mim que teria alguma configuração errada, que era pra ser menor...mas nao soube me dizer o que fazer!!

Continuo na busca...

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


Iversonfr

É, tipo assim, nao necessariamente dobra o tamanho....mas fica bem maior sim, senao dobra, quase dobra...nunca fica o mesmo tamanho que as tracks separadas!!

Porisso que me assustei com o tamanho dos arquivos....pq a gente é acostumado a pegar CD com faixas de 4, ou 5 mb...sei lá...algo deve dar pra fazer!!

trashit hc
Veterano
# mai/10 · Editado por: trashit hc
· votar


Iversonfr

Mas ta estranho isso, pq eu usei o Sonar um tempinho e ele dava o bounce normal, não ficava nada absurdo assim não. Diga-se de passagem ele criava arquivos mais compactos que o Protools. Esse negocio de dar bouce em duas tracks de 30 mega e o arquivo de saída ficar com 60 é muito estranho...
também acho!! meu PC é bem mais fulero que o dele, e eu não tenho esse problema.

Lori_Dw

Então cara, pra vc ver...eu to começando a me interessar muito por produção e gravação de audio agora...e gravei algumas coisas já...e me surpreendi com a qualidade em relação ao custo/beneficio que os meus equipamentos me proporcionaram.
as vezes eu nem acredito que em casa posso gravar minhas músicas com uma qualidade boa!! porque eu era acostumado a gravar ensaios naqueles gravadores antigos com uma qualidade horrível, e achava o máximo. hehehe

Ja me falaram que eu vou sentir mais falta de um preamp pra gravar voz...já que eu não tenho ainda um mic bom!! Mas por enquanto vou levando assim...nao da pra comprar tudo de uma vez só né!!
eu também tô nessa empreitada, comprando aos poucos.

O que eu mais me assustei, é com o tamanho dos arquivos mesmo, ja teve gente que disse pra mim que teria alguma configuração errada, que era pra ser menor...mas nao soube me dizer o que fazer!!
tem alguma coisa errada ai...

faça um teste, porque vc não exporta em MP3 pra ver o tamanho que o arquivo vai ficar?? se ficar grande... ai tem alguma coisa errada ai.

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


trashit hc

Exportar direto do Sonar em mp3??
Não consegui achar essa opção ainda!!
Sabe como fazer??

trashit hc
Veterano
# mai/10
· votar


Lori_Dw

Exportar direto do Sonar em mp3??
sim!

Não consegui achar essa opção ainda!!
Sabe como fazer??

sim!

vou te passar umas dicas.

1º clique nesse quadrado, ai ele vai ficar amarelo. que dizer que vc só vai exportar essa pista.
veja na foto>> quadrado amarelo

2º agora vá em file/ export/ audio/ MP3

3º agora só é renomear/ escolher a opção MP3/ e exportar
veja na foto>> exportar MP3

espero ter ajudado!

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


trashit hc

Humm...entao se eu selecionar/clicar alo pro quadrado ficar amarelo, e for la em exportar, só vai exportar o que tiver selecionado/marcado o quadradinho...é isso??

ta ajudando sim cara, pode crer!!

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


trashit hc

Qual sonar tu usa??

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


Lori_Dw
Porisso que me assustei com o tamanho dos arquivos....pq a gente é acostumado a pegar CD com faixas de 4, ou 5 mb...sei lá...algo deve dar pra fazer!!

Não rapaz... CDs não tem isso que voce imagina... as tracks de cds são em WAV e muitos megas, tipo 50-70megas, tanto que vc ve um cd de 700mb cheio com 12 músicas. Quando voce tira as faixas do cd e elas ficam com 4 a 5 mega, voce já extraiu em mp3, mas o formato original que está dentro do CD é esse WAV de 70mb, entendeu?

ou seja... voce tem que conseguir gravar músicas WAV de 50 a 70mb, pq se voce gravar no formato mp3 igual voce ta falando, não será um cd convencional, e aparelhos tipo cd player normais não rodarão. Entendeu? a única coisa estranha é que quando temos 10 tracks por exemplo, a música fica com 50 a 70mb do mesmo jeito, e pelo que voce ta dizendo, a sua ficaria com 700... isso que está estranho, mas eu ainda acho que é alguma configuração de saída do Sonar, só não sei oqq é... rsrsrs abs!

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


Iversonfr

Certo...entendi o que vc me explicou sobre o tamanho das músicas...então eu tendo uma musica de 70 ou 80mb não vai ser exagero nenhum né?? do contrario que eu tava pensando.

...e as musicas de 4 ou 5 mb que eu falo, talvez pq a gente extrai em wma, e nao em wav né?? ou extraimos em wma, ou mp3..que é menor(menos qualidade), deve ser porisso que eu me confundi com os tamanhos então!!

Dae sim...só preciso ver entao se tem alguma configuração errada no meu sonar, ou algo nesse sentido.

Obrigado pelos esclarecimentos pessoal!!

Iversonfr[b]
[b]trashit hc


trashit hc
Veterano
# mai/10
· votar


Lori_Dw

Humm...entao se eu selecionar/clicar alo pro quadrado ficar amarelo, e for la em exportar, só vai exportar o que tiver selecionado/marcado o quadradinho...é isso??
sim!

Qual sonar tu usa??
cara, eu uso o 6, eu sei que tem até o 8 se não me engano...
mai eu penso assim, time que tá ganhando não se mexe!! hehe
tenho medo de mudar e acabar dando alguma coisa errada, porque eu já tive altas dores de cabeça com softwares. hehehe



Iversonfr

boa explicação!!

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


trashit hc

Hehehehe....eu tbm penso assim como vc...eu uso o Sonar 6 - Producer Edition, to me virando bem com ele, e agora que to pegando o jeitinho, nem penso em mudar tão cedo.

Mas pelo layout que vi na foto...as suas pistas são/ficam diferente das minhas, pelo menos o gráfico ali de volume, saidas, rec, etc, ali perto do "quadradinho"!! ....vc usa alguma coisa especial, ou alguma configuração pra ficar assim diferente??

Valew..abraço.

trashit hc
Veterano
# mai/10
· votar


Lori_Dw

Mas pelo layout que vi na foto...as suas pistas são/ficam diferente das minhas, pelo menos o gráfico ali de volume, saidas, rec, etc, ali perto do "quadradinho"!! ....vc usa alguma coisa especial, ou alguma configuração pra ficar assim diferente??
eu nem mexo em volume, saidas, o que vc viu, deve ser alguns plugins, efeitos que tô usando na trilha de guitarra, um simulador de amplificador, um equalizador, e analisador de frequências.
não é aqueles quadrados verdes pequenos um abaixo do outro?


abç.

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


trashit hc

Isso, tem os quadrinhos verdes um embaixo do outro, com umas coisas escritas do lado...e embaixo, no fim de cada faixa, tem um "medidor de volume", ou seja aquela barra que marca em quantos db chega, ou até quantos db vai o sinal...a mesma barra que tem ali no volumne master vertical, o seu tem uma horizontal embaixo de cada track...no meu nao tem!!

trashit hc
Veterano
# mai/10 · Editado por: trashit hc
· votar


Lori_Dw

no fim de cada faixa, tem um "medidor de volume", ou seja aquela barra que marca em quantos db chega, ou até quantos db vai o sinal...a mesma barra que tem ali no volumne master vertical, o seu tem uma horizontal embaixo de cada track...no meu nao tem!!

no seu tem também!! depende da forma que cada pesoa abre seu projeto abre.

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


trashit hc

no seu tem também!! depende da forma que cada pesoa abre seu projeto abre.
que tem eu sei...só não sei pq não aparece!! hehehee
...eu abro o projeto normal, aquela opção que aparece já na entrada, é "simples" acho...nem lembro...é o projeto normal que eu abro!!
...bom, tudo é questão de configuração tbm!!


trashit hc
Veterano
# mai/10
· votar


Lori_Dw

eu abro 4 tracks audio, deve ser por isso que o meu é diferente do seu.

Lori_Dw
Veterano
# mai/10
· votar


trashit hc

Certo....eu abri uma de 4 tracks audio, e ficou daquele jeito mesmo!! valew.

E o seguinte...ontem tirei todas as minhas duvidas, e coloquei a prova o "tamanho" da minha musica...eu converti o arquivo de WAV p/ MP3...e o tamanho foi de 84mb p/ 4mb!! hahah
resultado satisfatório...tem gente que fala que perde qualidade e tals...mas pra veicular na web, tem que ser assim mesmo!!

Valeu a galera que me deu dicas ae!! Vamos partir pra outras dúvidas nos outros tópicos....OBRIGADO todos!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tamanho dos arquivos(faixas) do sonar