Cabo para gravação - sem ruídos

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/08


    Bom, gostaria de saber bons requisitos para um cabo a ser utilizado em gravação:

    - material: cobre, prata, ouro?
    - tamanho: tenho um de 5 m, é muito?
    - marcas: Santo Ângelo?

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    erico.ascencao
    não entendo muito disso, acho que o pessoal mais entendido vem depois ajudar.

    o que eu sei é que tem outros fatores importantes pra barrar o ruido:

    -o cabo com aquela malha em volta, que joga o ruido pro terra. quando voce abre um desse ele tem o sinal pelo centro e o terra pela malha. a qualidade dessa malha, principalmente a densidade, é fundamental pra barrar o ruido.

    o comprimento do cabo faz diferença sim. quanto mais longo, mas ruido pode pegar. por isso inventaram o sistema balanceado, pra permitir cabos longos com menos ruido.

    -o sistema balanceado tem que ter algo que mande o sinal balanceado (o microfone por exemplo), um cabo com tres vias (duas de sinal e um terra) e algo que receba esse sinal balanceado (uma mesa de som, por exemplo). os microfones costumam usar isso. assim elimina-s todo o ruido que entrar pelo cabo.

    e todas as conexões são pontos de entrada de ruido, quanto mais etapas seu sinal passa, mais chance de entrar ruido.

    bom, é isso. espero ter ajudado.

    raff
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    george l´s ou mosnter cable

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Qualquer cabo que não de chiado é bom para usar em gravações, a diferença está na durabilidade e confiabilidade. O melhor material condutor é o cobre, folhar os contatos de plug com ouro é um jeito de evitar a formação de óxidos não condutores que irão formar-se nos terminais impedindo a passagem do sinal. Quanto maior o cabo maior a chance de pegar ruído, além de aumentar a resistência à passagem do sinal. 5mts é um bom tamanho, maior que isto pode começar a ter uns probleminhas. Como regra, quanto mais curto o cabo melhor, cabo sobrando é resistência desnecessária. Dentro do mercado brasil~eiro o cabo da Santo ângelo tem boa qualidade, mas prefira comprar o cabo e os conectoras separados e monte seu próprio cabo.
    Abraço,
    Alex

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Valeu!

    Caledonian
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    E o que vocês acham daqueles cabos que não tem solda?
    Aqueles que são apenas rosqueados dentro de um corpo de cobre.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Caledonian
    Existem pessoas que dizem que são melhores pq a solda acaba trazendo uma espécie de refração de frequências, como uma refração que a luz sofre quando troca de meios, pelo fato de o estanho não ser tão bom condutor quanto o cobre...

    Existem até cabos que são construídos para evitar efeito capacitivo entre os condutores...

    Tudo isso é verdade, ocorre realmente o efeito tanto de refração como de capacitância... Mas isso só é relevante quando se trabalha com frequências altíssimas, microondas por exemplo... Em baixas frequências (até MUITOS megahertz) o efeito é despresível. A bobina do alto-falante provavelmente iduz muito mais interferência do que isso ( e ainda assim é desprezível).

    Então, vale muito mais um bom cabo, com um conector suficientemente bom (não precisa de nada miraculoso se o cabo não precisar ser muito manuseado e sua ligação for fixa) e, principalmente, soldas bem feitas... Já vi cabos Santo Ângelo com soldas frias.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cabo para gravação - sem ruídos