Gravaçao em 2 canais um Line-in e Outro Microfone

    Autor Mensagem
    osteictes
    Veterano
    # jan/09


    Uso o reaper há um certo tempo pra minhas brincadeirinhas. Tenho conhecimento sobre computador avançado, no entanto já tinha até desistido de tentar colocar pro Reaper gravar Guitarra (ligada no Line-in) e Microfone (eu cantando na entrada MIC) traseira do computador (e unicas entradas). já revirei o programa todo e sei que é só um detalhe pra conseguir isso. Tinha desistido depois de procurado ajuda na net. Resolvi vir aqui perguntar. Alguem consegue gravar ao mesmo tempo em canais separados pelas duas entradas do computador? Line-in e MIC utilizando o REAPER?

    ogner
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    osteictes

    Velho, nao tenho tanto conhecimento computardorenho...

    Mas acho q a chave disso aí é sua placa de som que nao consegue garavar 2 linhas simultaneas!!!!

    Não?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    osteictes

    Não é possivel porque nas placas de som comuns de pc, voce só pode selecionar uma das entradas por sessão, o unico modo de satisfazer sua necessidade é usando a entrada line in, sendo ela estereo, com o canal direito ou R voce grava a guitarra em linha e com o esquerdo ou L voce grava a voz ou outra coisa, mas pra isso precisa de um preamp de microfones (mesmo para o mic do pc). Mas já que vai precisar comprar um ou se tiver um já acho melhor ser pelo menos um mic dinamico desses de baixo custo.

    osteictes
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    rpz, ja pensei sobre isso que disse. no entanto eu ja cheguei quase lá - atraves de muitos experimentos- pois tenho um canal que grava soh guitarra, e outro que grava microfone com guitarra junto... entao penso q soh falte um passo...

    osteictes
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    bem, respondi acima antes de ler o ultimo comentário (nós comentamos ao mesmo tempo).. enfim... o fato de eu ter conseguido um canal que grava soh guitarra e outro gravando MIC e GUIT juntos indica oq/;?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    osteictes

    Depende de que forma voce conseguiu isso!

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    A melhor forma pra voce é do jeito que comentei antes...

    osteictes
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: osteictes
    · votar


    I.Nosferatu
    bem, minha guitarra está ligada da seguinte forma:
    guitarra > fio da guitarra > adaptaçao caseira (plug femeo grosso transformando-se em duas saidas estilo som normal com extensão) > adpatador pra entrada simples (placa mãe.)

    talvez seja isso... vou tentar fazer mais uma Gamb, pra ver se consigo ligar os dois objetos na mesma entrada... neh isso q quis dizer?
    vlw.

    bluesmanjf
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    cara..
    eu e um amigos gravamos direto 2 guitarras, cada uma num canal e as 2 pelo line in.

    O que fizemos foi usar um cabo rca , desses de camera digital mesmo sabe? akeles que tem 1 ponta de audio e 1 de video e entra um pino so.

    Dai o que acontece... a gente arrumou um adaptador que converte os rca para o plug de guitarra e dai, cada uma fica isolada numa ponta do cabo. O cabo é stereo e em "Y .
    Dai, as 2 pontas convergem para 1 só que entra no line in.
    Dai a gente grava stereo e depois é só isolar cada trilha e trabalha-las individualmente. O mic fica até liberado.


    Ou seja..
    vc precisa arrumar um cabo em Y e ele precisa ser stereo.
    dai vc consegue dar entrada de 2 instrumentos pelo line in.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Dá pra gravar simultaneamente da line out e mic.
    Tem uma opção no software da Sound Blaster, por exemplo, que é "What you Hear" (nas AC/97 "Wave Mix" eu acho) que se grava o que habilita na Saída de Áudio. Ou seja, vc grava o que vc ouve, literalmente.

    Ex. se eu habiltar "What You Hear" e habilitar na saída apenas "wave, CD e mic" eu posso gravar esse três dispositivos.

    Porém, sai tudo num canal só, mixado... Provavelmente, deve haver algum "tweak" pra gravar dos canais em separado, mas aí deve ser um driver de terceiros e até pago talvez. Ainda por cima, deve consumir processamento. É por isso, eu acho, que não devem criar drivers/softwares com esse "poder" em placa onboard ou de baixo custo.

    E com já disseram, pra line, é preciso pré amplificar o som. Pro mic é o ideal também, evitando que o micro faça isso. Bom, se a placa for boa tudo bem... hehe

    Abs

    bluesmanjf
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Exatamente....
    O que o MauricioBahia falou sobre o "What You Hear", em alguns sistemas é conhecido como "stereo mix" ou "record master".

    mas dai ele vai gravar qualquer coisa que fizer som no teu pc...
    se chegar um msn, ou beep de qualquer coisa na hora, vai gravar.

    O jeito mais pratico q consegui, sem mesa nem nada, foi o cabo em Y, onde vc liga cada instrumento numa ponta e a outra vc liga no line in.

    grava até no audacity e separa as trilhas stereos em 2 monos. Pronto.. vc pode editar as 2 separadamente.

    Se alguem mais soubre de outra diga, ajude ae.

    osteictes
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: osteictes
    · votar


    se na for pedir muito, qual a marca da tua camera e pra que esse cabo serve nela? é junto com usb embutido nele? cabo estranho pra vir num camera neh?,,, hehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravaçao em 2 canais um Line-in e Outro Microfone