Monitoração em Home-Studio Pequeno Como Fazer?

    Autor Mensagem
    bobruce
    Veterano
    # set/08


    Olá pessoal:

    Estou completando de montar meu home-studio (muito pequeno....um ex-quarto de empregada...)....deve ter uns 3x3x3. Não há nenhum tratamento acústico nele. Tem paredes lisas e noutras paredes está repleto de estantes e armários. Tenho ainda que comprar os monitores de referencia.
    Tenho lido diversas discusões neste forum mas não achei resposta pra meu caso (espaço bem pequeno). Deu pra notar que, às cegas, poderei quebrar a cara, comprando monitores que não vão dar o resultado esperado num espaço como o meu. Notei que eles precisam ser do tipo "near field".. Ok mas será possível ter uma boa resposta considerando, por exemplo, uma distãncia de apenas até 1 metro da minha cabeça? Há monitores para tal distância?
    Outro detalhe é aonde instala-los....... Pela disposição do meu studio, um vai precisar ficar encostado numa das parades e o outro (na mesma distãncia à partir da minha cabeça) irá ficar afastado da parede. Isso será um problema? Se for o que devo fazer pra resolver? Qual é o melhor posicionamento deles?
    E por último, seria aconselhável isolar acusticamente todo o quarto....mesmo teto? O piso é de carpete....E nas paredes que há armários...pode ficar assim?

    Espero que alguém possa me ajudar....... Valeu!!
    Abraços
    Roberto

    Gui_sc
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Os armarios e livros ficaram nas suas costas certo?
    Se for assim melhor, pois estantes de livros ajudam a dar uma segurada nos agudos e médio-agudos!

    O ideal seria os monitores ficaram a mesma distancia da parede tanto lateral quando atrás pois assim o reverb seria parecido, o que pode acontecer com distancias diferentes é o seguinte, as frequencias iram chegar de uma maneira diferente no seu ouvido, pois a monitor que esta mais perto da parede ira dar um reverb maior nos graves principalmente pois a parede esta mais perto e o som ira bater nessa parede e fazer um "caminho" diferente do monitor que não tiver a parede do lado, assim possivelmente o monitor perto da parede vc ira ouvir um grave maior, que na verdade no som não existe mas você ouvira, devido ao reverb dele!!!

    Não sei se consegui explicar direito, deu pra entender?

    Mas não é nada que ira comprometer, você tera que se adpatar a usar dessa maneira saca??? pois você estará ouvindo graves que não existem, mas é questão de você se adpatar dai!!!

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    bobruce

    Há monitores para tal distância?

    Sim, os near-field.

    Outro detalhe é aonde instala-los

    O ideal é que esteja instalado em uma posição que forme um triangulo equilátero com 1 metro de lado entre os 2 monitores e sua cabeça. As caixas devem mirar um pouco atrás dos seus ouvidos. Seria mais facil explicar se eu tivesse um diagrama!!

    Se o seu studio tem 3x3, acho q dá pra fazer assim, não??

    seria aconselhável isolar acusticamente todo o quarto....mesmo teto?

    Isolar é evitar que o som saia ou entre no quarto. Tratamento acustico é balancear a sala para obter o melhor resultado em relação a sons.
    São coisas diferentes, e eu acho que o que vc quer é tratamento acustico.

    O tratamento varia muito de sala pra sala, dependendo de como ela se comporta...então o ideal é ouvir a sua sala pra saber como vc vai agir!

    Abraços!

    AlexB
    Veterano
    # set/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    Notei que eles precisam ser do tipo "near field".. Ok mas será possível ter uma boa resposta considerando, por exemplo, uma distãncia de apenas até 1 metro da minha cabeça? Há monitores para tal distância?
    A maioria dos nearfield, é para ser colocado na posição de um triângulo equilátero de aproximadamente 1m ou 1,20, assim em um dos vértices fica o operador e nos outros vértices os monitores direcionados para o ouvido do operador, o vértice do operador é chamado de "sweet spot", pois é onde o som vai estar equlilibrado.
    O ideal é que os lados do monitores direito e esquerdo tenham a mesma simetria, em realidade o ideal mesmo é que não existam paredes para refletir o som de volta, pois o som refletido irá modificar a percepção de resposta do monitor. Assim o melhor é que a resposta direita esquerda sejam iguais, contando com a reverberação. Quase todo local onde alguém irá ouvir seu som terá um certo índice de reverberação natural, assim uma certa reverberação das paredes do próprio estúdio contribuem para a realidade do monitoramento. Este é um dos motivos que ao monitorar por fones você acaba colocando mais reverb do que deveria.
    Abraço,
    Alex

    Gui_sc
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Este é um dos motivos que ao monitorar por fones você acaba colocando mais reverb do que deveria.

    Com fone eu acabava sempre exagerando nos graves, ficava abafado pra caramba, demorei uma cara pra conseguir acertar o grave no fone!!

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    AlexB

    Vc recomenda algum tipo especial de tratamento acustico nas paredes imediatamente atrás e laterais aos monitores??

    AlexB
    Veterano
    # set/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    Vc recomenda algum tipo especial de tratamento acustico nas paredes imediatamente atrás e laterais aos monitores??
    O ideal é que a sala seja ampla, para evitar as "early reflections" que vão se misturar com a resposta dos monitores. A resposta abaixo de 35 ms é bem problemática pois vai ser percebida como parte do som e não como eco (reverb). Assim pegue a velocidade do som e calcule a diatânica para o som sair da caixa, ser refletido e chegar aos seus ouvidos com menos de 35ms.
    Lógico que um espaço amplo em um home estúdio é um luxo que não é possível, assim você pode evitar este problema fazendo um tratamento acústico que mate a reverberação direcional. Um dia vi um vídeo onde a forração do estúdio do cidadão em volta da mesa era pelúcia pink...
    Invente tente faça um estúdio diferente...
    Abraço,
    Alex

    bobruce
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Olá pessoal:

    Valeu pelas rápidas respostas...Vamos por partes.... que nem aquele estripador famoso..
    Gui_sc: Nesse quarto, particamente só tem uma parte de parede livre pois as demais estão revestidas com armários embutidos. a minha e estante com equipamentos de gravação. Na parede contrária a essa parede de armários, a parede também tem uma estante (altura até 1,70 mts) cheia de livros, pastas e demias bagunça.
    BaNdAiD: Então qualquer modelo tipo "near field" é recomendado...Há algum modelo digamos "mais" near field ou são todos iguais? Pô, sorry pela mancada....na realidade me expressei mal...A minha preocupação é com o tratamento acústico...nem tô aí pros vizinhos.....Moro em apartamento e até agora não reclamaram...Acho que estão gostando do som e acho que deveria cobrar deles um pequeno caché mensal....
    Como vc mesmo diz, irei primeiro ouvir o que a sala tem a me dizer em materia de som pra depois solucionar os problemas..
    AlexB:: Ok quanto ao trinagulo equilatero. Já tinha lido sobre isso. Pela geometria do meu espaço, um vai ter que ficar mais perto da única parede lisa e o outro ficará mais afastada da parede oposta a uma distancia aprox. de 70 cm da parede...
    Se vc me diz que a resposta abaixo dos 35 ms é problemática, então para distancias de 1 metro entre o monitor e o ouvido, isso daria algo que essa distancia teria que ser da ordem de 3 metros, ou fiz conta errada?

    Abraços e obrigado pelas primeiras dicas.....

    AlexB
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Se vc me diz que a resposta abaixo dos 35 ms é problemática, então para distancias de 1 metro entre o monitor e o ouvido, isso daria algo que essa distancia teria que ser da ordem de 3 metros, ou fiz conta errada
    Qual foi a conta que você fez?

    Abraço,
    Alex

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    bobruce

    Há algum modelo digamos "mais" near field ou são todos iguais?

    Não, acredito que qualquer modelo near field vai te servir bem!

    AlexB

    Me desculpe, mas não sou muito bom em matemática (tá bom, sou péssimo!!). Você sabe qual é a formula do calculo que devo fazer?
    Estou montando meu home studio, e ando preocupado em como vou matar o eco do quarto, ou pelo menos deixá-lo de forma aceitável!!

    bobruce

    Cara, faz um desenho ou tira uma foto do seu quarto pra agente saber qual a situação!

    bobruce
    Veterano
    # set/08
    · votar


    AlexB:

    Qual foi a conta que você fez?
    Para uma velocidade do som de 340 m/seg, e com uma limitação de 35 ms (milisegundos), isso vai dar uma distancia (entre monitor e ouvido) de uns 12 mts (até a minha primeira conta rápida estava errada...). Devo estar intrepretando errado tudo isso....Esse tempo de percurso do som de 35 ms é um trecho direto (sem reflexões) do monitor até o ouvido ou precisamos considerar a reflexão do som na primeira parede e a sua volta, etc?

    Cara, faz um desenho ou tira uma foto do seu quarto pra agente saber qual a situação!
    Não sei como colocar foto aqui... É possível?

    BaNdAiD:
    Não, acredito que qualquer modelo near field vai te servir bem!
    Ok.

    Valeu!
    Roberto

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    bobruce

    Coloca no 4shared!

    AlexB
    Veterano
    # set/08
    · votar


    bobruce
    Agora você fez a conta correta, esta é a distãncia total percorrida pelo som, se ele refletir na parede, é a distãncia até a parede mais a distãncia até o seu ouvido.
    BaNdAiD
    Me desculpe, mas não sou muito bom em matemática (tá bom, sou péssimo!!). Você sabe qual é a formula do calculo que devo fazer?
    Estou montando meu home studio, e ando preocupado em como vou matar o eco do quarto, ou pelo menos deixá-lo de forma aceitável!!

    A velocidade do som é 340m/s, significa que em 1 ms ela percorre cerca de 34 cms, assim em 35ms o som vai percorrer 12mts, que foi o resultado que o bobruce chegou.
    Este negócio de tratar um ambiente acusticamente pode ficar bem complicado, você pode usar um programa junto com microfones específicos para descobrir os "room tones", ou seja a faixa de frequência privilegiada ou negada pela sala, a partir destes dados você corrige o ambiente até não ter prevalência de nenhuma frequência. O melhor jeito é empirico pois nunca vi um projeto prever completamente a acústica de uma sala.
    Abraço,
    Alex

    bobruce
    Veterano
    # set/08
    · votar


    BaNsAiD:

    Coloca no 4shared!

    http://www.4shared.com/dir/4313775/7b778ead/sharing.html

    Aí está uma foto parcial do studio. Vc vê que na parede à minha esquerda há móveis. Na parede oposta a essa também há móvel com prateleiras, livros, CDs, etc. A única parte "pelada" da parede é essa que está atrás de mim...
    Abrs
    Roberto

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    bobruce

    Primeiramente, bela guitarra!

    Então, o ideal é vc usar essa parede pelada para basear os monitores. Não sei qual é a medida dela, mas o ideal é vc colocar os monitores a 1m de distancia um do outro.

    Repare como estão colocados os monitores nessa foto www.bassman1.co.uk/My_Images/HomeStudio2.jpg

    Dai dá pra vc tirar uma idéia!

    bobruce
    Veterano
    # set/08
    · votar


    BaNdAiD:

    Primeiramente, bela guitarra!

    Então, o ideal é vc usar essa parede pelada para basear os monitores. Não sei qual é a medida dela, mas o ideal é vc colocar os monitores a 1m de distancia um do outro.

    Repare como estão colocados os monitores nessa foto www.bassman1.co.uk/My_Images/HomeStudio2.jpg


    Valeu pela dica. Irei acomodar os monitores desse jeito... Como o espaço é mínimo, estou pensando em comprar uns monitores menores... Há algum modelo aconselhável (ativos) de pequeno porte com uns até 40 watts e até R$ 1.000,00 o par?
    Obrigadão pela guitarra...É muito boa mesmo...Fender Crafter in Japan e com uns baita pickups da Lace Sensor...Fala grosso mesmo!!!
    Abs
    Roberto

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    bobruce
    até R$ 1.000,00 o par?

    Nesse preço eu te recomento as caixas de som da Edifier, que vão ser melhor do que qualquer outro par de monitores nessa faixa de preço!

    Mais especificamente as R1900TIII.

    bobruce
    Veterano
    # set/08
    · votar


    BaNdAiD:Nesse preço eu te recomento as caixas de som da Edifier, que vão ser melhor do que qualquer outro par de monitores nessa faixa de preço!

    Mais especificamente as R1900TIII.


    Valeu!!!

    Grimc
    Veterano
    # set/08
    · votar


    bobruce
    O jeito vai ser usar fones mesmo. Meu home studio é um pouco maior que o teu, mas eu tenho que usar fones para fazer a monitoração.

    Lucas_fms
    Veterano
    # set/08
    · votar


    BaNdAiD

    Esse homestudio que você postou a foto é o seu?

    Queria uns stands daqueles pro meus monitores!

    Alguem sabe onde eu encontro?

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Grimc
    O jeito vai ser usar fones mesmo. Meu home studio é um pouco maior que o teu, mas eu tenho que usar fones para fazer a monitoração.

    NÃÃÃÃÃÃOOOO!!!! Não use fones de ouvido pra monitorar! Não vou dizer que é impossivel, mas é muito dificil conseguir um bom resultado com os fones!!

    Lucas_fms

    Esse homestudio que você postou a foto é o seu?

    Era, mas ai eu acordei...
    Mas eu to confiante que o meu vai ficar tão bonito quanto!!

    Queria uns stands daqueles pro meus monitores!
    Alguem sabe onde eu encontro?


    Eu não sei... foi a primeira vez que eu vi desse modelo. Mas será que esse stand num vibra muito não?

    Lucas_fms
    Veterano
    # set/08
    · votar


    BaNdAiD

    É! pela estrutura parece que ele vibra sim! Queria algo parecido (mas que não vibre). Pra botar os monitores na altura do meu ouvido e fixar eles na posição correta! Mas não imagino onde eu possa encontrar algo desse tipo

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Lucas_fms

    Se seus monitores ficam perto da parede, vc pode colocar prateleiras na parede pra colocar os monitores em cima.

    Ou então vc pode mandar fazer um stand de monitor de metal, com 2 chapas quadradas ou redontas, e um cano...enfim, são várias as possibilidades!

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    A propósito, aki está o link com o esquema de como deve ficar os monitores!

    http://homerecording.twankle.com/wp-content/uploads/2006/07/monitor_pl acement.gif

    O "triangulo formado entre os monitores deve ter os lados iguais, por volta de 1m a 1,20m. A distancia entre o monitor e a parede deve ser entre a metade e o terço da distancia dos monitores.

    Isso segundo o site.

    BlessingMetal777
    Veterano
    # set/08
    · votar


    legal o site ae

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Monitoração em Home-Studio Pequeno Como Fazer?