gravar instrumentos em separado-duvida

    Autor Mensagem
    karma
    Veterano
    # set/08


    Eu e a minha banda pretendiamos começar a gravar uma makete. Temos o material que precisamos e programas, nada profissional mas da para começar, mas o problema é que nao sabemos exatamente como fazer a gravaçao dos instrumentos em separado. Já li varias vezes que se deve gravar primeiro a bateria, mas a duvida é como é que o baterista vai gravar a bateria sem estar a ouvir a musica? Devera ser feita antes uma demo para o baterista ouvir enquanto toca?

    Agradecia imenso que me tirassem esta e outras duvidas que possam surgir, ja fiz uma pesquisa no forum sobre este assunto mas nao encontrei a resposta que queria

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    para fazer as gravações em canais separados, vc vai precisar de um software como o sonar, sound forg ou cubase etc..eu para gravar a bateria, gravo primeiro uma guia de guitarra, na qual o baterista de ve ouvir no fone e segui-la para gravar a bateria.o problema de gravar primeiro uma demo, pode ser a saturação do som no fone ou o baterista se perder, mas tente e faça experiencia,
    qualquer duvida pergunte

    karma
    Veterano
    # set/08
    · votar


    A ideia de um guia de guitarra é boa, mas se a musica começar pro exemplo so com bateria e so depois entrar a guitarra? tamem ja vi alguem falar em usar um metronomo pa gravar a bateria

    Lucas_fms
    Veterano
    # set/08
    · votar


    tamem ja vi alguem falar em usar um metronomo pa gravar a bateria

    Cara isso é essencial, sem metronomo, sem gravação. O metronomo não é uma sugestão.

    AlexB
    Veterano
    # set/08
    · votar


    karma
    Tudo depende do método de trabalho da banda, já trabalhei com músicos que precisam apenas do metrônomo e músicos que precisam de uma track guia. O que você pode fazer é gravar uma track com o microfone aberto pegando toda a banda junta e os músicos ouvindo o metronomo que pode ser ambiente. Depois usar esta track como referência para gravar cada instrumento em separado. Depois de todos os instumentos serem gravados a track guia é desabilitada.
    Existem várias técnicas que dependem da habilidade dos músicos e do equipamento disponível em seu estúdio. A que citei acima é a mais simples para pouco equipamento.
    Abraço,
    Alex

    fulanno
    Veterano
    # set/08
    · votar


    bom voce pode gravar a demo e ouvir no fone. para o baterista gravar com metronomo é um pouco mais dificil, poi tem que usar um fone bom e bem alto, pois o barulho do metronomo é muito baixo.e mesmo assim o baterista tem que conhecer muito bem a musica para não se atrapalhar

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    karma

    eu acho que a melhor solução é um outro instrumento começar: o metrônomo. Ou pode substituir o Baterista por um sintetizador de teclado, o que fica bem em conta, mas ofende o baterista... Mas aí com a bateria emulada, você grava a demo com todos os instrumentos, sem o baterista, depois ele grava acompanhando a demo fazendo uma bateria humana. Aí dá certo e nem é difícil.

    karma
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Outra hipostese tava eu a pensar, ate poderia ser ligar uns phones ao amp de guitarra e depois o baterista tar a ouvir enquanto eu tocava guitarra pa gravar. Mas obrigado pelas sugestoes, gravar primeiro uma demo a micro aberto e sem duvida melhor. Depois grava se ao mesmo tempo que se ouve a demo

    Lucas_fms
    Veterano
    # set/08
    · votar


    karma

    eu acho que a melhor solução é um outro instrumento começar: o metrônomo. Ou pode substituir o Baterista por um sintetizador de teclado, o que fica bem em conta, mas ofende o baterista... Mas aí com a bateria emulada, você grava a demo com todos os instrumentos, sem o baterista, depois ele grava acompanhando a demo fazendo uma bateria humana. Aí dá certo e nem é difícil.


    Se o batera não estiver acostumado com metronomo puro, eu faria isso que foi citado pelo Pardal.

    bluesband
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Grava com metronomo, bem melhor
    Grava primeiro as guitarras (guia), depois grava Bateria, Guitarra, Voz, Baixo, Teclado, etc.
    Pelo menos é assim que gravo!

    gamba12
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Esse negocio de gravar a bateria primeiro é passado, faz assim grava a guitarra ou o baixo primeiro coloca uma bateria electrónica do próprio programa como guia so definir o tempo da musica, depois grava a bateria normal por cima da guitarra

    .omni
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    gamba12
    Esse negocio de gravar a bateria primeiro é passado

    Esse negócio de gravar tudo separado é passado, o negócio é gravar todo mundo junto na mesma sala.

    gamba12
    Veterano
    # set/12
    · votar


    .omni não é má ideia quando falamos de uma DEMO é claro

    .omni
    Veterano
    # set/12
    · votar


    gamba12
    Fala isso pro Red Hot Chili Peppers.

    gamba12
    Veterano
    # set/12 · Editado por: gamba12
    · votar


    .omni Red Hot Chili Peppers, Ozzy, Pealr Jam e por ai fora...
    podem fazer o que quiser nessa altura do campeonato não queres comparar uma banda com nome internacional com uma empresa enorme trabalhando em pro o cd deles com uma humilde banda q vai gravar num modesto estúdio, essa comparação é simplesmente... HAáa deixa para lá XD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a gravar instrumentos em separado-duvida