RMS Power duvida

    Autor Mensagem
    Fagulha
    Veterano
    # fev/10


    Olá, quando vejo no cubase as estatisticas de um arquivo de audio existe 3 parametros relacionados chamados:
    RMS minimo
    RMS maximo
    e Average (ou média)

    Alguem poderia me explicar melhor o que indicam esses parametros? Eu tenho uma leve ideia apenas.

    E tambem... qual é a faixa de valores destes parametros que uma musica deve possuir para estar adequada para o mercado fonografico?

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: AndrewMcPherson
    · votar


    RMS (Root mean square) quer dizer a volume (dB) ou potência, ou pressão sonora real que o áudio tem. essa nomenclatura tem vários significados, a depender do uso.

    Como é uma ferramenta de medição, tem seus picos máximos e mínimos, bem como a média...(average).

    Para enviar um arquivo para masterização....o que varia muito por causa dos estilos musicais... é prudente deixar a mixagem entre -24 dB e -18 dB...podendo chegar até mais um pouco próximo de -14 dB.

    já a masterização pode deixar isso com RMS level bem mais alto...devido a compressão multibanda...podendo chegar a -6dB ou até próximo do zero (chapado) que é o caso do estilo techno onde o bumbo eletrônico domina o espectro.

    Michael_Nsc
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    A explicação do AndrewMcPherson está ótima!

    Eu queria acrescentar uma coisa:

    Li em algum lugar (não me lembro onde) que essa diferença entre o RMS minimo e o RMS máximo é o que vai dar a dinâmica da música. Uma música com uma diferença de 15 dB entre um e outro tem uma puta qualidade sonora boa. Todo os instrmentos são bem ouvidos, a música é empolgante, tranquila. Mas aí é preciso aprender a regular os volumes dos canais de gravação. Oque vai ficar mais alto, o que vai ficar mais baixo, etc.

    Aí eu ainda estou pesquisando sobre...

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Michael_Nsc

    A diferença é a dinâmica sim...porém, não é bem "qualidade sonora boa" mas sim a amplitude (diferença entre os picos e os vales) das ondas senoidais...

    A questão de ouvir bem os intrumentos não tem nada a ver com isso tb, mas sim com as frequências deles....e sua distribuição no spectro do áudio.

    Quanto a regulagem dos volumes isso aí já é a etapa de edição na mixagem estática...tudo é ajustado nessa fase.

    Abs.

    Fagulha
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    AndrewMcPherson

    daee cara, queria agradecer pela postagem, esclareceu minhas dúvidas!

    e como não havia nenhum topico com esse assunto tão claro aparecendo na busca fica ai pra ajudar os proximos novatos...

    abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a RMS Power duvida