Música de Preto Veterano |
# nov/09
Olá galera! A pesquisa começa no fato de eu querer tocar rodando bases pré-gravadas junto com a banda. A forma mais barata e de qualidade para isso é usar um CD. Em um canal vai a base e em outro canal vai o click, só para a banda. Mas aí, a base vai ter que ser downmixada para mono, o que não é legal. Então tive outra idéia, para ter mais canais sem ter que levar meu PC com minha Delta1010LT para o palco - o que seria meio trabalhoso... A idéia consiste em gravar um DVD, ao invés de um CD. Ao invés de um arquivo 2.0, eu geraria um arquivo 5.1, que na prática seria 4.0. A música vai pro L/R das caixas da frente, o click pra total esquerda traseira e ainda sobraria um canal. Já fiz o primeiro teste, mas ainda não deu certo. Não sei se tem que mexer em alguma coisa no DVD que usei para testar ou alguma coisa na autoração do DVD. Ah, pra isso é necessário um DVD que tenha as saídas de 5.1 discretas, ou seja, uma conexão pra cada canal (Fr/Fl/C/Rr/Rl/S).
Tá dada a idéia. Se alguém quiser se aventurar também, conte os resultados.
|
Música de Preto Veterano |
# nov/09
· votar
Vi que ninguém se interessou pelo assunto, mas vou deixar, porque pode ser útil a alguém
TUTORIAL PARA USAR BASES PRÉ-GRAVADAS COM 5 CANAIS E COM BAIXO CUSTO, CLARO (usando Nuendo)
1º Crie um projeto no Nuendo de teste. Crie 5 trilhas de áudio e grave em cada uma delas frases de teste, como "canal de áudio 1, caixa frontal esquerda", na segunda trilha "canal de áudio 2" e assim vai. A correspondência seria essa:
canal 1 - frontal esquerda canal 2 - frontal direita canal 3 - traseira esquerda canal 4 - traseira direita canal 5 - central
Como já se pode perceber, a idéia é criar um arquivo 5.1 com uma mudança de conceito. Ao invés de usarmos o conceito de surround estamos usando o conceito de que há 6 canais independentes - na verdade 5 - e podemos gravar quaisquer coisas neles, assim como poderíamos fazer com um CD mudando o conceito de L/R para 2 canais, um com a base outro com o click. Usamos apenas 5 canais porque, no programa que eu usei para autorar não tenho como gravar no canal do Sub, mesmo que o arquivo de áudio fonte tenha 6 canais. Ele faz um downmix de tudo e manda pro canal Sub.
2º Já gravou as 5 trilhas de áudio para teste? Hora de alterar o Bus de saída. Provavelmente, as saídas de suas pistas de áudio estão endereçadas para uma saída estéreo, mas temos que mudar isso. Aperte F4 e se abrirá a tela VST Connections. Clique na guia outputs, no Bus estéreo que estará criado e remova-o. Remova todos os buses que houver. Clique no botão direito, aponte Add bus e selecione 5.0 e feche. Vá outra vez na saída de suas trilhas. Você agora encontrará as opções "Left,Right,Center,Left Surround, Right Surround". Coloque cada trilha de áudio para uma saída, como já escrevi acima. Não use o Surround Pan, faça o endereçamento direto.
3º Na hora de exportar - e foi aí que meu mundo caiu - exporte como wav. Na seção "output" selecione 5.0 Out. Use Sample Rate de 48kHz, pois lembre que no final isso vai virar um DVD, então pode ser útil que tudo já esteja no padrão de DVD. Em "Channels" selecione "N. Chan. Interleaved", ao invés de "Stereo Interleaved" como você deve sempre fazer. Qual a diferença entre os dois? O Stereo interleaved mixa os canais para estéreo, ou melhor, ele exporta o bus estéreo principal de saída, ou seja, um arquivo de dois canais. No caso do N. Chan. Interleaved, ele exporta os "N" buses de saída, ou seja, um arquivo de N canais, no nosso caso 5. Eu nunca imaginei que wave suportasse mais de dois canais, vivendo e aprendendo. E 5 canais totalmente independentes. Daí é só clicar em Export. Se quiser testar crie um novo projeto e antes de qualquer outra coisa, importe o arquivo que você criou. o nuendo criará 5 trilhas e seu arquivo será importado com um canal para cada trilha. pode solar e ouvir.
*Talvez também seria possível exportar em formato .ac3. Pra isso é necessário o Nuendo DolbyDigital Encoder, que é opcional e comigo não funcionou. Ele exportava apenas o canal 1. Se quiser teste isso, mas exportar em .ac3 tem um monte de detalhes técnicos a respeito dos quais eu realmente não entendo. ____ 4º Agora basta autorar o DVD com a ferramenta que você tiver mais intimidade. Eu usei o Nero Vision que é o mais simples e automático. Na tela de edição de vídeo - "Make A Movie" - adicione esse áudio que você criou na trilha de áudio da linha do tempo. Se inserir só a trilha de áudio, por causa de um bug, provavelmente, rola um ruído durante a reprodução em preview qe eu acho que também vai para a gravação, mas não testei. Pra solucionar eu coloquei um arquivo de vídeo qualquer comum e deixei ele mudo e o problema acabou.
5º Existe um menu de opções de DVD (More>Default Video Options>guia DVD-Video>seção Audio) que deve ser ajustado para Dolby Digital (AC-3)5.1. Possivelmente, se você deixasse em automático, ele já gravaria desa forma, mas é melhor não facilitar.
6º Feche esse menu e continue autorando o DVD. Grave o DVD e foi!
Para rodar esse arquivo e fazer o que propus você precisa de um DVD que tenha a saída 5.1 analógica, ou seja, a saída 5.1 já é decodificada e há um conector para cada canal do 5.1. Alguns DVDs têm a saída dessa forma. Veja se tem algum setup no DVD para ativar essa saída e seja feliz.
Depois tente com uma música. Exporte dessa forma.
canal 1 - FL - Base L canal 2 - FR - Base R canal 3 - C - Click canal 4 - RL - Backing Vocals L canal 5 - RR - Backing Vocals R
Viu que evolução? Agora, ao invés de uma base em mono e um click temos dois estéreos e o click. Espero que esse tutorial tenha sido útil. Afinal subustitui para esse fim a necessidade de um notebook e uma interface de 5 canais, o que certamente sairia bem mais caro que um DVD.
|