E-MU xboard ou M-Audio Axiom ?

    Autor Mensagem
    fabioreinas
    Veterano
    # ago/08


    Amigos, como todos devem saber, estou indo para o PY dia 23 agora. Como sempre a falta de grana nos faz deixar de pegar um produto melhor, com isso somos obrigados a procurar alternativas.
    Colhendo informações aqui no forum acabei encontrando outras marcas de controladores. Lá no PY sei que não tem todas as marcas e modelos, então quero ir com pelo menos 4 modelos, com certeza um vai ter.
    Minha vontade era pegar o M-audio Axiom61 que custa R$570 lá, muito barato por sinal. O problema que fora o controlador vou precisar de uma placa de som tipo Audiophile 2496, com isso a grana aperta.

    Qual comprar?

    E-MU Xboard61 $275
    M-audio Axiom61 $315
    M-audio Oxygen61 $200
    Behinger UMX61 $180
    Edirol PC80 61 $230

    Alguém pode me dizer se esses controladores são bons?
    Sei que o Axiom é o melhor sem duvida, mas se não tiver lá qual devo pegar?

    outra duvida visando economia. Vi uma placa de som UCA202, vcs sabem se ela quebra um galho? Tem latência? É prática?

    Queria pegar a Audiophile 2496 mas está 3x mais cara.

    Só quero tirar um som no meu quarto, com qualidade razoável, sem latência e chiados.

    Agradeço a todos a paciência.

    Detalhe: Quero um controlador de fácil acesso a troca de timbres.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    fabioreinas

    Sobre os controladores acho que alguém com mais conhecimento possa lhe informar melhor, pois não uso nenhum, sobre a uca 202, acredito que voce vá usá-la mais precisamente pra ouvir o que ta fazendo, por isso queira algo digamos mais barato, se é o que procura, talvez essa mesa te quebre um galho:

    http://www.acmeco.com.br/produto.php?id=286

    a usb dela deve ser semelhante à da uca, o preço não deve passar de 100 reais a mais e ela tem melhores recursos (no final o preço até que é justo) visto que se voce for comprar uma pequena mesa ou mesmo um preamp pra usar com a uca o preço vai ser até maior.

    Agora se quiser um pouco mais qualidade e não for precisar de mais de uma entrada analogica, voce pode optar pela Jamlab que já é um pouco melhor que essa uca, porém vai necessitar de um pre ou mesa pra poder aproveitar a entrada dela, assim como da uca...

    Uma outra sugestão seria voce procurar um controlador com alguma interface de audio integrada, sei que existem alguns mais não sei lhe especifica qual... embora talvez sejam bem mais caros, mas talvez no final seja melhor pegar um.

    AlexB
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Detalhe: Quero um controlador de fácil acesso a troca de timbres.
    Controlador é apenas o que o nome diz, todos funcionam pelo padrão MIDI e você tem que programar. A mudança de timbre vai depender do software. Assim todos são igualmente difíceis para quem não sabe programar o software. O único que já vem com software proprietário é o PC80, que tem uma integração com um módulo softGM.
    Abraço,
    Alex

    fabioreinas
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: fabioreinas
    · votar


    I.Nosferatu
    obrigado pela ajuda, mas fiquei com dúvidas. Eu queria comprar o controlador + a P.som, achei que com os dois eu conseguiria tirar um som legal, vc comenta de comprar uma mesa de som? Sem essa mesa de som eu não vou conseguir usar os VSTs?
    Poxa achei que era só instalar a placa no PC e ligar o cabo MIDI no controlador até a placa de som e pronto. poxa agora ferrou.
    Outra dúvida, tentar achar um controlador com interface integrada, o Axiom tem ,mas o que diferencia ter ou não ter essa interface interna?


    AlexB
    Entendo, mas isso não é tão dificil né? Obrigado

    AlexB
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    Entendo, mas isso não é tão dificil né? Obrigado

    Nada difícil é só ler o manual do software que for utilizar que ele explica direitinho. Umas noções do protocolo MIDI também ajudam.
    Poxa achei que era só instalar a placa no PC e ligar o cabo MIDI no controlador até a placa de som e pronto. poxa agora ferrou.
    Outra dúvida, tentar achar um controlador com interface integrada, o Axiom tem ,mas o que diferencia ter ou não ter essa interface interna?

    primeiro-estes controlodores modernos não precisam e não devem ser ligados na placa de som. Eles são ligados ao computador pela porta USB, assim a placa de som é dispensável se for usar o controlador. A placa de som é para converter audio analógico em digital, no caso de gravar com microfones, instrumentos etc...
    segundo- O axiom não tem interface de áudio integrada.
    Se você só for usar VSTis, o controlador é tudo que precisa, a saída de áudio pode ser pela placa normal do PC. A placa de áudio é principalmente para ter melhor qualidade na captação de áudio analógico.
    Abraço,
    Alex

    almy
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    se vc realmente quiser usar ele tb pra gravar instrumentos...eu t recomendo o q eu tenho ..keystudio49i ...só q n sei s ele tem um modelo com 61 teclas.....vc deve conseguir na faixa dos 400 por ae..ele no PY...o meu veio por uns 490 do ebay sem imposto,mas pageui frete d 70 doletas... d repente vc acha o de 61 por uns 390..400 conto..

    I.Nosferatu
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    fabioreinas

    É isso ai que o AlexB comentou... apenas comentei da placa se voce tivesse interesse em ter uma de baixo custo pra ouvir o que ta rolando dentro dos programas e tals, e presumindo que voce ou não tenha placa de som ou queira algo melhor ou separado... baseado nisso minhas dicas, mas ainda há varias opções que voce pode estudar, analise equipamentos primeiro e pense nas suas necessidades, aquele que satisfazer todas provavelmente seja o melhor pra voce, às vezes parece que um sai mais caro que o outro, mas quando voce coloca na balança diversos aspectos envolvidos inclusive suas necessidades nem sempre aquele mais baratinho é o melhor!

    Analise melhor e se possivel adie suas aquisições até ter certeza do que realmente quer...

    Abs

    fabioreinas
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    AlexB
    Deixa eu ver se entendi. Realmente os controladores tem um saida USB, até alguns Yamahas estão saindo sem MIDI, isso quer dizer que não vou precisar usar uma placa com MIDI, isso eu desconfiava. Quando vc fala gravar som analógico seria tipo pegar um microfone e sair cantando, ou então ligar um violão e gravar o som tirado no Cubase, é isso?
    Mas agora vem o detalhe principal da questão, mesmo eu usando somente o controlador para gerar VSTs corro o risco de ter latência ou chiados ? É disso que tenho medo. Porque querendo ou não vou ter que usar a Placa Onboard para mandar o som para as Caixinhas do PC né?

    Só quero ligar o controlador e tocar sem latência e chiados.
    almy
    Eu andei olhando o Keystudio mas ele é bem limitado né, acho que vc mesmo falou uma vez pra mim, que serve bem pra piano.Nesse caso acho que vale mais apena cair no Oxygen que tem Knobs né?

    I.Nosferatu
    Entendi seu conselho, obrigado. O problema é que estou indo para o PY sábado, então preciso me decidir logo. Eu sei que qualquer um desses não é ruim. A dúvida mesmo é se é necessário comprar a Placa de som Ofboard. Tenho medo de ligar o controlador e dar latência e chiados no som ...dae ferrou porque aqui uma 2496 custa R$390 e lá no PY custa R$230 entende, mas tbém comprar sem necessidade é fogo.

    AlexB
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Mas agora vem o detalhe principal da questão, mesmo eu usando somente o controlador para gerar VSTs corro o risco de ter latência ou chiados ? É disso que tenho medo. Porque querendo ou não vou ter que usar a Placa Onboard para mandar o som para as Caixinhas do PC né?

    Neste caso a placa de som não irá influenciar em nada na latência, o que vai decidir é a velocidade do seu processador e a quantidade de memória. Se você não tem chiado atualmente no seu computador, não terá no VSTi. Se é só para isto que quer a interface de áudio esquece pois não fará a menor diferença.
    Abraço,
    Alex

    fabioreinas
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: fabioreinas
    · votar


    AlexB
    Valeu rapaz.É só pra isso mesmo, ligar o controlador e mandar as notas pro PC. Vou fazer o seguinte: Ontem chegaram minhas R1000TCN, vou testar hoje o B4 II, Korg Legacy , FM7, TruePianos, enfim, todos que tenho no momento.
    Usando o teclado do PC para verificar Latência e os presets que vem com os VSTs para verificar chiados, se tudo correr bem sem nenhuma falha vou partir pro abraço.

    Nesse caso, já posso pensar em comprar o Axiom61 isso se tiver lá, me parece que tava em falta. Desses ae tirando o Axiom61, o E-MU parece ser o mais indicado né?


    Galera, valeu pela grande ajuda. Esse fórum é excelente, vcs estão de parabéns.
    As R1000TCN cairam como uma luva agora, já que o som é perfeito, não vai mascarar nada. Se a plaquinha onboard peidar ela vai soltar o cheiro rsrsrsrs.
    Amanhã coloco os resultados dos testes.

    Os amigos só esqueceram de comentar da UCA202....é melhor que uma placa onboard pelo menos?

    almy
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    fabioreinas
    realmente..ele é meio limitado,a construção del e tal é muito boa e tal,mas ele é mais pra gravar em casa mesmo...pra tocar ao vivo ele não é muito pratico n...tem pouquíssimos controles..

    fabioreinas
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Pessoal, uma boa notícia. Ontem testei os VSTs B4II, Korg Legacy , Truepianos, FM7 com a placa onboard sem nenhum atraso e chiados.

    Embora ainda não tenha o controlador para tirar a conclusão final acredito que mesmo com o mouse e o teclado do PC a coisa não mude muito.

    O B4II dá a possibilidade de usar o teclado do PC, fiz testes com todos os mhz 44000,96000 e nada de atraso e chiado.Com o Korg legacy usei o mouse e tudo ok, vale lembrar que o som está perfeito , qualidade muito boa.

    Com esses testes simples vou arriscar deixar a 2496 de lado e comprar um controlador melhor como o Axiom61.

    Uma pergunta. Se esses VSts não tiveram atrasos e chiados isso quer dizer que os outros VSTs mais pesados tbém vão rodar legal?

    Tipo Ivory , Grand Piano?

    O usb vai mandar os dados e ao mesmo tempo energia? Poxa eu não sabia dessa.

    Valeu pessoal ......agora só me falta ligar o controlador e dar atraso e chiado kkkkk dae é pra acabar, sendo que vai ser usado a mesma porta usb que usa o mouse e teclado. t+

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a E-MU xboard ou M-Audio Axiom ?