equipo para rack

    Autor Mensagem
    fulanno
    Veterano
    # set/08


    ae pessoal. to terminando de montar o estudio e gostaria de algumas dicas de equipamento para por no rack.
    não precisa ser algo meio estrambolico, mas oq vai ser util. se puderem me passar os preços e onde posso achar, agradeço.

    valew, personas

    bye

    makumbator
    Moderador
    # set/08
    · votar


    fulanno

    vc pode comprar tanto unidades com muitos efeitos, quanto as mais especilizadas em uma ou duas categorias(só reverb, só delay, etc...).

    Acho que o mínimo, seria:

    pré de mic, com phantom power(valvulado ou não, mas é melhor que seja)

    Compressor(se possível com noise gate embutido)


    reverb e delay(juntos ou em unidades específicas em separado)

    ampli de headphone(muito útil para gravar várias pessoas ao mesmo tempo, com todos se ouvindo)

    Pode-se pensar também em EQ gráfico de 31 bandas stereo em rack(mas nem sempre é necessário dependendo do studio e sua aplicação)

    Há as unidades mais baratas estilo pau pra toda obra. Tenho um virtualizer pro da Behringer que é assim. Ele tem bons sons de delay e reverb, mas tem trocentos efeitos(alguns não muito bons ou pouco práticos). Esse é bem barato. Mesmo que não for usar para gravar, é uma boa opção para colocar reverb e delay na monitoração de voz(para o cantor ouvir no fone, sem gravar com efeito).

    Tenho um compressor DBX 266XL. Esse é muito bom: opera em mono ou stereo(controles independentes em cada canal ou não) . Tem noise gate, atua como expander, compressor(soft e hard knee) e limiter. Tem conexão insert, saídas e entradas XLR e P10(da Neutrik). Esse vale a pena!

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    makumbator
    pode cre to dando uma olhada. existe algum tipo de amp valvulado só o amp, pra tu usar em rack ou os amp valvulado são só com falante p guita?
    eu vi um reverb de mola antigo no ML p vender . hehehe. isso presta? axo que não né

    makumbator
    Moderador
    # set/08
    · votar


    fulanno

    Sobre o amp vavulado, vc quer um geral para usar com caixa separada de guitarra? Ou é outra coisa?

    Já tive um delay de fita da Roland(antigão) que era ótimo, mas era gigante, e acabei vendendo por uma boa oferta! Reverb de mola pode até ser uma boa, mas mesmo assim vc devia comprar uma unidade digital "geral" de efeitos em rack(além da Behringer, há alguns da Yamaha muito legais, mas muito mais caros também). O compressor também é super importante(baixo, bateria, percussão, mix geral, etc...)

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    na verdade eu usava o compressor do sonar, mas não via muita diferença no resultado. da uma olhada nesse compressor veja se vale a pena.

    http://www.showpoint.com.br/_gutenweb/_loja/pg_produto.cfm?codigo_prod uto=46877

    quanto a amp valvulado, seria para varias aplicações, dentre elas a de usar com outras caixas. mas não é prioridade agora.
    o amp de headphone na verdade eu uso ele onde? ligo na caixa?

    makumbator
    Moderador
    # set/08
    · votar


    fulanno

    o amp de headphone é muito útil para que várias pessoas ouçam uma gravação em curso ou mix já gravada. Vc conecta a saída da placa(ou gravador, o que for), e no ampli vc regula volume individual de cada saida de headphone. Assim vc pode ligar 2,3, 4, 8, etc...headphones dependendo da unidade.

    Vamos supor que vc vá gravar a bateria e o baixo em linha já valendo, mas também vai ficar com o guitarrista na técnica tocando para guiar o baterista e baixista. Pois bem, nessa hora vc liga o phone do baterista e baixista no ampli de headphone(pois se eles ouvirem o que tocam na caixa, vai vazar na bateria). Caso o guitarrista prefira fazer a guia com phone coloca ele em outro também, e se vc quiser acompanhar a tomada também de fone, seriam 4 phones de uma vez sendo usados.

    Essa é a aplicação do ampli de phone. Tem uns da Behringer muito bons, usados em studio profissional.

    Nem vale a pena ter um ampli geral valvulado no studio. vc tem que ter é pelo menos 1(se possível dois) valvulados de guitarra, aí sim é útil. Mas um ampli geral, vc ligaria o que nele?
    Pode até ter um ampl totalmente valvulado de baixo também, apesar que a a maioria dos baixistas prefere ou gravar em linha, ou misturar o sinal de linha com sinal de mic de um ampli transistorizado ou híbrido.

    Não conheço o compressor em particular, mas a marca é boa. Procura também os DBX, BBE, Alesis, Samsom, e até um Behringer

    No entanto, talvez o pré de mic seja o item mais importante para comprar logo de cara(seguido pelo compressor e uma unidade com vários efeitos). Procura os prés dessa marca tambem. No ML tem vários vendendo.

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    makumbator
    pode cre brow
    mas quanto ao pre de mic, não serve esses das mesas xenyx da behringer, ou tem que ter a mesa e mais a unidade?
    supondo que eu tenha uyma mesa que não tenha pré, eu usaria a unidade para ligar na mesa, e amplificar os micro para a placa,correto?

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    alguem tem dicas aew?

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    http://www.showpoint.com.br/_gutenweb/_loja/pg_produto.cfm?codigo_prod uto=37078

    esse compressor presta? alguem conhece?

    makumbator
    Moderador
    # set/08
    · votar


    fulanno

    Tinha esquecido desse tópico!!!Hhehehe

    Mas como citei antes, conheço a marca, mas não o produto em si.

    Ainda acho que talvez uma unidade geral de efeitos, ou compressor em rack seriam mais importantes, mas isso depende muito, é claro!

    Minow
    Veterano
    # set/08
    · votar


    fulanno
    Pega o Presonus.

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    ahuahuaha. pode cre

    to ligado bixo. tu conhece o mic condensador de mão da samsom 05 . da p usar ele de boa como overhead na batera?

    e tu sabe se a mesinha da xenyx behringer 802 tem phantom power?

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Minow
    ow pode cre.

    tava dando uma olhada no site da foxtrot que tinha um pre amp de mic da behringer Ultragain MIC2200.
    sabe quantos mic da p ligar ali? e a ligação é feita assim?
    mic - preamp - mesa - placa

    makumbator
    Moderador
    # set/08
    · votar


    fulanno

    São dois canais independentes:

    http://www.behringer.com/MIC2200/index.cfm?lang=ENG

    Caiocolombini
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Aproveitando o tópico aqui:

    Eu to meio perdido aqui tentando descobrir isso.
    Por exemplo, eu tenho uma potência, acho q seria bom colocá-la numa rack né, mas queria saber oq mais é legal pra colocar numa rack, e onde encontro sites com modelos de rack? queria ver algumas

    Eu tb queria saber como chama aqueles "ganchinos" q alguns estúdios usam pra guardar os cabos, ou algum outro método de guardar os cabos sem q eles se enrolem todos, ou quebrem.

    abraços

    makumbator
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Caiocolombini

    Vc quer os cases ou suportes de unidades de rack?

    Algo como isso:

    http://www.solidsound.com.br/departamento.php?idg=35&ids=0&site=1&PHPS ESSID=b78d2a41ab58e5a3fd9b0773ff614920

    Ou isso:

    http://www.ask.ind.br/produtos.php?section=racks-para-perifericos


    P.S. Eu tenho um ASK M19 como o do site, e é ótimo.



    Os ganchinhos podem ser algo assim:

    http://www.amazon.com/Planet-Waves-Elastic-Cable-10-pack/dp/B001PGXKCS

    Esses de cima servem para prender o cabo depois de enrolado. São muito bons. Vc pode encontrar deles na Musicware.

    http://www.musicalgrellmann.com.br/velcro-santo-angelo-qe1-embalagem-c om-10-unidades.html

    Esses fazem o mesmo, mas são um velcro mais simples.


    Há ganchos como os da 3M, que podem ser colocados e retirados facilmente:

    http://www.command3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/LACommand/Command/Prod ucts/Catalog/?PC_7_RJH9U5230GN260I63138Q51875000000_nid=8D5M9M6KN9be3W HHP4GCRJgl&gclid=CKj9x560gbACFQtT7AodcSVcRg

    E os comuns, que vc encontra em lojas de decoração, material de construção, reforma, etc...

    Caiocolombini
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    makumbator

    O q eu quero é tipo no segundo...mas eu não to entendendo como eu coloco uma potência aí? Num tem nenhum suporte D: (desculpe a ignorância) e pra escolher uma eu tenho q saber a medida do meu equipamento né? E se por exemplo, eu tiver um potência de um tamanho, e algum outro equipamento (nem sei oq se coloca numa rack) de otro? D:

    Obrigado pelos ganchinhos o/ os primeiros q vc mostrou da pra pendurar na parede tb?

    E por último, q tipo de equipamento eu coloco numa rack além da potência e do mixer?

    Abraços

    makumbator
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    Caiocolombini
    O q eu quero é tipo no segundo...mas eu não to entendendo como eu coloco uma potência aí? Num tem nenhum suporte D:

    Tem o suporte. Vc consegue ver aquela haste em volta do quadro principal? Aquilo é o suporte! Basta colocar a unidade ali e parafusar que ela fica presa firme (não rpecisa ter outra unidade abaixo para segurar).

    e pra escolher uma eu tenho q saber a medida do meu equipamento né?

    Não! Os equipamentos de rack são feitos em um tamanho padrão de 19 polegadas. Usa-se o termo 1 unidade, 2 unidades, 3 unidades, 4, unidades, etc... para se referir ao equipamento na altura, quanto mais "unidades" mais espaço ele ocupa(ou seja, o painel é mais amplo), mas todos cabem nesses suportes, pois a medida é padrão.


    Veja no anúncio como eles falam de tantas unidades que cabem. Esses dado é justamente em cima da medida padrão. Eu tenho um daquele de 14 unidades, mas uso atualmente apenas 7 unidades, sendo elas de 6 equipamentos diferentes (pois um deles tem 2 unidades de tamanho).

    Vc só precisa se preocupar em saber quantas unidades de espaço vai usar, aí compra o suporte que aguente todas elas. Normalmente as potências em rack ocupam 2 unidades, mas dependendo do modelo pode ser mais ou menos.

    Obrigado pelos ganchinhos o/ os primeiros q vc mostrou da pra pendurar na parede tb?

    Os planet waves são para enrolar o cabo, e não para colocar na parede. Os ganchos de parede chamam-se de ganchos de parede mesmo...hehehe!

    E por último, q tipo de equipamento eu coloco numa rack além da potência e do mixer?

    Todo tipo. Eu por exemplo tenho em rack:

    condicionador de energia
    Pré amp de baixo
    compressor (que também atua como noise gate, expander e limiter)
    equalizador gráfico
    multiefeitos digital
    maximizador sonoro.

    Mas pode colocar qualquer coisa, tudo que vc conhece de áudio normalmente tem versões em rack: afinador, mixer, simulador de caixa de som, amplificador, patchbay, conversor AD/DA, Adat, gravador digital ou analógico, controlador midi, controlador de luz, etc...


    EDIT:

    Esqueci de comentar que vc pode colocar bandejas nos suportes de rack, assim pode colocar coisas menores . Há inclusive versões de bandejas com gavetas para colocar cabos, peças pequenas, adaptadores, etc...

    Aqui uns exemplos:

    http://www.ask.ind.br/produtos.php?section=bandejas-para-perifericos

    Eu tenho duas dessas instaladas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a equipo para rack