Fergo JoystickMIDI - Usando joystick como controlador MIDI

Autor Mensagem
sobrevivente
Veterano
# jan/10
· votar


Fergo
Está ficando maneiro a sua controladora! Eu estou pensando em fazer, e como sou leigo em eletrônica, tenho algumas dúvidas:

- Qual é o fio que você usa para fazer a ligação do push button com a placa do joystick?
- Ao soldar os fios na placa na região dos botões, eles tem que ser soldados de uma maneira certa né, ou seja, em uma determinada posição?

Fergo
Veterano
# jan/10
· votar


Você pode usar qualquer fio, mas tente achar algum que seja fino e flexível, pois é bem ruim trabalhar com fios pouco maleáveis quando se precisa de certa precisão.

Quanto a solda, sim, eles devem ser soldados no lugar certo, mas não tem como errar. Os pads do joystick são normalmente da seguinte forma:
http://img.photobucket.com/albums/v385/Fergo/padjoy.png

São basicamente dois pontos de uma linha do circuito, sem contato entre elas. A região entrelaçada no meio é apenas para aumentar a área, para que quando o botão do joy seja pressionado, seja realizado o contato entre os dois pontos (vermelho e azul). Você só tem que tomar cuidado para que ao soldar um cabo em um lado do contato, a solda não acabe encostando nos contatos referentes ao outro lado, fazendo com que o botão fique sempre pressionado.

Abaixo outra imagem, mostrando como é uma solda correta, e incorreta:
http://img.photobucket.com/albums/v385/Fergo/solda.png

Abraços

ogaitnas
Veterano
# jan/10
· votar


Recomendo o uso de fio rígido para essas soldas pequenas, facilita o manuseio do fio... eu normalmente tiro esse tipo de fio de cabo de rede, o metro é barato e vc ganha 8 fios de cores diferentes hehe

sobrevivente
Veterano
# jan/10
· votar


Fergo
ogaitnas
Muito obrigado pelo help camaradas, quando pintar uma folga vou tentar fazer aqui.

Guitar Boy2
Veterano
# jan/10
· votar


Eu estou tentando utilizar o programa aqui, mas dá um erro: "run time error - 339"
O que poderia ser isso??
Valeu! :)