vários packs de plugins torna o PC mais lento?

    Autor Mensagem
    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/09


    Amigos do FCC, já aprendi muitas coisas aqui no Forum, e pretendo aprender muito mais, e claro, quando sei sobre algo sempre tento ajudar, mas gostaria de saber o seguinte:
    Em meu PC do home studio (Dual Core 2 Duo com 4 GB de Ram) tenho instalado vários packs de plugins: Waves, Sonitus, Rogers..., T-Racks,Sony, etc e tal, e gostaria de saber se esses plugins, apenas por estarem instalados (claro, ocupando espaço no HD), se podem deixar meu PC mais lento e com desempenho abaixo do que poderia render. Isso acontece ou não?
    Obrigado, grande abraço a todos, Zélo Cardoso

    Mr. Phil
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    zélo cardoso
    Quando não utilizados, os programas e/ou arquivos (samples, por exemplo) não diminuem a velocidade do pc (pois não "utilizam" a Ram nem a CPU. A única coisa negativa que pode acontecer é quando o hd está tão cheio ou fragmentado (o file system), que a velocidade de leitura e de acesso a um arquivo qualquer aumenta bruscamente.

    Por isso, se aconselha uma "limpeza", um backup e um defrag de vez em quando. Além de limpar a cache com frequencia (por default em modo automático ao "sair" de um programa).

    Somente os programas com funções ativas em background, ou com monitoragem (no SysTray, por exemplo) podem deixar o pc mais lento. Muitas vezes, sem saber, temos dezenas desses programas ou serviços "abertos" inutilmente. Grande parte desses programas são "Upgrade managers", por exemplo.

    Uma coisa que faz o pc ficar lento na maior parte das vezes é o "File Sharing" ou P2P, em geral (tipo e-Mule, torrent, etc). Ou, simplesmente, os programas de chat como Msn, Skype, etc).
    Outra coisa são os anti-vírus que, atualmente usam 2 ou até mais "motores" contemporaneamente... :T

    Na minha opinião, o pc do homestudio não deve estar conectado à Internet, não deve ter anti-vírus instalado e muito menos nenhum outro programa, jogo, etc, instalado. Somente os programas relacionados à gravação/produção.

    Abç, ;P

    PS: Atenção: Não estou dizendo que agora todos devem sair encerrando ou "fechando" processos, programas ou serviços que soarem "estranhos" ou desconhecidos. Muitos destes arquivos são essenciais, de vital importancia para um correto funcionamento do Sistema Op. Valeu!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    vários packs de plugins torna o PC mais lento?
    zélo cardoso
    Não. Talvez, perceba uma mínima lentidao na inicialização de algum programa que use os plugins. Claro, se um plugin (ou vários abertos) consumir 2G de RAM, sua memória RAM vai ficar lotada e o micro vai acabar usando o HD pra simular a RAM. HD que é "n" vezes mais lento que a RAM para transferir dados.
    Abs

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Obrigado rapaziada pelas dicas!!!
    Um abraço, Zélo Cardoso

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Mr. Phil qual deve ser o prazo entre uma desfragmentação e outra ? Ou depende do funcionamento do PC ?
    Obrigado !!!

    Mr. Phil
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    zélo cardoso
    Depende do utilizo q vc faz... instala/desinstala, copia, apaga... isso tudo, com o tempo, vai fragmentando o disco.

    Não há um tempo específico... no meu pc desktop, por exemplo, a cada 6 meses, no notebook, 3 meses (pois descarrego muitas fotos e videos nele)... depende. Porém, na dùvida, vc pode utilizar o pròprio defrag para saber se é necessária ou não uma defragmentação.

    Abç, ;P

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Valeu meu camarada !!!
    Mais uma vez, obrigado!!

    ricolb
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    zélo cardoso
    Se vc quer ter o melhor desempenho e trabalha profissionalmente com audio no pc, tendo prazos a cumprir e tudo mais, o melhor a fazer é seguir a dica do nosso amigo Mr. Phil:

    Na minha opinião, o pc do homestudio não deve estar conectado à Internet, não deve ter anti-vírus instalado e muito menos nenhum outro programa, jogo, etc, instalado. Somente os programas relacionados à gravação/produção.

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    ricolb
    Valeu meu camarada, eu faço exatamente isso, uso o PC do home única e exclusivamente para as gravações, e para entrar no FCC, por exemplo, eu uso o da "patroa"!!!
    Grande abraço, e obrigado!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a vários packs de plugins torna o PC mais lento?