Gravação acustica FTP+violão+Mic+sonar

    Autor Mensagem
    Radamanthys
    Veterano
    # fev/10


    E ae pessoal

    Estou com um probleminha aqui com a gravação que quero fazer. Vou tentar ser objetivo....
    Tenho um violão Folk Cort MR710F com captação Fishman 4t, microfone MXL 770, Fast Track Pro e uso o Sonar 8.

    Quando eu posiciono o microfone perto da boca, o som do violão fica baixo e, quando uso perto do violão, a voz quase nao aparece mesmo mexendo no pré amp!

    Li nos topicos publicados q o som do violão sai melhor qdo microfonado e por isso não quero plugar o violão. O video abaixo é um exemplo de como eu queria q os volumes voz/violão ficasse....



    As perguntas:

    1- O microfone condensador (no geral) tem q ser posicionado perto da boca?

    2- O carinha do video plugou a viola? Ele nem ta tão perto assim do microfone....

    3- Se for usar o pre-amp do meu violão é preferivel mexer no volume na captação, no fast track pro ou no sonar?

    Valeu pessoal, venho tendo umas duvidas aqui pq fiz umas aquisições e não encontrei topicos q me ajudassem... obrigado!

    Michael_Nsc
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Fala Radamanthys! Vamolá:

    Sim, o violão microfonado fica melhor. Porém, isso é melhor aplicado quando se tem 2 microfones. Um para a voz, outro pro violão. Assim vc pode gravar 2 pistas mono no Sonar, um só com voz, outro só com violão, e editar para que o som fique igual ao vídeo que vc mandou.

    Mas não quer dizer que seu violão vai ficar com o som horrível caso vc conecte direto na Fast Track!

    Faça o teste, poste o resultado aqui e eu te falo o que precisa arrumar

    Abraços!

    Radamanthys
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Michael_Nsc

    Vo fazer... ei mas eu n tenho aula de canto nao hein!!! rsrsrs
    Gravar separado é um saco hein?!
    Valeu cara!!!



    Mais alguém pode me ajudar? Existe alguma posição ninja pra ficar o microfone? kkkk


    valeu moçada!

    stefanov
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Se você só tem um condensador, deixe ele um pouco distante e com o ganho maior para tentar captar as duas coisas. Isso normalmente dá uma "ambiência" mais live, bem legal.

    Para gravar, prefiro fazer canal a canal. Encomendei o kit MXL990/991, que tem a proposta de usar o mic shotgun para o violão e o condensador mais voltado para a voz.

    O violão plugado diretamente vai inevitavelmente soar quack piezo, a nao ser que você passe por algum preamp específico para violão, pedaleira ou use algum VST. Resumindo, melhor microfonar mesmo.

    Ah, e se voce nao tem nenhum tratamento ou isolamento, o condensador vai pegar muito barulho. Até do seu pc! hehe.. se o objetivo é gravação, tem que levar isso em consideração.

    Michael_Nsc
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    stefanov

    Bela aquisição! Tenho esse kit aqui, e recomendo.

    Radamanthys

    Por que gravar separado é ruim? Eu prefiro gravar separado, pq são duas pistas no programa de gravação, mais possibilidades de mixagem!

    Quando se diz "gravar separado", não é grava uma coisa de cada vez, mas sim as duas coisas ao mesmo tempo em canais diferentes!

    Pra posicionar o microfone legal pro violão, mede a distancia do braço até o fim do violão, e use essa mesma distancia do violão até o microfone. Isso vai pegar todo o som do corpo do instrumento.

    Agora a voz é complicado! Vc não tem nenhum mic dinâmico aí?

    Radamanthys
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Radamanthys
    · votar


    Michael_Nsc

    Eu trabalho fora e não da pra fazer esse teste pq todo o equipamento ta em outra cidade... Então so no final de semana.
    Mas deixa eu ver se entendi..... essa distância é medida da onde começa o braço (junção braço c/ corpo) até a ponta do braço? Ou é até o final do corpo?

    Essa distância é horizontal à frente do violão? Tipo... se eu colocar o microfone bem a frente da minha boca, automaticamente ele ficará à uma certa distância (não mto longe daquilo) do microfone, mas meio que na diagonal. Você que ja tem o MXL 990, que é praticamente igual ao meu MXL 770, pode me dizer se tem problema na captação do som se essa distância ficar na diagonal? Estou perguntando pq cheguei à gravar alguma coisa com o mic perto da boca e tocando o violão, mas o som do violão ficou mto baixo... Será que não to sabendo gravar direito? Faz poucos dias q eu tive pra testar, mas n consegui tirar coisa boa dessas minhas aquisições auheuaheuha.
    Acho que vou tentar gravar direto na captação fishman. Tava vendo umas reviews do meu violão Cort e parece q ele não dá esse "quack.." Vamo ver.... E posto o resultado aqui

    Valeu cara, abrass


    stefanov

    Cara, não to vendo tanta sensibilidade assim no meu MXL770 a ponto de pegar o som do meu notebook. Acho que não to sabendo usar esse negocio aeuhuaheauhe...

    Valeu cara!


    Mais alguém?

    stefanov
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Cara, agora que eu li hehe ...

    Você tem um Cort com Fishman. Tá esperando o que pra gravar em linha? Poste seus resultados, tenho certeza que vai ficar muito legal.

    []'s

    Celbe
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Michael_Nsc
    mas se ele usar o MXL 770 e microfonar o violão, gravando voz e violão em canais diferentes, não vai haver 'contaminação' dos canais, tornando o tratamento individual dos mesmos mais complicado?

    Neste caso é indicada a utilização de microfones dinâmicos? ou nada a ver?

    tks

    teclado_mania
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Eu recomendaria usar só o MXL mesmo, vai dar muito vazamento assim fica dificil...

    Radamanthys
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Celbe

    Acho q a unica maneira de n ter contaminação nenhum é gravando violão e voz separados. Qdo eu falo separado é um de cada vez.... mas dai nem vira.


    teclado_mania

    So o MXL sem nenhum outro mic?


    stefanov

    É. Vo tentar gravar em linha... mas so no fds qdo voltar kkkk


    Valeu galera!!! Tao me ajudando mto! Se tiver mais alguem q entenda... eu agradeceria a ajuda!

    Celbe
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Radamanthys
    mas teu objetivo é postar videos no youtube também ou só gravar o som mesmo?

    Radamanthys
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Celbe

    Só gravar!. Sem videos!
    O carinha do video deve ter gravado em uma camera normal e sustituido com o som mixado.

    Radamanthys
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    stefanov
    Michael_Nsc

    Qts vcs pagaram no kit MXL 990/991?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação acustica FTP+violão+Mic+sonar