Gravar com correção de ritmo

    Autor Mensagem
    Inferos
    Veterano
    # mar/10


    Pessoal, usei o google e esta comunidade numa rápida pesquisa e não encontrei o que queria.

    Comprei um controlador MIDI e já to gravando, empolgado. Mas preciso de uma força quanto ao ritmo: não tenho o treino suficiente para executar tudo no seu tempo certinho e, quando junto todas as pistas, o resultado final deixa a desejar.

    Então, como faço para gravar MIDI e o Cubase já posicionar cada nota no seu lugar matematicamente exato?

    Toda informação será bem-vinda. Obrigado pela ajuda!

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Inferos
    Selecione tudo o que quiser ajeitar e quantize.

    Dica: não quantize tudo, a não ser que seja algo bem eletrônico. Fica muito robótico.

    Inferos
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Minow, a função quantize é complexa. Dá pra quantizar muita coisa, além do tempo. Não sei usar bem ainda.

    Você sabe fazer a "quantização" em tempo real?

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Inferos
    No Cubase não.

    Você provavelmente deve poder ajeitar o quanto quer quantizar, se é pra ele ajeitar em semínimas, colcheias, etc. Não tem muito mais o que mexer.
    Talvez tenha um botão de quantize que dê pra ficar ligado, aí tudo o que você tocar vai ser quantizado, mas eu não recomendo que você faça isso não, a não ser que use ao vivo.
    Como eu disse, quantize tem que ser usado com cuidado, pra não deixar tudo com aquela cara de baterista de guitar pro.

    Inferos
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Inferos
    · votar


    Eu to testando o auto-quantize (achei).

    Acho que devo frisar uma coisa: preciso apenas corrigir aqueles milésimos de segundo que atrasam ou adiantam uma nota.

    O quantize ajusta com base em configurações prévias. daí tem que ficar mudando toda hora... sei lá... isso é mais trabalhoso que tentar gravar mil vezes até sair certo.

    Não é possível que não tehna um jeito de resolver isso, como faziam os softwares meia-boca, tipo o encore há mais 10 anos. Ele não reconhecia as diferenças de milésimos na execução e já escrevia a partitura matematicamente exata... Só preciso fazer isso, só que no Cubase =(

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Inferos
    Acho que devo frisar uma coisa: preciso apenas corrigir aqueles milésimos de segundo que atrasam ou adiantam uma nota.

    A pergunta é: pra quê?
    Você vai exportar pra uma partitura?

    É como eu falei, basta você dizer se quer que quantize pra colcheias, semi-colcheias, etc. Não tem como o programa adivinhar o que você quer, se você botar semi-colcheias pode ser que ele erre alguma coisa.

    Mas pra que você precisa quantizar ao mesmo tempo que está gravando o midi? É só selecionar tudo e clicar em um botão, você faz isso em menos de um segundo.

    Inferos
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Inferos
    · votar


    Minow, eu quero gravar no tempo EXATO. Depois eu faço uma randomização pra humanizar. Não fica ruim.

    Eu quero exportar para partitura e, principalmente, gravar várias pistas com o metrônomo ligado => se você já tem duas pistas cujas notas gravadas não seguem exatamente o tempo do metrônomo, a terceira ficará ainda mais dificíl pra sincronizar. É isso o que está me incomodando.

    Pra isso, a julgar pelo que eu sabia e estou aprendendo, o quantize não está parecendo a melhor ferramenta...

    Só quero que o Cubase não reconheça as diferenças de milésimos na execução e já escreva matematicamente exato.

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Inferos
    eu quero gravar no tempo EXATO. Depois eu faço uma randomização pra humanizar. Não fica ruim.

    Por que você não grava e deixa sem quantize, assim você já tem algo melhor que uma randomização, foi uma pessoa de verdade que tocou!

    Pra exportar pra partitura sim, tem que quantizar.

    se você já tem duas pistas cujas notas gravadas não seguem exatamente o tempo do metrônomo, a terceira ficará ainda mais dificíl pra sincronizar. É isso o que está me incomodando.

    Por isso eu faço tudo na mão e só quantizo aquilo que tá muito claramente na cabeça do tempo, tipo uns bumbos e etc. E mesmo assim, só se tiver me incomodando, coisa que eu faria numa bateria de verdade também.

    Só quero que o Cubase não reconheça as diferenças de milésimos na execução e já escreva matematicamente exato.

    Eu entendi, só não entendo porque é tão pior quantizar o negócio depois de gravado... se tiver difícil de sincronizar, mute alguma e use só o metrônomo, sei lá. Mas se tiver te incomodando, quantize só algumas notas chave (alguns kicks e caixa por exemplo, no caso da bateria).

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Inferos
    eu quero gravar no tempo EXATO. Depois eu faço uma randomização pra humanizar.

    Qual seria o sentido disso? Não tem melhor humanização do que você mesmo tocando.

    Inferos
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Minow
    Por que você não grava e deixa sem quantize, assim você já tem algo melhor que uma randomização, foi uma pessoa de verdade que tocou!

    Concordo! Mas a quantização que vou usar não é para randomizar o tempo. Comprei um controlador justamente para gravar humanizado.

    só não entendo porque é tão pior quantizar o negócio depois de gravado

    Pior eu não sei, mas é muito mais trabalhoso. Você precisa selecionar e escolher o tipo de quantização pra cada parte de notas. Imagina o trabalho que dá com uma música de 5 minutos e rica em diferentes notas rítmicas! Imagino que quantizar fácil é só pra figuras rítmicas iguais, tipo o hit hat da bateria, marcando o tempo a vida toda... (a propósito, quero corrigir só a bateria)

    The Root Of All Evil
    Qual seria o sentido disso? Não tem melhor humanização do que você mesmo tocando.

    Como eu disse acima, não pretendo humanizar, mas apenas precisar o tempo da bateria. Um dos motivos é porque ainda estou sem placa de som de baixa latência. Fica foda trabalhar assim...

    zélo cardoso
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Inferos, o Cubase tem na ferramenta Transport um dispositivo que vai quantizando o que está sendo tocado, voce define a "fórmula"(1/4,1/8,1/16...)e o programa vai gravando quantizado; voce também pode gravar e quantizar depois, se quiser quantizar tudo (em cada track) é só aperta a LETRA Q, e se quizer quantizar algum trecho, é só selecionar dentro do track e apertar Q!
    Espero tê-lo ajudado!
    Um abraço, Zélo Cardoso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar com correção de ritmo