Ardour GTK (Preciso de Ajuda)

    Autor Mensagem
    Lod_SkaPunkratos
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Lod_SkaPunkratos


    Pessoal, estou tentando migrar meu home studio para linux.

    Estou usando o Ubuntu e queria começar a mexer no Ardour.

    O problema é que não esto conseguindo nem sair do lugar.

    Eu crio uma faixa, seleciono ela para gravação, clico em gravar (o grande botão vermelhor) e fica tudo parado.

    Não sei se sou eu que não sei mexer no programa, ou a minha placa de som não foi reconhecida corretamente pelo Ubuntu 8.10...

    Só para descrever melhor a situação, o botão de stop fica verde o tempo todo e eu não consigo dar play...

    Também não sei usar direito o tal do JACK, mas acho que isso não é algo totalmente nescessário se eu só quero fazer uma simples gravação certo?

    Estou realmente desconfiado que seja alguma incompatibilidade com a minha placa de som, pois não consigo gravar som nem com o audacity (que no windows funciona perfeitamente bem)

    Gostaria de uma ajudinha do pessoal que usa o Ardour (ou que faça qualquer tipo de gravação no linux)...

    obrigado

    AlexB
    Veterano
    # set/08
    · votar


    A melhor sugestão é procurar na Internet o seu modelo de placa de som e ver como configurar a mesma no Linux, você encontra indicações para quase todo tipo de hardware. Cada equipamento tem suas particularidades e alguns tem drivers próprios e otimizados para o Linux.
    Abraço,
    Alex

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Lod_SkaPunkratos

    No linux tem que estar tudo bem configuradinho, sem essa de que a configuração do jack não tem nada a ver...

    Se sua placa de som é compativel, voce já deve saber ou ter checado o site Alsa project, das duas uma, ou o Ubuntu instalou automaticamente (basta verificar se o pc reproduz algum som) ou voce terá de configurar manualmente se a placa assim necessitar.

    Uma vez que a placa esta configurada, o JACK precisa ser configurado porque ele é quem faz a comunicação entre placa e programas e outras coisas mais, ele tem alguns parametros que precisam ser configurados pra rodar os programas direitinho, pelo que voce descreve o problema certamente está ai

    Não da pra detalhar tudo aqui, mas voce pode checar o site Estudiolivre.org que tem tudo sobre o assunto, completissimo.

    Boa leitura.

    Lod_SkaPunkratos
    Veterano
    # set/08
    · votar


    AlexB e
    I.Nosferatu obrigado vou dar uma olhada.

    Mas o pc produz som sim, eu só não consigo gravar =|

    R1C4RD5
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Comprei uma revista de Linux que fala do JACK + Ardour em uma de suas matérias, porém como estou na faculdade num tenho como te dizer o nome nem o número. Quando chegar em casa eu posto aqui.

    Lod_SkaPunkratos
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Ok ...R1C4RD5 =]

    Pessoal, como foi para vocês começarem a gravar no linux?

    Vocês instalaram os programas e tudo funcionou de primeira ou vocês tiveram que configurar muita coisa?

    Alguem usa o Ubuntu para estas coisas?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Lod_SkaPunkratos

    No começo estranha-se um pouco, eu perdi um tempão com os inputs do jack, mas o problema descobri depois ser na placa que precisava de algumas configs adicionais no linux, uso o Ubuntu e gosto bastante, não tem muito segredo pra usar os programas, aquele site do link que te passei, mais algumas buscas no google sanaram todas as minhas duvidas e ainda encontrei algo mais...

    Se voce pretende usá-lo vai fundo, aqui eu mantenho o sistema em dual boot com o Ubuntu Studio e o Win XP x64 rodando alguns programas aos quais já me habituei, até hoje lamento o fato de que minha antiga placa (uma ISIS) não ser suportada pelo linux, senão teria montado uma estação só com ele há muito tempo... hehehehe.

    R1C4RD5
    Veterano
    # set/08
    · votar


    A revista é a Easy Linux Edição 12 (05/2008).

    Nela tem um artigo só sobre Ardour e JACK numa linguagem bem simplificada.
    Comprei por conta disso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ardour GTK (Preciso de Ajuda)