Como gravar piano digital em PC?

    Autor Mensagem
    rafaeldepino
    Veterano
    # nov/08


    Olá!

    Sou novo aqui e sou completamente leigo em gravações no computador.

    Estou pulando de forum em forum, lendo tudo, e não consegui uma resposta clara para minha dúvida.

    Eu tenho um PC com processador Intel Core 2 Duo com boa memória, mas placa on board. E tenho um piano digital Kawai, com saída MIDI (XLR).

    Quero gravar o piano no PC e queria saber o caminho mais fácil para fazê-lo. Alguma sugestão?

    Estou disposto a comprar uma placa de som, cabos e adaptadores necessários. Mas algumas placas de gravação de som têm conflito com meu shipset, e não sei qual comprar.

    E queria saber se o adaptador MIDI-USB pode me servir de alguma coisa, ou se existe uma placa barata com entrada MIDI, ou se existe outra conexão possível.

    E, por fim (não disse que estava completamente perdido?), depois que eu conseguir que meu Kawai seja reconhecido pelo meu PC, queria saber alguma sugestão de programa de gravação. Uso o Audacity, só como brincadeira, mas imagino que ele não reconheça o meu piano. Há outros programas melhores e disponíveis para download?

    Se alguém souber sanar qualquer uma dessas dúvidas, por favor, me dê uma luz. Se souber sanar tudo, ainda melhor. Muito obrigado!

    Abraços.

    kyo_ryo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Quero gravar o piano no PC e queria saber o caminho mais fácil para fazê-lo.

    Se for do modo mais simples possível acho que você nem deveria usar MIDI. Um simples cabo P10-P2 funcionaria. Você quer usar timbres do seu piano ou de um VSTi?

    oliviojunior
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Pode usar a placa de som on board mesmo, por enquanto. Vc só vai precisar do software. Eu uso o Sonar. Configure o drive no software para que ele reconheça o Kawai. Se vc já tem o cabo MIDI/USB, ótimo, alguns vem com software para instalação, outros é só plugar, respeitando o Midi in e o Midi out na saida do Kawai. Talvez vc note uma pequena demora em tocar a tecla e ouvir o som, isso é o que chamamos de latência, porém os cabos Midi/USB são os de menor latência. Depois que vc pegou o jeitão da coisa, vc pode melhorar os timbres com uma placa de som melhor, usando VST's. Outro modo mais simples seria como nosso colegakyo_ryo disse: Saida de audio do Kawai na entrada de audio do pc, e pode usar até o gravador do próprio Windows, porém, gravações de áudio ocupam mais espaço no seu hd.

    rafaeldepino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Puxa, gente. Muito obrigado. Fico feliz que a solução tenha sido mesmo a mais simples possível. Vou testar com o cabo Midi-Usb e posto aqui o resultado.

    Mais uma vez, muitíssimo obrigado pela ajuda!

    Abraços.

    ppaulo
    Veterano
    # out/12
    · votar


    gente, revivendo o tópico aqui,

    tenho um yamaha clavinova clp, tenho uma fast track pro, eu gravo com o cabo p10 mesmo, mas queria algo com mais qualidade, mas sou meio leigo em gravação, como fazer isso com cabo midi ? eu uso ableton e reaper.

    .omni
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ppaulo
    Defina mais qualidade. O que você acha que falta?

    Slash_1989
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ppaulo
    compra uma interface midi>usb, assim vc pode usar timbres de sintetizadores virtuais...

    p.s.: nao sei se tem como fazer isso com a fast track, usando só um cabo midi convencional, ai vai depender de quem tiver uma pra te falar!

    ppaulo
    Veterano
    # out/12
    · votar


    .omni

    vou te mostrar um videozinho que eu gravei com o clavinoa + fast track com cabo p10

    http://youtu.be/ONDRS_m_cVw

    o som tá saturado, e sinto falta de graves também, eu usei reaper e nao editei nada, gravei e pronto, acha que posso chegar num nivel melhor só com o cabo p10 mesmo ?

    .omni
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ppaulo
    Você ligou só um cabo p10, né?

    ppaulo
    Veterano
    # out/12
    · votar


    .omni

    sim, piano <cabo p10> fast track <usb> pc > reaper

    .omni
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ppaulo
    Então. Você gravou só um lado. Piano é stereo, use os dois canais.

    ppaulo
    Veterano
    # out/12
    · votar


    .omni

    2 cabos p10 ? no piano tem as entradas R e L / L+R, eu gravei com 1 cabo p10 na L / L+R, teria que plugar + 1 cabo na R então ? (desculpa se estou falando besteira, sou leigo rsrs)

    ppaulo
    Veterano
    # out/12
    · votar


    tava testando com 2 cabos, gravei aqui, eu percebi melhora na qualidade do som, olhai:

    http://snd.sc/PglEOv

    ppaulo
    Veterano
    # out/12
    · votar


    eu senti um pouco mais os graves, e o reverb também..

    .omni
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ppaulo
    no piano tem as entradas R e L / L+R

    Isso são saídas.
    Você deve ligar a L no primeiro canal da placa e a R no segundo canal.

    Você leu o manual da placa? Leu o manual do piano?
    Faça isso.

    ppaulo
    Veterano
    # out/12
    · votar


    .omni
    foi oque eu fiz nessa gravação ai, você ouviu ? pluguei os p10 desse jeito que voce falou L no primeiro canal, R no segundo. Ok vou dar uma lida no manual...

    .omni
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ppaulo
    E na hora de gravar no Reaper, abriu um canal stereo, botou o input 1 e 2 e gravou?

    :)

    ppaulo
    Veterano
    # out/12
    · votar


    nessa gravação nao, mas agora eu fiz aqui, tá ficando melhor, valeu pelas dicas..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como gravar piano digital em PC?