HCL (Hand Crafted Laboratories)

    Autor Mensagem
    Minow
    Veterano
    # abr/10


    Outro dia eu fiz dois testes cegos numa aula envolvendo 5 microfones. Eram todos microfones vintage, valvulados. Não me lembro exatamente dos modelos, mas entre eles estavam o u47 e u67, um Telefunken, um Sony e um dessa marca que eu nunca tinha ouvido falar, HCL.
    Não tenho os resultados anotados certinho, mas no primeiro teste (uma música do Sinatra), eu gostei mais do HCL, seguido pelo u47. O Sony ficou em último lugar.
    No segundo teste (um rap americano), o HCL ficou em terceiro lugar. Quem liderou foi o u47 e o Telefunken.

    Onde quero chegar? A HCL é uma empresa de equipamentos handmade russa, que aparentemente só faz equipamentos top de linha.
    O microfone usado nesses testes foi o HCL Faust, valvulado de cápsula larga como os outros, e custa a "bagatela" de $1500. É caro, eu sei, o preço de um microfone hi-end como um Neumann de cápsula pequena ou um Sennheiser top de linha.
    Mas acontece que ele estava sendo comparado com microfones que custam pra lá de $8k e se saiu brilhantemente.

    Logo que cheguei em casa fui pesquisar e achei o site deles. O site chega a ser engraçado de tão trash que é, quem vê não dá nada mesmo pela marca.
    Eles tem preamps, compressores, DI's e outras coisas também. Achei o máximo pra quem quer investir em um equipamento top sem necessariamente ter que vender o carro e a casa pra pagar.
    Claro que não é barato como Behringer, MXL e etc, mas estamos falando de uma marca que bate de frente com Avalons, Neumanns e Blue's.
    Fiquei na pilha de um field mixer deles, mas acho que ainda não fazem. Outra coisa, eles enviam pro Brasil, com um valor simpático na nota, pra você não ter que vender um rim pra pagar imposto.

    Assim que eu levantar uma grana, vou investir em alguma coisa deles, capaz inclusive de ser o Faust (apesar de que eu quero um par e por esse preço não vai rolar tão cedo).

    Obs: existem vários testes e samples deles perdidos por aí, no Gearslutz e tal, são googláveis, pra quem quiser fazer.

    E aí, quem gostou? o/

    Casper
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Caro Minow:

    As montagens não são "top de linha", pelo menos.

    Note os transistores rebitados, que na minha opinião,
    é o modo mais barato e porco de fixação:

    http://papa-movie.com/Leveller_3_PSU_1068.jpg

    Em outro, confusão de fios, todos da mesma cor para reduzir
    custos...

    http://papa-movie.com/Velvet_Main_board_2.jpg

    Eu achei a montagem, para essa categoria de equipamento,
    desleixada:

    http://papa-movie.com/Leveller_3_PSU_1068.jpg

    Mas, como munca ouvi nem cheguei perto,
    não posso dizer se vale a pena ou não.

    Minow
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Casper
    Hmm, pra falar a verdade eu não entendo nada disso. O que eu li é que tem uma galera cascuda que tá comprando esses equipamentos e até agora só li elogios.
    Sobre os sons, no site deles tem uns links pra ouvir.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a HCL (Hand Crafted Laboratories)