Pré amplificador valvulado

Autor Mensagem
rafael_kl
Veterano
# set/08


Sempre utilizei uma mesa xenyx nas gravações. Tenho notado que falta brilho, presença nas gravações. Só os plugins não fazem o milagre..hehehe
Queria saber de alguem que entenda melhor sobre prés valvulados se eles me dariam mais presença e brilho nas gravações.

Obrigado.

leobozzo
Veterano
# set/08 · Editado por: leobozzo
· votar


Só uma dúvida... vc já usou o plugin PSP Vintage warmer?

Eu uso o fuleirinho mic 200 behringer e tento saturar a valvula dele e os resultados tem sido "aceitáveis" vc queria algo mais profissional?

I.Nosferatu
Veterano
# set/08
· votar


rafael_kl

tenho notado que falta brilho, presença nas gravações

Isso é proprio dessas mesas behringer, sei lá sempre achei elas com som abafado também... pré valvulado não vai resolver seu problema se voce continuar passando o sinal por ela, aliás pré valvulado só é bom se for de boa qualidade, não se iluda com esses prezinhos baratos do mercado, voce vai descobrir cedo ou tarde que gastou a toa, é melhor comprar uma mesa com prés melhores que essa sua behringer e se sua interface de gravação for "aquela interface hi-end" quando tiver uma boa estrutura e um dinheiro sobrando invista num pré decente...

leobozzo
Veterano
# set/08
· votar


pré valvulado só é bom se for de boa qualidade

Realmente... parece até meio óbvio de se dizer... um pré como o meu é pra quem não quer gastar muito ou não tem sequer mesa de som pq a valvula não faz muita diferença (ou nenhuma talvez)... nesse caso somente produtos BEM mais caros fariam alguma diferença...

e passar tua mesa por um pré valvulado bem mais caro deixaria o som do pré ruim como o da mesa...

rafael_kl
Veterano
# set/08 · Editado por: rafael_kl
· votar


Logico que se eu comprar um pré melhor não vou passar o sinal pela mesa.
Pensei em usar o pré direto na entrada de linha da delta 1010lt.
Andei vendo o Bluetube DP, ouvi falar bem dele.
Abraço.

leobozzo
Veterano
# set/08
· votar


rafael_kl

vc já testou ele? pq um pré por esse preço ach difícil que seja melhor que tua mesa "o suficiente" pra q vc perceba...

mas se vc conhece ele depois fala aí o que achou ok?

rafael_kl
Veterano
# set/08
· votar


leobozzo
Não testei, li aqui no forum alguma coisa sobre ele e em outros sites...

BaNdAiD
Veterano
# set/08
· votar


Tem um pre da ART que é valvulado, porém só tem 1 canal. Parece ser bom, e custa em torno de 40 dolares. Estou afim de pegar um, mais por curiosidade, pq eu mesmo nunca o testei!

I.Nosferatu
Veterano
# set/08
· votar


rafael_kl

Ainda acho que voce deveria buscar uma mesa com qualidade melhor, eu acho que preamps valvulados bons são também de alto custo, esses quebra galhos como o behringer, Art tube e outros similares podem até ter um som legal e quebrar um galho na falta de uma mesa ou outra coisa pra enviar o sinal pro pc, como o leobozzo comentou acima, mas não passam disso, se quiser algo mais o caminho não é bem esse.

Bom., como não sou fã dessa onda (moda) da valvula, estou pensando em futuramente adquirir prés externos, mas mais simples, como esse Canil Fet9, que é bem minimalista (minha cara) e pelo que já vi dos produtos deles são bem legais, inclusive há algumas gravações no site com demonstrações dele, particularmente eu gostei, mas nem me pergunte sobre preços, ainda não fiz nenhum orçamento (coisa que voce pode fazer se se interessar) até porque no momento meus interesses são outros, mas certamente quando partir pra prés externos vou pegar um desses...

AlexB
Veterano
# set/08
· votar


Estes supostos prés valvulados não são nada além de um engodo, eles não são valvulados na realidade, eles passam o sinal por uma válvula que no geral acaba distorcendo em demasia o som, não tem nada de similar com o som doce de um verdadeiro pré valvulado.
Vale a pena dar uma olhada no vídeo de demonstração do Universal Audio Solo 610 que é um excelente pré. No vídeo o rapaz mostra também o modelo 110 que é todo solid state, note que o solid com pouco ganho já gera muito mais distorção, e veja o som doce da válvula, o vídeo foi muito bem feito e dá para perceber bem a diferença. Vídeo UA solo 610
Um pré barato que parece bem interessante é o Audio Buddy da m-audio que foi feito especificamente para o desktop recording, se a qualidade for similar ao DMP3, teremos uma boa opção um pouco mais em conta.
Eu tenho o bluetube e nunca uso a distorção das válvulas, quando coloco lado a lado com o UA 2-610, não tem nem comparação, a única vantagem do blue tube é sua portabilidade.
Por isto acho que um pré solid state limpo é melhor que estes falsos valvulados da behringer e da ART.
Abraço,
Alex

rafael_kl
Veterano
# set/08
· votar


Tinha visto o Tube Ultragain T1953, achei bem legal....mas entao nada desses behringer.
Esse UA 2-610 não achei preço, mas pelo que vi foi descontinuado.
E esse audio buddy achei bem legal. Resta saber a qualidade.

Eu estou disposto a gastar ate algo em torno de 600 reais, para 2 canais. O que vcs acham que seria a melhor opção?

O que estou precisando mesmo é mais brilho nos vocais e guitarra. Dai eu pensei em melhorar o pré-amp, mas caso vcs possam me recomendar algum outro aparelho para este fim, sem problemas.

Obrigado.

AlexB
Veterano
# set/08
· votar


Esse UA 2-610 não achei preço, mas pelo que vi foi descontinuado.
Pelo que sei não foi descontinuado, mas usei apenas como exemplo, não é um equipamento para home studio. Acho que por R$600,00 o melhor é o M-Audio DMP3 que tem dois canais. O Tube pré é uma opção melhor apesar de eu achar que a valvula só atrapalha para quem não é guitarrista (eu nao tenho o tube pré mas imagino que seja igual ao bluetube apenas com um único canal). mas é melhor testar.
Posta um exemplo de áudio de apenas 30s em wav 16 44.1, que vou tratar no meu daw para você ver como fica.
Abraço,
Alex

rafael_kl
Veterano
# set/08
· votar


AlexB
Musica completa ou só o vocal, ou guitarra?
não tenho muita coisa aqui onde estou, mas da pra te uma noção.
Valeu.

AlexB
Veterano
# set/08 · Editado por: AlexB
· votar


Só o vocal que você diz ter problemas, apenas 30 segundos para não ficar muito grande. Eu vou tratar o som digitalmente no meu daw e você verá a diferença, evite o cliping pois é difícil de tirar.
Abraço,
Alex

rafael_kl
Veterano
# set/08
· votar


Desculpa a demora, tinha ido à aula.
To te mandando um pedaço do vocal limpo, como foi gravado, sem efeito nenhum.
Foi gravado com um Behringer C2 ligado numa mesa Xenyx e dela pra delta 1010lt. Não clipou em momento algum da gravação.
Desculpa não manda nada melhor, mas nesse pc é a única que tenho.
http://www.4shared.com/file/63429254/43ba2ba1/Vocal.html
Depois, se possível, explica o que foi usado no tratamento.
Muito Obrigado.
Abraços.

AlexB
Veterano
# set/08
· votar


rafael_kl
Dê uma olhada como fica o vocal com apenas 5 minutos de trabalho, primeiro passei um desser, equalizei, comprimi, harmonic exciter e um leve reverb.


Vocal processado

Aqui com um pouco de reverb:
Vocal corrected + reverb


Para ficar melhor com um pouco de trabalho tem que cortar manualmente todo aquele esforço de respiração no final das frases.
isto é para ter uma pequena noção do que o tratamento digital pode fazer. Quando você trabalha em áudio analógico como acontecia antigamente, qualquer loop extra de efeitos ia acrescentando ruído na gravação, e a limpeza do áudio tinha que estar excelente, para não acrescentar muito ruído que ia estragar o resultado final. No reino digital podemos abusar no uso dos efeitos pois não há acúmulo de ruído analógico, o próprio ruído digital pode ser desprezível dependendo de como for o processamento. Desta maneira se eu quiser acrescentar um efeito para dar um pequeno realce eu posso. No digital as possibilidades de controle do som são muito grandes, acrescentar é fácil, o difícil é tirar, portanto um som limpo dentro dos limites do conversor AD com baixo nível de ruído pode sofrer milhares de modificações.
Abraço,
Alex

rafael_kl
Veterano
# set/08
· votar


AlexB
É isso ai, um tratamento realmente melhora muito. O problema, é que escutando apenas o vocal, fica legal. Mas na mix fica abafado.
Acho que a falta de monitores adequados que está me causando problemas.
Abraço.

AlexB
Veterano
# set/08 · Editado por: AlexB
· votar


Mas na mix fica abafado.
É só fechar mais a equalização na mix, escolha as frequências mais importantes do instrumento ou voz e de um boost com o Q fechado, você pode diminuir outras frequências menos importantes, para deixar espaço sônico para os outros instrumentos. Isto é chamado de equalização complementar. Esta é parte da arte da mixagem, muito importante.
Qual melhoria que você irá conseguir com um novo pré que não é possível emular digitalmente.
Abraço,
Alex

rafael_kl
Veterano
# set/08
· votar


AlexB
Vou pesquisar melhor sobre a equalização complementar e tentar aplicar.

Qual melhoria que você irá conseguir com um novo pré que não é possível emular digitalmente.
Isso é uma grande duvida que sempre tive, sempre achei que um som processado por racks externos fossem melhor(salvo a questao do ruido). Mais pegada, brilho, mais quente entende?
Mas sempre vi aqui no fórum o pessoal falar que vale mais a pena processar o som via plugins.
Então me pergunto, porque bandas "grandes" utilizam imensos racks na hora de gravar, a bateria por exemplo?
Eu ate andei pensando em comprar um compressor(rack), mas dizem não valer a pena.
Abraço.

AlexB
Veterano
# set/08
· votar


Então me pergunto, porque bandas "grandes" utilizam imensos racks na hora de gravar, a bateria por exemplo?
Um Rack não quer dizer nada é só o lugar onde coloco as unidades de áudio. Existem milhares de unidades de audio que até podem ser conversores AD etc... ou préamps de mics. Sem saber o que tem no rack pode não fazer o menor sentido, eu tinha um amigo que tinha um freezer de cerveja no rack...equipamento indispensável segundo ele.
Abraço,
Alex

rafael_kl
Veterano
# set/08
· votar


Gostei da ideia do freezer de cerveja...heheheh
Mas e qual a sua opinião em relação a utilizar compressores, gate, limiter, externos. Os plugins perdem em alguma coisa?
Abraço.

AlexB
Veterano
# set/08 · Editado por: AlexB
· votar


Compressores ás vezes são um mal necessário pois a dinãmica de alguns instrumentos, pode fugir de um bom nível de gravação. O problema é que unidades de áudio boas são caras demais para um homestudio, e estas mais baratas tomam uma surra de qualquer unidade digital. Na prática se você vai gravar no DAW o ideal é entrar com o som o mais limpo possível, com a dinâmica encaixada nos limites do equipamento. Para depois processar. O sistema de processamento no DAW é não destrutivo, assim se desejar voltar atrás você tem o som "virgem" se você equalizar errado em um processamento externo o único jeito de voltar atrás é fazer outro take.
Para chegar na qualidade do processamento digital com unidades de áudio você vai entrar na faixa dos milhares de dólares, e para passar... Agradeça ao mundo moderno, hoje com um software gratuito e um pc caseiro você tem um estúdio que a uns quinze anos te custaria pelo menos trinta mil dólares.
Abraço,
Alex

rafael_kl
Veterano
# set/08
· votar


É, então ja vou desistir de comprar unidades...Eu tava vendo equalizadores, compressores, mas tudo mais comum....
então vai ate piorar o som....
Mas é isso..
Valeu,
Abraço.

leobozzo
Veterano
# set/08
· votar


AlexB
cara no fim das contas esse tópico pode ajudar mais gente do que parece...

agora vi que o que eu achava faz sentido...vale mais a pena processar o som via plugins se não se tem 30k pra investir

rafael_kl
o que q vc tem usado como monitores de referencia?

EdsonKT
Veterano
# set/08
· votar



AlexB
cara no fim das contas esse tópico pode ajudar mais gente do que parece...


É verdade.

É bom lembrar que os "melhores" consoles são solid-state, não valvulados. Também é bom lembrar que os solid states mais em conta costumam ser melhores que os valvulados na mesma faixa de preço.

Ainda assim, o Bluetube DP pode ser uma ferramenta interessante, principalmente para guitarristas e baixistas. Tive um e gostei, principalmente porque tem a opção de bypass pelas válvulas e usar somente em modo transistorizado. As válvulas nele são legais para um overdrive.

Mas essa é só minha opinião. A arte não se resume a equipamentos.

Abraço.

Tim1982
Veterano
# jan/09
· votar


Olá!!

Vo compra um PreAmpliicador,nada de R$ 15.000,00,to emtre o PRESONUS BLUETUBE e o M-AUDIO DMP3,aguenpode me ajudar a resolver?da uma dica?...Desde já agradeço!!!

AlexB
Veterano
# jan/09
· votar


Se você não for guitarrista o DMP3. Se for usar para guitarra o Bluetube.
Abraço,
Alex

pedrogrohl
Veterano
# jul/09
· votar


Tópico realmente muito interessante, vou aproveitar pra tirar uma dúvida...

Caso eu disponha de um pré-amplificador honesto e uma mesa com prés de qualidade média. Qual a melhor opção?

1) Plugar o microfone (ou instrumento) no pré-amplificador, passar pela mesa e da mesa pra o input da placa?
2) Plugar na mesa, passar pelo pré-amplificador e do pré para o input da placa? ou
3) Do pré-amp direto para o input da placa de som?

Desde já agradeço
Abraço amigos

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09 · Editado por: SylvioLima
· votar


AlexB
você pode diminuir outras frequências menos importantes, para deixar espaço sônico para os outros instrumentos. Isto é chamado de equalização complementar.
Exatamente...

Por isso alguns se decepcionam por terem um som 'flat' demais... fica todo mundo preocupado com isso... em ter o som 'mais flat possível'... mas quando vai ver na mix... tá sem a 'presença'... pq a mix de uma música não é igual o mundo real... É uma batalha de instrumentos e vozes... se não tiver tudo no seu lugar... cada um bem equalizado...

Tópico bem interessante =)

Po... eu queria ver o vocal processado... mas não tem nd no link... =/

AlexB
Veterano
# jul/09
· votar


Caso eu disponha de um pré-amplificador honesto e uma mesa com prés de qualidade média. Qual a melhor opção?

1) Plugar o microfone (ou instrumento) no pré-amplificador, passar pela mesa e da mesa pra o input da placa?
2) Plugar na mesa, passar pelo pré-amplificador e do pré para o input da placa? ou
3) Do pré-amp direto para o input da placa de som?

O quê é um pré honesto? e um pré de mesa médio? O que der um sinal limpo funciona.
Po... eu queria ver o vocal processado... mas não tem nd no link... =/
Eu postei isso a muito tempo, já deletei do meu computador. Era só um exemplo para mostrar o quê um tratamento digital simples pode fazer.
Abraço,
Alex

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pré amplificador valvulado