Montagem de Home Studio com os Meus Equipamentos

    Autor Mensagem
    OssO
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: OssO


    Olá galera.

    Seguinte, estou querendo montar um home studio, só que usei a busca e estou vendo que a grande maioria dos homes aqui, usam soh o computador.

    okay.

    Eu tenho os seguintes equipamentos:

    -Mesa de som Staner BUX-12 (12 Entradas)
    -Equalizador Yamaha EQ-90M
    -Uma Potencia (marca apagada) Dual Channel PA1800x Dynamic Super AB Class
    -E duas caixas de som Staner de 16'' eu acho .
    -Tenho tambem, meu PC, [ Quad Core 2.6, 4 GB RAM ] enfim, tenho equipamentos bons, eu acho...

    A questão é: Dá pra montar um Home Studio massa com isso?


    ps: vou serparar um quarto na minha casa só pra isso, com espuma sonora e tudo.


    Agradeço desde já.


    Outra questao: Como montar? Qual Programa usar ? Agradeço.

    OssO
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ? :/

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    cara, eu acho muito importante, até mais doque qualquer tranqueira digital.

    vc ter uma boa guitarra ,com um amp bom ,+um baixo bom com um bom amp de baixo+uma boa bateria +um bom violao de aço e outro de nylon
    quando falo bom nao prescisam ser gibson com full stacks marshalls.
    mais guitarras medianas pra boas.
    todos tem que ser equipamentos versateis, nao pode ser uma guitarra com humbucker froom hell q fique horrivel limpa e idem para o baixo e para a batera.

    a segunda coisa mais importante são microfones ,e placas (ou interfaçes de som) .
    vc prescisa de microfones mesmo q va gravar guitarra e baixo em linha,afinal violao em linha nao é muito legal e bateria entao acho q nem da pra gravar sem microfone.

    depois a prioridade deve ser a parte acustica.
    de resto acho q vc ja tem.

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    OssO

    ta massa mesmo! voce só precisa de uma interface agora... se voce ta querendo montar um home legal mesmo, seria interessante voce comprar uma de 8 entradas para conseguir gravar legal a batera em pistas separadas. As recomendadas aqui no fórum são a Presonus e M-Audio. da uma fuçada ae...abs!

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    OssO
    Faltou o mais importante:
    E a placa de som? E os microfones?
    Os prés, você vai usar os da mesa, né?
    Você vai mexer com midi?

    Primeiro tem que ver o que exatamente você quer fazer no home, e não vale dizer "gravar"! =P

    OssO
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    rhoadsvsvai
    Cara, minha guitarra é boa ^^"
    apesar da marca nao ser conhecida, a guitarra eh mais que mediana.
    Quais placas de som voces indicam?


    Iversonfr
    8 entradas? mais a de 12 nao é melhor? o.o'

    Minow
    cara, qual placa voce me indica? creio que a minha seja boa, vou dar uma olhada.,

    vou usar os pré amp da mesa,
    Microfones nao sei quaisa sao bons :/
    qero dicas '-'


    Valeu galera !

    OssO
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    a, galera , esqueci de avisar,

    nao pretendo gravar baixo nem batera,

    somente violao, voz e guitarra.
    só isso ^^"



    Quais programas devo usar, quais microfones comprar e qual placa de som ?

    Obrigado.

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    Você pode começar com uma Presonus Audiobox USB que custa na faixa de R$ 550.
    Ele já vem com um programa chamado Studio One Artist Edition, que é multipista.
    Nele você grava a faixa de violão com alguma batida pré definida, depois adiciona a guitarra e por último a voz.

    Essa plaquinha já tem 'phantom power', ou seja, daria para adicionar um microfone condensado.

    Sobre microfones, talvez o 'kit básico' pode ser o Shure SM57 e depois um XML ou Behringer condensado.
    Com microfone condensado o que você vai precisar é de um fone de ouvido de referência, porque não dá pra gravar 'live' como a gente faz com microfone dinâmico ao vivo - ou você terá de ter um estúdio bem preparado.

    amplexos

    T.

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    OssO
    8 entradas? mais a de 12 nao é melhor? o.o'

    Estou falando de interface, não de mixer...

    nao pretendo gravar baixo nem batera

    Então fica mais fácil (e barato). Voce vai precisar de uma interface simples, pode ser a M-audio Fast Track Pro, que ja tem entrada midi pra voce poder fazer alguma coisa num futuro caso queira.

    Voce vai precisar de dois mics, um condensador pra gravar a voz e um dinâmico para gravar o violão e a guita, se bem que o condensador tambem fica legal no violão, mas de qquer maneira voce precisará dos dois.

    De uma fuçada nos tópicos, condensador o pessoal recomenda o MXL e dinâmico tem o shure sm57, logico que existem milhares de opções, da uma procurada ae. Abs!

    OssO
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: OssO
    · votar


    Iversonfr
    Valeu cara, mais aew , minha interface tem 8 entradas sim O.O'
    interface = placa de som certo? se for , tem 8 entradas aqui , cada uma duma cor se nao me engano.

    T-Rodman

    Quanto tah custando em media um mic condensado?
    e um dinamico?
    ( bons, que deem pra gravar)

    Obrigado galera \o

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    entre no site das lojas como playtech ou hendrixmusic, que você terá idéia melhor.
    Salvo engano o Shure SM57 chega por uns R$ 270 e o MXL condensado básico vai para uns R$ 350, enquanto o Behringer B1 chega por uns R$200. Mas o Behringer eu acho que não vem com os acessórios como o suporte, e também você vai ter de comprar um anti-puff para o mic que custa uns R$ 50.

    OssO
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    T-Rodman
    valeo cara ^^

    Michael_Nsc
    Veterano
    # mar/10
    · votar



    Essa plaquinha já tem 'phantom power', ou seja, daria para adicionar um microfone condensado.

    Sobre microfones, talvez o 'kit básico' pode ser o Shure SM57 e depois um XML ou Behringer condensado.


    Microfone condensado?! rsrsrs Também é doce?! Microfone condensadoRRRRRRR, please!

    OssO

    Que placa de som vc tem? Provavelmente sua placa tem 8 saídas coloridas, é aquela de PC normal. Essa não presta pra fazer uma gravação legal. E se vc usar microfne condensadoRRRR vai prestar menos ainda.

    A voz não precisa necessariamente de microfone condensadoRRRRR pra ficar legal. Se vc pega por exemplo um microfone Shure Beta 58 vc consegue uma qualidade muito boa.

    O problema do microfone condensador é que se vc mora em lugar com barulho, é impossível gravar sem captar um cachorro latindo, um carro buzinando, um avião passando, etc... Neste momento tem um animal buzinando aqui perto, se eu estivesse gravando com condenser (vulgo CONDENSADORRRRRR), eu já estaria ferrado! rs

    Vc pode usar microfone dinâmico pra tudo. E também pode usar condensadoRRRRR pra tudo. O dinâmico é mais duro, e por ironia do nome, capta menos "dinâmica", menos variações no audio. Pra um violão acústico, por esse motivo o dinâmico é pior que o condensador. O condensador em um violão acustico captaria o som das cordas, o som do corpo, o som do braço (sim, o braço do violão também produz som), o som da palhetada, enfim.... Um som muito mais bonito.

    Interface de audio já falaram muito aí. A PreSonus e a M-Audio são as melhores pra quem não quer gastar muita grana. Só que a maioria das placas da PreSonus são Firewire, e nem todos os computadores (quase nenhum) tem entrada Firewire 400. Então ainda recomendo pra vc uma M-Audio Fast Track.

    Qualquer dúvida, PM-me!

    Abraços!

    OssO
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Michael_Nsc
    Valeu mesmo cara,
    a questão é que eu nao queria ter uma gravação TÃÃO Pro , saka ? ^^


    me tirou muitas duvidas.

    Brigadao ae

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pegue uma Presonus Audiobox USB e um Shure PG58 e seja feliz então.
    É um bom começo.
    Eu comecei com a Fast Track e por pouca diferença eu senti que joguei fora dinheiro da Fast Track para com a Audiobox.
    Depois da Audibox já começariam as interfaces de mais de 2 canais, firewire, etc.

    amplexos

    T.

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    OssO

    Usar a placa do PC não fica bom. Voce realmente precisa duma interface para gravar com qualidade, para que alguem que escute sua música pense "que legal" ao invés de "que m..."

    Como o Michael_Nsc disse, a princípio, uma interface mais um condensador ja te resolve o problema e da pra fazer coisa muito legal.

    a questão é que eu nao queria ter uma gravação TÃÃO Pro , saka ?

    Esses equips são exatamente para o que voce quer, e pode ficar tranquilo que não vai ficar tããão pro assim, pra ficar voce precisaria de muito mais coisa, isso é só o básico do básico. Abs!

    zugo
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: zugo
    · votar


    Cara eu tive a mesma ideia q vc!
    o meu HomeStudio ficaria assim:

    Placa M-audio;
    Mesa behringer 12 entradas;
    caixa de retorno Antera 100 watts (que tbm m ajudariam mto na hora de tocar ao vivo - na escola!)
    Microfone Behringer pra microfonar o amp da guita...
    e só! (sairia +/- R$ 2500)
    O resto( bateria, baixo, equalização, masterização...) da pra fazer td com alguns programas de áudio no PC...

    zugo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    minnha intenção eh soh gravar guitarra!

    teclado_mania
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Cara realmente plaquinha on board é a merda pura, sai pior que gravador a fita k7...

    Recomendo comprar uma plaquinha que não seje tão avançada mas que também não seje tão dificil, uma fast track pro ou uma delta 1010 resolvem, tem a opção de uma plaquinha mais barata que é a behringer UCA 202, mas eu uso ela mais ao vivo com VSTi...

    Sobre os microfones, acho que daria pra usar 2 tipos de microfones ,o BETA 87A da shure(499R$) e o o sennheiser e 835, outro condensador bom é o behringer b2 ou b5, mas se não poder comprar eles use um leson ML70S, tenho ele e é bom quebra ganho, o problema é que ele sofre de captar tudo o que é som que nem os condensadores normais, o behringer c2 e shure beta 87A não tem esse problema tão grave, captam amis o que chega a a sua frente...

    Mas se tivesse só o beta 87A ,poderia fazer maravilhas.

    Os fones para monitoramento, gosto bastante do Sennheiser Hd 202 e akg k414p.

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Alguém sabe me indicar qual a melhor relação custo/benefício para gravar até 16 canais em tempo real?

    Preciso gravar minha bateria e ela é um pouco maior que os kits padrões de mercado.

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Hum, uns 2800R$ entra no orçamento?

    Porque foi o único que consegui imaginar, o Presonus Firestudio Tube. Eis o diagrama de conexões dele:
    http://www.presonus.com/media/diagrams/tubehookup--web-rev2.pdf

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Thiago Yoshiki

    Bom, eu pretendo fazer isso um dia, mas creio que o jeito é comprar duas interfaces de 8 entradas para conseguir 16 prés, não sei nem se o pc reconheceria as duas ao mesmo tempo...

    OssO
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    dexa ver se eu intendi ...


    soh falta pra mim intaum ,

    comprar os microfones e o audio fast track .. ?


    nao qero uma gravação tao pró assim ^^"


    valeo !

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    Iversonfr
    Várias dessas interfaces Firewire vem com uma outra porta para cascateamento de outro módulo, da mesma marca.
    Só que o preço dessas interfaces é de R$2100 pra mais.
    Para todos os canais que o Thiago pensou ainda tem o Firestudio Tube. Um pouco a menos tem o Firestudio Project por R$ 2100, ao invés de R$ 2800. Creio que a diferença seje pouca para o canal a mais que ele quer.
    Doido é chegar nesse ponto aqui, rs:
    http://www.presonus.com/media/diagrams/FireStudio%20LightPipe%20Mobile %20Rig.pdf

    Osso
    O 'kit básico' é hoje uma placa USB externa e um microfone. Se quiser mais do que isso, já vamos para a casa dos R$ 2000 pra mais. Se quiser a menos, hum, não tem.
    Uma simples interface USB para colocar a guitarra no PC já fica entre R$ 300~600 (M-Audio por 300 e IK Multimedia Stealth por 550 com o Amplitube Fender).
    Com a placa usb, ora Fast Track Pro, ora a Audiobox USB - você já ganha uma versão usual de um programa multipista, e vai funcionar bem um plugin VST nele, tipo Guitar Rig ou Amplitube.
    É só pra brincar mesmo. Se quiser economizar em primeiro plano no microfone, até dá, mas a plaquinha USB é o primeiro dos brinquedos hoje em dia.

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    T-Rodman

    Essa Presonus que voce mostrou tem apenas 8 prés. As outras entradas ou são MIDI ou são line in, como ele ligaria 16 microfones?

    Digo porque eu tenho uma Ultra 8R e esse negocio de 16, 24 entradas é meio ilusório, pois pra quem grava banda, o que interessa mesmo é a quantidade de prés que ela tem para poder entrar com os mics, ainda mais no caso de batera. Abs!

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    Foi por isso que eu mandei o diagrama de conexões do Firestudio Tube, primeiramente.
    Tem 8 entradas balanceadas e mais 6 entradas P2.

    O meu é o Firestudio Project que só tem 8 entradas balanceadas e mais 1 digital.

    Ainda sim, dá pra gravar uma banda no estúdio, gravando por partes, ou economizando os canais da bateria com os microfones ligados em uma mesa de som, usando só 2 canais para a bateria.

    Já o esquema do lightpipe + 4 interfaces de 8 canais cada, seria a solução deles para 32 canais, cada um com o seu. Mas aí já tá fora do meu orçamento, pelo menos, rs, ou, seria duro saber que um esquema com o Lightpipe + 4 interfaces de 8 canais cada custaria uns USD 2000 lá nos EUA?

    amplexos

    T.

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    T-Rodman
    Muitíssimo obrigado pelas dicas! :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montagem de Home Studio com os Meus Equipamentos