Ajuda para Gravar violão e voz

Autor Mensagem
Brunownow
Veterano
# fev/10


Boa tarde pessoal, eu sou novo aqui no fórum...

Seguinte, eu gosto muito de gravar músicas com violão e voz... mas sou completamente leigo no assunto, hoje em dia estou utilizando como software o audacity, e como hardware eu uso o meu microfone do headphone (sim, é verdade). Apesar da precariedade dos equipamentos, eu não acho que fique tãoooo ruim. Mas claro, quero melhorar a qualidade de gravação que tenho.

Bom, preciso da ajuda de vocês, quero montar um ambiente de gravação um pouco melhor do que o que eu tenho atualmente (o que não é dificil). rs


Eu tenho disponível algo em torno de 800 reais, O que eu preciso realmente comprar...?

* Microfone eu optei pelo LeSon SM58, lendo aqui no forum (e eu li muito), cheguei a conclusão que esse é o melhor em relação custo/beneficio, visto que minhas gravações são amadoras e visando apenas diversão.

* Queria dicas sobre um pré-amp. Pode ser uma mesa de som pequena. Eu gravo primeiro o violão e depois a voz, então não preciso de muitos canais. mas se no futuro eu quizer gravar os dois juntos, creio que uma mesa com uns 4 canais seja mais do que suficiente... por favor, deem a opnião de vocês.

* Eu uso a placa onboard do meu PC, que claro, não é boa...
Que placa vocês me sugerem? lembrem-se do dinheiro que eu tenho disponível, rsrs.

* Software... qual seria o melhor software pra mim? Não precisa ser free, desde que não seja absurdamente caro... quero algo facil de ser usado, pois como eu disse sou completamente leigo, mas que por outro lado me ofereça um bom resultado.


Enfim, espero que vocês possam me ajudar....

Eu pesquisei bastante no forum, li muita coisa... aprendi o que eu preciso, pq antes eu não sabia nada mesmo, só que agora gostaria de uma ajuda específica, sei que é querer de mais, mas no que vocês puderem me ajudar, eu já fico muito grato.


Ps* Eu gravo no meu quarto, e não em condições acústicas perfeitas... mas realmente não me preocupo muito com isso...


Obrigado desde já.

Edson Caetano
Veterano
# fev/10
· votar


Cara o seu negocio é o seguinte
- Praticidade, CustoxBeneficio, Diversao

Basta unir diversos itens da sua lista

1 - Placa de Som Off Board (= Interface de Audio) USB, um modelo bem interessante é a Audiobox da Presonus ou Fast Track Pro da M-audio, ambos os modelos sao muito bons para quem esta com a sua intençao e o melhor é que já tem pre-amplificadores em seus dois canais de entrada, eliminando um item da sua lista
Pode gravar individual ou tudo junto, já que a interface tem duas entradas, uma para a voz e outra para o violao

O mic que escolheu é bem legal para hobby

Ou seja com seus 800 paus pense na interface e no mic, o $$ vai dar na medida se comprar pelo ML, se der troco, adquirir um bom phone de ouvido vai te ajudar a ter referencio no que esta gravando

A partir dai é um excelente começo

Até

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


Pow por 800R$ eu faria o seguinte.

Lapela leson ml 70S
Fast track pro
MXL 770

A interface pode gravar ao vivo tudo isso e ficar em uma qualidade exelente, você vai perceber a diferença na hora.....

Sobre a acustica, pode improvisar um pouco(me envie um recado que te explico)

Brunownow
Veterano
# fev/10
· votar


Edson Caetano

Legal cara, obrigado pela dica da mesa, vou pesquisar mais sobre ela na Net e aqui no forum, obrigado mesmo!


teclado_mania


Muito obrigado pelas dicas, vou estudar tudo o que vc me falou também para saber direitinho o que comprar... Vou te mandar a msg, heheh


Muito obrigado mesmo pela ajuda rapida!!

Abraços

Radamanthys
Veterano
# fev/10 · Editado por: Radamanthys
· votar


Brunownow

Cara, você quer a mesma coisa q eu quis a uma semana atrás! Mas dai fui pesquisando preços e reviews e achei oq eu queria. Eis a lista q comprei semana passada.

Fast Track Pro - R$549,00 + R$29,30 do frete
Comprei no ML! Se você mora em São Paulo esse é o melhor preço!
Lema Imports

Microfone condensador MXL 770 - R$383,00
Achei com o mesmo preço na loja da minha cidade.
GuitarMusic

Cabo Santo Angelo Ninja 8 metros XLR-XLR - R$45,00
GuitarMusic

PSU 0135 PEDESTAL MIC. UNIVERSAL RMV - R$81,00
GuitarMusic

Pop Filter da Sansom - RS110,00
O cara falou q precisava pra n babar e estragar o mic e evitar os "P" e "B"s! Cara viado!
GuitarMusic


Softwares:

- Sonar 8
- Guitar Rig 4
- Sound Forge Pro 10
- Ez Drummer

Valor total = R$1197,00
Teve uns acessorios q não estavam na lista mas como era bom ter ja comprei logo!

Cara, to aprendendo a mexer ainda nos negocios aqui, mas de cara da pra ver a diferença. Ainda tenho q comprar um headphone para estudio antes de comprar os tais monitores de referencia q pelo q pesquisei carissimos (os bons)!
Minha ideia tbm era de gravar voz e violão com qualidade descente! rsrrs

Da uma olhada nos meus ultimos tópicos

Abrass

Brunownow
Veterano
# fev/10
· votar


Radamanthys
teclado_mania
Edson Caetano


Fast Track Pro
Legal, todos vocês me sugeriram a mesma placa de som. Eu pesquisei sobre ela, gostei do que li, todos parecem muito satisfeitos com ela. Esse FDS vou dar uma passada em algumas lojas da Santa Efigênia pra dar uma olhada melhor, mas pelo que eu vi até agora, acho que vai ser ela, hehe

Quanto ao MIC, eu prefiria um dinâmico a um condensador, visto que meu quarto ainda tem muito ruído externo (e eu não quero que minha gravação capte o cara que vende pamonha passando na rua), então acho que vou optar pelo LeSon SM58, também por ele ser bem mais barato que o MIC que vocês sugeriram, hehe. Mas isso claro, depois de testado na loja, eu não vou comprar nada sem testar.. rsrs.


De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda de Todos... foram muito úteis mesmo!

Radamanthys

Nossa cara, como esses equipamentos são caros... não imaginava ser tão caro o pedestal e o pop filter. O cabo tdo bem, pq é um Santo Angelo, da pra entender, heheh.

Abraços!

Edson Caetano
Veterano
# fev/10
· votar


Pop Filter da para fazer genérico, tem diversos esquemas da net do estilo faça vc mesmo, nao pagaria nunca 110 paus por um treco desse (opiniao minha, mas sou home studio)

E pedestal de MIC a 85,00 pila pagou caro, na minha cidade (Sao Vicente SP, encontro tranquilo a 35,oo), claro modelos simples, aí é questao de gosto

Mas para quem ta apertado ainda da para enxugar um pouco mais a conta hehe

Até

Brunownow
Veterano
# fev/10
· votar


Opa, enxugar a conta é comigo mesmo...
heheh


o Pop filter acho que não vou pegar agora... mais pra frente pode até ser...

mas o pedestal é necessario né... vo optar pelo mais barato rsrsrs


Valeuww

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


Cara não pegue o leson, pegue o arcano g58, ele é uma copia do beta 58 que é um otimo microfone....

Brunownow
Veterano
# fev/10
· votar


Mas esse microfone arcano g58 é superior ao leson? eu li que eles são equivalentes...
qual a vantagem?

O Sound Fourge custa muito caro?

Obrigado!

Radamanthys
Veterano
# fev/10
· votar


Brunownow

Digamos que minha licensa não é lícita! rs
Nem sei qto custa cara!
Abs

Michael_Nsc
Veterano
# fev/10
· votar



Mas esse microfone arcano g58 é superior ao leson? eu li que eles são equivalentes...
qual a vantagem?


Cara, eu acho que o LeSon vc encontraria assistencia tecnica bem mais facil. Sem contar que tem mais nome no mecado. A GPA só tem nome pq chegou com esses microfones a preço de banana, causando uma patcha polêmica!



Digamos que minha licensa não é lícita! rs
Radamanthys, duvido alguem aqui no Brasil comprar licensa desses softs pra montar home studio! rsrsrsrs

Brunownow
Veterano
# fev/10
· votar


Radamanthys

Bom, acho que vou arrumar uma licença dessa dai então, hehehe


Michael_Nsc
Valeu a dica, vou optar pelo leson, acho que é suficiente pro que eu preciso!


De novo muito obrigado!

Iversonfr
Veterano
# fev/10
· votar


Brunownow

Outra opção é comprar no ebay... comprei um SM58S, chegou em 14 dias, paguei 99 dolares, não cobraram imposto... não sei quanto ta esse leson aí, mas um shure sm por 200 reais acho bem barato considerando o mercado nacional... é de se pensar tb... abs!

Edson Caetano
Veterano
# fev/10
· votar


Só para ciencia

Sony Sound Forge 10 = 375 U$ ( a partir)
no cambio atual proximo dos 700 paus

As vezes o que me leva a comprar um equipamento ou outro é o software incluso, pois os preços sao muito altos mesmo, imagine o SF10 completo com um kit de plugins da waves, vai longe as doletas hehe

Mas cuidado com os Home Studio Piratas, as vezes baixamos tantas coisas que nem aprendemos mexer com o basico e ja vai descendo mais, mais, mais, quem nao tem um PC carregado de softs, plugins, etc... que nem sabe para que serve

Um soft adquirido pelo menos te obriga a aprender mexer com os reais gastos e a te especializar em um programa

Até

Celbe
Veterano
# fev/10
· votar


Iversonfr
da pra indicar a loja q comprou?

Iversonfr
Veterano
# fev/10
· votar


Celbe

Unique_Squared_Inc... inclusive tem site deles, mas comprei pelo ebay mesmo... excelente preço e excelente loja...

Michael_Nsc
Veterano
# fev/10
· votar


Edson Caetano


Cara, eu uso programa pirata até ver que vale a pena comprar. Quando aprendo a mecher completamente, compro sem dó do meu bolso rs

Odeio pirataria, mas acho impraticáveis para home studio os preços praticados por essas empresas.

Mas por exemplo, o Cubase 5 e o EZDrummer completos já estão na minha lista de compras! 3 mil reais pra comprar os dois rsrs

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


Mas por exemplo, o Cubase 5 e o EZDrummer completos já estão na minha lista de compras! 3 mil reais pra comprar os dois rsrs

Cara tu ta achando dinheiro aonde? arvore?



Cara, eu uso programa pirata até ver que vale a pena comprar. Quando aprendo a mecher completamente, compro sem dó do meu bolso rs

Sigo mesma coisa, mas se eu tiver grana eu compro.

Odeio pirataria, mas acho impraticáveis para home studio os preços praticados por essas empresas.

Impraticavel qualquer preço no brasil, vai de cursos até outras coisas, uma das coisas que incentiva a pirataria, mas dvds e cd's só compro original mesmo....

Michael_Nsc
Veterano
# fev/10
· votar


Cara tu ta achando dinheiro aonde? arvore?

Eu não tenho dinheiro! rsrsrs Por isso ainda uso tudo "genérico"!

Brunownow
Veterano
# fev/10
· votar


é, realmente aqui no brasil os preços são completamente abusivos... um CD com 14 faixas no máximo os caras cobram quase 40 reais, principalmente se a banda for famosa... um absurdo, por 5 reais vc tem a mesma música nos camelôs, é um baita de um incentivo a pirataria... e ainda querevm fazer campanha contra a pirataria... com esses preços não vai parar nunca.

Bom, CDs eu não compro pirata, eu baixo da net (hehe) e se gosto muito, compro o original.


Mas os softwares não tem condições, não da pra pagar tdo isso, ainda mais eu que sou leigo e ainda vou começar a fuçar, já pensou eu não consigo, que desperdício de grana... eu einh.

Vou pegar o genérico mesmo... que é minha única opção no momento, rs


Abraços

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


Ae pessoal vi um cara um dia desses anunciando no ml um sonar 8 em português que cujo diz é original o que acham ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-136534979-sonar-80-40-reais-fre te-gratis-todo-brasil-_JM

Celbe
Veterano
# fev/10
· votar


teclado_mania
original?
rs..duvido!!!!

eu baixei pra 'testar' o sonar producer 8.5.1.

Michael_Nsc
Veterano
# fev/10
· votar


teclado_mania

Ele não diz ser original no anúncio, e por 40 reais, pode ter certeza que é tão original quanto os DVDs da Ivete Sangalo vendidos no farol a 2 por 10.


Celbe

Cara, esse é o mais completo dos Sonar's?
O que vc achou?

É foda, as empresas lançam pelo menos 3 versões pros DAW. Um bem básico, normalmente com o nome Home Studio Edition, outro intermediário, e outro que é o completão. É difícil as vezes saber qual é qual.

Entre Studio Edition, Producer Edition, Artist Edition, como vc saberia qual é o mais completo? rsrs Eu uso o preço pra saber!

Edson Caetano
Veterano
# fev/10
· votar


Eu iniciei a deixa, vou dar minha opiniao

A gente (digo eu e mais um monte de colegas) tem sempre que dizer que o produto é caro pra caramba, absurdo, mas o iniciante, nem quer saber, abaixa tudo, nao sabe de nada mas suga até o ultimo mb, tem no pc, funcionando ou nao, ou nao usa, mas tem

Mas e se vc quer ter um Studio Profissional, a lei é simples, para trabalhar tem que pagar todas as partes da extensa cadeia alimentar, desde prefeitura com o alvara, até a cakewalk, sony steinberg, ... ou se acha que a briga entre homes x pros já acabou

Fiz um adendo e faço de novo, aposto aqui, e boto minha mao no fogo, que a maioria dos colegas, tem mais de um multi track instalado no PC, pergunto... pra que?:::

O que diferencia Cubase, Samplitude, Sonar... um milhao de plugins, um milhao de samples , etc....

Quando viviamos de atari, master system, nes, eu comprava fitas originais porque éra difcil achar paralelas, jogava até tirar o maximo do produto, hj tenho um NDS com R4 baixo em uma noite uns 50 jogos, nem o super homem da conta de jogar tudo isso

é esse o detalhe, baixar para experimentar, todas as grandes empresas disponibilizam versoes teste, mas a gente quer o algo mais, ver o que tudo pode oferecer, ter todos os produtos que estao oferecendo, poder comentar no forum... eu sou um

teve uma época em que estava no pc com cubase, sonar, samplitude, vegas, Sound forge, os de graça tb, audacity, kristal, queria todos os VSTis, todos os plugins, so de auto-tunes tinha no minimo 3 instalados, reverbs entao, o delicia ter o kit waves inteiro instalado, ou o ivory e seus extensos mais de 30gb rolando

Desculpem o desabafo, mas é que é insano atualizar seu conhecimento todo ano, como fazem as empresas lançando versoes similares, é insano achar que eu, ou melhor qualquer home hobbysta, saberia dar dicas sobre interfaces X, Y, Z, ou Daws, X, Y, z coisa que pouquissimos profissionais poderiam entrar no merito e estes nao perdem tempo em foruns, querem as $$ (excessoes existem)

é isso aí

Desculpem a viagem

Michael_Nsc
Veterano
# fev/10
· votar


Edson Caetano


Eu acredito que eles atualizam para que os que estão entrando no mercado caia na rede deles. Sem contar que, por exemplo, um estúdio que usa equipamentos da M-Audio a muito tempo, quando quizer atualizar seu equipamento, vai querer pegar M-Audio. Se a M-Audio não estiver atualizada, com equipamentos de ponta, esse estúdio vai procurar quem está.

Chega uma hora que as coisas vão ficando ultrapassadas, por incrível que pareça. A gente tem sorte de viver em uma época que as coisas estão MUITO evoluídas (em termos de hardware). Então daqui pra frente, não teremos nada de revolucionário, somente melhorias para oque já existe.

Por exemplo, se eu compro um quit de 24 canais analógicos de gravação todo da presonus, não vou precisar trocar tão cedo!

Isso já não acontece com software. É muito difícil emular sons analógicos. Por isso, temos centenas de atualizações e lançamentos de plug-ins. E é relativamente mais facil de se trocar de software. Mais barato.

Quanto a ter vários DAWs no PC, quando comecei eu tinha vários.
Hoje possuo o Adobe Audition e o Cubase. Não tenho plug-in VST por não achar necessário, já que eu não sei utiliza-los direito ainda.

Acredito que todo mundo deve mesmo testar tudo. Usar todas as possibilidades, antes de meter a mão no bolso e comprar o "todo mundo diz que é bom" (é o caso do Pro Tools).

Celbe
Veterano
# fev/10
· votar


Michael_Nsc

aqui voce pode ver o que existe de novidades. novidades Sonar 8.5.1

Michael_Nsc
Veterano
# fev/10
· votar


Celbe

Essas páginas são meio ruins. Deveria ter algum tipo de tabela de comparação de "features" (fugiu a palavra em portugues da minha cabeça)

Celbe
Veterano
# fev/10
· votar


Michael_Nsc

aqui da pra ver a tabela que você quer:

tabela de comparação

Celbe
Veterano
# fev/10
· votar


Michael_Nsc
só clicar em producer exclusives....mais abaixo na página.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda para Gravar violão e voz