Autor |
Mensagem |
Fagulha Veterano |
# fev/10
Olá, quando vejo no cubase as estatisticas de um arquivo de audio existe 3 parametros relacionados chamados: RMS minimo RMS maximo e Average (ou média)
Alguem poderia me explicar melhor o que indicam esses parametros? Eu tenho uma leve ideia apenas.
E tambem... qual é a faixa de valores destes parametros que uma musica deve possuir para estar adequada para o mercado fonografico?
|
AndrewMcPherson Veterano |
# fev/10 · Editado por: AndrewMcPherson
· votar
RMS (Root mean square) quer dizer a volume (dB) ou potência, ou pressão sonora real que o áudio tem. essa nomenclatura tem vários significados, a depender do uso.
Como é uma ferramenta de medição, tem seus picos máximos e mínimos, bem como a média...(average).
Para enviar um arquivo para masterização....o que varia muito por causa dos estilos musicais... é prudente deixar a mixagem entre -24 dB e -18 dB...podendo chegar até mais um pouco próximo de -14 dB.
já a masterização pode deixar isso com RMS level bem mais alto...devido a compressão multibanda...podendo chegar a -6dB ou até próximo do zero (chapado) que é o caso do estilo techno onde o bumbo eletrônico domina o espectro.
|
Michael_Nsc Veterano |
# fev/10
· votar
A explicação do AndrewMcPherson está ótima!
Eu queria acrescentar uma coisa:
Li em algum lugar (não me lembro onde) que essa diferença entre o RMS minimo e o RMS máximo é o que vai dar a dinâmica da música. Uma música com uma diferença de 15 dB entre um e outro tem uma puta qualidade sonora boa. Todo os instrmentos são bem ouvidos, a música é empolgante, tranquila. Mas aí é preciso aprender a regular os volumes dos canais de gravação. Oque vai ficar mais alto, o que vai ficar mais baixo, etc.
Aí eu ainda estou pesquisando sobre...
|
AndrewMcPherson Veterano |
# fev/10
· votar
Michael_Nsc
A diferença é a dinâmica sim...porém, não é bem "qualidade sonora boa" mas sim a amplitude (diferença entre os picos e os vales) das ondas senoidais...
A questão de ouvir bem os intrumentos não tem nada a ver com isso tb, mas sim com as frequências deles....e sua distribuição no spectro do áudio.
Quanto a regulagem dos volumes isso aí já é a etapa de edição na mixagem estática...tudo é ajustado nessa fase.
Abs.
|
Fagulha Veterano |
# fev/10
· votar
AndrewMcPherson
daee cara, queria agradecer pela postagem, esclareceu minhas dúvidas!
e como não havia nenhum topico com esse assunto tão claro aparecendo na busca fica ai pra ajudar os proximos novatos...
abraços!
|