[Dúvida] gravar usando pedais e Pro tools

    Autor Mensagem
    leobozzo
    Veterano
    # abr/09


    vamos começar a gravar o cd da minha banda. Como eu (que canto e toco baixo) e meu irmão (guitarrísta) não chegavamos a um concensso quanto aos arranjos (eu ia nos produzir rsrs) . Chamamos um cara que é musico profissional (baixita) e produtor também pra produzir a gente. O cara "saca" muito de tudo mas tem duas coisas que só conversando com ele eu discordei, embora não tenha falado sobre isso...

    Ele grava alguns efeitos usando pedais... (tipo distorção, alguns que nem sao tão organicos como wah wah etc). Pelo que já lí até hoje, a maioria dos efeitos aplicaveis posteriormente tem resultamos melhores que quando já gravados até pela possibilidade de edição posterior

    Quanto ao Pro tools, pra ele é o melhor... sei lá parece uma cegueira pelo programa... tipo também pelo andei lendo por aí isso é relativo e não existe o melhor...

    ele está certo? estou com duvidas bobas? queria que o cd saísse decente hehe

    alexdiffer
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    leobozzo
    Bom distorcoes eu prefiro colocar antes de gravar, com uma pedaleira ou algum pedal analogico mesmo o som fica melhor...

    Agora efeitos de ambiencia, modulacao eu coloco em um amplitube ou guitar rig e ouco em tempo real....

    Quanto a questao do pro tools ele so vai se sobressair se tiver alguem que saiba operar o software....e as placas e interfaces dele sao de alta qualidade....

    Felipe Caineli
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Felipe Caineli
    · votar


    Olá.

    Realmente a sugestão do alexdiffer é muito boa.

    Use a distroção de um pedal mesmo, e já grave o som distorcido (microfonando o ampli - no caso da guitarra).
    E na estação de gravação você usa os outros efeitos em tempo real (com o Guitar Rig, Amplitube, etc).

    Os outros efeitos eu acho que não têm tanta diferença de um pedal ou virtual. Mas a distorção de um bom pedal não tem comparação.

    O que você pode sugerir é gravar duas pistas de guitarra ao mesmo tempo: uma com a distorção do pedal e outra com a guitarra limpa, e depois aplicar os efeitos que você quiser (inclusive a distorção virtual).

    Mas nada impede de gravar todos os efeitos juntos. O único porém é que se você não gostar de um reverb, por exemplo, terá que gravar tudo de novo.

    No caso do baixo, normalmente se grava em linha.

    Quanto ao ProTools, é mais uma questão de gosto e experiência.
    Tudo o que você faz com o ProTools dá pra fazer com o Sonar, Cubase, Nuendo, etc. O importante é o cara saber usar a ferramenta, e ter equipamentos de qualidade.

    Abraço
    Felipe Caineli

    leobozzo
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ok boa dica... pelo que vc já viram não tem muita diferença do efeito de um pedal pra um de software... vou experimentar pedais sem preconceito agora hehe

    bom quanto ao protools se ele sabe usar então vou confiar no cara, quanto tiver o resultado eu mostro pra vcs

    obrigado pelas respostas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvida] gravar usando pedais e Pro tools