Gravação em Home Studio Falta algo?

Autor Mensagem
    bobruce
    Veterano
    # ago/09

Olá Pessoal:

Sou leigo em matéria de gravação.... e fui lendo aqui e lá e fui comprando uma série de equipamentos para poder gravar. Toco música instrumental e gravo só a guitarra (via amplificador microfonado) e uso um playback como fundo ou base musical de acompanhamento.
    Acredito que tenha comprado tudo o que eu preciso ...mas não sei como ligar tudo isso e sair gravando...

Além do amplificador, guitarra e PC (é claro) eu tenho o seguinte:

Microfone Shure SM-57
    Mesa Beheringer Xenix 1202 FX (não amplificada)http://www.behringer.com/EN/Products/1202FX.aspx

Monitores Edifier E3100
    http://edifier.com.br/main/product_detail.php?prod_code=ED_E3100

Placa Interface M-Audio Jam Lab

As perguntas são:
    1) Dá já pra gravar ou falta algo mais?
    2) Não sei como é a ligação entre as caixas Edifier e a mesa.....
    3) Como seria a sequencia de conexão dos equipamentos ?
    4) A Interface Jam Lab tem uma entrada pra guitarra P10 e na outra extremidade uma conexão USB pro PC...OK...mas como é feita a conexão dela com a mesa Behringer?

Desculpem minha ignorancia em materia de gravação....mas se puderem ajudar, desde já agradeço...

Abs

AndrewMcPherson
    Veterano
    # set/09
    · votar

as minhas respostas são:
    01. dá sim, bem, essa jam lab é exclusiva para quitarra, como vc falou que so vai gravar esse instrumento, então ta bom d+ hehehe

02. a ligação entre as caixas é simples, é só ligar o output da mesa no input das caixas, vc pode ter apenas uma dificuldade que é a questão do plug , sua mesa usa P-10 e vc pode ligar elas na MAIN OUT ou CONTROL ROOM...só acho que vai ter que adaptar o plug.

03. a sequencia é:

a) output da guitarra ==>> input da Jam Lab
    b) output da Jam Lab ==> line IN da mesa
    c) main out da mesa ==> input das caixas de som

04. bom, se a Jam Lab já manda direto pela USB, não precisa da mesa, é dispensável...porém, ela tem uma saída P-1 que vc pode mandar pra mesa como eu disse acima, fica a seu critério...mandando pra mesa, vc vai captar chiado da mesa, e direto da Jam Lab pro PC o chiado será menor.

abs cara, boa sorte

bobruce
    Veterano
    # set/09
    · votar

03. a sequencia é:

a) output da guitarra ==>> input da Jam Lab
    b) output da Jam Lab ==> line IN da mesa
    c) main out da mesa ==> input das caixas de som

04. bom, se a Jam Lab já manda direto pela USB, não precisa da mesa, é dispensável...porém, ela tem uma saída P-1 que vc pode mandar pra mesa como eu disse acima, fica a seu critério...mandando pra mesa, vc vai captar chiado da mesa, e direto da Jam Lab pro PC o chiado será menor.

Olá Andrew:
    Ainda bem que pelo menos vc me respondeu...... Kara já tinha até desistido de olhar se havia alguma resposta...Valeu!
    Nesse meio tempo acho que soube de mais algum detalhe das conexões e agoara com a tua explicação acho que vou fechando o circuíto.
    Acabei vendo que a minha mesa 1202FX não vem com alguma conexão para o PC e que para isso precisaria de uma UCA-202. Já comprei.
    Acredito que como marinheiro de primeira viagem acabei comprando mais do que necessário. A mesa mixer pra mim é pior que latin...não manjo lhufas......e agora que vc me está dizendo que ela seria dispensável, já me estou animando um pouco mais.....
    Mas seria possível gravar do jeito que eu quero , isto é, com o amplificador microfonado sem usar uma mesa mixer?
    Um outro detalhe.....entre a guitarra e o ampli tenho uma cadeia de pedais. Portanto, a saída da guitarra vai direto pra sequencia de pedais e termina no ampli. Se não uso a mesa, como faço pra mandar um sinal de microfone para o PC??? O sinal do microfone não é um sinal de linea....... e precisaria ser amplificado antes....ou não?

Abraços e valeu pela ajuda.... e aguardo alguma nova informação...
    Roberto

ogner
    Veterano
    # set/09
    · votar

bobruce

Cara, realmente pra vc gravar apenas guitarra com Bt de fundo, essa mesa eu recomendo tira-la do caminho.
    Use apenas Guitarra > Pedais> Amp > Mic > Jamlab> Comput...

A jamlab não possui entrada de Mic XLR, somente P10, acredito, sendo assim, descole um cabo de Mic que tenha uma ponta P10 pra vc conecta-lo na sua placa.

Mas pra frente se der coloque um préamp entre o Mic e a Jamlab.

Porém o ideal ( EU ACHO ) com essa seu equipo, e plugar a guita direto na JamLab e usar simuladores, programas tipo Guitar Rig, Amplitube e etc...Pois vc poderá ter problema de entrada do sinal ( sinal muito baixo) plugando o mic direto na placa....

bobruce
    Veterano
    # set/09
    · votar

Olá Ogner:

Valeu kra por mais uma resposta....quem sabe aos poucos vou "fechando o circuito" e acabando com as dúvidas. Antes de mais nada, sei que poderia ser mais simples, como vc me aconselha, fazer a gravação direto com simuladores de amp, mas como o principal no meu som é um baita amp Vox válvulado modelo vintage com som dos anos 60 (e que custou vários olhos da cara...e mais outros só pra trazer pro Brasil.....) nem pensar em deixa-lo de lado.....Mas essa tua dica seria excelente se não tivesse esse ampli top de linha.

Como eu acho que já comprei mais do que seria necessário, estou querendo evitar ter que comprar por exemplo um preamp para amplificar a saída do microfone, como vc me aconselha. Uma pergunta, poderia amplificar essa saída do microfone de alguma forma (sem ser via mesa) já que tenho um par de caixas ativas que comprei para poder alimentar a mesa...... Teria jeito de usar essa amplificação ou tô falando besteira????

Abraços
    Roberto

ogner
    Veterano
    # set/09 · Editado por: ogner
    · votar

bobruce
    Como eu acho que já comprei mais do que seria necessário, estou querendo evitar ter que comprar por exemplo um preamp para amplificar a saída do microfo

Velho, sendo sincero acho que vc comprou errado.

Concordo com vc sobre microfonar o amp, mas prepare-se, estou nessa peleja tb tentando ser o mais fiel possível nas gravações, e não é fácil, possuo um valvulado handmade que tem uma sonzera.

Eu tenho uma placa Fast Track Pro, um preamp desse (mas veio com problemas gera muito ruido tenho que arruma-lo) e mics SHure 57 e 58....E não consigo uma gravação "igual" ao som "ao vivo", melhorou bastante, mas ainda não é fiel....

Enfim...A maneira de vc continuar com seu equipo sem trocar nada seria adquirir um préamp que ficaria depois do mic e antes da Jamlab.....Minha opinião.....

Mas se vc quer uma qualidade próxima e que faça jus ao seu amp, pode ter certeza que tera que investir numa placa nova, com entrada e saída balanceada, um preamp...O mic esta legal, mas eu com 2 mics consigo um resultado bemmm melhor doq com apenas 1....

EDIT: Ahhhhh, parabéns pelo amp....Te ajudarei no que eu puder e vc achar relevante!!! Quero ouvir samples desse amp ae!!!!!! hehehe

EDIT@: Não vejo como suas caixas amplificadas podem ajudar no "circuito" nesse caso do Mic, a não ser nas suas próprias funções mesmo.

ogner
    Veterano
    · votar

bobruce

Uma saida meio tosca mas que pode funcionar, seria adicionar um pedal de guitarra, tipo bosster ou equilizer depois do Mic...

Ficaria, Mic > Pedal > Jamlab > comput.......Sei lá!! Quando comecei a gravar guitarra sem placa, usava um pedal de bosster antes de conectar no Line in do comput e melhorava bastante a gravação...
    Mas ae já é quebra-galho né....Enfim, vai testando as possibilidades ae..Hehehehe...

Já conseguiu conectar o mic na jamlab?? E gravar assim? O sinal que entra realmente é ruim??

bobruce
    Veterano
    # set/09
    · votar

Velho, sendo sincero acho que vc comprou errado.

Concordo com vc sobre microfonar o amp, mas prepare-se, estou nessa peleja tb tentando ser o mais fiel possível nas gravações, e não é fácil, possuo um valvulado handmade que tem uma sonzera.

Olá Ogner:
    Pois é....com certeza que saí às compras sem ter um projeto definido e agora vou ter que redimensionar tudo e corrigir um pouco isso. Também estou de acordo contigo que não é fácil conseguir gravar o mais fiel ao som ao vivo..... Mas aos poucos vamos acertando isso. Pensei em 2 mics também mas como meu home-studio é muito pequeno acho que não vou ter algum ganho nisso...mas é uma idéia pra testar no futuro....

Estou chegando à conslusão que vc (e o Andrew) estão certos ao me aconselharem a não usar a mesa....

PS: Tô vendendo uma mesa Behringer 1202FX e mais um conector UCA-202....sem uso tudo ainda na caixa e à preço de ocasião!!!!!
    (he he he he.... mas é isso que vai acontecer...)

Deixando a mesa de lado....então o que vc me aconselharia é comprar um prea-amp para o microfone. Dei uma olhada no ML e cai de costas...vão desde uns R$ 200,00 até R$ 9.000,00.... Com certeza que será o bolso quem vai decidir a melhor marca.....(hehehe)

Ouvi falr legal do Art Tube MP e que não tá muito caro....e que dizem ser bem melhor que o MIC-200 e outros similares.... Qual vc me aconselharia numa faixa até 500,00 paus...???

Ainda não liguei a guitarra no JamLab...Não sei qual som sairia....Na realidade, tudo isso que comprei recentemente (mesa/UCA-200/Edifier E-3100/Shure SM57 e JamLab) está tudo nas caixas e sem usar, pois primeiro queria saber como ligar tudo e ver se está tudo certo....... para gravar legal....... Até recentemente, estava gravando usando o microfone embutido de uma filmadora camcorder Sony (vixi!!!!!) e as gravações ficavam com muita interferencia devido a esse microfone. No Youtube tem um monte de videos meus (gravados desse jeito). Da uma ouvida...procura por 26Beto.
    Mas agora quero fazer gravações melhores e mais limpas....por isso que fui às compras (mesmo errando.....) e estou aqui perguntando um monte de coisas....pra ir acertando as coisas.....

Fico na espera pra saber quais são as recomendações de pre-amp pra o microfone Shure SM-57....

Abraços
    Roberto

ogner
    Veterano
    · votar

bobruce
    Ouvi falr legal do Art Tube MP e que não tá muito caro....e que dizem ser bem melhor que o MIC-200 e outros similares.... Qual vc me aconselharia numa faixa até 500,00 paus...???

Bom, velho. Como vc viu lá no meu post anterior eu comprei um preamp. Esse:
    http://www.artproaudio.com/products.asp?type=79&cat=1&id=58
    Aproveitei que um amigo foi para o EUA e pedi essa, não consegui chegar numa conclusão de qual seria o melhor, como vc a qualidade tinha que casar com o bolso, ou seja a melhor pelo menor preço possivel. E tentei fugir das Behringers...Mas no fim me dei mal, pois o meu preamp veio com problema, gera muito ruido, e depois lendo em foruns gringos descobri q algumas unidades desse modelo realmente são bichados...Estranho mais eu li isso....

Ahhhhh, mesmo gerando ruido, oq impossibilita totalmente uma gravação bacana eu fiz alguns testes...E melhorou bastante o som!!!!!!

Opçoes baratas são essas...Mas não conheço...
    http://pro-audio.musiciansfriend.com/product/Behringer-MIC200-Tube-Ult ra-Gain-Preamp?sku=182491

http://pro-audio.musiciansfriend.com/product/PreSonus-TUBEPre-Micropho ne-Preamp?sku=184125

http://pro-audio.musiciansfriend.com/product?sku=184132V

Minha primeira opção era a The PreSonus BlueTube DP Stereo mas como ele não achou acabou comprando a ART e me dei mal!!!

bobruce
    Veterano
    # set/09
    · votar

Olá Ogner:

Valeu pela tua nova resposta........Bom, acabei comprando o preamp Art Tube MP mesmo. Vai chegar daqui a uns dias, via ML. Vamos ver se tenho mais sorte do que vc. O modelo que eu comprei não tem esse visor analógico do teu...Acho que o modelo teu é o V3. A grana pra gastar nessa reforma do studio tá ficando cada vez mais curta.....Então vamos com esse preamp... Um dia, quem sabe vou pra um M-audio ou melhor.......

Voltando ao assunto do meu set de gravação, sem a mesa, eu ainda estou com alguma dúvida....

Acho que a sequencia seria: guitarra ----> set de pedais ----> ampli ----> microfone ----> preamp ----> Jam Lab ----> PC (Audacity).

É isso aí?

Nunca mexi com um preamp de microfone.....Há alguma dica pra otimizar o conjunto preamp-mic?
    Acredito que vou precisar de alguma dica melhor assim que for evoluindo. Vc fica em São Paulo? Dá pra vc me passar teu email ou MSN?

Abraços
    Roberto

ogner
    Veterano
    # set/09
    · votar

bobruce
    Bom, acabei comprando o preamp Art Tube MP mesmo.

Vc é meio compulsivo, não?!?! hehehehehe...

A ligação é essa mesmo. O Mic ligará via XLR no Pré, o pré até tem saida XLR mas a JamLab não tem entrada (eu acho)...Por isso vai ser via P10...Uma diferença gritante que percebi pelo menos no meu pré V3 da Art é que fazendo as ligações via XLR o nível de ruido diminui bastante.

bobruce
    Há alguma dica pra otimizar o conjunto preamp-mic?
    Cara, tentativa e erro!! Esses pré mais simples não tem muito segredo, é conseguir achar um nível de volume/entrada legal.

Tem tb o posicionamento do Mic no amp, que isso só testando tb, existem alguma regras q podem te nortear mas cada caso é um caso, pois mudam muitos fatores, como equipo, lugar, tipo de mic e etc...

Dois links do site da shure muito uteis, principalmente pra quem ta começando: Leia-os!!

http://www.shure.com/stellent/groups/public/@gms_gmi_web_ug/documents/ web_resource/us_pro_sm57_ug.pdf

http://www.shure.com/stellent/groups/public/@gms_gmi_web_ug/documents/ web_resource/us_pro_micsmusicstudio_ea.pdf

É chegar suas paradas, montar e fuçar....Comece logo!!! Muita teoria não ajuda..A parada é na prática mesmo!!!

Abço.

braddock
    Veterano
    # set/09
    · votar

bobruce

Já que está começando a gravar, segue algumas dicas antes de começar a gravar:

(1) Regule a guitarra, afinação, oitavas, cordas novas, tensor, parte elétrica, etc..
    (2) Use cabos de guitarra/pedais de primeira linha. Isso parece besteira, mas melhora MUITO o timbre. Compre os melhores para obter uma gravação melhor.
    (3) Use bons cabos de power (cabeçote/caixa) e cabo do microfone shure.
    (4) Se seu ampli é antigo, faça um ajuste de bias e verifique a condição das válvulas.

Parte da gravação:

(1) Coloque o master MUITO alto. Não vai adiantar ter todo o equipamento bom sem obter a saturação do power.
    (2) Se puder, é fundamental isolar a caixa ou ampli em um quarto separado. O volume é tão alto que vc pode ter problemas/surdez.
    (3) Ligue a guitarra direto no input do ampli sem nenhum pedal.
    (4) Para começar. não use nenhum efeito no loop .

Microfonando

(1) Para começar, coloque o eq no ampli tudo 12:00.
    (2) Posicione o mic no centro do cone e de forma reta(sem angulação).
    (3) Para ter uma noção legal da gravação, é importante ouvir o som apenas dos monitores e não do som da sala. Assim vc pode mecher no eq e na posição do mic até encontrar o timbre que procura.

Geralmente para base de rock o mic deve ficar perto do centro (on axis) e solos mais graves e encorpados mas afastado do cone.
    Quando ouvimos o som direto da caixa, é fácil confundir com o som gravado posterior, as vezes podemos nos enganas achando que o som está bom, mas na gravação fica bem diferente. Por isso que é legal escutar nos monitores.

bobruce
    Veterano
    # set/09
    · votar

Olá pessoal:

Continuando........

Ogner: Pois kra....acho mesmo que eu sou um comprador impulsivo........ Mas no final não acabei ficando com esse modelo mais básico do Art Tube MP. Acabei fazendo permuta com o meu mixer e o conexão UCA 202 e comprei o modelo ART Tube Project Series USB....e assim me desfiz do que tinha comprado errado e estou comprando o que estou precisando.
    Valeu pelas dicas e espero logo começar essas minhas gravações......

Braddock:
    Valeu e obrigado pelas dicas. Na realidade eu já estava gravando algo mas com muito ruido pois estava usando o microfone da minha camcorder Sony (depois apagava a imagem e processava só o audio).... Agora coloquei alguns equipamentos melhores para poder diminuir esse ruido e.....realmente espero que com esse set que informei acima possa dar uma melhorada.
    Com relação á posição do microfone, já fiz um monte de testes e já tenho uma idéia bem definida do melhor lugar e melhor distância.

1) Coloque o master MUITO alto. Não vai adiantar ter todo o equipamento bom sem obter a saturação do power.

Só que não entendi muito bem isso que cito acima.... Dá pra vc me explicar melhor.......

Abraços
    Roberto

braddock
    Veterano
    # set/09
    · votar

1) Coloque o master MUITO alto. Não vai adiantar ter todo o equipamento bom sem obter a saturação do power.

Só que não entendi muito bem isso que cito acima.... Dá pra vc me explicar melhor.......

se o seu ampli for valvulado, precisa estar em alto volume para o som ficar bom. Que ampli vc vai gravar?

bobruce
    Veterano
    # set/09
    · votar

se o seu ampli for valvulado, precisa estar em alto volume para o som ficar bom. Que ampli vc vai gravar?

Ok....entendido...mas acho que no meu caso, isso não rola pois eu gravo um estilo de música que preciso de um som limpo sem nenhuma saturação...... Eu tenho um Vox AC15 modelo Heritage, equipado com válvulas EF86 e EL84...e só uso até 20% do seu volume.....Se quiser...dá uma ouvida em YouTube....procura por 26beto

Abs

ogner
    Veterano
    # set/09
    · votar

bobruce

Legal ein!!! O novo metodo de gravação vai dar um "UP" certamente nas gravaçoes!!!!

Qual é sua guitarra, essa vermelha?? Usa pedais??

Abço

bobruce
    Veterano
    # set/09
    · votar

Legal ein!!! O novo metodo de gravação vai dar um "UP" certamente nas gravaçoes!!!!

Qual é sua guitarra, essa vermelha?? Usa pedais??

Olá Ogner:

Pois é....espero que agora essas minhas gravações fiquem mais "up".....
    Estou com 2 guitarras. Uma Fender strato (crafter in Japan - ano 98) com pickups Lace Sensor e na cor Candy Apple Red, e agora outra estilo Fender Strato com hardware da Callahan Vintage Guitars (USA) e pickups Lindy Fralin, na cor Fiesta Red e com ferragens douradas. Essa foi montada aqui no Brasil.
    Ambas tem um baita som.........
    Abs

Leo Petrucc
    Veterano
    # nov/10
    · votar

Agora quem não tem nd disso estiver duro como eu e tem apenas um PC mas um PC bom que suporta fazer gravações,cabos, plugs e progrmas de gravações alguém pode me dá uma dica a e eu tenho já alguns backtracks pronto a alguém pode me ajuda ?

ogner
    Veterano
    # nov/10
    · votar

Leo Petrucc

O que vc precisa?? Se for aprender a gravar usando os simuladores,
    dá sim, tranquilo. Leia com bastante carinho e atenção este tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Gravação em Home Studio Falta algo?