Autor |
Mensagem |
Pianist Veterano |
# jan/08
Falaê pessoal, Baixei o Cakewalk Instruments só que não consigo usar o ASIO. Alguém sabe dizer por que?
Falou!
|
Andre_lokao Veterano |
# jan/08
· votar
eu também tenho o Cakewalk, mas nem sei o que é ASIO :S
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Andre_lokao Contribuiu muito para o tópico
Pianist Eu é que te pergunto, porque você não consegue usar o ASIO? O que acontece quando você tenta?
|
Pianist Veterano |
# jan/08 · Editado por: Pianist
· votar
Andre_lokao Contribuiu muito para o tópico
Andre_lokao Mesmo assim obrigado hehehe pelo menos já entrou no tópico né?
shoyoninja Cara a minha placa de som é uma SB Audigy 7.1 HD e eu uso o simulador do ASIO, já que o driver ASIO mesmo não funfa aqui...
O erro é assim: "There are no Creative ASIO audio products installed and running on the system that support ASIO."
Traduzindo é mais ou menos assim: "Não existe nenhum produto Creative ASIO instalado e rodando no sistema que suportam ASIO."
E agora Dr.? Ajuda eu?
Falou!
PS: Tô usando o simulador ASIO4ALL V2.8FINAL, já tentei o Driver ASIO 6 e 7 mas não funfou...
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Pianist Esse erro é exibido por qual programa? Pelo Próprio ASIO4All?
Essa mensagem de erro tem cara de ser do driver ASIO da Creative, você removeu ele do sistema antes de instalar o ASIO4All?
O driver da sua placa está atualizado?
Abraços.
|
Pianist Veterano |
# jan/08
· votar
shoyoninja Essa mensagem de erro tem cara de ser do driver ASIO da Creative, você removeu ele do sistema antes de instalar o ASIO4All? É esse mesmo hehehe... isso aparece por exemplo quando eu abro o Lounge Lizard que está configurado para usá-lo.
Como que eu faço para remover esse driver ASIO: Creative Audigy?
Posso instalar o driver ASIO V7.0 e desinstalar o driver da SB Audigy? Vai funfar? Pensei que o ASIO funcionasse junto.
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Ué vc não disse que instalou eles?
Não aparece na opção de remover programas?
O problema é esse ASIO v7
vc tem que usar só o driver da sb audig e o asio4all
|
Andre_lokao Veterano |
# jan/08
· votar
shoyoninja
Oxê, escrevi justamente pra ver se alguem explicava, mas tudo bem. Mal humor heim
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Andre_lokao Não é mal humor não cara. :P
Pô leia o que você escreveu lá. Entendi que você estava é de zueira. Sabe aquele povo que não tem o que falar então manda um: "ah... não sei não, sei nem o que é isso" heheeh.
Mas me desculpe o mal jeito.
Sobre o ASIO:
ASIO é uma arquitetura de drivers desenvolvida inicialmente para prover acesso a todos os canais de áudio das interfaces que possuiam mais de 2 canais para uso em aplicações profissionais. Foi desenvolvido pela Steinberg.
Os Drivers ASIO utilizam todos os recursos das interfaces e fazem uma "ponte" diretamente entre o programa e a interface, sem haver requisições ao kernel do sistema operacional, o que possibilita baixa latência.
Mas, o ASIO4All não é um ASIO na verdade, é um emulador. O que o ASIO4All faz é acessar a placa de som via DirectX e simular uma arquitetura ASIO para o programa.
Se seu programa suporta drivers DirectX (WDM32) é desnecessário usar um emulador. Se não, é uma ótima opção.
Os drivers WDM32 tem uma performance QUASE tão boa quanto drivers ASIO. O WDM32 é otimizado para uso em jogos (DirectX) e também provê acesso direto ao hardware.
O que é horrível é usar os drivers antigos do windows, o MME, que dependem de processamento de APIs para fazer o acesso a placa. Não é funcional para áudio profissional.
Atualmente, os Drivers DirectX e MME possibilitam o acesso a todos os canais criando no sistema operacional diversos dispositivos de áudio com 2 pares de canais cada um. Então o ASIO só é necessário para redução de latência e estabilidade, nada mais.
Abraços!
|
Pianist Veterano |
# jan/08
· votar
shoyoninja Cara eu tô sempre com o driver da SB Audigy instalado(última versão) daí aparece esse erro que te falei, tanto com o ASIO4ALL e Driver ASIO.
O que eu faço?
Poxa cara... queria muito usar o Cakewalk Instruments, parecem legais, mas sem o ASIO a latência é bem alta...
Outra pergunta... Sabe dizer como que faço para usar "Latency Compensation"?
Eu consigo usar o ASIO no TruePianos e no Vsampler...
Falou!
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Pianist Cara esse erro não pode aparecer com o ASIO4All, com certeza o programa está tentando usar o outro Driver ASIO que você tentou instalar.
Remova esse driver ASIO e deixe apenas o driver original da Audigy e o Asio4All.
Deve dar certo.
O Latency Compensation eu realmente não sei. Posso tentar advinhar a distância, mas é meio tiro no escuro:
É um recurso do Cakewalk Instruments certo? Pode ser um recurso para você sincronizar o que você está tocando com a timeline do programa. Provavelmente é em samples.
Para ajustar, bata uma nota qualquer várias vezes seguindo o tempo do programa e veja qual a diferença entre o que o programa registra e o timeline dele. Isso só é útil em uma gravação.
Abraços!
|
Pianist Veterano |
# jan/08
· votar
shoyoninja Não... A opção "Latency Compensation" é do ASIO4ALL mesmo, pra você ver é só clicar em Avançando, onde tem o rosto do Einsten(não sei como se escreve).
Pô cara já desinstalei o Driver ASIO mas continua dando essa parada... tipo quando dá certo acontece o que? Aperece uma opção pra selecionar o ASIO4ALL? Porque no TruePianos funfa certinho, já nos outros...
=/
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Pianist Ué agora não entendi, no True Pianos o ASIO4All funciona?????
|
Pianist Veterano |
# jan/08
· votar
Por exemplo:
No Lounge Lizard 3 quando eu vou nas opções de selecionar o driver tem bem assim:
ASIO SB Audigy1 ASIO SB Audigy3 ASIO SB Audigy5 ASIO SB Audigy7 SoundBlaster Audigy
Daí eu seleciono qual? Sei que a numeração que vem nos drivers é de acordo com a quantidade de saídas de som. Se eu selecionar o SB Audigy não estarei usando o ASIO e sim o driver da placa de som, é como se o Lounge Lizard não reconhecesse o ASIO4ALL ele não pega...
Já no TruePianos tem todas essas opções: ASIO SB Audigy1 ASIO SB Audigy3 ASIO SB Audigy5 ASIO SB Audigy7 ASIO: ASIO4ALL <----- SoundBlaster Audigy
E agora Dr.?
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Esquece essa bobagem que falei do latency compensation.
Li o manual do Asio4All.
Latency compensation é só para você fazer um acerto manual da latência que o programa reporta para que ela mostre a latência real da placa. Não teria nenhuma influência no caso. Esqueça ela.
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Pianist
Bom vamos lá.
Você entende que são 3 drivers separados certo?
O ASIO O ASIO4All O Audigy normal
Você disse que no Lounge Lizard o ASIO4All n aparece, mas funciona com o driver ASIO?
E no TruePianos? Funciona com qualquer um inclusive com o ASIO4All?
E para completar, você sabe que não há diferenças de velocidade entre o ASIO4All e o Driver WDM normal da placa? Só certifique-se que seus programas usam driver WDM e não MME.
|
Pianist Veterano |
# jan/08
· votar
shoyoninja Você entende que são 3 drivers separados certo? Sei sim.
Você disse que no Lounge Lizard o ASIO4All n aparece, mas funciona com o driver ASIO? Tipo esse driver ASIO que ele detecta não fui eu quem instalei já tá la nas opções do programa, eu não tô com o Driver ASIO instalado só o ASIO4ALL que é um simulador. Não funciona com o Driver ASIO dá o tal erro lá de cima...
E no TruePianos? Funciona com qualquer um inclusive com o ASIO4All? Funciona com o Driver Audigy e ASIO4ALL se eu selecionar o Driver ASIO dá o mesmo erro do Lounge Lizard porém o programa abre de boa só que não sai som nenhum! =/
E para completar, você sabe que não há diferenças de velocidade entre o ASIO4All e o Driver WDM normal da placa? Só certifique-se que seus programas usam driver WDM e não MME. Verdade.
Eu sei que WDM é o driver da placa de som mas gostaria de saber o que significa as iniciais sabe o que é? E o que é MME?
Pô cara valeu por estar me ajudando!
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Pianist Tranquilo...
Cara, com toda certeza esse driver ASIO que aparece é um outro driver ASIO instalado na sua máquina e o Cakewalk está tentando usá-lo ao invés de usar o ASIO4All. Você tem que tentar removê-lo... Só que eu não sei como...
No Lounge Lizard não tem nenhuma opção para ele fazer um scan do seu hardware? Estranho não aparecer o ASIO4All.
MME é a arquiteura antiga de drivers do windows, dê uma olhada no manual dos programas, veja se ele usa drivers WDM (DirectX). Se sim, esquece o ASIO4All que não vai te ajudar em nada. Vai até atrapalhar.
E toda a vez que aparecer esse erro, é certeza que é o driver ASIO que você tentou instalar antes, e não o ASIO4All.
|
Pianist Veterano |
# jan/08
· votar
shoyoninja Conclusão... passamos a tarde toda falando disso e no fim não tem muitas opções hehehe... então sempre que o programa for WDM não preciso usar o ASIO4ALL né? Só nos que tem uma basa antiga né? MME?
Falou!
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Pianist É isso aí,
Mas tenta arrumar isso aí pq fiquei curioso HUIAHUAHUIA
Abraços!
|
Pianist Veterano |
# jan/08
· votar
shoyoninja Beleza cara... mas não tenho nem idéia de por onde começar, já que já fui no painel de controles pra tirar os drivers ASIO: Creative ASIO mas não tem nada. =/
Falou!
|
Oruam Veterano |
# jan/08
· votar
Os drives asio funcionam quando vc usa placa de som da M audio.
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Oruam
Os drives asio funcionam quando vc usa placa de som da M audio.
???
|
Juliano P Veterano |
# jan/08
· votar
No hardware da minha placa tem umaregulagem assim ASIO/WDM buffer size
isso indica q eu to usando o Drive Asio entao? e qual a regulagem q eu ponho..coloquei todas..e num fez diferença nenhuma na gravação! tem de 64 ate 2048
|
shoyoninja Veterano |
# jan/08
· votar
Juliano P O buffer é a quantidade de memória que sera usada como "reserva" para o funcionamento do driver.
Significa que a quantidade que você especificar será carregada antes de enviar qualquer informação para a placa. Isso aumenta a latência e resolve problemas de estabilidade na gravação.
Quanto mais baixo você conseguir deixá-lo sem que ocorram drop-outs no áudio, mais baixa será a latência.
Isso não influi nada na qualidade.
|
musiker Veterano |
# fev/08
· votar
Os drives asio funcionam quando vc usa placa de som da M audio
As boas experiências que tive com ASIO foram exatamente com as placas Delta e o CAKEWALK SONAR. Mas aí temos, no proprio drive de instalção da placa, as configuraçoes válidas eliminando incompatibilidades e conflitos.
|