Autor |
Mensagem |
MauricioBahia Moderador |
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
PedroGtr: E pra gravaçao em linha?
Cara, é basicamente isso: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/p8#6706718
Você pretende gravar em linha como? Apenas sofwares simuladores?
Abs
|
kiki Moderador |
# abr/10
· votar
MauricioBahia grande mano bahiano, sempre colaborando! não à toa que virou "veterano emérito" =]
|
kiki Moderador |
# abr/10
· votar
3) O "quebra galho", o que provavelmente não vai te custar nada, mas poderia ser opção quase tão boa como uma caixa DI, é o uso de pedal comum, que na verdade é uma espécie de caixa DI. Poderia ser um pedal de qualquer espécie; um pedal de distorção, chorus, echo, etc, desde que:
a) Seja alimentado por electricidade; b) Você o use em modo bypass; c) Não seja true bypass;
Mas se eu usar um pedal qualquer em bypass, ele amplifica o sinal? o bypass de dpdt não é justamente fazer o sinal passar por fora do circuito?
|
# abr/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
kiki: Mas se eu usar um pedal qualquer em bypass, ele amplifica o sinal? o bypass de dpdt não é justamente fazer o sinal passar por fora do circuito?
Pelo que entendi, usando um pedal sem ser true bypass você consegue casar a impedância da guitarra com a placa de som, conforme o item "2" do texto. Esse "casamento" é uma das funções de uma DI (Direct Box) que pode ser emulada num pedal desse tipo.
Enfim, o sistema True Bypass não interferir na impedância, por isso não seria recomendado para esta função.
Abs
ps. o fato de ter DPDT não quer dizer que seja True Bypass.
|
kiki Moderador |
# abr/10
· votar
MauricioBahia sim, sem true bypass! eu achava que passar no bypass do dpdt era igual (ou praticamente igual) a nao passar por nada. =p
não achava que ia mexer na impedancia do bichim.
ow, postei uma duvida de reaper num outro topico do headstock, me da uma ajuda!!!
|
Gilberto Juba Veterano |
# mai/10
· votar
MauricioBahia Fiz algumas gravações com placa de som on board. Consigo gravar a guitarra sem latência e sem chiados (uso reaper/Guitar RIG3/Vintage Amp/..). Ainda estou apreendendo a timbrar a guitarra com esses programas, mas já achei os resultados bem razoáveis. Será que vale a pena eu comprar um Guitar Link UCG102 Behringer para melhorar a questão da impedância? Essa troca melhoraria o timbre? Ou a diferença seria muito pequena? Sei que o ideal é uma placa de som off board mais robusta, mas como sou amador não pretendo gastar muito. Se puder opinar ficarei muito grato. Tenho alguns tópicos com as gravações. Obrigado.
|
# mai/10
· votar
Gilberto Juba: Essa troca melhoraria o timbre? Ou a diferença seria muito pequena?
Melhora, mas não sei dizer se a diferença é muita ou pouca. Não lembro. Só testando! Acredito que o casamento de impedâncias seja o ideal. No texto inicial, o item (1) explica bem isso.
Sei que o ideal é uma placa de som off board mais robusta, mas como sou amador não pretendo gastar muito.
O ideal é que vc toque sem latência e isso vc já conseguiu. O método que está usando é uma opção válida.
Será que vale a pena eu comprar um Guitar Link UCG102 Behringer para melhorar a questão da impedância?
É uma opção, mas se vc tem um pedal sem ser true bypass (um Boss ou Behringer, por exemplo), ele pode ser usado pra casar a impedância com sua placa onboad, conforme o texto explica.
Abs
|
Gilberto Juba Veterano |
# mai/10
· votar
MauricioBahia É uma opção, mas se vc tem um pedal sem ser true bypass (um Boss ou Behringer, por exemplo), ele pode ser usado pra casar a impedância com sua placa onboad, conforme o texto explica Não tenho pedais. Estou pensando em comprar um pedal FUZZ FACE lata de sardinha no ML para casar a impedância com minha placa on board. Sairia bem em conta.
|
# mai/10
· votar
Gilberto Juba
Mas esses latas de sardinha normalmente são True Bypass, aí não serviria. Tem que verificar isso aí.
Abs
|
gualtersouza Veterano |
# mai/10
· votar
MauricioBahia Geralmente, quanto menor o tamanho do buffer, menor será a latência. Salve, Maurício. Não sou da área, mas não seria a relação inversa? Imagino que se o buffer é pequeno, tenha que fazer a operação entrada+saída de dados com maior frequencia, gerando atrasos, enquanto que a placa com um buffer maior faria menos operações.... sei lá... my 2 cents.
|
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
gualtersouza
Fala!
Geralmente, quanto menor o tamanho do buffer, menor será a latência.
Isso tá certo sim. Não sei explicar tecnicamente, mas quando vc reduz os buffers, o "delay" em milisegundos reduz e a CPU trabalha mais intensamente, por isso os "engasgos". Achar um ponto de equilíbrio é o desafio.
Eu tenho a impressão que quanto mais "inflado" é o buffer, maior é a "gap" para a CPU processar o áudio, daí o delay. Como disse, não entendo muito bem como esse buffer funciona.
Abs
ps. você pode consultar o manual do Reapaer ou de outros DAWs. Eles falam sobre o assunto.
|
Vagabond Veterano |
# mai/10
· votar
é isso que ngm conseguiu me responder até hoje! falavam pra bota meu pedal, eu botava, mas ele era true bypass e era um metalmaster da digitech, ou seja, ou eu gravava apenas com aquele "timbre" do pedal, que não tem controle de ganho, ou o som não mudava nada. agora foi respondido, vlw ^^
|
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Vagabond
Mas sem um simulador de amp/caixa no micro, como um Amplitube da vida, o pedal fica com o som horrível mesmo, independente do sistema de bypass.
Vc usava um simulador?
abs
|
Gilberto Juba Veterano |
# mai/10
· votar
MauricioBahia Pesquisando encontrei o Behringer V-Tone GDI 21 (no ML po R$119,00) No anúncio está assim: "Utilize o GDI21 V-Tone como saída para gravação direta com uma simulação de amplificador, ou como um direct box padrão no modo by pass.." Acho que serve para casar a impedância da guitarra com a placa on board como descrito no item (2) no seu tópico (direct box pre amplificador).
|
guitarg3 Veterano |
# mai/10
· votar
bom topico!
|
peludo Veterano |
# abr/13
· votar
Fala ae, moçada!
Eu simplesmente não consigo usar P2/P10 pra ligar a guita no micro. Fica ua latência e um chiado muito forte. Já tô há quase 2 anos quebrando a cabeça pra conseguir usar o guitar rig decentemente.
No momento não pretendo usar pedal nenhum.. gostaria apenas de utilizar o GR mesmo.
Minha placa de som é aquelas Realtek meia boca... será que ela conseguirá botar pra fora um som rezoavelmente decente?
Esses Guitar Link resolvem bem esse problema? É plug e play mesmo?
Abraços!
|
strinbergshredder Veterano
|
# abr/13
· votar
peludo então cara, essa questão de chiados e latência pode estar ligado ao Driver que vc usa no momento... Já experimentou usar o Driver ASIO?
|
JJJ Veterano
|
# abr/13
· votar
peludo
ASIO4ALL deve ser a resposta para seus problemas. Se nem ele der jeito, a sua placa/chip de som não consegue segurar o Guitar Rig.
|
strinbergshredder Veterano
|
# abr/13
· votar
JJJ exatamente, se ASIO não resolver, nada mais resolve...rssrsr
|
peludo Veterano |
# abr/13
· votar
JJJ exatamente, se ASIO não resolver, nada mais resolve...rssrsr
peludo
ASIO4ALL deve ser a resposta para seus problemas. Se nem ele der jeito, a sua placa/chip de som não consegue segurar o Guitar Rig.
O pior é que tenho o ASIO instalado junto com o GR..... Ta tudo configurado, tudo certinho... Tanto no microfone quanto na entrada auxiliar...
|
JJJ Veterano
|
# abr/13
· votar
peludo Qual a configuração do computador?
|
peludo Veterano |
# abr/13
· votar
JJJ
Qual a configuração do computador?
Cara.. aqui estou usando um Athlon 64 dual core... 1024 de ram.. placa mãe A8N SLI... som onboard da realtek.... meu sistema operacional é o "WINDOWS " TyneXP.
Tô achando que essa dificuldade no som é por causa do sistema operacional...
Enfim....
Será que um guitar link resolveria isso?
|
JJJ Veterano
|
# abr/13
· votar
peludo 1 GB de ram hoje em dia é pouco demais... Se o vídeo é onboard também já vai chupar um tanto, mais a placa de som idem. O processador também não deve ser dos mais novos; enfim... acho que um upgrade aí seria bom.
Ou comprar uma interface externa pra deixar as coisas mais por conta dela (mesmo assim, o computador é sempre importante).
Ou então, se estiver difícil de $$$ agora, você tem que se ajustar à realidade do equipamento e baixar os requerimentos aí... Menor bitrate, menor taxa de amostragem, mais latência...
|
JJJ Veterano
|
# abr/13 · Editado por: JJJ
· votar
Edit: post duplicado...
|
peludo Veterano |
# abr/13
· votar
kiki JJJ Sobre o PC foi exatamente isso que meu professor disse hoje a tarde na aula....... 1giga de memória hoje em dia não adianta muita coisa pra mexer com som.
Ele sugeriu um som externo assim como vc tbm falou... mas a $$$ ta muuiiito curta! hehehehe
Bom, valeu aê pela tentativa.
Vou ver o que faço. Até o fim do mês eu posto o resultado!
Abraços!
|
thiagosp100 Veterano |
# out/13
· votar
Ficou um pouco confuso nesta parte.
Se sua guitarra não é alimentada por uma bateria (e poucas são), então isso está gerando um sinal elétrico que não é compatível com a maioria das placas de som.
pois em seguida vem isso...
A opção mais simples é ligá-lo entrada de linha da placa de som utilizando um conector adequado, geralmente um adaptador de p10 para P2. A vantagem é que você não precisa comprar nenhum equipamento adicional (exceto talvez o adaptador), mas o som não é o ideal, provavelmente, nem mesmo bom.
Afinal... é ruim ou não conectar a guitarra direto na placa de som (entrada mic) ? Estou fazendo isso, pois não tenho interface usb muito menos uma pedaleira. Se isso dar a possibilidade de danificar algum componente ou até mesmo a placa de som... preciso saber, pois assim evito de fazer isso. Até comprar uma pedaleira que tenha interface.
Valeus.
|
# out/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar
thiagosp100: Se sua guitarra não é alimentada por uma bateria (e poucas são), então isso está gerando um sinal elétrico que não é compatível com a maioria das placas de som.
Guitarra alimentada por bateria tem captação ativa. Essa é a razão. O texto aborda, especificamente, guitarras com captação passiva. Por isso esse trecho inicial. Se continuar lendo, veja que diz:
"Existem padrões elétricos comuns entre equipamentos de áudio, e infelizmente a guitarra sai completamente fora desses padrões, porque é passiva. "
é ruim ou não conectar a guitarra direto na placa de som (entrada mic) ?
Funciona, mas o casamento de impedâncias não fique ideal. Talvez o som fica com chiados e muito agudos.
Abs
|
thiagosp100 Veterano |
# out/13
· votar
MauricioBahia
É que primeiro se fala sobre energia e que não é nada bom (não explica se pode causar algum tipo de problema, independente da qualidade de som) e depois diz que tem uma vantagem de não gastar dinheiro.
Enfim... perguntei, porque depois que comecei a usar a placa de som com a guitarra plugada, começou a dar uns problemas estranhos. Até mesmo depois de desplugar ela da placa. Em todo caso, obrigado pela resposta.
|
leomanji Veterano |
# mar/14
· votar
Muito bom Tópico.
|
# set/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Up pra quem está tendo dificuldades em casar pedais externos com instrumentos virtuais, no computador.
leomanji
;)
|