acústica inteligente - isolamento acústico

    Autor Mensagem
    has4
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: has4


    Tá aí, gostei! Quiçá, sendo barato, consigamos melhorar a qualidade de som em nossos pequenos espaços onde fazemos nossos barulhos? rsrsrs Sobras que poderão muito nos ajudar, né?

    Fonte: http://www.musitec.com.br/noticias/noticia.asp?noticiaID=867&noticiaAr ea=&listaNews=

    Texto:

    'Solid Sound transforma sobras de material em blocos acústicos.

    Depois de se deparar com o acúmulo de sobras de material ao produzir seu estojo SemiCase, a SolidSound desenvolveu uma solução criativa: a produção de um bloco acústico com reutilização do material. Semelhante à borracha, o EVA (acetato de vinil metila) não é reciclável.

    Ao buscar alternativas como fabricar estojos para máquinas fotográficas ou moer e vender o material para construtoras como substituto da pedra brita, o fabricante desenvolveu a possibilidade da fabricação do bloco acústico. Um sistema para a moldagem do EVA já vinha sendo desenvolvido há seis anos, e a equipe, junto ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, procurou uma forma de medir as capacidades técnicas de absorção e isolamento técnico e acústico do material. Os resultado em isolamento acústico foram positivos e alcançam a média de 37 dB.

    A solução para a reutilização do material - que chegou a ter cinco toneladas de suas sobras acumuladas - possibilitou à Solid Sound atuar em seu próprio mercado. Divulgados na última Expomusic, os blocos sólidos provenientes das sobras da fabricação do SemiCase se apresentaram como uma solução prática para o problema físico e ambiental, atendendo a um público específico na construção de estúdios e cabines acústicas.'


    Aguardarei o produto específico. Entrei no site e não o vi dentre os oferecidos.

    kiki
    Moderador
    # jul/08
    · votar


    legal!

    pena que a materia é curta. queria ver imagens disso.
    mas se chegaram a cogitar como substituto para brita, deve ser bem solido.

    no aguardo de mais noticias.

    has4
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    kiki

    Enviei um e-mail para lá, espero que me respondam. Assim que o fizerem, logo postarei aqui o que me disserem.

    Abrax, man!

    kiki
    Moderador
    # jul/08
    · votar


    mandei email tambem.

    pelo site, devem ser sobras desses semicases, que são de espuma mas são rigidos.

    até, e valeu pela divulgação.
    quando eu receber resposta posto aqui tambem.

    kiki
    Moderador
    # ago/08
    · votar


    has4
    recebi os seguintes dados do fabricante:

    catalogo
    http://img379.imageshack.us/img379/1875/fllyerblocohs6.jpg

    "
    Estou enviando algumas informações sobre o bloco acústico. O produto pode ser usado exposto, mas é bom ser rebocado.
    Se precisar de mais informações é só entrar em contato com a Solid Sound e falar com o Paulo - (41) 3596-2521.


    13001 BLOCO VAZADO R$ 1,50
    13000 BLOCO MACIÇO R$ 1,80
    13002 BLOCO GRANDE R$ 3,50
    13003 PLACA R$ 2,80
    "

    trata-se de um bloco para construir paredes. pelo visto é um bloco leve, mas que garante um isolamento acustico.

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    kiki

    Cara, acho bem barato...principalmente a placa!
    Se vc precisa de um isolamento leve, acho ela muito em conta.

    Acho q com 20 placas vc cobre uma parede de 8m², ou seja, 54 reais!
    Alguem sabe se sai mais barato que os compostos tradicionais? (lã de vidro e lã de rocha)

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Mais alguem??

    guitarg3
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    por 54 reais vc tem um bom isolamento? fica um isolamento melhor do q as soluçoes caseiras tipo izopor e caixa d ovo? no caso dessa placa eh soh vc prega-las na parede?

    Lucas_fms
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Lucas_fms
    · votar


    guitarg3

    izopor e caixa d ovo?

    Isso ai é lenda, não funciona

    guitarg3
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    nem um pco? =/

    kiki
    Moderador
    # ago/08
    · votar


    BaNdAiD
    na verdade esse bloco nao é pra revestir paredes, é pra fazer paredes.
    ou seja, ele serve pra construir ambientes.

    ele nao é feito pra ser usado exposto, ou seja, nao serve como tratamento acustico.

    guitarg3
    caixa de ovo, nem nenhum tipo de revestimento, é feito pra isolamento. eles servem pra tratamento acustico do ambiente.

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    has4
    foram positivos e alcançam a média de 37 dB.

    Isso é beeeem relativo.

    No meu estúdio, fiz paredes duplas de alvenaria com bloco de concreto cheio de areia, uma camada de lã de rocha entre as duas paredes, mais uma camada de lã na parte interna e uma superfície de madeira. O isolamento total chegou a +/-90 dB nas medições que fizemos (isolamento de ruídos de dentro da sala para fora, medindo a 1 metro da parede oposta).

    37 dB é muito pouco, uma bateria acústica chega a quase 120dB, dependendo do troll que estiver tocando até mais... atenuar 37 dB de 120 dB não é quase nada...

    Usar apenas isso pra isolamento, na minha opinião, é furada.

    pacificpoker
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    shoyoninja
    vc que fez um bom isolamento... eu queria te fazer uma pergunta.. vc acha que da pra fazer um isolamento legal..sem tirar janelas e fazer portas duplas?

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    kiki
    na verdade esse bloco nao é pra revestir paredes, é pra fazer paredes.
    ou seja, ele serve pra construir ambientes.


    O bloco sim, mas a placa não.

    ele nao é feito pra ser usado exposto, ou seja, nao serve como tratamento acustico.

    Como vc mesmo disse, O produto pode ser usado exposto, mas é bom ser rebocado. Além do mais, eu nunca disse que ele servia para tratamento acustico...

    Se por exemplo, vc faz jingles ou musicas com vsts, e não precisa de um isolamento profissional, 37dB já ajuda muito...

    Lucas_fms
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Se por exemplo, vc faz jingles ou musicas com vsts, e não precisa de um isolamento profissional, 37dB já ajuda muito...


    Realmente, o volume indicado para monitoração é 85dB no máximo, atenua quase a metade. Já é bastante útil!

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    pacificpoker
    vc que fez um bom isolamento... eu queria te fazer uma pergunta.. vc acha que da pra fazer um isolamento legal..sem tirar janelas e fazer portas duplas?

    Não acho que dá sem aumentar o custo demais.

    Sem as portas duplas, você usaria uma única porta que teria que ser ainda mais densa e ter ainda mais precisão na construção para vedar completamente os espaços para os batentes.

    Uma janela teria que ser feita com vidros duplos... Não vejo utilidade, sinceramente. No meu estúdio fiz um aquário que dá visão para a mesa de som.

    Lucas_fms
    Realmente, o volume indicado para monitoração é 85dB no máximo, atenua quase a metade. Já é bastante útil!

    É aí que está o problema, atenuar 37db de 85db é muito pouco, 85db - 37db não dá 48db..., provavelmente uma parede simples de alvenaria atenua muito mais que 37db.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    shoyoninja
    provavelmente uma parede simples de alvenaria atenua muito mais que 37db.
    tijolo baiano (o vazado) de 10cm dependendo do emboço até 39db. a melhor solução pra quem tem pouca grana e não pode colocar parede de concreto or causa do peso e do trabalho é colocar depois de uma parede de alvenaria comum gesso acartonado c/ lã de vidro (com o maio espaço possível até a parede de alvenaria).

    Lucas_fms
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    shoyoninja

    É aí que está o problema, atenuar 37db de 85db é muito pouco, 85db - 37db não dá 48db..., provavelmente uma parede simples de alvenaria atenua muito mais que 37db.


    Eu sou praticamente um nada em acustica, mas no caso de eu ter uma parede de alvenaria, e somar a essa parede um revestimento desse da Solid Sound, eu somaria os niveis de atenuamento, ou eu viajei?

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    mas no caso de eu ter uma parede de alvenaria, e somar a essa parede um revestimento desse da Solid Sound, eu somaria os niveis de atenuamento, ou eu viajei?

    Sim.

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Lucas_fms
    Sim!

    O problema é a soma em si.

    Pressão sonora é medida em dB, escala logarítimica.

    A soma de 60dB+37dB é aproximadamente 60dB....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a acústica inteligente - isolamento acústico