Como melhorar a performance dos VST's no windows 7?

    Autor Mensagem
    hplanta - wagner
    Veterano
    # mar/10


    Olá!

    Antes de tudo gostaria de agradecer a todos os foristas daqui por cederem um pouco de seu tempo e experiência para ajudar pessoas que como eu às vezes se deparam com problemas ou dúvidas difíceis de resolver sozinhos.
    Bom, acabei de trocar um notebook toshiba centrino duo 1,73mhz, 2Gb ram rodando windows Xp SP3 por um note novinho, toshiba Intel I5, 4gb ram, 2,3mhz, HD 7400, com windows 7.
    Tudo levava a crer que o desempenho ao utilizar Vst's melhoraria e muito.
    Utilizo normalmente o forte 2 como rack para o reason 4, ominisphere, miroslav, colossus e o ivory. No note antigo, apenas o omnisphere e o ivory não dava prá usar devido às limitações da máquina. Neste novo note eu não tenho limitações de memória, processador e nem de HD porém estou enfrentando muitos problemas de ruídos (estalos no audio).
    Como controlador utilizo o m-audio sono 61, que possui placa de audio embutida e portanto utilizo o driver ASIO USB M-audio.
    Já procurei na net várias divas sobre como configurar o note para tentar resolver este problema. Já desintalei quase todos os aplicativos da toshiba e nada! Minha última tentativa era formatar o HD e instalar o bom e velho Windows Xp Sp3 ( mais velho do que bom.. Rsrsrs) mas me deparei com outro problema: descobri que o site da toshiba não está disponibilizando todos os drivers deste note para win xp. Vi que não tem os drivers de audio, wi-fi e blue Ray disponíveis.

    Alguém por aqui já passou por situação semelhante? Será que alguém pode me dar uma mãozinha?

    Desde já agradeço e que Deus abençoe à todos!

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Muitos Vsts que está usando nao devem ter ainda suporte a W7, pior se for o Seven 64, aí menos coisa está disponivel, o ideal seria buscar nos fabricantes dos VSTs patchs de atualizaçao para o novo SO ou aguardar que se tornem disponiveis

    Porem eu rodo aqui em casa muita coisa de VST em Seven 32, é questão de configurar e atualizar, chatice mesmo

    Alias veja se a m-audio já lançou drivers atuais para a sua placa, por exemplo a presonus fabricante do meu sistema lançou fresquinho drivers Asio para windows seven tanto 32 como 64

    Boa sorte

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Muito estranho isso, tive a oportunidade de utilizar uns core i5 e 7 no trabalho esses tempos e tudo que as outras máquinas rodavam em x ela rodava em x/3 ou x/4 de tão mais rápido que era, vc não está utilizando um sample rate muito baixo não ?

    Que pelo spec que vc passou, todo o seu hardware é top, não tem muito onde falhar aí, a m-audio tem driver para o 7 já ? se não tiver, experimente com um driver do vista, deve funcionar, vale o teste.

    Comentei pq comigo, quando migrei do xp para o 7, tirando o mixer que ficou estranho, o resto todo melhorou, é mais estável, liga e desliga bem mais rápido, fora que deixar o note hibernado com os programas abertos facilita bastante hehe (ficou quase tão bom qto o mac, um pouquinho mais de latência, mas nada que atrapalhe ou se perceba).

    Boa sorte aí

    bluesmanjf
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    hplanta - wagner,
    entao.. exatamente esse problema eu nao tive, mas estou com outro chato: Depois de migrar para o windows 7 64 bits, toda vez q gravo algo no sonar, quando vou mexer(arrastar, cortar..) na trilha, acontece um delay absurdo ( coisa de 5 segundos ).

    E se tiver muitas trilhas, leva minutos pra abrir.
    Só que isso nao acontece quando utilizo alguma inteface USB como placa de som, o que me levou a crer que o problema é pq meu driver de som AINDA é 32 bits. Sendo o sistema 64 bits, ele tem q "emular" o 32 e ae dá pau.

    Quando estou pela USB, ele já interpreta 64 e dai funciona.

    Baseando nisso, minha dica pra vc é tentar drivers nativos para windows 7 - 32 ou 64bits dependendo do teu sistema.

    hplanta - wagner
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Obrigado Edson, Ogaitinas e bluesman por responderem.

    O S. que estou trabalhando é o win 7 64bits. Os drivers da placa já estão atualizados.

    Como falou o Ogaitinas, eu também notei uma melhora bastante grande com relação à performance geral da máquina. Ela liga mais rápido e o processamento em geral é bem mais rápido. No outro note quando utilizava por exemplo o colossus junto com o forte 2 a utilização da CPU chegava à 70%. hoje não chrga à 15%. sem contat que o omnisphere e o ivory nem rodavam direito.

    Acho que o problems que tenho hoje deve ser alguma imcompatibilidade entre os drivers de audio pois já vi que nāo é processamento, não é HD, a latência em geral tem ficado entre 5ms - 10ms e aparentemente os softwares funcionam. O único problems é a quantidade absurda de ruídos. Até no soundforge deu uns estalos.

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Use o 7 32 bits, ele enxerga a quantia de memória corretamente, 64 não traz nenhum ganho real de performance ainda... e vc ganha problemas com drivers, programas e alguns aplicativos...

    hplanta - wagner
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Puxa, parece que as opções são várias: ficar ruim ou ficar poor do que está... Rsrsrs.
    Cads Dia que passa eu entendo porque um mac é tão caro...

    ricolb
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    hplanta - wagner
    Não adianta atualizar só os drivers de audio para tentar resolver problemas como este, digo isto porque quando eu utilizava o Win XP eu tinha problemas de ruído e travamento na execução do audio somente por causa do driver de vídeo. Atualizei e acabou o problema.
    Também tive problemas na execução de vídeos somente por causa de um aplicativo da placa de captura de vídeo, na verdade do controle remoto. Sofri pra descobrir, o vídeo entrava em "slow motion" e o audio fazia um ruído como o de acesso ao leitor de disquete(floppy drive).

    hplanta - wagner
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Acabei de checar todos os drivers do note e eles estão todos atualizados... acho que vou arriscar e instalar o win xp SP3 ...

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    nem li tudo...muita informação....

    mas a minha dica é:

    quer trabalhar com áudio? use o XP64

    sistemas operacionais novo não tem suporte ainda....tá muito fresquinho ainda.

    com XP sua máquina fica mais rápida, vista e win7 só tem frescura.

    abs

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    não sei... ainda acho que é só por ser o 7x64... o 7x32 roda 100% no meu note, ficou melhor que o xp...

    mas tente vários aí até achar um que dê certo no seu equipo...

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    o meu ta rodando com o 7x32 100% 2 (latencia imperceptivel, sem estalos, softs redondos, e olha que nem são as versoes mais novas)

    Eu nao arriscaria perder o suporte do fabricante do note e instalar um novo SO, e o pior, correr o risco de tudo continuar igual

    E outra, a microsoft já encerrou as atividades com o XP, ou seja daqui a uns anos, na minha opinião, não vai ter muito para onde correr e ter que ir tardiamente para o 7

    Ou seja, novamente na minha opinião, encarar o 7 agora, é estar sendo pioneiro, vai encontrar diversas dificuldades, sim, mas no longo prazo, vai estar anos luz de quem nunca usou este sistema, encara estas dificuldades como aprendizado

    E digo outra, todos os novos programas, drivers, daws, vsts, plugins, estão sendo programados para a arquitetura do W7 e inclusive com suporte a 64 bits, é questão de tempo, até os XPzistas mais radicais abandonarem de vez, ou vocë ve alguem ainda vendo VHS, escutando Walkman em Cassete, sinais do tempo

    Eu encararia o w7x32 de fabrica e aprenderia uma nova visao de home studio, com o seu novo note

    Abraços e boa sorte

    hplanta - wagner
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Obrigado à todos pela colaboração!

    Tentei instalar o Xp sp3 e qual foi a minha surpresa ao descobrir que simplesmente o novo hardware não aceita esta versão.

    Bem, consegui uma solução bem radical: troquei o toshiba por um macpro. Este sim não me deu susto nenhum até agora.
    Abs à todos e novamente, obrigado pela atenção. Deus abençoe à todos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como melhorar a performance dos VST's no windows 7?