Equipamentos para home studio

Autor Mensagem
mauricio.borghetti
Veterano
# fev/08


olá pessoal, gostaria de receber a ajuda de vcs para configurar meu home stdudio. To penssando na seguinte configuração pra começar:

Placa de audio: audiophile 2496 ou Delta 1010LT
Mesa de som: Mackie CFX-12 (com efeitos) ou Edirol M-10DX
Mic: para voz e violão: Behringer B2 Pro ou MXL V69 (usar sem tratamento acústico)
Monitor: Studiophile BX5
Fone: AKG55
Controlador: Ozone

A minha maior dúvida é???

Audiophile($120) ou Delta 1010LT($210)?? Ambas tem pouca diferença de preço.

Mackie analógica ou Edirol digital??? Preços quase iguais.

Mic Behringer B2 ou MXL V69(Valvulado)???? O MXL é o dobro do preço.

Bem, de inicio não vou ter tratamento acústico nehum, por isso tenho muita preocupação quanto a capitação da voz com esses microfones. Talvez possa resolver iniciar com o shure SM58 que é dinâmico e cápita menos o ambiente que os condensadores.

Tb pensa em breve adquirir um notebook...(ai teria que optar por uma interface movel tb)

Meu PC atual é um athon 64 3200, 512MB, Asus, 160 HD, Geforce4 128mb...

Tenho um teclado Cássio bem antigo com conexão midi. Será que ele serviria como controlador MIDI de boa qualidade????

grato......

AlexB
Veterano
# fev/08 · Editado por: AlexB
· votar


Já que vai pegar uma mesa, porque não pegar uma que jogue todos os canais independentes direto no computador em vez de mesa mais placa de áudio? Além do mais se pegar um note ela funcionará como placa de áudio externa.
Entre as duas, a Mackie come a edirol com farinha, não dá nem para comparar.
Um ambiente não tratado acusticamente não significa um ambiente ruim, tenho um amigo que tem uma sala de estar com uma acústica excelente. Você tem que ver se o local onde vai gravar tem acústica ruim, é só cantar ou tocar um instrumento e sentir a reverberação natural. Microfones condensador são mais sensíveis e captam a acústica do ambiente dando um ar mais natural na gravação. Se o ambiente tem uma acústica ruim é melhor usar um dinâmico e simular a ambientação depois. O MXL é melhor mas custa mais caro. Se você der sorte o B2 não é ruim.
Pelo preço do Studiophile BX5 você pega um KRK que na minha opinião é bem melhor, é preciso pesquisar os preços aqui no Brasil.
O seu teclado cassio vai funcionar muito bem se tiver saida midi, a vantagem do oxygen é usar os knobs e sliders para controlar os parâmetros de sintetizadores e daws. O Ozone já faz o trabalho de interface de áudio, podendo ser usado como placa de áudio externa.
Eu colocaria mais memória no seu PC.
Abraço,
Alex

Raphael cox
Veterano
# fev/08
· votar


Eu colocaria no minimo 2GB de RAM...

mauricio.borghetti
Veterano
# fev/08
· votar


Olá pessoal, valeu pelas dicas, mais algumas dúvidas pairam no ar rsss.

Que mesa serviria como interface??? A Mackie faz esse trabalho???
Achei uma por 375 dólares....
Tava vendo uma da behringer 2442Xenix, mais sei lá, tenho receio pois dizem que behringer últimamente vem dando problemas, caso, não tiver sorte rsss.

O Ozone tem muita qualidade??? Nunca vi nenhum aparelho igual a ele... Pela descrição, serve como interface e nem precisa de mesa pois tem entrada para os instrumentos e pré para o microfone...

Vou comprar outro pc só para mecher com audio pois os notes estão mais caros e quero priorizar o som...

KRK eu não conheço, mais vou pesquisar.

Até agora to decidido no seguinte:

Mesa Macki 1212
Delta 1010LT
Mic Behringer B2
PC athon 64 X2, 2GIGA, Asus....
Monitor vou pesquisar mais. Quero um ativo não com muito volume mais sim, com um som de qualidade.
Fone: AKG 55

Copmo tenho teclado, apesar de antigo, vou esperar um pouco para comprar o Ozone....

Mais ainda são apenas planos, vou pensar bem antes de fazer qualquer negócio....

AlexB
Veterano
# fev/08 · Editado por: AlexB
· votar


As mesas da Alesis tem préamps inferiores aos da Mackie mas transferem todos os canais diretamente para o dawn. A qualidade da alesis é muito boa, eu gostei. São prés sem coloração excessiva e pouco ruído.
Multimix 16 USB
Multimix 8 USB 2.0
Multimix 12 firewire
Multimix 8 firewire
Multimix 16 USB 1.1 (16 bits 48Khz)
A mackie tem a série onyx
Onyx
Mas é bem mais cara e tem que comprar a interface firewire separada. O chato da interface é usar o Tracktion.
A Yamaha tem ótimos préamps na linha N ,mas também são caras a linha USB é bem boazinha e já tem compressores que às vezes são uma mão na roda na hora de gravar.
Todas estas mesas já tem interface.
A interface do Ozone é boa se vais usar apenas dois canais por vez, podes usar um em vez da mesa e interface.

mauricio.borghetti
Veterano
# fev/08
· votar


Alex, to sériamente pensando no Ozone viu. A principio, antes de investir muito, vou customizar e procurar aprender com menos recursos na mão. Ai quem sabe, se a parada começar a pegar, eu compre mais coisas e mergulhe de vez nesse lance de Home Stúdio.

Vou atrás de mais memória para meu micro, um Ozone, um bom microfone, um bom fone e um bom par de caixas de monitoramento amplificadas.

Acho que já dá pra mecher legal e ir se familiarizando melhor com os programas...

Obrigado pelas dicas ai colega...

AlexB
Veterano
# fev/08
· votar


É a atitude mais sensata. Começar aos poucos e comprar aquilo que realmente nescessitar à medida que for aprendendo. Só não sei se o ozone dá para ligar um condenser, veja antes ou pegue um bom par de dinãmicos Sm57-58.
Abraço,
Alex

AlexB
Veterano
# fev/08
· votar


Dei uma olhada atrás do ozone e ele tem phanton power para ligar mic condenser.
Abraço,
Alex

mauricio.borghetti
Veterano
# fev/08
· votar


Legal, o Ozone parece ser mesmo uma boa pedida para simplificar no início, só espero que possa me adaptar legal a ele.

Eu tenho um teclado da Cassio bem antigo aqui, deve ter uns 15 anos, e tem conexão MIDI.

Como eu poderia aproveitá-lo legal aqui???

Não tenho quase nenhuma noção de sampler, VST, MIDI...

Ele pode ser bem útil ou nem vale a pena perder tempo???

abraço

AlexB
Veterano
# fev/08
· votar


Qualquer teclado midi vai poder ser usado, o que vai mudar é a resposta de velocidade e a presença ou ausência de aftertouch. Você deve conectar um cabo midi na saída midi do seu teclado e na entrada midi do seu micro, também conhecida como gameport, localizada na placa de som. O problema das asus é que apesar de terem a gameport, seu conector é impossível de ser achado, os conectores normais de gameport não adaptam no padrão da asus. Assim fica a opção de usar um cabo especial "USB to gameport".
USB to gameport
Se você não tem noção de MIDI, sampler, VSTi e nunca usou um dawn tens um longo caminho pela frente. Pesquise no forum que tem várias referências.
Abraço,
Alex

BinhOXD
Veterano
# set/09
· votar


Computador rodando com Windows Vista Ultimate

Placa-mãe - Zmax ( não sei o modelo )
Processador - Intel Core 2 Duo E7300 2.66Ghz
RAM - 4gb 2x2gb Zmax
HD - 500gb sata
Placa de vídeo - GeForce 7300 LE 256mb

Equipamentos

Placa de áudio externa - M-Audio Fast Track Pro
Placa de áudio externa - M-Audio Jam Lab
Monitores - M-audio Studiophile AV 20
Controlador MIDI - M-Audio Ozone ( por sua praticidade :D )
Mixer - Behringer Xenyx 1002FX
Microfone - Shure SM57
Fones - Sennheiser HD 201

Meu objetivo é fzr uma pré-gravação das músicas da minha banda com violão e voz, antes de levar no estúdio pra gravar a bateria. Após disso, trazer pra gravar as guitarras e o baixo com mais calma. Depois disso, ir até o estúdio pra gravar os vocais, porque tem tratamento acústico e pá. E ainda, Mixagem e Masterização ( preciso aprender a mexer ainda )

Escolhi a M-Audio Fast Track Pro, porque falam muito bem dela aqui no fórum e porque pretendo usar placas USB, futuramente, talvez venha a trocar meu pc por um notebook. O que vocês acham dela para o meu objeto? achei o preço dela salgadinho :/
O Jam Lab tá ae no meio, porque é a primeira coisa que eu vou comprar, pro que eu desejo agora, que é gravar guitarra e baixo, é o mais barato, prático e rápido de se ter :D
Os monitores, tenho que confessar, escolhi porque vi que eram os mais baratos da m-audio, não foi só por marca. eu já estava nos site e fiquei com preguiça de procurar saber sobre os monitores. :/
mas o que vocês acham dele? sugestões? existe algum mais barato e que sirva bem? KK
M-Audio Ozone, por ser prático e pequeno :D
O Mixer, eu escolhi com 10 entradas porque eu não sei até quantas eu vou usar um dia. achei que 10 estava num tamanho bom. escolhi behringer porque é muito falada aqui no fórum tbm.
O Microfone, por ser prático, poder usar tanto pro vocal, quanto pra microfonar amplificadores e pá :D
Fones, eu nem sei se vou comprá-los mesmo, o qq vocês acham de um fone Philips? :~

Vou usar Cubase SX3 como estação de trabalho, Sound Fourge 9 como editor de áudio e Sony CD Architect pra masterização. Além de usar o Guitar Rig 3 pra dar um Q nas gravações. :D

BinhOXD
Veterano
# set/09
· votar


up

Arno Holetz - MZM Discos
Veterano
# jun/11
· votar


Olá, gostaria que vcs flassem se com esses equipamentos consigo tirar um bom som em meu home studio;;;

- PC com 4 gb ram - 500Gb HD, core 2duo 3.0;
- Bateria Ludwig 8 peças;
- Baixo Memphis TB-540 ativo;
- Guitarra condor rx-20s;
- Microfone AKG 3000B e Behringer B1;
- Placa M-audio Audiophile 2496;
- Muitos Plugins VST e VSTi;
- Daw - Sonar 8.5 e Sound Forge 7.0;
- Mesa de som behringer 2222fx;
- Monitores behringer speaker;
- Cabos blindados;
- Acordeon todeschini 120 Baixos;

Será que consigo tirar um bom som com este equipamentos?
To meio perdido, precisa de pedaleira ou posso usar vst´s?
O baixo como gravar?
E o acordeon? Como microfonar na hr da gravação? Quais vst usar depois de gravar?
Por favor galera me ajuda;....
Preciso fazer uma musica aq....
Vlw
E tipo

Marcus Cerutti
Veterano
# jun/11
· votar


Arno Holetz - MZM Discos
Será que consigo tirar um bom som com este equipamentos?
Consegue sim.

To meio perdido, precisa de pedaleira ou posso usar vst´s?
Depende... se for usar pedais de efeitos ou pedaleiras, não esqueça de verificar se um amplificador para guitarra não se faz necessário. Teste inicialmente com VST e vá sentindo como fica.

O baixo como gravar?
Pode espetar ele direto na mesa e usar VST para gerar o timbre do ampli e/ou efeitos ou pode usar um ampli de baixo e microfonar ou um kit compressor e equalizador... várias soluções...

E o acordeon? Como microfonar na hr da gravação? Quais vst usar depois de gravar?

Velhinho, em 30 segundos de pesquisa, achei isso... porque vc não tenta fazer igual?

www.google.com - é barbada.

Por favor galera me ajuda;....
Preciso fazer uma musica aq....


Use o google... ele vai te ajudar muito...

Arno Holetz - MZM Discos
Veterano
# jun/11
· votar


Na parte do baixo ali:
Pode espetar ele direto na mesa e usar VST para gerar o timbre do ampli e/ou efeitos ou pode usar um ampli de baixo e microfonar ou um kit compressor e equalizador... várias soluções...

oque é kit compressor, e ou quais efeitos e qual vst de ampli usar???

Marcus Cerutti
Veterano
# jun/11
· votar


Arno Holetz - MZM Discos
Instrumentos como a guitarra ou baixo tem seus timbres formados não somente pelo instrumento em si, mas também pelo sistema de amplificação e efeitos no qual estão plugados.

No caso do contra-baixo, existem amplificadores específicos para as frequências do instrumento (exemplo: Galien-Krueger, Ampeg, Hartke, etc). O timbre do seu contra-baixo será um produto do sinal produzido pelo instrumento mais as condições de amplificação e ajustes no amplificador.

Bom, quando vc grava um baixo plugado direto na mesa (ou na interface de áudio), você está perdendo aquela parte do timbre que é formado pelo amplificador, certo?

oque é kit compressor, e ou quais efeitos e qual vst de ampli usar???

Por "kit compressor e equalizador" quis dizer: você pode comprar um compressor e um equalizador (podem ser pedais para baixo) e compor dessa forma o timbre do baixo.

Ou... você pode gravar o baixo direto na mesa/interface e usar algum VST (plugin de efeitos) para formar o timbre. Um exemplo de software (não free) é o Guitar Rig. Existem vários... alguns deles permitem que você até mesmo altere o tipo de microfone que supostamente estaria na frente do amplificador.

Olhe isso.

Certeza que ali no fórum de contra-baixo você vai encontrar mais opções e respostas...

Arno Holetz - MZM Discos
Veterano
# jun/11
· votar


vlw

MMI
Veterano
# jun/11
· votar


Arno Holetz - MZM Discos

Já te explicaram bastante coisa. Tem muitas opções. Eu gosto desse plugin, mas costumo ligar o baixo em um pré-amp valvulado com equalizador e compressor. Aliás, uso o pré para quase tudo nas gravações e acho que para ajuda bastante, especialmente as feitas em linha ou microfones.

T-Rodman
Veterano
# jun/11
· votar


Arno Holetz - MZM Discos
realmente. eu utilizaria VST para baixo e guitarra em sua config. Porém, também creio que está faltando um pre-amp na configuração - tanto para os microfones quanto para os instrumentos.
Um dos 'em conta' que eu recomendaria:
http://www.presonus.com/products/Detail.aspx?ProductId=11

Essa mesa de som não tem saída independente para cada canal, tem?
Se não tiver, num serve pra muita coisa, nessa config - a não ser para gravar 8 microfones de bateria em 2 canais.

O resto, você faz tudo no PC.

amplexos

T.

Arno Holetz - MZM Discos
Veterano
# jun/11
· votar


cara, eu num to com muita grana pra gasta agora, e aquele pre amp da pre sonus é meio caro...
Naum tem um mais em conta???
eu sei que preciso comprar um urgente!!!

Arno Holetz - MZM Discos
Veterano
# jun/11
· votar


Deem uma olhada nesses:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-187097643-pre-amplificador-mic- 2200-ultragain-pro-mic2200-behringer-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-184198449-pre-amplificador-mic- 200-behringer-valvulado-mic200-_JM

Vale a pena um dos dois? Da de ligar instrumentos e microfone???
Espero resposta!!!

Arno Holetz - MZM Discos
Veterano
# jun/11
· votar


????

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


...................................................................... .............................................

Ressuscitando o tópico para pedir uma ajuda aí õ/
[i][/i]

Queria começar a montar um home Studio, mas queria fazer umas gravações com qualidade, dentro da minha limitação financeira e capacidade técnica.
Eu tinha pensado em algo tipo assim:
• Interface de Audio (até uns 1mil)
• Microfone Condensador (até uns 1mil)(Irei gravar voz e violão)
• Micro SM57 (fazer uns testes com amp valvulado)(somar ao micro condensador para gravar violão)
• Preciso de um preamp para Voz/violão?
• Acho que seria interessante um preamp para guitarra né? Tipo ligar a guitarras nos meus pedais e ela no preamp e depois na interface (não curto muito o lance de VST).(eu ouvi algumas gravações com preamp valvulados e achei legal)

Preciso de mais alguma coisa?
Qual seria configuração do PC ou Mac para ter um bom rendimento?

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


ah, quase esqueci, uns fones e monitores descentes, falo descente para ter algo legal, mas que o pessoal não indique monitores de 5mil para cima kkk'

NINO_D.BOB
Membro Novato
# fev/14
· votar


Vamos la...
Vai gravar bateria?? Melhor pensar antes de comprar a interface, pois depois por mais que vc venda a sua pra comprar uma com no minimo 8 canais, vc não vai conseguir recuperar o que gastou.

Alfa polar
Veterano
# fev/14
· votar


Interface Focusrite, M-box, Apogee

Não compra behringer, m-audio.

MIcrofone AKG Perception 220 ou 420. Se der compra um RODE NT-1 etc.
Não compra behringer, samson

Preamp ART TUBE MP/C ou o MP Project Series.

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


NINO_D.BOB
Bateria não, muita coisa kkk'

Eu queria gravar, Voz, violão e guitarra, com qualidade, e talvez um baixo, teclado, somente para fazer uma pré-produção de um EP, estou pensando em mais tarde, gravar um com a banda, ams por enquanto, somente guardas as musicas e trabalhar encima delas.

Alfa polar
Fica legal, ligar um preamp valvulado para gravar guita?

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


=]

Slash_1989
Veterano
# fev/14
· votar


Jeff.guitar
Fica legal, ligar um preamp valvulado para gravar guita?

É, fica... mas um preamp valvulado custa de 5k pra cima. Esses ARTs da vida que dizem ser valvulados, não usam a valvula para saturar da mesma forma que um preamp valvulado de verdade faria. Então com pouco dinheiro você não consegue mesmo qualidade significativa.

O ideal é você comprar uma interface legal e os mics e nada mais. Interface ja tem preamp, e se quiser um pre de melhor qualidade, prepare-se pra gastar mais de 1k só em pré, pelo menos!

MMI
Veterano
# fev/14
· votar


Jeff.guitar

Preciso de um preamp para Voz/violão?

Não, o da interface resolve bem.

Jeff.guitar

Acho que seria interessante um preamp para guitarra né?

Só se for um preamp específico para guitarra, tipo o Mesa Boogie Rectifier. Mesmo assim, ele é um pré difícil de tirar som para gravar em linha, a maioria das pessoas que tem (eu inclusive) não o usam assim.

De forma geral, guarde as válvulas para seu amplificador de guitarra, aquele que já vem embutido no amp ou no máximo esses racks de guitarra. Para a maioria dos prés para estúdio é preferível um SS, com absoluta certeza, muita gente diz isso. Então guarde seu dinheiro para uma interface boa, ao invés de uma interface e pré de 1 mil cada, compre uma interface de 2 mil.

Eu apostaria que vai demorar bastante para você sentir deficiência no pré de uma interface comum Focusrite ou M-box. Mas se você quer um passo adiante, recomendaria uma interface da RME Audio ou da Apogee (Duet ou Quartet). Ouvi falar bem do Alva Nanoface, mas nunca coloquei a mão em um, recomendo os dois acima.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equipamentos para home studio