Autor |
Mensagem |
El_Cabong Veterano |
# jan/08 · Editado por: El_Cabong
Alguém aqui já fez a gravação do instrumental de uma banda gravando instrumento por instrumento no estúdio, e depois na mixagem fez uma simulação da posição estéreo de cada instrumento como se estivessem num palco de shows??
Me digam se é correto proceder assim. Por exemplo, simulando um palco de 20metros de largura. - Se o contrabaixo estiver sendo tocado a 1m do centro do palco para a esquerda, será colocado um atraso de: (2m / 340m/s = 0,005s) no som do canal direito, e este com o volume um pouquinho menor. - Se uma guitarra estiver sendo tocada bem no extremo direito do palco, será colocado um atraso de: (20m / 340m/s = 0,058s) no som do canal esquerdo, e este com o volume menor. - Se um violão estiver sendo tocado a 5m do centro do palco para a esquerda, será colocado um atraso de: (10m / 340m/s = 0,029s) no som do canal direito, e este com o volume um pouco menor. E assim seria feito para todos os outros instrumentos. Depois disso, teríamos todos os instrumentos posicionados, mas soando seco (sem ambiente). Aí por último aplica-se um reverber conforme o ambiente que se quer simular.
|
AlexB Veterano |
# jan/08
· votar
Em termos de mix é difícil vir com receitas de bolo. Todo mix tem uma simulação de espaço estéreo, mas é mais levado em conta a percepção aural da posição das peças do que posicionamentos reais. Existem muitos outros fatores que irão influenciar na percepção da posição dos instrumentos, a própria gravação "raw" já vem com certa ambiência que deve ser levada em conta. O tipo de música e o jeito como um instrumento soa no conjunto é mais importante para o resultado final. A separação estéreo é uma arma poderosa para separar os instrumentos que atuam em uma mesma faixa de frequência. O melhor é você testar sua teoria na prática e ver como soa. Um atraso de 58ms em uma guitarra vai ficar estranho, se o sinal original estiver presente, vais ter um efeito delay. Se o sinal original não estiver no mix é provavel que a guitarra fique fora do tempo, atrasando. É preciso pensar que o nosso cérebro não interpreta as informações puras, você já conseguiu ver a diferença entre dois guitarristas tocando próximo e distante? Nosso cérebro leva em conta a reverberação natural para perceber a distância. Mas não vai perceber bem o atraso. Já no mix o atraso vai ficar evidente, pois as outras informações não estarão presentes. Abraço, Alex
|
ed-Mix Veterano |
# jan/08 · Editado por: ed-Mix
· votar
El_Cabong
Em termos de mix é difícil vir com receitas de bolo rsrsrs ESSA FOI BOA, rsrsrs
Bom parceiro, que fique bem claro que a mix feita em um palco é uma coisa, e a mix feita em um studio é outra bem diferente, apesar de ambas terem o mesmo sentido.
É bem evidente a diferença entre um e outro.
Vc não pode levar em conta a distancia de um músico pro outro e colocar isso no studio como atrazo nos instrumentos, primeiro se o sinal rel do instrumento estiver na mix e vc atrazar o sinal simulado vai aver um conselamento de fase e o som vai soar bem estranho, segundo se vc deslocar um violão ou qual quer q seja o instrumento 10m / ele vai ficar perceptivelmente fora de tempo. Então, pra ambitar uma banda amigo, vc tem que entender de mixagem, oq eu percebi que vc não entende, isso não ofensa, não mim interprete mal por favor. Mais da uma estuda antes tá!!!
da uma olhada nesse link ai abaixo, pode te ajudar muito.
http://www.nics.unicamp.br/~andre/html/background.htm
|
El_Cabong Veterano |
# jan/08 · Editado por: El_Cabong
· votar
ed-Mix Então, pra ambitar uma banda amigo, vc tem que entender de mixagem, oq eu percebi que vc não entende
Realmente. Com jeitinho, se pode mandar um cara para qualquer lugar!! Mas deixando esses pre conceitos de lado, o que eu estava tentando criar (não sei se daria certo) seria uma tipo de gravação de uma banda como se fosse a gravação de uma orquestra. cada instrumento como se estivesse com o seu cubo do lado e sendo tudo captado por dois microfones condensers na frente do palco.
Acho que eu me enganei com relação aos atrasos pois normalmente os microfones virtuais seriam colocados em frente ao palco, mas não nos extremos (distantes 20m um do outro) mas distantes 10m um do outro (cada um a 5 metros do meio). Aí os atrasos calculados acima, seriam na verdade sempre de 29ms para os instrumentos distantes mais de 5m do centro do palco, mas com o volume cada vez menor no canal oposto a posição. Não há como negar que fisicamente falando, esses microfones iriam captar o som dos instrumentos com estes atrasos relativos entre eles num ambiente sem reverberação (isto é física).
Sei que essa não é a maneira usual para mixar uma banda, mas é um experimento que eu vou ver se faço quando tiver oportunidade, só para ver no que dá (como teste).
primeiro se o sinal rel do instrumento estiver na mix e vc atrazar o sinal simulado vai aver um conselamento de fase e o som vai soar bem estranho
Num canal fica o som real com 0ms de atraso, e no outro canal somente o som com o atraso, sem nada do som sem atraso.
|
ed-Mix Veterano |
# jan/08
· votar
El_Cabong Realmente. Com jeitinho, se pode mandar um cara para qualquer lugar!
Desculpa, como eu disse não quis ser inconveniente.
mais saquei oq vc quer, existe um plug-in da waves chamada ambince acho q ele pode ser util pra ti.
Num canal fica o som real com 0ms de atraso, e no outro canal somente o som com o atraso, sem nada do som sem atraso. ... mesmo assim vai haver um canselamento de fase. e isso é muito prejudicial pra o som.
|
Krist Novoselic Veterano |
# jan/08
· votar
Essa teoria é muito boa se conseguir passar na moral pra prática, achei bem interessante.
|
El_Cabong Veterano |
# jan/08 · Editado por: El_Cabong
· votar
Krist Novoselic
Eu já testei essa teoria com 2 vocais. Se não me engano eu simulei eles distantes 2m um do outro. Num eu atrasei o canal direito em 5ms e diminui o seu volume, e com o outro eu fiz mesma coisa no canal esquerdo. Deu certo!! Quando se escuta em caixas acústicas ou nos fones (nos fones ficou melhor ainda) se tem a impressão que tem dois caras cantando na frente do ouvinte, separados pela distância programada.
|
Bog Veterano
|
# jan/08 · Editado por: Bog
· votar
El_Cabong
Cara, eu também sou curioso para simular um som 3d.
Para dar mais sensação espacial, eu costumo usar atrasos. Na verdade, uma formulinha bem simples. Se o instrumento vem pela direita, um pequeno atraso de 4 ou 5ms na esquerda, ou vice-versa. Este atraso não é para simular a distância do instrumento, e sim a distância entre os 2 ouvidos. Mas não é só isso. Eu descaradamente INVERTO A FASE de um dos dois lados. Com o atraso, as fases não se cancelam.
Recentemente, também comecei a usar reverb stereo. A idéia aí sim é colocar o instrumento num "lugar": quanto mais ele está para um lado, mais reverb (e menos do sinal original) vai do outro.
É um truque bem simples e amador, e o resultado fica mais ou menos assim:
www.caixeiro_viajante.palcomp3.com.br
(a música onde o truque fica mais evidente é a "E Agora o Tempo Sobra")
Se você souber de algum truque que soe mais natural, gostaria muito de aprender também, heheh. ;)
|
El_Cabong Veterano |
# jan/08
· votar
Bog
Infelizmente aqui no meu serviço não posso baixar MP3. Você não tem essas músicas zipadas em arquivos "zip" ou "rar". para baixar de algum site tipo rapidshare ??
|
Bog Veterano
|
# jan/08
· votar
El_Cabong
Não precisa baixar... dá para tocar direto no tocador do palco mp3.
Qualquer coisa, tem também no MySpace:
www.myspace.com/CaixeiroViajante
|
kiki Moderador |
# jan/08
· votar
El_Cabong ouça os conselhos do Bog, o cara entende do assunto.
esse lance de manter um canal do estereo e manter o outro é interessante, pois alem de evitar o desencontro dos instrumentos, simula melhor a ambientação, onde as reflexões ocorrem de tal maneira que o som chega em diferentes tempos no nosso ouvido. esse atraso entre os dois ouvidos dá mais sensação de espacialidade e distancia que o simples atraso do som, que pode parecer impericia do instrumentista.
no mais, o unico jeito de sentir isso é ouvindo. se voce tiver tempo, vale experimentar cada hipotese. pegue uma mesma musica, e faça varias mixagens dela. e depois ouça, e mostre pra outras pessoas. e cuidado pra não ficar louco fazendo isso.
|
El_Cabong Veterano |
# jan/08 · Editado por: El_Cabong
· votar
Bog um pequeno atraso de 4 ou 5ms na esquerda, ou vice-versa. Este atraso não é para simular a distância do instrumento, e sim a distância entre os 2 ouvidos
Isso eu não entendi. No caso para simular a distância entre ouvidos, o atraso não teria que ser de 0,4ms o correspondente a 15cm ? Por exemplo, o som que vem de um violão a direita do ouvinte vai chegar com 0,4ms de atraso no ouvido esquerdo, em relação ao ouvido direito.
|
Krist Novoselic Veterano |
# jan/08 · Editado por: Krist Novoselic
· votar
Agora estou curioso tb... Devo simular a distancia dos ouvidos ou a distancia supostamente da caixa do instrumento??
e como calculo pra descobrir quando devo atrasar em relação a distancia? Não lembro mais nada dos calculos de física uhaueuh
|
Bog Veterano
|
# jan/08
· votar
kiki ouça os conselhos do Bog, o cara entende do assunto.
Hahahah, entendo? Nada, eu sou BEM amador. Minhas gravações são bem simples. Mesmo. Não é falsa modéstia.
o caso para simular a distância entre ouvidos, o atraso não teria que ser de 0,4ms
Er.... fisicamente sim. Mas não estamos falando de física, estamos falando de simular interações complexas com um modelo bem simplificado. É mais ou menos como o reverb de mola, que não tem nada a ver com o jeito que o som reverbera numa sala, mas como modelo simplificado, funciona bem.
Se o atraso for muito pequeno, como seria na realidade, acho que o nosso cérebro "pede" mais evidências de que o som vem de um ou de outro lado. Se o atraso é maior que 1 ms, por outro lado, você meio que força a barra, diz para o cérebro: "OLHA (ouve?), é diferente". A inversão de fase também serve para isso. Com o som "seco", sem reverb ou pan, vai dar uma impressão estranha, de que o volume está maior no lado sem o atraso. Quando você mexe no pan e no reverb, tudo se mistura, o atraso com a reverberação, e você tem uma formulinha simples que dá um efeito PARECIDO com o do som chegando de um jeito diferente nos 2 ouvidos.
É formulaico? É. É amador? Muito. Mas experimente, você vai ver que quando tudo se junta, o som de repente parece estar bem mais "localizado".
Note que eu inventei este truquezinho não baseado em técnicas avançadas de grandes mestres dos estúdios. Eu inventei simplesmente como um AMADOR querendo dar vida às suas idéias. Não sei como fazem os profissionais. Mas quando fiz o teste aqui, gostei do resultado e passei a usar isso em todas as minhas músicas.
Ah, claro, e tem também um plugin que pode te ajudar:
http://www.smartelectronix.com/refer.php?url=~magnus/files/ambience-de mo-win-vst-2003-10-25.zip
(não é pirataria)
Eu nunca usei esse plugin, descobri faz pouco tempo, mas o pouco que ouvi dele me agradou.
E de novo, caso alguém saiba como fazer as coisas "de verdade", sem modelos simplificados, eu gostaria de aprender também... :)
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Galera, sem querer ser chato.
Mas vocês estão reinventando a roda. Isso é parte do que estuda a psicoacúsitca.
O delay de som entre um ouvido e outro é só a ponta do iceberg. O cérebro usa quase toda a diferença de som que chega aos nossos ouvidos para criar a imagem mental.
A waves tem um plugin chamado S1 Stereo Imager que faz exatamente isso que vocês querem, e ainda mostra um desenhinho do posicionamento :D
Abraços!
|
Bog Veterano
|
# jan/08
· votar
shoyoninja Mas vocês estão reinventando a roda
Às vezes a gente não sabe que já inventaram, ou se inventaram, como se faz. ;)
A waves tem um plugin chamado S1 Stereo Imager que faz exatamente isso que vocês querem, e ainda mostra um desenhinho do posicionamento :D
Pronto, era o que precisávamos. :P
|
kiki Moderador |
# jan/08
· votar
El_Cabong Isso eu não entendi. No caso para simular a distância entre ouvidos, o atraso não teria que ser de 0,4ms o correspondente a 15cm ? não, como ja disseram, o atraso não é só da distancia dos ouvidos. são os atrasos tambem das reflexões do ambiente. as vezes o som vai ate uma superficie e volta ao seu ouvido. se a sala for grande, o delay sera grande tambem. mas há um primeiro som, que chega direto, que é o que vale como "cabeça", o ataque, e permite voce saber que ta tocando no tempo.
além disso, há diversos outros fatores que geram esta ambiencia, como bem apontou o shoyoninja
shoyoninja sim, com certeza! mas se o cara quer destrinchar como faz, vale pelo lado didatico.
mas com certeza esse plugin é mais pratico. ou fica melhor, ou pelo menos é menos trabalhoso!
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Bog Falei na boa velhinho, acontece mesmo, eu fui pelo mesmo caminho que você :P, até que um dia quis saber como funcionava uma mp3, e descobri que já tinham descoberto isso tudo :P
|
Bog Veterano
|
# jan/08
· votar
shoyoninja
Sim! Quando eu falei era o que precisávamos, eu não estava sendo irônico. O teu post tem 2 votos, e um foi meu, hehehe.
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
kiki Vale mesmo, é um assunto muito bom, tem material pra caramba pra estudar. Saber isso deve ajudar muito ao tentar achar um lugar bom para mics em abertura estéreo por exemplo, e acho que deve ser mais importante ainda para mixar em surround, nem me atrevo a tentar :P.
|