Fergo JoystickMIDI - Usando joystick como controlador MIDI

Autor Mensagem
sobrevivente
Veterano
# jan/10
· votar


Fergo
Está ficando maneiro a sua controladora! Eu estou pensando em fazer, e como sou leigo em eletrônica, tenho algumas dúvidas:

- Qual é o fio que você usa para fazer a ligação do push button com a placa do joystick?
- Ao soldar os fios na placa na região dos botões, eles tem que ser soldados de uma maneira certa né, ou seja, em uma determinada posição?

Fergo
Veterano
# jan/10
· votar


Você pode usar qualquer fio, mas tente achar algum que seja fino e flexível, pois é bem ruim trabalhar com fios pouco maleáveis quando se precisa de certa precisão.

Quanto a solda, sim, eles devem ser soldados no lugar certo, mas não tem como errar. Os pads do joystick são normalmente da seguinte forma:
http://img.photobucket.com/albums/v385/Fergo/padjoy.png

São basicamente dois pontos de uma linha do circuito, sem contato entre elas. A região entrelaçada no meio é apenas para aumentar a área, para que quando o botão do joy seja pressionado, seja realizado o contato entre os dois pontos (vermelho e azul). Você só tem que tomar cuidado para que ao soldar um cabo em um lado do contato, a solda não acabe encostando nos contatos referentes ao outro lado, fazendo com que o botão fique sempre pressionado.

Abaixo outra imagem, mostrando como é uma solda correta, e incorreta:
http://img.photobucket.com/albums/v385/Fergo/solda.png

Abraços

ogaitnas
Veterano
# jan/10
· votar


Recomendo o uso de fio rígido para essas soldas pequenas, facilita o manuseio do fio... eu normalmente tiro esse tipo de fio de cabo de rede, o metro é barato e vc ganha 8 fios de cores diferentes hehe

sobrevivente
Veterano
# jan/10
· votar


Fergo
ogaitnas
Muito obrigado pelo help camaradas, quando pintar uma folga vou tentar fazer aqui.

Guitar Boy2
Veterano
# jan/10
· votar


Eu estou tentando utilizar o programa aqui, mas dá um erro: "run time error - 339"
O que poderia ser isso??
Valeu! :)

Fergo
Veterano
# jan/10
· votar


Você precisa ter as runtimes do Visual Basic instaladas. Baixe apenas as necessárias aqui, extraia pra pasta do programa e rode o arquivo bat para registrar os componentes:

http://www.fergonez.net/files/fjoymidi_dependencies.rar

Fergo

Guitar Boy2
Veterano
# jan/10
· votar


Fergo
Valeu!! Agora sim ele está funcionando corretamente!
meu próximo desafio, porque eu ainda não estou conseguindo, é fazer com q o joypad controle o pedal whammy do guitar rig... xD

Fergo
Veterano
# jan/10
· votar


Não utilizo o Guitar Rig, então não posso te guiar na configuração dele especificamente (mas deve ter funções "Midi Learn" como quase todos os outros), mas na parte do FJMIDI é bem simples: basta adicionar um novo output do tipo Control Change (CC) marcando como source o eixo do joypad que você quer usar. Se quiser, altere o max/min e calibre os eixos na mesma janela, caso necessário.

Guitar Boy2
Veterano
# jan/10
· votar


Fergo
Blza! Mais uma vez valeu aí pela ajuda! vou mecher aqui pra ver o que consigo! :D

Ronaldo Piedade
Veterano
# mar/10
· votar


Eu baixei o programinha, pq rejoice nao ta funcionando aqui no Win7... tipo ele funciona aparece os botoes e os eixos funcionando mas nao consigo configurar nem aparece nada no log é como se ele nao estivesse ativo! alguém pode dar uma dica?? valeu!!!

Fergo
Veterano
# mar/10
· votar


Qual o procedimento que você realizou para configurar os botões?

Chan Guitars
Veterano
# mar/10 · Editado por: Chan Guitars
· votar


Bom Galera esse post é muito bom, me ajudou pra caramba.

Na realidade estou utilizando dois projetos e vou encrementar depois,Simples e objetivo o JoystickMidi eu apanhei um bocado pra poder configurar, eu usei o Sonar 8 e o plugin EzDrummer.

O outro projeto q tambem estou usando é esse: http://www.batera.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=44459

Fergo, acompanho os seus trabalhos a um serto tempo, tipo os programs para gerar instaladores e outro que tem no seu site.

Assim que eu terminar vou postar passo a passo o que eu fiz, t+.

Chan Guitars
Veterano
# abr/10
· votar


Fergo gostei muito do seu programa, so falto uma coisa derrepente ja acharaum uma solução para isso, senti falta de usar dois botões pra mesma peça da bateria, por exemplo: O Chimbau aberto e fechado.

Se alguem ja tiver a solução pra isso posta ai!!!!!

Fergo
Veterano
# abr/10
· votar


Olá Chan,

O programa foi feito para lidar com MIDI em geral, não apenas com eDrum, mas imagino que o que você queira seja possível de ser feito no Fergo JoystickMIDI, uma vez que você pode configurar mais de um botão para um mesmo comando MIDI. A função "toggle" também pode ajudar, na qual você aperta uma vez para setar um valor e outra para retornar ao original.

Ronaldo Piedade
Veterano
# abr/10
· votar


Olá Fergo, eu estava tentando configurá-lo para o Guitar Rig 4, mas nao entendo já tentei todo tipo de coisa mas nao funciona, ja coloquei com note on, off, cc e nada com o vmidijoy funciona bem mas o problema é que ele so reconhece 8 botoes, queria muito usar esse programa mas eu nao estou conseguindo configurar direito.

O gamepad que eu estou testando é um Logitech Chillstream, o que eu fiz foi o seguinte

Como ele reconhece todos os botos certinho eu estava tentando configurar apenas o botao 1 dai eu fui trocando as configuracoes no edit cc, note on, off... dai nao deu sinal de vida no Guitar Rig você tem alguma ideia do que está acontecendo??

Ronaldo Piedade
Veterano
# abr/10
· votar


Obrigado desde já!

Ronaldo Piedade
Veterano
# abr/10
· votar


Olá Fergo, consegui configurar o programa, funcionou bem mesmo, eu tava com um problema no midiyoke e por isso estava me dando uma dor de cabeca danada.
Tive que formatar o pc pra saber o que estava acontecendo pq mesmo desinstalando o midiyoke e passando o ccleaner+regclean nao estava dando jeito, quando formatei e instalei o midiyoke o programa funcionou muito bem mesmo, cara agradeco por você ter criado esse programa, na verdade achei o mais prático de todos...
Você deveria colocar alguma conta (tipo paypal) no seu site para possíveis doacoes, assim você teria um estímulo a mais para nao parar com esse trabalho, e sendo assim as atualizacoes iriam continuar, seria uma pena, se acontecer como o rejoice que os caras nao atualizam mais nada!

Parabéns, o seu programa é o melhor no momento!!!

Chan Guitars
Veterano
# mai/10
· votar


Galera ainda não consegui ativar a função de chinbau fechado no joystick midi se alguem poder me ajudar!!!!

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


Muito bom!!!

sobrevivente
Veterano
# out/10
· votar


Pessoal, para quem tiver alguma dificuldade de configuração do Fergo, eu fiz um pequeno tutorial de como usar ele juntamente com o Guitar Rig 4.

http://www.mediafire.com/?bp773iox3bidnrb

harofloww
Veterano
# out/10
· votar


E ai...

Esse é um dos melhores programas do gênero, e o mais fácil de usar... não tive problemas com ele até agora...

Porém, estou tendo problemas com o joystick. Arrumei um aqui, mas o analógico dele não é muito bom....

Tipo... do centro até os 3/4 (em ambas as direções) é o máximo dele... depois tem mais 1/4 que fica sem alteração no sinal... e essa "área" em que ele atua, sua resistência tem cara de ser logaritmica... então pensei em trocar o potenciometro dele.. pegar um linear e talz

alguém já tentou fazer isso? na teoria daria pra fazer algo legal pra usar como pitch bend junto com o meu piano digital (que não tem...)

vou fazer de qualquer forma, só queria ver se alguém tem alguma idéia... já pensei até em extender o stick do analógico, tipo, deixar o joystick no chão, e extender o stick analógico em 1 metro, digamos, ai eu teria que fazer um movimento maior, ficando assim, com uma sensibilidade menor... mas nada como um wheel neh =/

ou então, alguém que tenha um controle de PS2, pode me dizer se acontece isso com os controles originais da Sony? Imagino que não...

flww
harofloww

Cleber Vaz
Veterano
# fev/11
· votar


Fergo

Amigo, por incrível que possa parecer eu pesquisei esse assunto meses atrás e não achei esse tópico, o resultado é que estou usando o Rejoice até agora, acabei de baixar o seu programa e vou testa-lo agora mesmo, logo que testar já postarei os resultados...

Cleber Vaz
Veterano
# fev/11 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


Fergo

Acabei de testar o seu programa e faço minhas as palavras do colega Ronaldo Piedade:
Parabéns, o seu programa é o melhor no momento!!!

Obrigado!

[EDIT] Quem tiver tempo pode conferir o meu joystick/pedaleira no FCC8 http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/244343/p0#7368637
Agora com Fergo JoystickMIDI.

flavio.tec
Veterano
# mar/11
· votar


E ai pessoal!

O fergo é muito bom e ajuda bastante.
so que eu estou tentando usar ele com o nuendo e nao estou conseguindo, se alguem conseguiu ou sabe como fazer me ajudem por favor.

abraços!

flavio.tec
Veterano
# mar/11
· votar


E ai pessoal!

O fergo é muito bom e ajuda bastante.
so que eu estou tentando usar ele com o nuendo e nao estou conseguindo, se alguem conseguiu ou sabe como fazer me ajudem por favor.

abraços!

TonyRodrigues
Veterano
# nov/11
· votar


Muito massa o programa, cara vc está de parabéns!!

Vou montar um pedalzinho q colocar meu Joy dentro. rsrsrs

só uma dúvida: Como faço pra transformar o eixo Y no analógico (por exemplo) num potenciômetro pra pedal? É só soldar como nos botões?

2LOBOS
Veterano
# nov/11
· votar


Opa beleza

Galera como faz pra configurar no GUITAR RIG 5 PRO?

Tenho um controle daqueles Neo Flex pra PS

wiverson pianist
Veterano
# fev/12
· votar


Hey Fergo tem como configurar esse seu programa para usar uma bateria eletronica flexivl usb? tentei aqui, mas ele não reconhece... seria dificil bolar um desses? Vc sabe se tem algum que faça algo desse tipo?

PARABÉNS PELO PROGRAMA!! ficou muito bom!!

dark21r
Veterano
# abr/12
· votar


Mano..
pelo q vejo muitos conseguiram usar
eu to com ele instalado aki..
será q tem como ligar no th2 overloud?

vitao123
Veterano
# abr/12
· votar


cara eu baixei e agora oque eu faço??
tenho o dvdrum 2 beta 5 como faço para controlar ele com oeste programa???
e bom trabalho

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fergo JoystickMIDI - Usando joystick como controlador MIDI