Ajuda em Masterização - Mix Pronta.

    Autor Mensagem
    busterchair
    Veterano
    # out/08


    Olá galera
    estou gravando a intro de uma demo que estou fazendo.

    acho q consegui equalizar os instrumentos na mixagem tal, porém estou com dificuldades para masterizar. Utilizei um compressoe de leve.
    Não sei se estou com o ouvido viciado nessa intro já, mas acho q tá faltando algo para ficar mais tchan, ou talvez loucura minha
    aqui está o link para vcs me ajudarem!!

    http://www.4shared.com/file/67237108/ca94b41b/Demo7.html
    Obrigado

    Edu Cesar
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Olá!
    Não sou expert no assunto, mas vou tentar ajudar.
    O clip tá legal, mas eu ainda daria mais uma trabalhadinha no mix e na equalização.
    O baixo poderia ter mais grave e menos médio e também um compressor de leve.
    O violão você gravou direto (em linha) ou microfonou? Pelo som, tá parecendo que foi gravado em linha. Eu pessoalmente prefiro gravar microfonado, fica mais orgânico, mas isso fica por sua conta.

    No geral, tá legal a música cara, gostei. Tem mais ou é só a intro?

    Abraços,

    busterchair
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Obrigado pela dica.
    Vou alterar o preset do baixo e seguir sua dica.

    Tirei um poco das frequências graves do bumbo, e também tirei os graves e alguns médidos do chimbal. O pan da bateria está bom?

    O violão foi gravado em linha mesmo. Tenho um Shure SM-57 pra microfonar.. não é o ideal e minha sala não é tratada, mas vou gravar e ver como fica.

    Essa é a intro, vou tentar gravá-la esse mês ainda.
    Valeu pela ajuda

    Edu Cesar
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Então, não estou mais conseguindo ouvir a música, o site tá meio parado (deve ser momentâneo), então eu não vou poder falar da bateria agora. Mas essa bateria é VST, certo?

    Quanto ao violão, você pode tentar gravar em linha juntamente com o SM-57, caso você tenha duas entradas. Dai você mixa os dois (ou caso o SM-57 funcione, usar só ele) para conseguir algo mais legal.
    Sobre a sala, eu também gravo tudo no meu quarto. O que eu faço é abrir todas as portas dos armários, pendurar cobertor por tudo e mandar ver. Com certeza fica longe do ideal, mas para as atuais condiçõe$ dá pra fazer bastante coisa.

    Abraços,

    Edu Cesar
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Hehehe, agora tá rolando o som aqui!
    A batera tá legal cara, eu só colocaria uns pratos pra dar uma "demarcada" na música.
    Quando você aumentar o grave do baixo, vai ver que as vezes ele fica na mesma freqüencia do bumbo. Dai, em algumas músicas, você tem que escolher se quer o bumbo mais grave ou o baixo mais grave. Outra coisa é sempre manter uma freqüência meio alta no bumbo (por volta de uns 2.5khz) para os aparelhos de som que não tem o grave muito forte (ipods e afins).

    De qualquer forma, te sugiro terminar de gravar a música para se preocupar com a mixagem depois. Você vai ver que conforme os instrumentos vão entrando, a mixagem tem que acompanhar também, então são grandes as chances de você ter que refazer esse mix da intro mais pra frente.

    Abraços,

    Edu

    busterchair
    Veterano
    # out/08
    · votar


    eheh é verdade, com certeza irei mexer na mix no futuro.

    Estou achando o bumbo muito "agressivo" pra música ou é impressão minha?

    pra gravar o violão vou tentar criar um casulo auhuhahe
    Valeu pelas dicas!!

    Estou pegando uma video aula de equalização e masterização.

    AlexB
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Estou achando o bumbo muito "agressivo" pra música ou é impressão minha?
    isto só quem pode dizer é você, pois esta é a parte artística da coisa. Tudo depende da intenção e da idéia que você quer passar com a música. Se você acha agressivo, está agressivo. Todos os aspectos técnicos estão à disposição da arte, podem estar até errados desde que tenham um motivo para tal. Outra coisa é querer chegar a um resultado como a banda X.
    Abraço,
    Alex

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/08
    · votar


    busterchair

    Achei bem legal a idéia da musica, meio Radiohead...
    Na minha visão (ou seria audição?) eu colocaria um bumbo com um pouquinho menos ataque, e mais profundidade e o baixo com um pouquinho mais de graves, só pra dar uma encorpada mesmo.

    Outra coisa que eu mudaria é o equilíbrio da bateria. Abaixaria o volume do chimbal um pouco (repare q na maioria das musicas q vc ouve, o chimbal está bem baixo) e tentaria deixar o volume entre o bumbo e a caixa mais igual, pq o bumbo está muito destacado.

    Mas como insinuou o amigo AlexB, tudo depende da sua criatividade, e do que vc quer alcançar!!

    busterchair
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Era essa a palavra que eu queria encontrar,.. acho q tá com muito ataque o bumbo.. a ideia é de uma música mais calma, e ouvindo agora achei um pouco forte.
    Vou alterar o volume do chimbal também e posto aqui para vocês dps.
    Obrigado pelas dicas.

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/08
    · votar


    busterchair

    De nada cara, e vai colocando ai pra agente ouvir o trabalho, que tá ficando bem legal!!

    busterchair
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Bom galera,
    Terminei de gravar a música como prometido. Dêem uma olhada e analisem a mixagem/masterização feita por favor.

    Aqui está o link.
    http://www.4shared.com/file/67574607/a5548699/Demo7Equalizada.html

    Abraços!

    ogner
    Veterano
    # out/08
    · votar


    busterchair

    Melhorou muito!!! Principalmente o baixo...

    Abço.

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/08
    · votar


    busterchair

    Cara, comento amanhã!
    Estou no laptop, e é no mínimo injusto comentar pelo som do lap...

    Abraços!

    busterchair
    Veterano
    # out/08
    · votar


    ehehe comenta sim
    agora estou tentando criar a letra, pois a linha de voz já tenho
    valeu =D

    has4
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Com certeza a mix e master do 2º link melhorou bastante mesmo! Quais programas usados para a masterizaçao? Qual o programa usado para a gravaçao?

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/08
    · votar


    busterchair

    gostei muito da idéia da musica, é uma mistura bem legal!!

    A bateria ficou bem melhor agora, mas posso dar só mais um pitaco? tenta dar uma abaixadinha no piano só pra ver se dá pra ouvir o todo um pouco melhor!

    Mais uma coisa: qual foi o esquema que vc usou pra gravar os instrumentos, bateria, piano e tals?? posta ai!!

    Abraços!

    busterchair
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Bom vamos lá, ainda estou tentando melhor a dinâmica da bateria, se alguem souber como me ajudar agradeço. Já alterei os velocities dos pratos para ficarem mais reais, não sei se precisa um pouco de compressão, ou aplicar um stereo image nele, n sei.

    Os programas utilizados:
    Bateria: Ezdrummer Nashville
    Baixo: BroomStick Bass
    Teclado: TheGrand2
    Violão: Crafter DE 7/n

    Usei o Cubase SX3 para gravação, e os plugins na masterização foram:
    - Equalizador de 10 bandas da Waves
    - Rverb, TrueVerb da Waves
    - Compressor L1 Waves
    - Izotope Ozone 3

    Depois de exportado o wave eu ainda entrei no soundforge e passei o compressor de leve.

    has4
    Veterano
    # out/08
    · votar


    busterchair
    vlw pelas informaçoes. Uma vez li algo parecido, do tipo:

    "Mixagem nunca se acaba. A gente larga ela!" rsrsrsrs

    O que e uma grande verdade, pois nunca ficamos conformados e sempre havera algo por fazer, conforme a otica e audiçao de muitos.

    (obs.: meu teclado nao aceita acentuaçoes e alguns outros caracteres rsrsrs)

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/08
    · votar


    has4

    "Mixagem nunca se acaba. A gente larga ela!"

    Grande verdade!!
    Enquanto vc num exporta pra master, a mixagem não acaba...

    has4
    Veterano
    # out/08 · Editado por: has4
    · votar


    BaNdAiD

    n'alguns casos, mesmo depois de masterizada, a gente ainda fica naquela de 'po, poderia fazer/ficar assim-assado!' rsrsrs

    Doideira d+ rsrsrs

    Bom, pelo ao menos eu, que estou apanhando ate hoje e talvez por um bom tempo ainda, nunca estou satisfeito com as minhas mixagens... masterizar eu nunca fiz, nem usei nenhum programa com este intuito. Tenho muito o que aprender mesmo! Sempre as dos outros sao as melhores, e sem falar nos timbres de guitarra que sempre acho os meus, horriveis rsrsrsrs

    busterchair
    Veterano
    # out/08
    · votar


    hehe
    eu fico um pouco insatisfeito em partes, pq acho q com o equipamento de home studio q tenho estou conseguindo bons resultados até.. mas com certeza dá pra melhorar, principalmente na parte de equalizar as frequências e mixagem, onde estou estudando um pouco agora.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda em Masterização - Mix Pronta.