Esta mixagem pode ser melhorada?

    Autor Mensagem
    Staut
    Veterano
    # abr/10


    Por favor, quem puder avaliar essa canção (a mixagem, em especial) e me dar uma opinião crítica vai me ajudar muito, pois comecei a registrar minhas canções, em casa, e estou fazendo tudo sozinho, sem outro parâmetro que não seja o meu.



    Agradeço!

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Staut

    Gostei bastante da qualidade da música apesar de não ser meu estilo preferido... parabens!

    O que voce colocou de efeitos na voz? alem disso, achei ela um pouco alta... a caixa EU jogaria mais pra esquerda... outra coisa, tenta abaixar a guita um pouco nas partes que a voz ta rolando, achei que tão trombando... abs!

    Staut
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Salve, Iversonfr!

    Na voz, coloquei um pouquinho de reverb. Creio que você tem razão quando diz que a voz ficou um pouco além da conta. Vou rever isso. Outra coisa que concordo é sobre a guitar (solo, não é?). De fato, não diminui seu volume nas partes em que canto, como pode ser de costume. Optei por isso, considerando que a guitar solo fica mais presente na última parte da canção, ou seja, na repetição da letra. Mesmo assim, é possível realmente que fique melhor se colocar ela um pouquinho atrás.

    Afinal, minha experiência em mixagem começou há apenas três semanas!

    Agradeço pelas observações. É com as suas e de quem mais puder ouvir e comentar que vou balizando meu julgamento e aprimorando minhas mixagens.

    kyo_ryo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Staut
    Gostei bastante da sua música. Achei com o reverb na voz combinou com o clima da música. Os timbres de guitarra ficaram ótimos, mas achei que ela ficou muito alta em relação aos outros instrumentos. O que realmente me desagradou foi aquele instrumento que a música inicia e os strings: estão parecendo MIDI do Windows. Na minha opinião a bateria está muito baixa.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    Staut

    Ainda na voz, crie um auxiliar, e use o send para um delay estereo. Neste, coloque em torno de 20ms para um lado e uns 40 a 50ms para o outro lado... um pouquinho de nada de feedback... e vai ajustando no volume do send... isso causará um efeito "estereo" na voz, fica bem legal... ou se preferir use um doubler tipo o da antares, mas eu acho que o delayzinho vai ficar bem massa....

    Edit:
    Afinal, minha experiência em mixagem começou há apenas três semanas!

    A minha tambem não tem muito tempo não... to aprendendo e lendo bastante ainda... ainda mais por ser apenas hobbie, demanda mais tempo para aprender por não conseguir dar muita atenção... abs!

    Staut
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pô, Kyo_ryo!

    Esses instrumentos no início da canção e os strings realmente me preocupam, pois podem soar muito sintéticos (e são, claro). Bem, agora estou pensando como resolver isso... se você tiver alguma dica, de software ou uma forma de manipular esses sons, é só mandar.

    Valeu mesmo pelas observações.

    kyo_ryo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Staut
    Você gravou esses sons direto de um teclado? Ou foi a partir de uma sequência MIDI?

    Eu tenho conseguido bons resultados com o Native Instruments Kontakt e o Bandstand. Eu não consegui identificar, qual seria aquele primeiro instrumento?

    Staut
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pois então, Kyo_ryo

    Eu usei um programa chamado "virtual piano" que, talvez, não seja tão bom. Os VSTs das guitarras são do Guitar Rig 4, que se não estou enganado, são da Native Instruments. Creio que me faltam esses Kontakt e o Bandstand.

    Também estou considerando usar para os strings um conjunto de programas da Cake Walk que me dão cordas, bateria e baixo. Por sinal, usei ele para compor a bateria e o baixo. Mas tudo foi gravado como áudio, não como midi.

    Vou procurar esses Kontakt e Bandstand. Você pode me falar um pouco mais sobre eles?

    kyo_ryo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Staut
    Ah, mas se você fez pelo Cakewalk de qualquer forma você teve que compor uma trilha midi.

    O Kontakt e o Bandstand são VSTi's, ambos funcionam como samplers (cada nota é representada por um arquivo wav). O Bandstand vem com uma coleção de samples menores e mais simples, mas muitos são úteis. O Kontakt é um sampler mais completo e personalizável, que inclusive roda os sons do Bandstand. Atualmente uso apenas a coleção de samples do Bandstand junto com o Kontakt (recentemente comecei a baixar a coleção desse, que tem vários Gb de tamanho).

    Staut
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Salve, Inversonfr!

    Ainda na voz, crie um auxiliar, e use o send para um delay estereo...

    Eu havia duplicado as trilhas das guitarras base e solo e a trilha da voz. As trilhas da guitarra base coloquei uma no centro para manter a presença dela e a outra paneei 50% para a esquerda. Nas trilhas da guitarra solo fiz a mesma coisa, só que paneando uma delas 50% para a direita. E na voz, a mesma coisa. Só não apliquei delays em taxas diferentes. Achei que não precisaria, mas vou experimentar para ver como é que fica.

    Valeu!

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Staut

    Duplicar as trilhas sem modificar o tempo, nem colocar delay, etc, não serve para nada, apenas aumenta o volume.

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Staut
    Na mixagem eu diminuiria o volume da guitarra, e também diminuiria o reverber de tudo, principalmente da voz, ou então programa um reverber com um "decay" mais rápido.
    Ainda no vocal eu aumentaria um pouquinho os agudos (a não ser que o bitrate deste arquivo esteja cortando os agudos e no original não esteja assim).

    Com relação ao meu gosto pessoal eu trocaria o baixo elétrico por um contrabaixo acústico, e tem um som no início que não sei se é violoncelo sintetizado ou acordeon sintetizado, eu colocaria os instrumentos mesmo ou então um sintetizado mais real, mas isso é só minha opinião.

    Muito legal a música. Boa de se ouvir. Legal o vocal.

    macaco veio
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    mixagem e' algo muito subjetivo e cada um tem um gosto, por exemplo nao acho que o reverb esteja demais e nem a guitarra esteja alta. Acho que a bateria esta baixa demais e talvez um pouco mais de contrabaixo. O que acontece e' que voce explorou pouco o panoramico e os cantos esquerdo e direito tao vazio demais. Eu jogaria o cello ou acordion inicial um pouco mais no canto e a guitarra de acordes tambem no mesmo canto (lado contrario do strings) deixando o meio (zero graus) so pra voz e contrabaixo. Para expandir o reverb da voz (para ele nao bater no meio por traz da voz) grave dois tracks de voz (alem da voz principal) reverb eles com bastante reverb retirando a voz (deixando so a reverberacao de voz), jogue um track 90 graus a esquerda e o outro track 90 graus a direita com pouquinho volume, use reverberacoes com atrasos diferentes (senao batera no meio do mesmo jeito), a reverberacao expandira nos cantos. Muito boa musica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Esta mixagem pode ser melhorada?