Gravação de contra-baixo - problemas para acertar a frequência!?

Autor Mensagem
ABATANGERINA
Veterano
# jan/08


Seguinte, tenho um stúdio BOSS BR-600 (e estou MUITO satifeito com ele), sou inexperiente no assunto de gravação, e uso ele algumas vezes direto e outras passando os instrumentos pela mesa antes. O contra-baixo SEMPRE passo pela mesa antes (acho q o som fica melhor). O problema é o seguinte: 1° o baixo SEMPRE perde em timbre e em peso na hora de gravar (talvez fique melhor se microfonar o ampli, mas num tenho mic pra isso. e isso não acontece de forma perceptível com os outros instrumentos), 2° e principal problema: eu gravo usando fone koss como retorno ou as vezes a minha potência appotek 220w e caixas passivas staner, como retorno. o som do baixo fica razoável e definido, mas quando passo pra cd, A GRANDE MAIORIA DOS APARELHOS reproduzem muito mal o som do baixo. ou fica tão grave q abafa toda a música, ou vc nem ouve. acredito (se estiver errado, por favor me digam) q a maioria do aparelhos domésticos (e falantes) não têm lá muito qualidade para reprodução em frequências variadas (principalmente as graves) e por isso eu tenha ajustar a equalização e volume pra um nível médio q atendam a esse tipo de equipamento. minha dúvida é: como fazer esse ajuste? q frequência de baixo, tenho de privilegiar? ou se não for nada disso, o q fazer pra melhorar a qualidade da reprodução do baixo em aparelhos domésticos?

ABATANGERINA
Veterano
# jan/08
· votar


up!!

Krist Novoselic
Veterano
# jan/08 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Realmente isso é um grande problema. Eu não tenho estudio mais eu sou musico e nunca fico satisfeito com gravações.

Bem.... vc está ligando o baixo direto na mesa?

Vc tem q usar pelo menos um direct box (mas nem vai ficar grandes coisas assim).
A maneira mais barata que eu conheço pra se gravar um contrabaixo com som descente é.. usar algum pedal q funcione como pré e direct box; pode ser um BDI da behringer(eu tenho um desses, são muito baratos), ele tem um saida balanceada igual do direct box pra vc ligar na mesa. Mas mesmo com um pedal desses ligado em linha, vc não vai ter o peso e a dinamica de alto falantes, então vc poderá reverter essa situação gravando o baixo com um BDI e usar algum programa/plugin q simule gabinetes(auto falantes), com isso consegue um som simulado o mais proximo o possivel de estar gravando com um belo amplificador e uma bela caixa microfonada.


Tem outra maneira, só q é caro... Vc pode adquirir um simulador de amplificadores e gabinetes que se chama POD a marca dele acho q é line 6. Ele é como um V amp de baixo; na verdade é bem melhor e o v amp copiou deles; com esse aparelho vc tem diversar simulações de amplificadores de contra baixo e diversas simulações de gabinetes, tem tb equalização é claro, compressor e alguns outros efeitos, ficando tudo a sua escolha, vc liga ele na mesa e ja grava com o som todo pronto, ou pelo menos quase pronto.


Olha só, te aconselho adquirir um behringer BDI pra usar como pré e usar um plugin pra simular gabinetes, ai vc ainda acaba de modelar o som do baixo colocando um compressor pelo proprio programa de gravação ou algum plugin extra e usando um equalizador de varias bandas.. Com isso vc consegue um som de contrabaixo até bem legal.

ABATANGERINA
Veterano
# jan/08
· votar


Krist Novoselic
valeu cara. eu já uso o bdi. a ligação q faço é a seguinte: baixo > zoom 708II > bdi > mesa > stúdio boss br600. não usei ainda um simulador de cabinets (q o stúdio e a zoom 708II têm), mas o problema é q em aparelhos de sons DOMÉSTICOS, o baixo fica estranho msm. na minha potência (appotek) fica bom, portando gostaria de saber q tipo de eq ou compressão ou sei lá o q, eu tenho de usar para a gravação do baixo ficar boa em aparelhos de som DOMÉSTICOS.

conehc
Veterano
# jan/08
· votar


ABATANGERINA
1° o baixo SEMPRE perde em timbre e em peso na hora de gravar (talvez fique melhor se microfonar o ampli, mas num tenho mic pra isso. e isso não acontece de forma perceptível com os outros instrumentos)
Estranho, mas faça uns testes aí: Monte um cabo p10-xlr e ligue o bdi direto (sem zoom, sem mesa) atraves da saida balanceada na entrada do mic do seu gravador, ajuste o som do jeito que vc quiser e grave. Quando gravo assim consigo bons resultados mesmo com gravadores ruins. Essa zoom come um sinal desgraçado (ja usei uma), a nao ser que voce use recursos muito importantes nela, ao tira-la da gravação o baixo deve melhorar um pouco o som.

° e principal problema: eu gravo usando fone koss como retorno ou as vezes a minha potência appotek 220w e caixas passivas staner, como retorno.
Olha, o ideal seria o retorno para o musico com caixas ou fone do jeito que voce faz e a monitoração em monitores de qualidade

o som do baixo fica razoável e definido, mas quando passo pra cd, A GRANDE MAIORIA DOS APARELHOS reproduzem muito mal o som do baixo. ou fica tão grave q abafa toda a música, ou vc nem ouve.
o problema é que voce está "ajustando" o som com fone/caixas que não sao proprias pra isso, nao sao lineares. Exemplo: o koss puxa muito pros graves, as caixas da stanner se forem com falantes de 15 tbm puxarao. O ideal é na hora de mixar usar monitores lineares. tem uns behringer e uns sansom baratos.


como fazer esse ajuste? q frequência de baixo, tenho de privilegiar? ou se não for nada disso, o q fazer pra melhorar a qualidade da reprodução do baixo em aparelhos domésticos?
Sem usar monitores só tendo paciencia, ouvindo no fone, nas caixas, caixinhas de pc, no som da sala, etc... uma coisa que eu costumo usar e dá razoavelmente certo é usar o plugin waves L3 multimaximizer em conjunto com o wave hammer do sound forge, quando faço isso o baixo para de estourar nas caixas do pc. Sobre frequencias, tem a velha tabela:


As fundamentais, as notas que tocamos, estão abaixo de 120Hz (o Lá solto é 55Hz), é o chamado grave. Essas freqüências produzem aquele peso que vc mais sente do que ouve.

A gordura propriamente está, curiosamente, nos médio-graves. Na verdade vc pode situá-los entre 120 e 300Hz, mas atenção aqui esta o peso mas o embolo tb (na estreita faixa entre 270 e 300Hz), se exagerar embola, se faltar fica sem peso.

Entre 600Hz e 2KHz esta a articulação das notas e, se vc puxar bem, aquele som anasalado de fretless típico do Jaco. É uma freqüência bem útil para vc ser ouvido em meio a uma mix densa, com muita gente tocando, mas se exagerar o som fica meio que de radinho.

De 2 a 5KHz está o brilho e definição, aquele som estalado de quem faz slap e é a região aonde a voz humana mais ressoa (2 a 3K), então tem q ter bom senso para não encobrir os vocais.

Acima disso o som vai ficando cada vez mais ardido que os caras de NüMetal tanto gostam mas nesse caso o cuidado deve ser que daqui para cima estão também os barulhos de dedo, corda etc.

Pro meu gosto, acima de 12 KHz pinta mais é ruído e chiado de captadores e vazamento de RF do cabo, mas também dar um boostezinho aqui, as vezes justamente suaviza os barulhos de corda.


outra coisa que voce pode fazer é usar o ozone e achar uns manuais de mixagem com ele, ele tem recursos interessantes de mixagem

ABATANGERINA
Veterano
# jan/08
· votar


conehc
primeiramente, valeu. suas dicas são bem interessantes. num tinha pensado em usar a entrada de mic do (em vez da p10) do stúdio. vou experimentar.

O ideal é na hora de mixar usar monitores lineares. tem uns behringer e uns sansom baratos.
vc têm algum desses? qual vc sugere?

é usar o plugin waves L3 multimaximizer em conjunto com o wave hammer do sound forge,
o q q é isso?

outra coisa que voce pode fazer é usar o ozone e achar uns manuais de mixagem com ele, ele tem recursos interessantes de mixagem
o q q é isso tb?

Krist Novoselic
Veterano
# jan/08
· votar


Não sabia q vc tinha o BDI... Já não é tão mal..

Tente usar a simulação de gabinetes vai melhorar bastante o timbre. Mas use um plugin ou programa mesmo, não use a zoom.

Ligue a saida balanceada do BDI na mesa,isso vai dar mais ganho que o BDI direto no pc sem mesa, faça uma boa equalização com um plugin e coloque uma simulação de gabinetes.

Krist Novoselic
Veterano
# jan/08 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Ouça essa gravação que fizemos a pouco tempo...

http://rapidshare.com/files/79940621/the_boys_boys_-_Espelho_mau.mp3.h tml

O cara do estudio tava sem o POD dele, gravei só com o Sansamp bass drive direto na mesa, ele nem botou simulação de gabinetes....

Preferia ter usado o POD, masss deu pra gravar.. O foda q usando apenas um pré, sem ao menos simulação de gabinetes, perde o peso todo, só sai os agudos..


O meu baixo é um rock bass streamer... To precisando trocar esses malditos captadores soapbar MEC urgente por uns captadores duplos NBS. =D

Não to satisfeito com os captadores, embola muito pro som q eu faço.. Pouca definição... Som meio morto..

conehc
Veterano
# jan/08
· votar


ABATANGERINA
não tenho monitores porque não tenho nem placa de som direito, mas pretendo ter um dia, nem que seja dos mais baratos. Dá uma olhada nesses tres:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-68376626-m-audio-studio-pro-3-p ar-monitores-ativos-de-audio-tuixmusic-_JM
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=68868519
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-67281537-_JM

O lance de ligar só o bdi é o seguinte: quanto mais longo é o bus (caminho do sinal) mais ele se deteriora e isto é imperceptivel ao vivo, mas na gravação essa perda de sinal faz uma diferença grande porque se soma às perdas que acontecem durante a conversão A/D. Deixando um bus pequeno vc tem o sinal passando por menos coisas, isso previne ruidos e faz o sinal chegar mais integro ao gravador.

waves e ozone são dois plugins de masterização digital profissionais que se voce souber usar direito deixa a gravação com cara de profissional. Eles funcionam só no pc, nao sei se no seu caso o boss te permite editar os sons, mas deve permitir ne?

Os links são esses ai embaixo, voce consegue achar os programas completos no emule. Caso você mixe e masterize suas proprias gravações recomento procurar: waves L3 multimaximizer, Waves diamond bundle e izotope ozone 3 com respectivos manuais e tutoriais, eles fazem verdadeiros milagres nas gravações

http://www.waves.com/content.aspx?id=255
http://www.izotope.com/products/audio/ozone/

o que deve estar acontecendo com voce é mais ou menos o que acontece nessa gravação: no fone ficou ótimo, quando eu toquei na caixinha do pc ficou todo distorcido http://www.4shared.com/file/34837766/a76875b7/Donkey_Kong.html

ABATANGERINA
Veterano
# jan/08
· votar


Krist Novoselic
faça uma boa equalização com um plugin
o q é plugin?

conehc
a masterização o próprio stúdio faz direitinho. só uma coisa: se o no fone sai com grave legal (e esse fone koss reforça graves), quando eu coloco num aparelho doméstico, num everia sair com MENOS graves? o q acontece é o contrário.

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


ABATANGERINA

Ele reforça algumas faixas de frequências baixas mas graves em fones de ouvidos é triste mesmo.

Provavelmente você está compensando a falta de graves e exagerando em algumas faixas que quase somem nos fones.

Duas opções pra você.

Uma é comprar uns monitorzinhos baratos.

Outra é ir testando esse fone em cada uma das faixas de frequência, principalmente as graves para você já ter uma idéia de como as músicas tem que soar neles para ficarem boas em outros aparalhos.

Ah sim, os monitores não vão fazer milagres também, mesmo mixando neles, você vai ter diferenças em outros aparelhos, só que com os monitores você não corre o risco de não estar ouvindo alguma faixa de frequência e fica muito mais fácil acertar tudo.

Krist Novoselic
Veterano
# jan/08
· votar


o q é plugin?


Cara. .plugin são uns arquivos q vc baixa q funcionam dentro do seu programa de gravação.. Só q tem um monte de merda.... Tem q ver com a galera que sabe antes.. Nem sempre se consegue botar eles pra funcionar no programa, tem programas q nao aceitam plugins e tal... Eles funcionam como um complemento no programa de gravação... Muitas vezes se consegue efeitos com os plugins melhores doque os efeitos q vem no programa, por isso a galera usa plugin.

Produtor Sergio Lima
Veterano
# jan/08
· votar


ABATANGERINA


Bicho vc tá com um problemão!!!!!

1° = Pode esquecer, sem monitores vc não vai mixar nem o som da chuva! Os Monitores produzem frenquencias de no minimo 30hz até 20khz, todas fletadas, só assim vc consegue eliminar frequencias indesejáveis numa mix, caso contrário...... SEM CHANCE!!!


2º = passar baixo pela mesa e depois pelo gravador, isso se chama, vasculhante de ruídos!!! pra vc fazer isso teria que ter no mínimo uma MACkIE com PREs ONIX! " No Minimo", caso contrário tem que eliminar todo tipo de parafernalhas, nada do tipo "ZOOM", apenas directBox. ZOOM serve para reproduzir Zoombidos, rsrs.

3º seu equipamento é limitado, não tem muitos recuros então precisa mandar o som já pré mixado para o gravador e dar retoque final nele apenas.

4º Utilize um analizador de espectro, o baixo deve atuar na faixa de 60 a 80hz, +/-.

E se vc não souber o que é um analizador, lamento, deve parar de gravar, e ler um pouco sobre plugins, masterizadores, analizadores e outros.

Se não, não vai!!!

N~]ao estou criticando vc, apenas abrindo sua cabeça, tudo que começa errado termina errado, e uma boa gravação começa pela captação.

Até rimou, rsrsrs

Saudações!

ABATANGERINA
Veterano
# jan/08
· votar


Produtor Sergio Lima
Primeiramente valeu pelas dicas.
3º seu equipamento é limitado, não tem muitos recuros então precisa mandar o som já pré mixado para o gravador e dar retoque final nele apenas.
vc tá falando de algum eqpto em especial? qual? o q vc quer dizer com mandar o som já "pré mixado"?

Não tenho a intenção de gravar de forma profissional, mas fiquei muito satisfeito com as gravações q fiz (na realidade ficou BEM MELHOR q eu esperava), embora tenha a plena certeza (por ter ouvidos) q está longe de ser profissional. Para o que EU quero, o único problema realmente foi a gravação do baixo, q deixou a desejar. Ou seja, o meu equipo atual serviu para o que intencionava, EXCETO pela gravação do baixo.

Tendo isso em mente, o quê (que seja barato), na sua opinião, vai me ajudar a gravar melhor O BAIXO? o tal do analisador de espectro?

PS: Não sei o q é analisador de espectro, pluggin e etc, mas msm assim consegui gravar bastante coisa q me agradou.

Produtor Sergio Lima
Veterano
# jan/08
· votar


Provavelmente não utiliza nenhum tipo de recurso em PC, plugin é como se fosse um "compressor" por exemplo, mais invez de ser de rack é "virtual"! para rodar no computador, e ele faz o mesmo como se você estivesse usando um Focusrite(marca) de rack, ou seja um equipamento de verdade. Já o Analizador, é um equipamento que serve para analizar o som em faixas de frêquencias, para ver em qual frequencia o som está atuando, geralmente se corrige o som pelo equalizador, utilizando o analizador para ver as frequencias, é como se fosse um monitor de referencia, mais nesse caso está monitorando as frequencias do som.

ou vc equaliza o baixo timbrando ele num eq, ou então terá que testar com um outro instrumento. O som pré mixado é aquele que vem puro para gravação, se eu tiver um takamine de 7000 mil e gravar com um C4000 da AKG eu quase que não vou precisar nem de equalizar, agora se utilizar um tonante e um SM 58 da Leson, o som ficxa bem ruim mesmo, não tendo muito o que fazer

exemplo:

Comtrabaixo = instrumento = takamine
Captação = microfone = C4000

ou seja se o instrumento já tem o timbrão certamente o som fica com timbrão, caso contrário vc tem que buscar em equalizadores de no minimo 10 bandas e compressores.

AlexB
Veterano
# jan/08
· votar


ABATANGERINA
A primeira coisa a pensar é um monitor, não precisa ser os caríssimos, mas ele tem que responder a toda faixa de 30hz a 20khz. Infelizmente a sala onde os monitores estão instalados vai interferir no som e corrigir o "Room tone" dá um trabalho danado.
Não tem como mixar aquilo que não se ouve.
Eu não sei se você já viu um estúdio antigo com aqueles racks cheios de equipamentos. Cada Unidade de Audio dos racks, agora pode ser aplicada na música digital como os plugins.
Compressores, equalizadores, delays, e muitos mais, estão sob a forma de plugins de audio para serem usados em um host que normalmente é um DAW.
Em termos de áudio digital, quanto menor o caminho do som até os conversores AD, menor chance de pegar ruido no sinal. Quanto maior o caminho maior a qualidade do equipamento necessário para evitar degradação do audio. Depois que o som passa do domínio analógico para o digital nos conversores Ad podemos usar as unidades de audio na forma de plugins para modelar e temperar o som da maneira que desejamos.
Em relação ao contrabaixo, é preciso entender algumas coisas.
Para uma boa reprodução do baixo é necessário falantes de no mínimo 10'. O que não existe na maioria dos equipamentos, muitos tentam compensar usando caixas com ductos do tipo "Bass Reflex". Outro jeito de compensar é usar um efeito interessnte estudado pela psicoacústica. Quando ouvimos os harmônicos de uma nota grave, nosso cérebro escuta a fundamental apesar de a mesma não estar presente. Isto é o que faz alguns aparelhos de som que tem drivers muito pequenos para a efetiva reprodução das notas graves, este recurso é conhecido com "Maxx bass" ou "bass booster". existem plugins que inserem estes harmônicos para "engordar" o baixo, o "renascence bass" da waves é um deles.
Continue estudando,
Abraço,
Alex

ABATANGERINA
Veterano
# jan/08
· votar


Produtor Sergio Lima
valeu de novo. bem, acho q meu studiozinho boss têm esses pluggins, ele têm um monte de efeitos loop, e vários tipos de tratamento de som (comp, expander, pitch correction, etc). esse studio ganhos 03 anos seguidos prêmios de melhor na categoria dele nos EUA. ele trata o som depois da mandada do sinal. e ele têm uma paradinha onde vc vê todos os sinais de entrada e saída por canal, mas acho q não mede frequência e sim intensidade. esse estudio (BOSS BR-600) não é no computador não. não sei onde eu colocaria um analisador de frequência.
uso um baixo CORT NB4 com captação bartolini. bem honesto. e não tô microfonando não. mas da próxima vou plugar ele direto na entrada do mic do stúdio usando só a saída xlr do bdi pra ver o q acontece.
com essa estrutura, onde eu colocaria o analisador e frequência?

AlexB
valeu. mais o lance é que nos aparelhos normais fica MUITO mais grave, do que usando minha potência appoteck, com a caixa passiva staner p10.
q monitor ativo honesto vc indicaria?

AlexB
Veterano
# jan/08
· votar


Pelo fato de serem pesados os monitores no Brasil ficam caros demais. Um monitor estúdio flat de 30hz a 20khz fica em um preço impraticável para um home estúdio. Um monitor que gosto muito é o

KRK RP-6
este eu posso afirmar que é muito bom.
O irmão menor também é muito bom

KRK RP-5
O grande problema é que os preços no Brasil não são nada convidativos.
Uma opção barata se você encontrar para comprar e que é ótima no custo benefício é este:

R1000TCN

Não são flat, mas se você calibrar com um Cd comercial com um som que você conheça bem podem lhe dar um bom resultado a uma fração do preço de um monitor de estúdio.
Como você não grava no computador, um analizador de frequencias iria custar mais que um carro. Esta é a grande vantagem do audio digital, plugins custam uma fração do preço de uma unidade de audio analógica.
Um Abraço,
Alex

ABATANGERINA
Veterano
# jan/08
· votar


AlexB
não consegui abrir os links dos monitores. mas eles custam por
volta de quanto?

o meu stúdio é digital, eu conecto ele no micro para algumas coisas, só num sei se conseguiria fazer uma interface dele com um analisador de frequências digital.

AlexB
Veterano
# jan/08
· votar


Não sei te informar, eu raramente compro material no Brasil. Seu estúdio tem como mandar o audio digital para o computador? Ou tire o audio em Flash e passe para um dawn para ter mais recursos, mesmo os dawns gratuitos tem recursos excelentes.
Abraço,
Alex

ABATANGERINA
Veterano
# jan/08
· votar


AlexB
Seu estúdio tem como mandar o audio digital para o computador?
cara, tenho quase certeza q sim. eu faço backup de tudo no computador, e transformo arquivos em formato waw ou aiff. mas vou tentar me informar com o pessoal da boss.

Ou tire o audio em Flash e passe para um dawn para ter mais recursos,
traduz isso pra mim. esse flash é o q? eu sei q o cartão de memória do estúdio é compact flash.

AlexB
Veterano
# jan/08
· votar


Exato, passe para o cartão flash e depois abra o audio em um DAW. No caso de não existir conecção direta.
O único problema é que vais ter um aprendizado um pouco longo para usar um DAW, além da escolha do próprio programa. Garanto que depois que entrar no mundo do audio digital no computador não vais querer voltar atrás.
Abraço,
Alex

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Krist Novoselic
conehc
shoyoninja
Produtor Sergio Lima
AlexB
caramba, eu sei que o nosso amigo ABATANGERINA já agradeceu todos voces, mas eu agradeço novamente. to lendo aqui as explicações de voces, e to tendo uma verdadeira aula...
vale pela paciencia de explicar tudo tão bem!

ABATANGERINA
Veterano
# fev/08
· votar


AlexB
olha só, o meu stúdio exporta informações no formato wave, esses programas (DAW) q vc mencionou leêm esse tipo de formato e me permitem fazer alterações a partir dele?
outra coisa: q programas de grátis existem?

valeu pela paciência 2.

AlexB
Veterano
# fev/08
· votar


Wav com certeza.

Win

Audacity

Roda direto do cd em computador sem sistema operacional.
Linux Dyne


Este não é grátis mas é bem baratinho, U$50,00.
http://www.cockos.com/reaper/

Abraço,
Alex

ABATANGERINA
Veterano
# fev/08
· votar


AlexB
vale msm cara!!

ABATANGERINA
Veterano
# fev/08
· votar


AlexB
eu de novo. seguinte baixei o programa de grátis q tú indicaste, mas num conseguindo fazer muita coisa naum. o analisador de frequência dele, só analisa alguns segundos e eu num consigo entender aquele troço, muito menos "matar" frequências editando. têm como dar uma luz?

AlexB
Veterano
# fev/08 · Editado por: AlexB
· votar


Qual dos programas você está usando?

ABATANGERINA
Veterano
# fev/08
· votar


AlexB
Qual dos programas você está usando?
o audacity

AlexB
Veterano
# fev/08
· votar


Você está usando a 1.2.6? Qual seu sistema operacional.
Abraço,
Alex

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravação de contra-baixo - problemas para acertar a frequência!?