Configuração Homestudio Desespero

Autor Mensagem
Malvadeza
Veterano
# nov/08 · Editado por: Malvadeza


Amigos,
Estou lendo o forum loucamente e não consegui me resolver.

Comecei a montar um homestudio para gravar em casa e registrar minhas músicas com qualidade, nada de PROFISSIONAL mas quero qualidade muito decente.

Basicamente vou gravar voz, violões e guitarras e empaquei na seguinte dúvida:
Qual interface de áudio comprar ou se uso a que já tenho


Setup atual:
- 1 par de monitores de referência ativos M-Audio BX8 (comprei ontem e ainda naõ liguei)
- 1 Microfone Behringer B1
- 1 Microfone SM58
- 1 mesa Behringer UB1204FX
- 1 Placa de áudio Audigy 2 ZS Platinum Pro
- 1 desktop aí decente... hahah

O DILEMA: Não sei como dar a saída da placa de som para os monitores de referência e gostaria de saber se devo trocá-la. Se sim por qual?

Uma M-audio fast track pro USB ou uma placa firewire (que parece ser a tendência)??

Se puderem dar pitaco no setup, agradeço muito também, de verdade.

A pergunta: Quer gastar quanto? não cabe. pode ser um preço mais alto CONTANTO que seja de uso por muito tempo e que seja de alta qualidade e o custo x benefício se justifique;

Muito obrigado pela ajuda de todos!

SpectrosGuitarman
Veterano
# nov/08
· votar


cara, o estudio que eu to qrendo montar usa a config identica.. (só nao me decidi pela placa ainda) então vo chupinhar aqui seu topico, blz?

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


Malvadeza

Cara, eu recomendo que vc tire a mesa dessa equação. Os preamps dela realmente estragam a gravação, e o nivel de ruido é alto.
Se eu fosse vc, procurava uma placa que tivesse preamps legais, e phantom power, como a Fast Track Ultra 8R, que tem os preamps Octane.

Ou então outra placa menor, com essas características!

Pode parecer um investimento maior do que vc precisa, e talvez vc nunca use mais de um canal, mas a qualidade vai valer a pena...

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


Malvadeza
cara. teu tópico tem um titulo muito hilario e teu nick ainda mais. to morrendo de rir aqui só de ver esse nome. huahuahauhaua
foi mal

AlexB
Veterano
# nov/08
· votar


Malvadeza
A primeira pergunta tem que ser: Quantos canais simultâneos você vai gravar ao mesmo tempo? Se você vai gravar 1000 instrumentos um de cada vez é uma coisa mas se vai gravar 10 juntos já é outra.
Eu não poluiria um signalchain da fast track com behringer no meio.
O pior equipamento é que vai determinar a qualidade do áudio.
Abraço,
Alex

Malvadeza
Veterano
# nov/08 · Editado por: Malvadeza
· votar


cara, o estudio que eu to qrendo montar usa a config identica.. (só nao me decidi pela placa ainda) então vo chupinhar aqui seu topico, blz?


Haha, fique à vontade. tomara que consigamos a solução né?


Cara, eu recomendo que vc tire a mesa dessa equação. Os preamps dela realmente estragam a gravação, e o nivel de ruido é alto.
Se eu fosse vc, procurava uma placa que tivesse preamps legais, e phantom power, como a Fast Track Ultra 8R, que tem os preamps Octane.

Ou então outra placa menor, com essas características!



Então, estive pesquisando a Fast Track Pro mas meu medo é acontecer o que aconteceu com minha Audigy: ficar obsoleta ou a tecnologia mudar. Por isso sofro entre USB 2.0 ou Firewire. Ou outra placa né?


Pode parecer um investimento maior do que vc precisa, e talvez vc nunca use mais de um canal, mas a qualidade vai valer a pena...

Alguma placa mais barata que essa com menor número de canais e qualidade semelhante?
qual a diferença de uma Fast Track Ultra USB 2.0 para a Fast Track Ultra 8R


Malvadeza
cara. teu tópico tem um titulo muito hilario e teu nick ainda mais. to morrendo de rir aqui só de ver esse nome. huahuahauhaua
foi mal


Se chamou sua atenção e vc veio até aqui para me ajudar, então deu certo :)



A primeira pergunta tem que ser: Quantos canais simultâneos você vai gravar ao mesmo tempo? Se você vai gravar 1000 instrumentos um de cada vez é uma coisa mas se vai gravar 10 juntos já é outra.
Eu não poluiria um signalchain da fast track com behringer no meio.
O pior equipamento é que vai determinar a qualidade do áudio.
Abraço,
Alex


Acho que não vou gravar mais do que 2 canais simultâneos. Pode ser que eu "um dia" resolva gravar uma bateria, mas não é a situação mais provável.
Essa mesa da behringer é tão ruim assim? usei ela durante um tempo para gravações de spots de rádio e a bichinha não era esse terror...

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


Malvadeza

O lance é que a Ultra 8R tem preamps de boa qualidade em seus canais, e também o phantom power! Assim vc pode eliminar a mesa da sua cadeia de sinal...

A questão de ficar obsoleto é meio dificil mesmo, mas não acho que usb vá se tornar obsoleto nos proximos 5 anos pelo menos...

Abraços!!

SpectrosGuitarman
Veterano
# nov/08
· votar


poxa, a behringer eu tava achando que era a solução dos meus problemas... qual a mais indicada?
queria fazer uma gravação ao vivo talvez, entao gostaria de ter recursos já

Malvadeza
Veterano
# nov/08 · Editado por: Malvadeza
· votar


O lance é que a Ultra 8R tem preamps de boa qualidade em seus canais, e também o phantom power! Assim vc pode eliminar a mesa da sua cadeia de sinal...

A questão de ficar obsoleto é meio dificil mesmo, mas não acho que usb vá se tornar obsoleto nos proximos 5 anos pelo menos...


A Fast Track Ultra que não é a 8R também tem prés Octane.
A Pró não tem os prés Octane? Esta Fast Track Pro é decente? (mas não estou tendencioso não, estou aberto a sugestões)

(alguém aí quer comprar minha Audigy 2 ZS Platinum Pro zeraaada?)

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


Malvadeza
A Fast Track Ultra que não é a 8R também tem prés Octane.

É verdade! A ultra pode ser melhor pra vc mesmo!!

A Pró não tem os prés Octane? Esta Fast Track Pro é decente? (mas não estou tendencioso não, estou aberto a sugestões)


A Pró não tem nem prés nem phantom power...

Malvadeza
Veterano
# nov/08
· votar


BaNdAiD

Vou de Fast Track Ultra mesmo então? nenhuma observação sobre ser USB e tal? :)

Mais algum pitaco ou sugestão no meu setup, sr.?

Obrigado pelas dicas!

SpectrosGuitarman
Veterano
# nov/08
· votar


é violão com cordas de nylon e guita que vc quer captar?
tem um pré amp da behringer, que é pra microfone mas que fica uma chupeta com cordas, vo verificar o modelo e te passo

AlexB
Veterano
# nov/08
· votar


A fast track pró tem dois préamps e phanton power, se for usar apenas dois canais é o caminho. Os prés são muito decentes.
A vantagem do firewire seria para usar muitos canais simultâneos uma vez que ele tem controlador próprio e não depende da interrupção do processador. O USB tem a vantagem de ser mais comum, assim pode ser ligado na maioria dos computadores que for usar.
A fast track Ultra tem 4 canais.
Abraço,
Alex

Malvadeza
Veterano
# nov/08
· votar


É violão aço, voz e guitarra

Malvadeza
Veterano
# nov/08 · Editado por: Malvadeza
· votar


AlexB

A fast track pró tem dois préamps e phanton power, se for usar apenas dois canais é o caminho. Os prés são muito decentes.
A vantagem do firewire seria para usar muitos canais simultâneos uma vez que ele tem controlador próprio e não depende da interrupção do processador. O USB tem a vantagem de ser mais comum, assim pode ser ligado na maioria dos computadores que for usar.
A fast track Ultra tem 4 canais.
Abraço,
Alex


Olha AlexB, certeza que eu não vou usar "muitos canais simultâneos" é que a diferença de preço de uma "pro" para uma "ultra" é de 100% mais. Tenho que ver se a diferença de qualidade é 100% mais também.

Firewire tende a ser comum também em tudo que é computador em muito breve não é?

Vocês que trabalham com áudio com mais freqüência, é normal comprar uma placa como a fast track pro e à medida que vai pegando a manha achar que precisa de uma ultra? (daí é mais negócio sair com a ultra de largada já...)


Outra coisa, "input/playback mix control for hardware direct monitoring"
acho que este é um item fundamental, senão como vou ouvir a base que eu gravei enquanto inputo o vocal? por exemplo...

Acho que nem a ultra não tem este recurso né?

abraço! estão ajudando bastante!

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


AlexB
A fast track pró tem dois préamps e phanton power,

É verdade! É pq num tava escrito no full features, ai eu achei que não tinha!


Malvadeza
Vocês que trabalham com áudio com mais freqüência, é normal comprar uma placa como a fast track pro e à medida que vai pegando a manha achar que precisa de uma ultra? (daí é mais negócio sair com a ultra de largada já...)


Vc tem dinheiro pra pegar a ultra de boa, sem ficar apertado?
Seu interesse por audio é sério?

Se as duas respostas forem sim, pegue a ultra...

Malvadeza
Veterano
# nov/08
· votar


BaNdAiD

Vc tem dinheiro pra pegar a ultra de boa, sem ficar apertado?
Seu interesse por audio é sério?

Se as duas respostas forem sim, pegue a ultra...


hahah, Boa, as respostas são SIM mas estou com uma dúvida.
tenho um amigo que teve uma Ultra e trocou pela PRO por que a ultra não tinha o controle de mix que permite ajustar o som de input com o playback, recurso muito interessante para quem vai gravar violão, depois uma guitarra em cima por exemplo e precisa ouvir o instrumento captado junto com o que está sendo inputado.
Procede essa info?

AlexB
Veterano
# nov/08
· votar


Você não vai ver diferença de qualidade entre a pró e a ultra, A fast track pró é bastante versátil, mesmo que vá fazer um upgrade no sistema você acaba usando ela pela portabilidade em um note. Eu achava que o firewire já seria comum três anos atrás, agora com o USB 2.0 acho que vai tornar-se mais raro, específico para quem mexe com vídeo e audio.
A fast track pró tem monitoração direta.
Abraço,
Alex

Malvadeza
Veterano
# nov/08
· votar


AlexB
A fast track pró tem monitoração direta.



A ultra e a ultra 8R não têm este recurso?

Melhor ir de Fast Track Pro então?

AlexB
Veterano
# nov/08
· votar


Só a pró.
Abraço,
Alex

Malvadeza
Veterano
# nov/08 · Editado por: Malvadeza
· votar


Boa, estamos chegando a um consenso.

Mais Pitacos??? Por favor..

BaNdAiD alguma opinião?

entramos no assunto de placas mas queria que me dessem a opinião e se essa placa se encaixa nos aparelhos que citei ali no primeiro post.

Continuo acompanhando atenciosamente suas respostas.

SpectrosGuitarman
Veterano
# nov/08
· votar


esses dois tio

TUBE ULTRAGAIN MIC200
High-End Vacuum Tube Preamplifier with Preamp Modeling Technology

TUBE ULTRAGAIN MIC100
Vacuum Tube Preamplifier with Limiter

makumbator
Moderador
# nov/08
· votar


BaNdAiD
A questão de ficar obsoleto é meio dificil mesmo, mas não acho que usb vá se tornar obsoleto nos proximos 5 anos pelo menos...

Acho que não, pois vc já viu que está pronto o padrão de USB 3.0? Ele será 10 vezes mais rápido que a versão 2.0, e irá ser mais eficiente no uso de energia

http://www.guiadohardware.net/noticias/2007-09/46F12AB3.html

http://www.usb.org/press/USB-IF_Press_Releases/2008_11_17_USB_IF.pdf

Claro que a firewire ainda é mais eficiente(e mais comum que o padrão USB 3.0, ainda em fase de implantação). Mas acho que o USB ainda terá muita vida pela frente...até porque, a Apple(detentora da patente do firewire) cobra caro para permitir o uso da conexão nos computadores e produtos que a utilizem(essa é uma das razões de seu uso bem menor que o USB).

AlexB
Veterano
# nov/08 · Editado por: AlexB
· votar


Tira fora a mesa e a audigy, o SpectrosGuitarman citou os prés da behringer, a pró já tem pré,bem melhores que os behringer é só espetar os mics, sejam eles condenser ou dinâmico. Eu pegaria um condenser melhorzinho um Rode ou um MXL, e em vez do SM58 pegaria o 57 que é mais versátil. às vezes o material da behringer não é ruim, mas é uma loteria, pois o controle de qualidade deles é sofrível.
Abraço,
Alex

makumbator
Moderador
# nov/08 · Editado por: makumbator
· votar


AlexB

Concordo. Mesa de som nesse caso é totalmente supérfluo(e desperdício de dinheiro). Também acho que os prés da interface são melhores que os da Behringer(e mais uma vez, seria perda de dinheiro). Com esse dinheiro dá para comprar mais um mic, ou mesmo, trocar algum dos escolhidos por um modelo superior.

SpectrosGuitarman
Veterano
# nov/08
· votar


AlexB
kra, esses pre amps não sao pra usar com os microfones, é pra usar antes do amp na guitarra e ai sim microfonar o amp direto na mesa (ou seja, uma gambi) , eu ouvi uma gravação que o cara fez isso, vou ver se consigo ela pra mandar, fiquei impressionado com a qualidade do som, realmente muito transparente, se ouvia tudo que o cara tocava, muito boa mesmo.

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


Malvadeza

A ultra e a ultra 8R não têm este recurso?


Tem sim, a ultra inclusive tem 2 saidas para fone independentes...
http://www.m-audio.com/images/global/media_hqpics/FastTrackUltra-Front .jpg

AlexB
Veterano
# nov/08
· votar


Tem sim, a ultra inclusive tem 2 saidas para fone independentes...
http://www.m-audio.com/images/global/media_hqpics/FastTrackUltra-Front .jpg

Elas não tem como monitorar o som diretamente da interface, o som que entra, você monitora o som que vem do DAW.
kra, esses pre amps não sao pra usar com os microfones, é pra usar antes do amp na guitarra e ai sim microfonar o amp direto na mesa (ou seja, uma gambi) , eu ouvi uma gravação que o cara fez isso, vou ver se consigo ela pra mandar, fiquei impressionado com a qualidade do som, realmente muito transparente, se ouvia tudo que o cara tocava, muito boa mesmo.
Não faz sentido, se você já tem um bom amp, ele já tem préamp embutido, não vejo onde colocar outro pré antes do amp faça qualquer sentido a não ser que o amp seja muito ruim.
Abraço,
Alex

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


AlexB

Elas não tem como monitorar o som diretamente da interface, o som que entra, você monitora o som que vem do DAW.

Que coisa, não? pq a Ultra não teria uma função q a pró tem?? É totalmente contrario ao meu senso de lógica!! Esses fabricantes...

SpectrosGuitarman
Veterano
# nov/08
· votar


BaNdAiD
redução de custos dos fabricantes, hehehehhe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Configuração Homestudio Desespero