Tratamento acústico de pobre - Sala 3x3

    Autor Mensagem
    stefanov
    Veterano
    # jan/10


    Pessoal,

    Estou prestes a trabalhar com mics condensadores, então chegou a hora de cuidar um pouco da minha salinha hahaha.

    A sala é 3x3, piso de taco de madeira, paredes de tijolo, uma janela de madeira e vidro e uma porta de madeira maciça. Basicamente, vou colocar um tapete no chão e cobrir TODAS paredes com POBREX (espuma perfilada).

    Não vou fazer estudo de ressonância nem nada, só quero matar a reverberação o máximo possível com pouco dinheiro.

    O que acham? O que eu faço com essa janela? Tou pensando em tirar o vidro e deixar só a alvenaria, porque vidro é cruel.

    E como vocês fazem pra silenciar o computador? Troquei o cooler do meu mas o barulho tá chato ainda, vou ver se taco um WD-40 nessa parada.

    Tou pesquisando um ar-condicionado, mas acho que vou botar um climatizador bem silencioso mesmo e só ($).

    Abraços!

    teclado_mania
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Troquei o cooler do meu mas o barulho tá chato ainda, vou ver se taco um WD-40 nessa parada.

    A pior coisa que se pode fazer. :)

    Tou pesquisando um ar-condicionado, mas acho que vou botar um climatizador bem silencioso mesmo e só ($).

    Ar condicionado é bem caro ,ou comprar de monstruario ou não, pesquise uns climatisadores de chão do tipo torre, teu mic nem reclama.

    O que acham? O que eu faço com essa janela? Tou pensando em tirar o vidro e deixar só a alvenaria, porque vidro é cruel.

    Eu colocaria concreto no lugar, vai fazer muita diferença pois madeira não mata o som.

    Uma boa opção pra matar a reverberação seria piso de madeira com carpete, teto de gesso e pode fazer ondinhas assim `´ para quebrar o som, e a parede pode ser de lã de vidro com carpete o "POBREX".

    stefanov
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    então, falei brincando do WD-40, mas o cooler começou a fazer mais barulho a pouco tempo, não tem a ver com lubrificação?

    exato, eu vi um climatizador torre da consul legalzinho, só para não morrer lá dentro. Só tomar cuidado com a função umidificar para não corroer toda minha aparelhagem HAUHAUHA.

    então fechou, pois teto já é de gesso, boto pobrex na parede e o piso é de taco de madeira, só vou por carpete bem grosso.

    a idéia de fechar essa janela é boa, resolve de uma vez por todas o problema. o X é que eu vou me mudar em menos de um ano então não sei se compensa, visto que depois vou ter que abrir uma janela de novo no cômodo na hora de vender ou alugar.

    []'s e valeu.

    Hero Guitarrist
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    stefanov
    O que seria o "POBREX" ???
    É tipo uma espuma Sonex com qualidade inferior, ou vc se refere às caixas de ovo?

    stefanov
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Pobrex - Espuma perfilada

    Caixa de ovo é pra guardar ovo! HAUHUA, já me falaram disso aí mas nunca levei muito a sério. Fora que deve ficar feio pra cacete.

    Hero Guitarrist
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    stefanov

    Pois é. Estou motando o meu estúdio também. Ele terá 3.75 X 4,30. Estou erguendo ele com tijolo maciço. Irei colocar lã de vidro e sonex por cima das paredes e teto. Para finalizar irei colocar gesso em todas as parede + teto. O chão irei colocar laminado e a porta será uma porta mais grossa (não chega a ser acústica), que está sendo feita por um marceneiro.

    stefanov
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Porra, outro level. Eu tou pensando em algo provisório.

    O gesso é para tratar ou você tá pensando em fazer alguma coisa para isolar o som também?

    []'s

    teclado_mania
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    O gesso é para tratar ou você tá pensando em fazer alguma coisa para isolar o som também?

    Que eu ouvir falar do tecnico de som la da igreja que quando você usa o gesso assim `´serve para matar frequencias medias e medias graves ,também isola um pouco, por isso fiz uma segunda parede de gesso (5cm) no meu quarto de ensaio.

    a idéia de fechar essa janela é boa, resolve de uma vez por todas o problema. o X é que eu vou me mudar em menos de um ano então não sei se compensa, visto que depois vou ter que abrir uma janela de novo no cômodo na hora de vender ou alugar.

    Pois é também to mudando para um lote maior (600m²) também tem essa dificuldade, mas vou ter mais espaço para estudio, também pode fazer uma isolação atravez de gesso e lã de vidro ,depois é só quebrar e ta lá de novo.

    Hero Guitarrist
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    stefanov
    Então, pelo fato de eu estar subindo as parede com tijolos maciço, já me garante que o som externo e interno diminua consideravelmente não chegando muito alto ao outro lado. A lã de vidro é para ajudar tanto no abafar o som (interno e externo) como ajudar juntamente com a espuma a evitar grande reverberação. O gesso é mesmo para dar uma acabamento, nos finalmente ele irá contribuir acusticamente falando, mas não é meu principal objetivo. no teto, por exemplo, eu irei colocar gesso com luminarias embutidas, entao o aspecto do gesso é mais estetico do que acustico mesmo.
    O laminado é para ajudar na acústica. Em relacao à climatização, irei colocar um ar de 9.000 btu. Não é o indicado para o tamanho da sala, mas imagino ser suficiente.
    Ah, esqueci de mencionar que estou fazendo esse estúdio sem janelas (que é o correto), apenas com um buraco de 75cm x 75, que será preenchido com duas chapas de vidro temperado, separados por uma distancia aprox. de 12 cm.
    Enfim, vai ficar um estudiozinho legal pra poder ensaiar com a minha banda.

    Obs.: Não consultei nenhuma empresa de acústica, ou coisa assim. Estou fazendo na raça. Me basiei em livros e revistas, além de ler muitos posts aqui no fórum relacionados com esse assunto.

    stefanov
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    pqp, muito legal velho. valeu pela ajuda.
    a idéia do gesso e lã no lugar do vidro é o ideal para mim.

    tbm nao vejo necessidade para contratar uma empresa, pois é um homestudio e não tenho muita restrição a barulho. meus vizinhos são mais barulhentos que eu. pelo que eu tenho lido, tratar é muito mais fácil, tem até questão de feeling enquanto isolar ... vish.

    agora no apartamento que vou morar, aí sim. vai ser EMBAÇADO.

    teclado_mania
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    agora no apartamento que vou morar, aí sim. vai ser EMBAÇADO.

    Morar em apartamento é fria, ainda bem que minha mãe vai mudar para uma casa, por enquanto mantenho o meu home na casa da minha vó que também vai morar no mesmo lote da minha mãe.

    Hero Guitarrist
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Poutz, apartamento é zica.
    Eu tenho um apartamento, mas moro com meus pais. To fazendo o estúdio lá na casa deles, no fundo.

    Para nós que curtimos música, nada como uma casa!

    teclado_mania
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Pessoal só aproveitando o topico, posso colocar vidro para a sala de mixagem ter uma visão da sala onde vai tocar, a sala que vai tocar vão ser 2 uma para a bateria 4x4 e a grande é 8x6 e a de mixagem é 8x4.

    stefanov
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Algumas coisas, beleza. Dá pra monitorar com fone. Cantar, tocar violão passa batido, acho. Até as 22h hahaha ... Agora botar o Mesa Boogie pra fritar ovo com a válvula ou até um cajonzinho já vira uma tarefa complicada. Foda.

    Nunca morei em apartamento, já to vendo que vai ser polícia na certa HAHAHA.

    Hero Guitarrist
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    teclado_mania
    Isso foi uma pergunta?? haha

    stefanov
    Aí é forçar a barra demais. Polícia na certa! hauhauha

    teclado_mania
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: teclado_mania
    · votar


    Nunca morei em apartamento, já to vendo que vai ser polícia na certa HAHAHA.

    Fica tranquilo ,de vez em quanto também sabado de manha (lá pra as 7h) exagero no som, comprei um kit de monitores T&V potente pra caramba, também já assistir filmes como 007 de noite (lá pra as 00:00h ) e até hoje os vizinhos só sorrir pra mim.

    Vai ser dificil é se você for um baterista no predio. :(

    Isso foi uma pergunta??
    Foi mais ou menos, se é recomendavel colocar vidro e se não vai vazar som.

    Hero Guitarrist
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    teclado_mania
    O recomendável é que caso vc coloque vidros os mesmos sejam temperados e que sejam pelo menos 2 chapas de vidro separadas por um espaço (20 cm é o recomendável).

    stefanov
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ressuscitando,

    Não seria interessante eu deixar a parede com a janela sem espuma perfilada? Estava lendo sobre deixar uma parede e o teto ou ou chão reflexivos.

    Então, no caso a parede com a janela (sem o vidro, para nao vibrar) seria a reflexiva, e o teto também, visto que o chão estará coberto com um tapete grosso.

    Abraços!

    teclado_mania
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Eu deixaria a janela e o teto reflecfivos, já tentei deixar o chão e o teto mais pareceu banheiro, então coloquei uns moveis no ambiente (escrivaninha,cadeira e estante para esposição) ai parou.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tratamento acústico de pobre - Sala 3x3