Autor |
Mensagem |
Lucas_fms Veterano |
# ago/08
Estou com muita vontade de comprar um ampli valvulado, mas como moro em apartamento não teria como aproveitar totalmente a saturação das valvulas por causa do volume.
Com isso na cabeça, pensei em contruir uma caixa isolada acusticamente e botar o ampli ou o cab la dentro.
O que acham?
Viavel? Inviavel? Boa idéia? Má ideía?
|
AlexB Veterano |
# ago/08
· votar
Esta é uma solução comum em muitos estúdios fora do Brasil. Abraço, Alex
|
Fernando de almeida Veterano |
# ago/08
· votar
Lucas_fms AlexB Com isso na cabeça, pensei em contruir uma caixa isolada acusticamente e botar o ampli ou o cab la dentro. Esta é uma solução comum em muitos estúdios fora do Brasil.
Como e de que jeito exatamente isso é feito???????
|
BaNdAiD Veterano |
# ago/08
· votar
Lucas_fms
não seria mais facil vc usar um atenuador de potencia??
Veja bem, uma caixa isolada vai te tirar muito do barato de ter um amp valvulado, que é ouvir diretamente o som que ele produz.
Se vc entrar na caixa(!) vc vai ficar surdo, o que nos remete ao problema citado anteriormente...
Com um atenuador vc pode ter o som das valvulas fritando a um volume aceitável para uso doméstico.
Abraços!
|
AlexB Veterano |
# ago/08
· votar
Como e de que jeito exatamente isso é feito??????? É uma salinha fechada acusticamente onde fica o ampli e o mic, a acustica do armário já é temperada para favorecer o ampli. A mais famosa era do lendário estúdio da Chess, onde um porão vivo e um tubo longo acrescentavam o reverb no ampli. Abraço, Alex
|
Lucas_fms Veterano |
# ago/08
· votar
AlexB
É mesmo? Não sabia! Valeu pela informação! Quando eu comprar o valvulado vou tentar usar esse esquema. Mas as dimensões dessas "salinhas" usadas nos estudios que você citou são grandes? Mais ou menos quanto?
Fernando de almeida
Na minha cabeça seria uma caixa mesmo, talvez embutida na minha bancada, feita de material isolante, e tratada no interior.
BaNdAiD
Pode ser também, mas por exemplo, meu quarto o piso é de porcelanato e as paredes de alvenaria, eu to até pensando em fazer um isolamento/tratamento acustico nele mais pra frente. Mas por enquanto esse armario anularia o efeito da sala no som do ampli. E ai quando eu quiser ouvir ele sem barreira nenhuma, é só abrir a porta da salinha.
|
Lucas_fms Veterano |
# ago/08 · Editado por: Lucas_fms
· votar
Delay
|
AlexB Veterano |
# ago/08
· votar
Mas as dimensões dessas "salinhas" usadas nos estudios que você citou são grandes? Mais ou menos quanto? Existem de vários tamanhos normalmente o pessoal chama de "amp closet" pois tem o tamanho de um armário, o material das paredes e o tamanho vão determinar a reverberação interna que dará a ambiência do amp. Abraço, Alex
|
Mascis Veterano |
# ago/08
· votar
Se nao me falha a memória muita coisa do album preto do Metallica foi gravada usando um técnica parecida, eles fizeram uma espécie de cápsula com espuma acustica e enfiaram o ampli e os mics lá dentro.
|
Lucas_fms Veterano |
# ago/08
· votar
Então, já que a ideia é viavel e bem difundida já, deem idéias de materiais, projetos, soluções. Porque ter um "amp closet" em casa pode melhorar e muito as gravações de quem possui um bom valvulado!
|
akio___ Veterano |
# ago/08
· votar
Se nao me falha a memória muita coisa do album preto do Metallica foi gravada usando um técnica parecida, eles fizeram uma espécie de cápsula com espuma acustica e enfiaram o ampli e os mics lá dentro.
Exatamente gravaram a Sad But True assim.
|
Mascis Veterano |
# ago/08
· votar
Lucas_fms
Cara eu acho que essa é o tipo da coisa que mais vale partir rpa tentativa e erro do que tentar projetar algo com cálculos e mais cálculos.
O que eu faria, montaria uma caixa em compensado 15 ou 18, comprava um colchao de espuma densidade 28 de 10 ou 15cm de espessura, cortava ele em pedaços pra revestir a caixa por dentro e pronto, como diria o silvio luis, ta armado o pagode. :)
|
sarpa Veterano |
# set/08
· votar
Lucas_fms, acredito que o ideal é você montar, digamos, um "mini sistema box-in-a-box", partindo do princípio "massa-mola-massa".
Não sou guitarrista, mas sugeriria: primeiramente uma caixa feita com MDF de 20mm. Toda parafusada e se possível com os cantos vedados, dentro desta caixa montar uma segunda caixa (lembre-se do "box-in-a-box") sem nenhum contato físico rígido com a primeira caixa que foi montada, ou seja, a que ficou pelo lado de fora.
Como fazer isso?
Ou molas, ou "pedaços" de borracha não muito dura (com no mínimo 5cm de espessura) fazendo a sustentação dessa caixa que fica pelo lado de dentro.
Concorda que entre essas duas caixas ficará um espaço vazio, certo? Esse espaço deverá ser preenchido com algum tipo de lâ mineral (lâ de rocha, lâ de vidro, etc) de alta densidade. Lembre-se, isolamento depende de massa, peso.
Feito isso, com uma tampa bem vedada, travas à pressão, tomando bastante cuidado para não deixar que uma caixa tenha contato físico com a outra (a não ser por molas), é possível chegar a um nível de redução de até -35dB, eu acredito, resultado muito bacana por algo montado em casa.
Um abraço, Juninho Sarpa. www.jrestudios.com.br
|
fulanno Veterano |
# set/08
· votar
manero essa ideia. ja tinha pensado em algo parecido. vou montar uma pra ver
|
Lucas_fms Veterano |
# set/08
· votar
fulanno
Se montar poste os resultados aqui! E diz quais foram as dimensões usadas!
|