Da série "Histórias pelas quais não quero passar" - Como consegui minha primeira placa pro

    Autor Mensagem
    Música de Preto
    Veterano
    # mar/09


    Tudo começou quando Wallace Souza - doravante chamado Wallace - me pediu para ajudá-lo no projeto de gravar um DVD do 2º Congresso Ele Me Ungiu. Uma das coisas que disse que seriam necessárias era um sistema de gravação multipista, para posterior mixagem. Passou-se algum tempo e eu estive procurando alguma empresa que pudesse alugar esse equipamento, mas são empresas difíceis de se encontrar. A reviravolta aconteceu quando eu estava conversando com um amigo, Leonardo Rodrigues - doravante chamado Nadinho - sobre o projeto. Comentei que queria gravar em 16 canais. Na mesma hora ele disse: "Fala sério!!! Que alugar o quê?! Pede o dinheiro a ele e vamos comprar duas Delta 1010 - leia-se Delta 1010LT - e gravar nós mesmos!". Eu disse que ficaria caro, mas ele mostrou placas dessas à venda por 650 reais em média no Mercado Livre. O evento era dia 13 de dezembro, isso aconteceu no dia 4. Conversei com o Wallace via msn e ele achou boa a idéia, falou que a gente podia fechar e tudo, mas depois parou pra pensar bem e viu que não tinha o dinheiro. O cartão era outra forma de pagamento, mas era difícil alguém com o limite necessário para essa compra, mas ele iria procurar alguém.

    Naquela quinta, ele disse que me traria sexta-feira os dados do cartão de uma pessoa que poderia ter. Na sexta, ele disse que me traria sábado até que domingo ele disse que essa pessoa não tinha o limite. Ele veria se conseguia o dinheiro naquela semana. A partir daí, eu e o Nadinho já estávamos ficando preocupados. Tínhamos computador pra gravar tranquilo, mas será que teríamos problema em juntar duas placas? O que aconteceria se fizéssemos isso? Além do mais, era uma compra pela internet, quanto tempo levaria pra chegar? E assim seguiu a semana...

    Enfim, ele conseguiu o dinheiro, mas só poderia tê-lo na sexta-feira - sim, um dia antes do evento. A compra pela internet já era impossível, não havia tempo hábil pra chegar. Por sorte e pesquisa, o Nadinho havia achado uma loja em Niterói que estava vendendo por 700 reais e um cara em Nova Iguaçu que estava vendendo uma usada por 600. Apesar de usada, era perfeita para o tempo. Eu moro em Nova Iguaçu, qualquer lugar em Nova Iguaçu era melhor que Niterói. Mesmo assim, liguei para Niterói para saber sobre as placas e o cara me falou que só tinha duas, ou seja, se alguém levasse uma delas, adeus gravação em 16 canais... Pedi pra ele reservar porque eu iria lá no outro dia - mas não sabia se estaria vivo, quanto mais se iria ter algum dinheiro. Apesar do Wallace já ter anunciado a data, tínhamos ainda a esperança de que esse dinheiro chegasse antes.

    Não adiantaram nossa esperança e expectativa. Veio a sexta-feira, dia 12, um dia antes do evento e o Wallace não havia sequer ligado pra me dizer alguma coisa. Já tínhamos perdido as esperanças, tanto a de ter uma Delta 1010LT, placa dos nossos sonhos desde nossa primeira gravação em 2005 numa Yamaha - sim, a Yamaha faz, ou fazia, placas multimídia - usando Cubase SX 1, quanto a de ter algum equipamento para a gravação desse DVD...

    Porém, quando tudo parecia perdido, na sexta-feira à noite, antes do culto, o Wallace me chamou e disse que já estava com o dinheiro e me daria depois do culto. Sim, exatamente, eu teria que ir comprar a placa no dia do evento. Após o culto fui na casa do Nadinho, mas ele não estava em casa, deixei o recado com esposa dele que daqui a pouco levaria minha CPU lá para que nós a configurássemos para a gravação. Ele já deve ter se preparado psicologicamente quando recebeu a notícia. Sobre o PC, a idéia era a seguinte: juntaríamos nossos hardwares para criar um PC que fosse excelente! O PC era dele, o HD e um pente de memória eram meus. Enfim, montamos o PC e formatamos o HD. Resultado? Pentium 4 3.0GHz, 3GB de RAM e HD 80GB SATA. Quando instalamos o Nuendo e vimos o monstrinho funcionando... Que orgulho! Que máquina! Tava tudo prono, só estávamos esperando a bendita da placa. Isso já devia ser meia-noite de sábado, já era dia 13 e só Deus sabia o que nos esperava... Meia-noite e alguma coisa ele apareceu lá. Eu já tinha ligado pro cara de Niterói. As duas placas ainda estavam lá "reservadas" pra mim. Eu já tinha até olhado na internet o Google Mapas pra saber como chegar na loja em Niterói. Quando ele chamou eu desci dizendo:
    - Wallace, boa notícia! As placas ainda estão guardadas em Niterói
    - Mas eu não tenho uma notícia tão boa assim...
    - Que que foi? Não rolou o dinheiro?
    - Mais ou menos... Na verdade, quem me emprestou precisou usar e só sobraram 600 reais...
    Eu e o Nadinho ficamos pensando "e agora?" quando eu pensei:
    -Já sei! Vamos ligar pro cara de Nova Iguaçu! - logo repensei - Mas é tarde... Será que vai atender?
    - Qualquer um que vai ter 600 reais no outro dia acorda facilmente. - respondeu Wallace.
    Ele foi embora e eu e Nadinho pensamos o que iríamos fazer. Eu já tinha pensado numa forma de gravar em 8 canais, mas a bateria ficaria em L/R e não daria pra gravar ambiente, além do que os dois backs teriam que gravar de novo em overdub, pois não haveria canal separado para os dois. Depois, o Nadinho deu a idéia de gravar o teclado em MIDI, assim sobrou um canal para o ambiente. Para isso, fizemos um cabo MIDI de 10 metros.
    Liguei e consegui negociar a placa por 550, graças ao Nadinho, pois eu não sou muito bom para esse tipo de negociações definitivamente. Sociedade é pra essas coisas, toma-se as maiores qualidades de cada um e chega-se a excelência. Durante a negociaçõo uma péssima desoberta. O cara não era de Nova Iguaçu e sim de Magé que é bem, mas bem longe de Nova Iguaçu.
    Depois da bem-sucedida negociação combinamos de nos encontrar em Caxias, na Disconildo. Pra completar, eu tinha marcado 11 da manhã com o cara que levaria um equipamento adicional para a igreja e eu teria que supervisionar a montagem. Porém, com esse horário em Caxias eu não chegaria nunca 11 horas na igreja. 7 horas da manhã estava saindo de casa e indo pra Caxias. nesse horário eu chegaria lá às 9. Peguei o ônibus e fui. Quando já estava em Nilópolis - mais ou menos uma hora da minha casa - minha mãe me liga dizendo que o cara tinha ligado pra minha casa. Já fiquei assustado. Liguei pra ele:
    - E, aí, rapaz, o que houve?
    - Pô, cara, eu tenho uma gravação pra fazer, não vai dar pra eu ir em Caxias hoje não, vamos ter que deixar pra outro dia...
    - Outro dia????!!!!! Pra mim só serve hoje! Depois não precisa mais. Você está co a placa aí?
    - Sim, está comigo!
    - Quanto tempo é de Caxias até Magé? É longe? - perguntei sem a mínima noção
    - É, cara... Chega a mais de uma hora...
    Fiquei mal, e respondi
    - Tá, me dá um tempo que já te ligo de novo.
    Liguei pra Niterói. Tentei conseguir um desconto de 50 reais. Se fosse possível eu desia no primeiro lugar que tivesse uma estação de trem e iria para o Centro do Rio. não consegui o desconto. Instantes depois retorno para o cara de Nova Iguaçu, que na verdade era de Magé:
    - Onde é que fica Magé mesmo...
    - VocÊ já tá no meio do caminho?
    - Estou indo pra Caxias e já estou em São João.
    - Caraca... - pensou "fiz esse cara fazer essa excursão à toa - Faz o seguinte, vou tentar adiar essa gravação. Me liga daqui a pouco.
    Sim, "me liga". O cara ainda tava sem crédito. Instantes depois ele me ligou:
    - Beleza, estou indo pra lá, mas vou chegar atrasado com relação a hora em que a gente combinou, devo chegar umas 10 horas.
    E ele chegou com ele disse. Não 10 horas, mas chegou atrasado, bem atrasado. Eram 11 horas e eu já tinha passeado por todo o centro de Caxias quando ele chegou. Entreguei o dinheiro, peguei a placa e fui embora. Ele não trouxe nem o CD com o driver. Sorte que o Nadinho tinha baixado. Meu tempo estava acabando e eu ainda tinha que comprar cabos e conectores pra fazer os cabos que seriam necessários para a conexão da placa à mesa. A essa altura do campeonato eu já tinha marcado com o cara do som pra ele chegar 2 e meia da tarde. Peguei um ônibus de Caxias pra Nova Iguaçu pra comprar um cabo que faltava. Peguei o pior ônibus que eu poderia pegar. Ele foi por dentro de São João e andava a 20 por hora, quando não a 15... Comprei o que eu precisava em Nova Iguaçu e vim embora.
    Chegando no bairro onde moro, já fui no Nadinho e deixei os cabos e a placa pra ele instalar e soldar os cabos. Corri pra casa, e almocei. Eram duas e quinze. Cheguei na igreja meia hora depois e os caras do som não tinham chegado. Eles só chegaram às 15:40. O culto estava marcado para 6 horas. Tinha tudo pra dar errado. Enquanto eles foram plugando eu liguei o PC. Mais um desespero. Eu não conseguia fazer a placa funcionar por nada nesse mundo!!! O ASIO4All me mostrava entradas 9, 10, 11 e 12 da placa e uma tal de Multi que eu nunca tinha ouvido falar na minha vida. E mexia no ASIO4All, mexia no VST Connections do Nuendo e nada! Mexia num painel de ajustes da placa e via o sinal chegando, mas não chegava no Nuendo. E já eram 6 da tarde, algumas pessoas já chegavam pro culto. Algumas porque aquele horário era incomum. Se fosse marcado pra 19:30, adeus Alan Telles... De repente, Deus me revelou que eu estava usando o driver errado. Quando cliquei no VST Audiobay, vi o M-Audio ASIO Delta. Pronto!!! Tudo ali certinho no VST Connections. Enderecei e o sinal chegava direitinho no Nuendo também, que alívio! Resolvi uma parte. Eu já tinha plugado os direct-outs da mesa de acordo com o que eu queria receber na placa, porém... Adivinhe! o cara plugo tudo invertido na mesa. Tudo que eu esperava num canal chegava em outro. Tive que bater canal por canal pra fazer tudo chegar certinho. Tinha canal que chegava errado só Deus sabe por quê!
    Canais chegando certinho, tinha que pôr um fone na mesa pra mixar a bateria, afinal de contas ela iria em L/R. Quando vou colocar o fone na mesa, nada de ele entrar no jack. Sim, o jack de fone da mesa do cara estava com um plug quebrado lá dentro... Pedi pra alguém correr na minha casa e buscar minha Xenyx 502. Quando ela chegou, eu precisei ainda de um cabo RCA estéreo pra ligar a placa na mesa. O único que tinha ali era o do DVD da igreja que é usado para rodar CDs de coreografia, playbacks e essas coisas. Até aí, tudo bem, era só conectar a Xenyx na outra mesa e soltar as músicas do computador. Mais uma descoberta. Descobrimos que o drive de DVD do computador não funcionava mais. Colocamos o CD e nada de ele ler. Voltamos ao DVD. Enfim, pra monitorar com o fone e ouvir o DVD tínhamos que trocar o cabo do DVD pra mesa e vice-versa. Ainda bem que só teve uma coreografia. Rodamos ela do DVD e voltamos o cabo pra mesa. Aí tudo seguiu numa boa. Exceto algumas manobras que tivemos fazer pra gravar a outra banda do evento - Toque de Unção - que tocou duas músicas. Nessa, por falta de canais, a voz principal de uma música ficou no mesmo canal do pandeiro. O somatório da platinela com o contratempo da bateria deixa o pandeiro nas alturas. Entre outras coisas chatas, por falta de tempo,não ligamos o retorno de um dos lados do palco. Só se ouviram bem o baixista e o guitarrista, que tinam caixas separadas. Pra completar, estávamos gravando do direct-out da mesa do PA. Sem retorno, ele tinha que puxar o ganho, além de todo mundo gritar. Resultado? A gravação está distorcida ainda na mesa. O waveform está chapado em muitos trechos, mas não é o clip digital. Tem trechos chapados em -2,5dB! Ouvindo em casa, descobri ainda que a bateria do violão elétrico estava fraca. O violão apresenta uma "sutil" distorção, típica de prés com DC fraco. Daí, tirei uma lição definitiva. Numa gravação, ainda que seja usando direct-outs, Nem pensar em usar a mesma mesa do PA!!! As necessidades de volume e ganho são diferentes - principalmente num show de rock - e isso influencia até mais que a equalização.
    Enfim, o culto aconteceu, a gravação saiu e eu estou mixando - o que ainda se pode fazer alguma coisa. Daqui a algum tempo eu posto alguns samples, mas sejam compreensivos, vocês realmente nunca saberão como foi pra gravar esse show!

    Abraços, Alan Telles

    fill.zanchez
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ufa...

    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Música de Preto

    Putz, que epopéia!!
    Mas eu lí tudo!

    Música de Preto
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Pra completar, depois de algumas semanas queimou o processador Pentium 4, a placa-mãe, memória 2GB e por último a placa de captura. Difícil...

    gwallner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Música de Preto
    Eitaaa!
    Mas vc tinha uma fonte de watts reais?

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    orra... vc sofreu em cara? lembro uma vez que tivemo um puta trampo pra armar o equip, dai começamos a ensaiar eu estava suado e sem camiseta e descalço, encostei na porta de ferro

    Resultado: Choque violento, fim do ensaio e algumas horas pra recobrar todos os movimentos normais sem tremer. O choque percorreu todo meu corpo, a sensação é indescritível. rs

    Machine Gun Man
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    SpectrosGuitarman

    haahahaha.. foda.

    Uma vez eu e um amigo meu, da banda, chegamos mais cedo pra regular o som e tal. Ele tava apoiado em uma coluna de metal, testando o microfone e mexendo na mesa. De repente o cara começou a gritar, e eu achei que fosse zueira e deixei ele lá, até uma hora que ele caiu pra trás. hahaha
    A mão dele ficou toda roxa, e, no dia, ele ainda teve problema de pressão e tal, por causa do choque... Eu fiquei com peso na consciência. =/

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Machine Gun Man
    caralh*, vc deixou o cara sendo eletrocutado? ahuahuahuha

    eu nao sei como eu consegui desencostar da porta, acho que o fusivel do amp abriu, sei la, não lembro o que aconteceu

    leobozzo
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    po cara to com um apreguiça... faz outro texto resumindo tudo que eu leio... :D

    gwallner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Cada uma!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Da série "Histórias pelas quais não quero passar" - Como consegui minha primeira placa pro