ASIO não funciona no Cakewalk?

    Autor Mensagem
    Pianist
    Veterano
    # jan/08


    Falaê pessoal,
    Baixei o Cakewalk Instruments só que não consigo usar o ASIO.
    Alguém sabe dizer por que?

    Falou!

    Andre_lokao
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eu também tenho o Cakewalk, mas nem sei o que é ASIO :S

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Andre_lokao
    Contribuiu muito para o tópico

    Pianist
    Eu é que te pergunto, porque você não consegue usar o ASIO? O que acontece quando você tenta?

    Pianist
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Pianist
    · votar


    Andre_lokao
    Contribuiu muito para o tópico


    Andre_lokao
    Mesmo assim obrigado hehehe pelo menos já entrou no tópico né?

    shoyoninja
    Cara a minha placa de som é uma SB Audigy 7.1 HD e eu uso o simulador do ASIO, já que o driver ASIO mesmo não funfa aqui...

    O erro é assim:
    "There are no Creative ASIO audio products installed and running on the system that support ASIO."

    Traduzindo é mais ou menos assim:
    "Não existe nenhum produto Creative ASIO instalado e rodando no sistema que suportam ASIO."

    E agora Dr.?
    Ajuda eu?

    Falou!

    PS: Tô usando o simulador ASIO4ALL V2.8FINAL, já tentei o Driver ASIO 6 e 7 mas não funfou...

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pianist
    Esse erro é exibido por qual programa? Pelo Próprio ASIO4All?

    Essa mensagem de erro tem cara de ser do driver ASIO da Creative, você removeu ele do sistema antes de instalar o ASIO4All?

    O driver da sua placa está atualizado?

    Abraços.

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja
    Essa mensagem de erro tem cara de ser do driver ASIO da Creative, você removeu ele do sistema antes de instalar o ASIO4All?
    É esse mesmo hehehe... isso aparece por exemplo quando eu abro o Lounge Lizard que está configurado para usá-lo.

    Como que eu faço para remover esse driver ASIO: Creative Audigy?

    Posso instalar o driver ASIO V7.0 e desinstalar o driver da SB Audigy? Vai funfar? Pensei que o ASIO funcionasse junto.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ué vc não disse que instalou eles?

    Não aparece na opção de remover programas?

    O problema é esse ASIO v7

    vc tem que usar só o driver da sb audig e o asio4all

    Andre_lokao
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja

    Oxê, escrevi justamente pra ver se alguem explicava, mas tudo bem. Mal humor heim

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Andre_lokao
    Não é mal humor não cara. :P

    Pô leia o que você escreveu lá. Entendi que você estava é de zueira. Sabe aquele povo que não tem o que falar então manda um: "ah... não sei não, sei nem o que é isso" heheeh.

    Mas me desculpe o mal jeito.

    Sobre o ASIO:

    ASIO é uma arquitetura de drivers desenvolvida inicialmente para prover acesso a todos os canais de áudio das interfaces que possuiam mais de 2 canais para uso em aplicações profissionais. Foi desenvolvido pela Steinberg.

    Os Drivers ASIO utilizam todos os recursos das interfaces e fazem uma "ponte" diretamente entre o programa e a interface, sem haver requisições ao kernel do sistema operacional, o que possibilita baixa latência.

    Mas, o ASIO4All não é um ASIO na verdade, é um emulador. O que o ASIO4All faz é acessar a placa de som via DirectX e simular uma arquitetura ASIO para o programa.

    Se seu programa suporta drivers DirectX (WDM32) é desnecessário usar um emulador. Se não, é uma ótima opção.

    Os drivers WDM32 tem uma performance QUASE tão boa quanto drivers ASIO. O WDM32 é otimizado para uso em jogos (DirectX) e também provê acesso direto ao hardware.

    O que é horrível é usar os drivers antigos do windows, o MME, que dependem de processamento de APIs para fazer o acesso a placa. Não é funcional para áudio profissional.

    Atualmente, os Drivers DirectX e MME possibilitam o acesso a todos os canais criando no sistema operacional diversos dispositivos de áudio com 2 pares de canais cada um. Então o ASIO só é necessário para redução de latência e estabilidade, nada mais.

    Abraços!

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja
    Cara eu tô sempre com o driver da SB Audigy instalado(última versão) daí aparece esse erro que te falei, tanto com o ASIO4ALL e Driver ASIO.

    O que eu faço?

    Poxa cara... queria muito usar o Cakewalk Instruments, parecem legais, mas sem o ASIO a latência é bem alta...

    Outra pergunta... Sabe dizer como que faço para usar "Latency Compensation"?

    Eu consigo usar o ASIO no TruePianos e no Vsampler...

    Falou!

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pianist
    Cara esse erro não pode aparecer com o ASIO4All, com certeza o programa está tentando usar o outro Driver ASIO que você tentou instalar.

    Remova esse driver ASIO e deixe apenas o driver original da Audigy e o Asio4All.

    Deve dar certo.

    O Latency Compensation eu realmente não sei. Posso tentar advinhar a distância, mas é meio tiro no escuro:

    É um recurso do Cakewalk Instruments certo? Pode ser um recurso para você sincronizar o que você está tocando com a timeline do programa. Provavelmente é em samples.

    Para ajustar, bata uma nota qualquer várias vezes seguindo o tempo do programa e veja qual a diferença entre o que o programa registra e o timeline dele. Isso só é útil em uma gravação.

    Abraços!

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja
    Não... A opção "Latency Compensation" é do ASIO4ALL mesmo, pra você ver é só clicar em Avançando, onde tem o rosto do Einsten(não sei como se escreve).

    Pô cara já desinstalei o Driver ASIO mas continua dando essa parada... tipo quando dá certo acontece o que? Aperece uma opção pra selecionar o ASIO4ALL? Porque no TruePianos funfa certinho, já nos outros...

    =/

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pianist
    Ué agora não entendi, no True Pianos o ASIO4All funciona?????

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Por exemplo:

    No Lounge Lizard 3 quando eu vou nas opções de selecionar o driver tem bem assim:

    ASIO SB Audigy1
    ASIO SB Audigy3
    ASIO SB Audigy5
    ASIO SB Audigy7
    SoundBlaster Audigy

    Daí eu seleciono qual? Sei que a numeração que vem nos drivers é de acordo com a quantidade de saídas de som.
    Se eu selecionar o SB Audigy não estarei usando o ASIO e sim o driver da placa de som, é como se o Lounge Lizard não reconhecesse o ASIO4ALL ele não pega...

    Já no TruePianos tem todas essas opções:
    ASIO SB Audigy1
    ASIO SB Audigy3
    ASIO SB Audigy5
    ASIO SB Audigy7
    ASIO: ASIO4ALL <-----
    SoundBlaster Audigy

    E agora Dr.?

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Esquece essa bobagem que falei do latency compensation.


    Li o manual do Asio4All.

    Latency compensation é só para você fazer um acerto manual da latência que o programa reporta para que ela mostre a latência real da placa. Não teria nenhuma influência no caso. Esqueça ela.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pianist

    Bom vamos lá.

    Você entende que são 3 drivers separados certo?

    O ASIO
    O ASIO4All
    O Audigy normal

    Você disse que no Lounge Lizard o ASIO4All n aparece, mas funciona com o driver ASIO?

    E no TruePianos? Funciona com qualquer um inclusive com o ASIO4All?

    E para completar, você sabe que não há diferenças de velocidade entre o ASIO4All e o Driver WDM normal da placa? Só certifique-se que seus programas usam driver WDM e não MME.

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja
    Você entende que são 3 drivers separados certo?
    Sei sim.

    Você disse que no Lounge Lizard o ASIO4All n aparece, mas funciona com o driver ASIO?
    Tipo esse driver ASIO que ele detecta não fui eu quem instalei já tá la nas opções do programa, eu não tô com o Driver ASIO instalado só o ASIO4ALL que é um simulador. Não funciona com o Driver ASIO dá o tal erro lá de cima...

    E no TruePianos? Funciona com qualquer um inclusive com o ASIO4All?
    Funciona com o Driver Audigy e ASIO4ALL se eu selecionar o Driver ASIO dá o mesmo erro do Lounge Lizard porém o programa abre de boa só que não sai som nenhum! =/

    E para completar, você sabe que não há diferenças de velocidade entre o ASIO4All e o Driver WDM normal da placa? Só certifique-se que seus programas usam driver WDM e não MME.
    Verdade.

    Eu sei que WDM é o driver da placa de som mas gostaria de saber o que significa as iniciais sabe o que é? E o que é MME?

    Pô cara valeu por estar me ajudando!

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pianist
    Tranquilo...

    Cara, com toda certeza esse driver ASIO que aparece é um outro driver ASIO instalado na sua máquina e o Cakewalk está tentando usá-lo ao invés de usar o ASIO4All. Você tem que tentar removê-lo... Só que eu não sei como...

    No Lounge Lizard não tem nenhuma opção para ele fazer um scan do seu hardware? Estranho não aparecer o ASIO4All.

    MME é a arquiteura antiga de drivers do windows, dê uma olhada no manual dos programas, veja se ele usa drivers WDM (DirectX). Se sim, esquece o ASIO4All que não vai te ajudar em nada. Vai até atrapalhar.

    E toda a vez que aparecer esse erro, é certeza que é o driver ASIO que você tentou instalar antes, e não o ASIO4All.

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja
    Conclusão... passamos a tarde toda falando disso e no fim não tem muitas opções hehehe... então sempre que o programa for WDM não preciso usar o ASIO4ALL né? Só nos que tem uma basa antiga né? MME?

    Falou!

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pianist
    É isso aí,

    Mas tenta arrumar isso aí pq fiquei curioso HUIAHUAHUIA

    Abraços!

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja
    Beleza cara... mas não tenho nem idéia de por onde começar, já que já fui no painel de controles pra tirar os drivers ASIO: Creative ASIO mas não tem nada. =/

    Falou!

    Oruam
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Os drives asio funcionam quando vc usa placa de som da M audio.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Oruam

    Os drives asio funcionam quando vc usa placa de som da M audio.


    ???

    Juliano P
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    No hardware da minha placa tem umaregulagem assim ASIO/WDM buffer size

    isso indica q eu to usando o Drive Asio entao?
    e qual a regulagem q eu ponho..coloquei todas..e num fez diferença nenhuma na gravação!
    tem de 64 ate 2048

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Juliano P
    O buffer é a quantidade de memória que sera usada como "reserva" para o funcionamento do driver.

    Significa que a quantidade que você especificar será carregada antes de enviar qualquer informação para a placa. Isso aumenta a latência e resolve problemas de estabilidade na gravação.

    Quanto mais baixo você conseguir deixá-lo sem que ocorram drop-outs no áudio, mais baixa será a latência.

    Isso não influi nada na qualidade.

    musiker
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Os drives asio funcionam quando vc usa placa de som da M audio

    As boas experiências que tive com ASIO foram exatamente com as placas Delta e o CAKEWALK SONAR. Mas aí temos, no proprio drive de instalção da placa, as configuraçoes válidas eliminando incompatibilidades e conflitos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ASIO não funciona no Cakewalk?